Apesar de já circularem pelas estradas de alguns países, a chegada à Europa está a ser feita de forma cuidadosa, mais lenta. Depois da Baidu e da Lyft anunciarem planos, a Uber e a Momenta partilharam, também, que o bloco receberá testes das viagens sem motoristas.
Viajar sem motorista é uma imagem que nos habituámos a ver nos filmes de ficção científica. Contudo, a tecnologia tem avançado e, não tarda, teremos robotáxis na Europa. Pelo menos, há já alguns nomes a tentar trazê-los para cá.
Recentemente, informámos que, em parceria com a Lyft, a Baidu planeia trazer os seus robotáxis para os países do chamado velho continente, em 2026, à medida que procura expandir os seus veículos autónomos a nível global.
Agora, sabe-se que a Uber e a startup chinesa de veículos autónomos Momenta planeiam introduzir táxis robóticos, na Alemanha, no próximo ano, com Munique a servir de cenário para os primeiros testes.
O primeiro anúncio público das duas empresas sobre os seus planos para a Europa surge num contexto em que outras empresas procuram apostar neste mercado.
Da esquerda: Xudong Cao, diretor-executivo da Momenta: e Prashanth Mahendra-Rajah, diretor financeiro da Uber.
Aos poucos, robotáxis vão chegando à Europa…
Atualmente, os veículos autónomos são classificados como nível 4, o que significa que os carros podem circular sem intervenção humana em zonas específicas e sob certas condições.
Segundo Dara Khosrowshahi, diretor-executivo da Uber, num comunicado, “a Alemanha moldou a indústria automóvel global por mais de um século e agora Munique ajudará a moldar o futuro com veículos autónomos”.
A Uber e a Momenta anunciaram a parceria, pela primeira vez, em maio do ano passado, informando que os veículos seriam lançados na Europa em 2026.
Na altura, explicaram que o lançamento inicial seria feito com operadores de segurança humanos no carro, por forma a assumirem o controlo dos veículos, caso necessário.