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NASA desenvolveu um pneu que não fura!

A inconveniência de furar um pneu a meio de uma viagem é frustrante. Por isso, “por bem dos nossos pecados”, a NASA desenvolveu um pneu que não fura; e, agora, há uma empresa que quer comercializá-lo.


Se na Terra consertar um pneu não é complexo, ainda que seja um processo e situação chata, em Marte ou na Lua é praticamente impossível. Portanto, quando as agências e empresas enviam rovers ou equipamentos com rodas, têm de se certificar de que esse não será um problema.

Tendo esta necessidade em vista, a NASA desenvolveu o Superelastic Tire que, embora tenha sido desenvolvido para o espaço, é uma alternativa viável também para a Terra.

Trata-se de um pneu não pneumático que utiliza ligas com memória de forma, principalmente Níquel-Titânio (NiTi) e derivados, como principais componentes de suporte de carga. Esta combinação resulta num pneu capaz de suportar muito mais esforço do que um pneu normal sem nunca furar.

O Superelastic Tire oferece uma tração igual ou superior à dos pneus convencionais e elimina a possibilidade de falhas de perfuração e de rodar “sub-inflado”, melhorando a eficiência do combustível e a segurança. Além disso, este design de pneu não requer uma estrutura interna, o que simplifica e alivia o conjunto pneu/roda.

Os pneus de borracha comummente utilizados são capazes de suportar uma tensão entre os 0,3-0,5% antes de cederem. O Superelastic Tire, por sua vez, pode suportar deformações de até 10% e depois voltar à forma inicial. O facto de utilizar ligas com memória de forma no seu design assegura que volta à forma inicial após a deformação.

A utilização inovadora de ligas com memória de forma capazes de suportar grandes deformações como componentes de suporte de carga, em vez de materiais elásticos típicos, resulta num pneu que pode suportar deformações excessivas sem danos permanentes.

Explicou a agência espacial americana.

Todos os seus componentes pensados pela NASA resultam num pneu que não fura e pode suportar muitas deformações. A par disso, pode ser configurado para tração em vários terrenos, incluindo os extremos.

Aproveitando a invenção da NASA, a empresa The SMART Tire Company lançou, recentemente, um Kickstarter para a comercializar.

 

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