A Lexus, pertencente à Toyota, é atualmente uma referência nos carros híbridos. No entanto, a sua jornada começa agora nos elétricos movidos a baterias com o UX 300e, o primeiro carro elétrico da fabricante japonesa.
Baseado no modelo que está disponível com outras motorizações, estreia assim a entrada da Lexus num mercado importante e que é o futuro.
A Lexus e a Toyota são atualmente a maior referência mundial no mundo dos carros híbridos. Este segmento, que cada vez mais está na escolha dos condutores, acabou por ser uma ponte para os carros elétricos movidos a bateria que temos atualmente no mercado.
Apesar de terem sido pioneiros no passado, a Lexus ainda não tinha lançado nenhum carro elétrico para o mercado. Os concepts foram vários, demonstrando que a empresa estava a trabalhar nisso… E tal confirma-se agora com o UX 300e, um SUV elétrico baseado no modelo que está disponível com outras motorizações.
Apesar de no exterior ser muito idêntico aos irmãos, este carro elétrico da Lexus sofreu diversas modificações estruturais para poder albergar de forma mais eficiente os motores elétricos e as baterias.
Esta disponível com apenas um motor, acoplado no eixo dianteiro, que perfaz uma potência de 201 cv. A acompanhar este motor elétrico está um pack de baterias com 54,3 kWh… Este valor não impressiona, mas a fabricante japonesa garante uma autonomia de cerca de 400 km, respeitando o ciclo NEDC.
Para além da autonomia das baterias, a Lexus destaca a sua fiabilidade. Com a experiência herdada na criação de veículos híbridos, a fabricante colocou a sua melhor tecnologia de controlo de temperatura e monitorização de carregamento.
Do ponto de vista tecnológico, este veículo tem soluções de conectividade ao serviço do condutor. Através da app LexusLink, é possível conferir o estado de carregamento, a autonomia do veículo… E ainda a climatização!
Apesar de ter sido já apresentado, o Lexus UX 300e não chega já ao mercado! Será inicialmente comercializado no mercado chinês, em 2020. Posteriormente chegará à Europa, em 2021.