Pplware

Ford F-Vision – O novo conceito de camião elétrico e autónomo da marca americana

A Ford tem estado ativa na revelação de propostas para o segmento dos veículos elétricos e autónomos. Recentemente, a histórica gigante do fabrico automóvel revelou imagens do que poderá ser o próximo rival da Tesla, o Ford Mach 1.

Agora a empresa, através da sua subsidiária de veículos pesados na Turquia, revelou um novo conceito de camião elétrico e autónomo, o F-Vision. Esta apresentação foi feita na feira IAA Commercial Vehicles 2018, em Hannover, na Alemanha.


Ford F-Vision – Como a Ford vai combater a Tesla

Muitos fabricantes de camiões estão atualmente a trabalhar no programa de pesados elétricos e autónomos. É o exemplo da Tesla com o Semi ou da Volvo com o Vera. Agora a subsidiária de Otosan está a revelar o Ford F-Vision.

O conceito vai dentro da linha de veículos pesados que várias marcas estão a traçar como objectivo para o mercado dos próximos anos. Um design atraente que fuja da imagem de camião pesado tradicional, linhas aerodinâmicas e um poder de tração que permita uma relação de autonomia e transporte nunca menor do que existe hoje nos motores de combustíveis petrolíferos.

Com base num conceito futurista, a empresa lançou um vídeo que nos permite conhecer com mais detalhe quais as intenções da Ford:

A esta altura ainda há poucos pormenores revelados de um veículo que se pretende autónomo, de alta performance e com um estilo que possa combater o Semi, por exemplo, o único que está já nas estradas a testar as suas capacidades. A Ford revelou pouco sobre o F-Vision, no entanto, a empresa deixou a informação que este veículo é elétrico e equipado com nível 4 de condução autónoma.

No momento, é apenas um conceito e não parece estar nem perto da produção. O camião até funciona com um trailer conceitual, o que não é uma aplicação comercial prática. Também ainda não há um plano de produção divulgado.

Nos próximos meses iremos verificar que as marcas, todas elas que têm tradição neste segmento dos pesados, irão revelar quer conceitos quer mesmo modelos já “operacionais”. O mercado anseia por estas novidades elétricas.

Exit mobile version