Pplware

Noruega faz história: Carregadores elétricos substituem bombas de combustível

O paradigma automóvel no mundo, como temos referido, está a mudar rapidamente. Países como a Noruega, onde mais de metade dos carros vendidos já são elétricos, começa a ser necessário adaptar os postos de abastecimento. Desta forma, o país está já a substituir bombas de combustível por carregadores rápidos para carros elétricos.

Com o parque automóvel elétrico a aumentar, começa a fazer sentido ter mais oferta de carregadores. Na Noruega esse desafio, de acabar com os carros a combustão de combustíveis fósseis, vai a bom ritmo.


Empresas que vendem combustível fóssil querem agora vender energia

Uma empresa de estações de serviço de combustível na Noruega fez história recentemente. Assim, a Circle K decidiu substituir todas as suas bombas de combustível, numa das suas estações em Oslo. No seu lugar estão agora carregadores rápidos para carros elétricos.

Apesar da Noruega ser uma forte país vendedor de petróleo, a verdade é que dentro de portas o país continua o seu plano agressivo de adoção de carros elétricos. Um exemplo taxativo desse empenho são as vendas recordes dos Tesla Model 3. Este é um dos carros elétricos mais populares neste país escandinavo.

A empresa por trás dessa iniciativa única é a Circle K, um dos fornecedores de gasolina e gasóleo do país. O Circle K possui uma grande rede de cerca de 16.000 postos de combustível em todo o mundo, e a maioria dos negócios da empresa vem de combustíveis fósseis.

No entanto, o vice-presidente do Círculo K, Sverre Rosén, disse num comunicado à imprensa que a carga rápida de carros elétricos registou um aumento da procura na Noruega, especialmente quando o país pressiona pela adoção generalizada de tecnologias transporte limpo.

Nós nunca fizemos isso antes. Há batalhas nos metros quadrados de postos de combustível, e as bombas de gasolina são o principal produto. Mas agora há um desenvolvimento na Noruega. O carregamento rápido é muito procurado e há um crescente segmento de clientes. É bom ser pioneiro.

Referiu Sverre Rosén.

 

Exemplo poderá incentivar outras gasolineiras

Segundo Christina Bu, secretária geral da Associação Norueguesa de Veículos Elétricos, esta é uma decisão histórica. Isto porque a Circle K está a mudar literalmente a face do seu negócio. Nesse sentido, esta pode ser a ignição para que outros empresas possam igualmente fazer a transformação já no próximo ano.

A decisão da Circle K de substituir todas as bombas de combustível na estação Alexander Kiellands por carregadores de carros elétricos é um bom presságio para carros elétricos na Noruega. Pese o facto de ser apenas um pequeno passo, a jogada mostra, contudo, que as empresas de combustíveis fósseis estão dispostas a mudar a favor do transporte sustentável.

 

Exit mobile version