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Nissan apresenta o ProPILOT 2.0, o concorrente do Autopilot da Tesla

Atualmente um dos trunfos da Tesla, se não mesmo o maior, é o sistema Autopilot. Várias marcas já mostraram os seus argumentos no que toca a baterias e motores elétricos. Contudo, não tem sido fácil desenvolver uma solução de piloto automático que ombreie com a Tesla. Entretanto, a Nissan diz que tem algo melhor.

A Nissan acaba de lançar no Japão o seu novo sistema de condução do carro de condução autónoma, o PROPILOT 2.0.


Nissan PROPILOT 2.0 versus Tesla Autopilot

O PROPILOT 2.0 é um sistema avançado de condução que traz mais que o seu antecessor, o PROPILOT original. Este permite a condução sem as mãos no volante, um recurso que podemos encontrar, por exemplo, na Audi com o Traffic Jam Assist ou na Cadillac, com o Super Cruise. Portanto, estamos a falar de um sistema com autonomia de nível 3.

A condução “mãos livres” será legal nas autoestradas do Japão. Contudo, esta funcionalidade está mais restrita nalgumas regiões, como acontece na Europa (onde a legislação recentemente voltou a apertar as regras).

Além disso, o ProPILOT 2.0 oferecerá a chamada «Condução navegada», uma função que tira proveito de uma rota predefinida, permitindo circular de forma autónoma por uma autoestrada de várias vias até à saída programada, podendo mesmo mudar de faixa de rodagem. Esta função é muito parecida com a proposta no sistema navegação com Autopilot da Tesla.

 

PROPILOT 2.0 também permite mudar de faixa de rodagem

O sistema da Nissan pode mudar de faixa de rodagem automaticamente. Contudo, antes de realizar esta manobra, o condutor terá de a aprovar.

De acordo com a empresa japonesa, tecnicamente o sistema poderá realizar as mudanças de via sem necessidade de aprovação do condutor, mas neste ponto as autoridades japonesas não permitem esta ação. Novamente estamos perante uma limitação similar à do Autopilot da Tesla.

Sistema de câmaras mais avançado que o da Tesla

Quanto ao hardware utilizado, destaca-se o uso de sensores ultrassónicos, um radar frontal, quatro radares laterais e sete câmaras. Embora o Tesla Autopilot tenha oito câmaras, o sistema Nissan tem um trunfo que o coloca em vantagem, isto porque as suas câmaras são trifocais, o que permite uma maior precisão a longa distância.

Os radares laterais são redundantes e melhorarão o funcionamento de todo o sistema. Como a Tesla, a Nissan não aposta no sistema LiDAR nos seus carros autónomos “atualmente” (ao contrário de Elon Musk, a empresa japonesa acredita que, para os níveis 4 e 5 de automação, o LiDAR será necessária).

O ProPILOT 2.0 utiliza mapas GPS com precisão centimétrica, que são carregados dentro do carro e atualizados via OTA. Nas estradas com mudanças temporárias no seu limite de velocidade, as câmaras do carro poderão ler sinais de trânsito e alterar a velocidade máxima registada nos seus mapas.

 

Sistema de Inteligência artificial disponível a qualquer bolso

Atualmente, o PROPILOT 2.0 só está disponível no Nissan Skyline, dentro do Japão (Infiniti Q50 na Europa). No entanto, a marca nipónica irá gradualmente adicionar mais modelos e mercados.

Portanto, estamos perante um sistema muito parecido com o Autopilot da Tesla, contudo, o ProPILOT2.0 da Nissan promete algo totalmente diferente: uma democratização da alta tecnologia a preços mais baixos, IA para todos, mesmo para compradores de um carro barato, que começa nos 11.500 dólares (o veículo já com o sistema).

 

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