Pplware

O Hyperloop One era suposto mudar o mundo dos transportes. Mas dececionou…

Vários projetos tentaram (ou estão a tentar) transformar a ideia de viajar a grandes velocidades em realidade. Mas a verdade é que, dez anos depois de Elon Musk ter apresentado o Hyperloop, este projeto é um enorme fracasso. Não revolucionou os transportes, nem parece que alguma vez o venha a fazer.


O Hyperloop tinha tudo para nos impressionar

A aparência futurista do Hyperloop combinava-se com uma promessa demasiado boa para não tentar acreditar: um meio de transporte que nos permitiria viajar a 1.200 km/h graças a um sistema de levitação único.

O melhor exemplo deste descalabro é a referência neste domínio: a Virgin Hyperloop One foi uma empresa criada com o apoio da Virgin em 2017, mas seis anos depois de terem iniciado a sua viagem, os responsáveis acabam de anunciar que vão fechar a empresa e vender todo o seu material.

A Hyperloop One conseguiu angariar uma ronda de investimento de mais de 450 milhões de dólares desde a sua fundação, e apesar de ter criado uma pequena pista de testes perto de Las Vegas, nunca conseguiu passar dessa fase. A empresa nunca conseguiu que nenhuma agência ou governo contratasse os seus serviços para construir um hyperloop real e funcional.

Embora tenha sido Elon Musk quem teve a ideia, a tecnologia Hyperloop tentou tornar-se uma realidade prática através de várias iniciativas. Quase todas elas acabaram em fracasso ou ficaram muito aquém das promessas da tecnologia: na China, por exemplo, o protótipo inicial não passou dos 50 km/h.

Em novembro de 2020, a Virgin Hyperloop fez história ao completar a primeira viagem tripulada. Na verdade, não foi propriamente uma viagem a alta velocidade considerando que a velocidade máxima atingida foi de 160 km/h, no entanto, o tubo tinha apenas 500 metros.

Mesmo assim, há projetos que continuam a tentar. Estamos, portanto, perante uma tecnologia que suscita paixões, mas que acaba por fazer com que aqueles que estão a tentar torná-la realidade tenham de desistir. O sonho era bonito, mas parece que não passou disso mesmo.

 

 

Leia também:

Exit mobile version