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ex-SCUT: aprovada proposta para abolição das portagens

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Mestre Interespacial says:

    É assim mesmo, muito bem.

    • J0p says:

      Ja não era sem tempo. Ja estava farto de ser roubado na A22.

      Mas o mais formidável da aprovação desta lei é o elefante branco que ninguém quer admitir que está a ocupar quase meio parlamento e vai mudar as marés tanto a a favor da direita, como desta vez tendeu para a esquerda

  2. jota says:

    Aprovada proposta para abolição das portagens ex-SCUT…apenas para alguns de determinadas zonas!

    • Anung says:

      É como os transportes públicos, só há para alguns.

    • Jorge says:

      Verdade!! Mais uma da discriminação positiva!!! Uma treta… Um passo em frente na justiça social. Agora é acabar com as estantes portagens. Tanto scuts como todas as outros. Impostos já pagamoa que devem sustentar as vias de mobilidade…

      • Grunho says:

        Não existe discriminação positiva nenhuma. Toda a discriminação é positiva para os que saem a ganhar e negativa para todos os restantes.

    • JS says:

      Sim é preciso resalvar isso
      Não são as Scuts todas
      Mas areia para os nossos olhos

      • B@rão Vermelho says:

        Acabei de fazer uma viagem de 3000 km de mota por Espanha não paguei uma única portagem por lá, e assim que se entra em Portugal a 1ª coisa que aparece é prepare pagamento, já nem é o bem vindo é logo avisar que vamos ser roubados

        • Zé Fonseca A. says:

          fosses frança, o nosso modelo é copia do francês em tudo, até mesmo no sns e educação, mas por lá até são competentes e sabem gerir e aplicar o dinheiro

          • B@rão Vermelho says:

            Tenho ideia que em frança há muitas portagens, nunca lá andei de carro ou mota, apenas escalas no aeroporto.
            Em quanto posso e tenho paciência gosto de viajar para o mais longe possível, por isso não conheço quase nada da Europa, com exceção de Espanha e Pelónia.

          • papagaio says:

            lol…onde?

  3. João says:

    ora assim sim

  4. Mais um says:

    Parece que as coisas começam a funcionar como sempre deveriam ter funcionado. Ainda bem. Há muitos aleijões que precisam de ser endireitados.

  5. João says:

    O PS que antes de propor rejeitou quase 100 vezes ahahhahha ai votos a quanto obrigas!

    • jotabê says:

      PS alia-se ao CHega para “governar” contra a AD

    • Carlos Silva says:

      O mesmo PS que queria apenas reduzir as portagens no OE2024, mas em troca para compensar a perda de receita do Estado, queria aumentar brutalmente o IUC sobre os carros com matrícula anterior a julho/2007…
      Agora, o PS faz de tudo para enganar o povinho e voltar ao poleiro, dá uma mão a Deus e outra ao Diabo se for preciso.

  6. Jorge says:

    Chega a cumprir o que diz. Medidas que beneficiem a população são aprovadas por eles! Independentemente da origem. Força chega! Acabem com a hipocrisia partidária que prolifera até aos dias de hoje! Força Chega!!!

    • Anung says:

      O Chega, partido fascista, xenofobo, electrecista, etc…..
      É o único que aprova propostas da oposição caso sejam benéficas para o País.
      O resto dos partidos apenas aprovam se a cor agradar.

      • B@rão Vermelho says:

        Quando for o chega a pagar as contas, vais ver que é igual aos outros, a manta é curta, não sejas Inácio.
        Pensa um pouco, o chega diz que vai baixar impostos e dar tudo a todos, é o mesmo que tu em tua casa que trabalhas e comes lagosta 1 vez por ano, depois entras no desemprego e passas a comer lagosta todas as semanas.
        O chega têm boas propostas como o PCP, IL, PS, PSD, BL, é uma questão ideológica, infelizmente em Portugal governa-se a pensar em eleições e tachos para os amigos e não para melhorar a vida dos portugueses.

      • gipsy89 says:

        ora pois,…. isso do fascista e rcista são rótulos mentirosos que a esquerda inventa pq não tem coragem de se autolimparem da corrupção! CHEGA!!

    • João says:

      Eu votei CHEGA e não deram gasoleo gratis, combustivel gratis, ordenados triplicados, eletricidade grátis, tudo grátis.

  7. Jorge Frazão says:

    Devia prevalecer o conceito utilizador pagador. Penso que seria o mais justo em vez de canalizar uma fatia dos impostos de todos para financiar portagens de alguns. Contra mim falo que sou utilizador de autoestradas.

    Enfim, são aquelas medidas que cheiram bem 🙂

    • Joao Ptt says:

      É uma chatice ter de partilhar algumas das ex-scuts com mais veículos pesados, com gente pobre e pacóvios, mas até voltarem a reverter a medida, vai ter de se aguentar.

      O conceito de utilizador pagador faz sentido quando são privados a colocar adiantado 100% do dinheiro para projecto, construção, manutenção e serviços prestados.
      Quando há dinheiro europeu e/ ou nacional já fica mais difícil de aceitar esse conceito pois já lá está dinheiro de impostos de gente que nunca irá teoricamente beneficiar directamente por de facto utilizar a mesma e por essa teoria de utilizador pagador o dinheiro dos contribuintes não poderia ir para tais obras pois muitos poderão nunca utilizar.

      • B@rão Vermelho says:

        Também é chato o pessoal do interior pagar impostos para os hospitais do litoral, é assim que se vivem em comunidade.

      • rui says:

        Ser Utilizador pagador não implica ter de pagar 3 centimos por km, pode ser apenas 1 centimo, podia ser igualmente revisto o conceito de classes e passar a haver apenas 2, ligeiros e pesados sendo os pesados a pagar o dobro.
        Agora o sistema ficou optimo para mim que até vivo junto de algumas destas vias e já as usava quando precisava, fosse 1€ ou 10€, só quero saber agora é quanto vou pagar a mais de impostos para isto…

        • Joao Ptt says:

          Se não forem gastarem 16 mil milhões de euros para a linha de alta velocidade e para um novo aeroporto, talvez não tenha de pagar a mais em impostos para isto.

    • Grunho says:

      Então se é o conceito utilizador pagador deveriam começar pelas portagens urbanas em Lisboa e Porto. Que ainda por cima são as que maior impacto têm na redução da poluição. Quando os carros passam para as nacionais para não pagarem portagem na AE vão entupir completamente a estada e empestar o ar das povoações atravessadas. Nas cidades simplesmente evitam circular e quem ganha são as popuações que são obrigadas a respirar os escapes deles.

    • Anung says:

      Ou seja, fazer com todos o que o País todo já faz desde há muito tempo com Lisboa e Porto

  8. Pedro António says:

    Admiro-me muito como esta é uma proposta do PS!!! Interessante!

    • Aves says:

      Já tinha aprovado reduções do preço da portagem neas ex-SCUT em julho de 2021 e novembro de 2023. Em relação ao preço anterior a 2021 a redução tinha sido de 65%, ou seja, agora tratava-se de eliminar os restantes 35%.
      O que eu achei interessante foi o governo ter sido apanhado com as calças na mão – ou seja, já sabia que o PS ia apresentar esta proposta na AR (estava no seu programa eleitoral e foi confirmado posteriormente) e não se preparou devidamente. O que a AD tinha no seu programa eleitoral não era a eliminação das portagens nessas ex-SCUT – era uma nova redução.
      Mas não soube explicar bem, não se percebeu de quanto era redução e a calendarização. E ficou-se pelos avisos sobre a “coligação negativa” – a segunda em pouco tempo (a primeira foi sobre a redução do IRS, em que o PS alterou a proposta do governo e o Chega votou a favor). E soube-se que o PSD teve que impor disciplina de voto e impedir declarações de voto de deputados do interior que apoiam o fim das portagens.
      Ninguém está habituado é a esta coisa da “coligação negativa “. Houve o início de uma, no penúltimo governo do PS (o da “geringonça”) sobre a recuperação de tempo de serviço dos professores, em que Costa ameaçou que se demitia e o PSD recuou, e outra numa questão menor (uma alteração numa lei do OE sobre o financiamento da Segurança Social relacionada com os apoios COVID, se não estou em erro).
      Duas seguidas, em pouco tempo e com certa expressão orçamental só agora. Estão todos a jogar as suas cartas numa perspetiva de eleições antecipadas – o que não é bom para os cidadãos. Empolam o discurso e dificilmente se percebe a importância.

    • Aves says:

      Foi um comentário meu para o “filtro” … Acho que vale a pena recuperá-lo.

    • Joao Ptt says:

      O PS tem colocado algumas coisas ou gratuitas ou tendencialmente mais baratas… claro, os impostos depois vêm por trás, e então as pessoas acabam pagando na mesma, mas em alguns casos já havia impostos envolvidos mas as pessoas de facto não tinham grandes benefícios reais.

      Tenho a opinião de que as SCUTS terem passado a ser pagas pelos utilizadores foi uma machadada incrível aos concelhos do interior do país que a pouco e pouco começaram a desenvolver-se e de um momento para o outro começaram a perder oportunidades e a ver indústria e serviços a irem embora porque com custos tão elevados só para percorrer auto-estrada, deixava de ser economicamente viável operar a partir do interior.
      Esta reversão para gratuito para o utilizador final poderá demorar anos até se reflectir na economia dos concelhos do interior, a nível de indústria e serviços, porque os empresários terão receio que daqui amanhã algum governo mude novamente para ser a pagar como fizeram em 2011… e não terem votado todos para abolir as portagens (PSD e CDS) faz temer que se tiverem oportunidade futuramente irão voltar a meter portagens.

      • B@rão Vermelho says:

        O PS nos últimos anos tinha vindo a aplicar descontos no valor das portagens, estavam atualmente 60% mais baratas.
        Mas não tenham dividas que é tudo jugadas eleitoralistas, o Chega já estava a mudar o bico ao prego em relação as portagens e foi “obrigado” a viabilizar a proposta do PS.
        Vamos para eleições antecipadas disso não restam duvidas, e nada melhor que começar já a campanha.
        Vamos aqui ao lado a Espanha e vemos os milhares de km de vias rápidas grátis que eles têm e vejam o desenvolvimento deles comparado com o nosso, já foram obrigados por diversas vezes colocar portagens e têm adiado sucessivamente.

    • freakonaleash says:

      Se fosse o Chega a propor quando o PS era governo, a famiglia votava contra, e depois o polvo reescrevia a proposta para serem eles a propor. Assim concluo que lugar do tentáculo PS deve ser sempre o da oposição, pois assim servem o país na vez de se servirem dele!

  9. Peace says:

    Boa, agora em vez de pagar quem lá passa, passamos a pagar todos.

    • Joao Ptt says:

      Os políticos passam a vida a falar em ajudar a desenvolver o interior, que ninguém quer viver no interior e que é preciso fazer alguma coisa para mudar isso… meter gratuitas auto-estradas no interior do país e que vão para o interior do país certamente é algo concreto que realmente fará diferença.

      Muito mais barato do que a linha de alta velocidade ou o novo aeroporto alguma vez será.

      O retorno financeiro em impostos, vai certamente demorar, mas acredito que em 10 ou 20 anos já se tenha desenvolvido a indústria e os serviços no interior, se nenhum futuro parlamento mudar novamente para passar a cobrar ao utilizador, o que não é de descartar já que PSD e CDS não queriam aprovar, e certamente se tiverem maioria no futuro irão reverter para voltar a ser pago, porque afinal de contas o interior não é assim tão importante para eles.

      • John says:

        Não é importante nem nunca foi! É como a rede de transporte publicos, no interior é inexistente e o que há não ajuda em grande coisa

    • Anung says:

      É o que o País faz desde sempre com Lisboa e Porto. Pagam para os os outros terem as coisas.

  10. há+cada+gajo says:

    Acho mal. Só tenho de pagar o que uso e não pagar o que outros usam. Não faz qualquer sentido.

    • Joao Ptt says:

      Descanse, os seus impostos vão para onde os políticos disserem que vai, e você não tem voto na matéria a menos que seja um desses políticos.

      E se os políticos arrecadarem mais dinheiro podem simplesmente fazer uma terceira ponte sobre o Tejo ou algo do género e ainda lhe cobrarem sempre que você lá passar mesmo já tendo sido paga com os seus impostos.

      Aliás eles vão, supostamente (podem sempre “adiar”), construir um novo aeroporto e uma linha de alta velocidade que fará parece esta medida das ex-SCUT parecerem uns tostões.

      Só a linha de alta velocidade não ficará nunca por menos de 8 mil milhões, e isto contas do próprio governo… por tanto o dobro ou triplo desse valor é o mais provável pois raramente ou nunca em obras tão grandes algum governo acertou nas previsões e quase nunca é para ficar mais barato do que o estimado.

      O novo aeroporto também irá custar uns 8 mil milhões de euros (provavelmente bem mais!).

      157 milhões pelas ex-SCUT até parece baratuxo e é algo que vai mesmo beneficiar o interior do país, ao contrário do novo aeroporto e da linha de alta velocidade que é para beneficiar Lisboa e o litoral do país… e isso não impede que o dinheiro das pessoas do interior vá para essas obras.

      • há+cada+gajo says:

        É para isso que existem eleições. É por isso que eu exerço sempre o meu direito de voto. No entanto não percebi o queres dizer sabendo que as receitas das scut vão para os compromissos assegurados com as concessionárias e que estas tem, no âmbito do contrato de fazer a manutenção das mesmas. Sem este dinheiro, a manutenção mantem-se tal como os contratos de concessão, logo de onde vai agora o dinheiro ? É claro que vai de quem usa e de quem não usa. Por que raio tenho eu de pagar por uma auto-estrada que não uso ???

        • Warever says:

          Da mesma forma que tenho de pagar por transportes públicos que não uso. Mais, não uso porque não tenho acesso a eles.

          • há+cada+gajo says:

            É igual. Quem usa que pague.

          • BurroFuiEuQueEstudei! says:

            Não te esqueças dos hospitais. Há anos não vou a um e estou constantemente a pagar para os mesmos.

          • Aves says:

            Resposta, não sei bem a quem:
            Há anos que pago seguro automóvel e nunca tive um acidente (lagarto, lagarto, lagarto, três toques na madeira para afastar o azar …). Estou muito contente – por ter pago e não ter precisado. O mesmo com os impostos que tenho pago, em parte para os hospitais – e que continuemos, nós os felizardos, sem precisar deles.
            Num país, o Estado é um tipo de seguro coletiva – pagam mais uns, beneficiam mais outros, mas nunca há certeza de quando se passa a necessitar de bens e serviços públicos, designadamente os hospitais públicos – que não são assim tão maus como às vezes se quer fazer crer.

    • John says:

      da mesma maneira que não uso nenhum dos aeroportos e tenho que os pagar/manter!

      • há+cada+gajo says:

        Tens alternativas ? É que para as SCUT´s há alternativas.

        • BurroFuiEuQueEstudei! says:

          Quais? Ilumina-me com a tua imensa sabedoria.

        • João says:

          Experimenta fazer a Nacional que é “alternativa” á A23 entre a Guarda e a Covilhã… pela AE demoras menos de meia hora, pela nacional ,conta com 1 hora..
          Alternativa á A25, N17 a passar dentro de localidades… em vez de demorares se calhar 2h30 de Aveiro a Vilar Formoso, demoras umas 4h é uma alternativa sim sr…. Vê-se que conheces o país.

          • há+cada+gajo says:

            Meu caro, é ou não é uma alternativa ?? Sabes o que quer dizer a palavra “alternativa” ? A alternativa à A1 no percurso Lisboa-Porto que se faz em 3 horas por 28,5€ é a N1, que se faz em 5 ou 6 horas por causas dos limites e à borla. É ou não é alternativa ? Ou o teu conceito de alternativa é ter ao lado da estrada que se paga uma estrada exatamente igual sem pagar ?? Isto há com cada um …

          • há+cada+gajo says:

            …ah…e deixa-me que te diga, que por questões pessoais e profissionais, o meu waze ou google maps está programado para não passar em portagens…e até hoje não deixei de ir a lado algum neste cantinho à beira-mar plantado. Só quando regresso a casa é que volto a usar portagens, por razões óbvias de otimização de tempo. Agora, não me fales em falta de alternativas porque antes das SCUTS e das AE´s, pasme-se, já haviam estradas nacionais e municipais.

  11. Carlos Correia says:

    Estão em causa o fim das portagens na A4 – Transmontana e Túnel do Marão, A13 e A13-1 -Pinhal Interior, A22 – Algarve, A23 – Beira Interior, A24 – Interior Norte, A25 – Beiras Litoral e Alta e A28 – Minho nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.

  12. superfan says:

    Com certeza que vão acabar também com as portagens nas não scuts, certo ?

    • Joao Ptt says:

      Errado. Nunca prometeram acabar com as portagens em não scuts. Pelo menos não ouvi, nem li, tal promessa.

      Gostaria que acabassem com as portagens na A1 por exemplo, mas ninguém sequer considera tal possibilidade, e na verdade certamente que muitos defendem as portagens como necessárias para não aumentar ainda mais o congestionamento da mesma… que era uma medida que um governante queria aplicar à VCI no Porto (portagens) para reduzir a utilização da mesma (reduzindo o congestionamento)… claro que muitas autarquias opõem-se veemente a tal ideia e então ainda não avançou. No mínimo gostava de ver os preços na A1 reduzirem para 50% ou até menos… mas não acredito em tal possibilidade, ninguém fala sequer nisso.

      • PoPeY says:

        Para quem frequenta a A1 e A2 acredita que os preços da A1 são bastante ajustados face aos valores da A2…

      • B@rão Vermelho says:

        @Joao Ptt, Concordo inteiramente contigo, afinal o interior também é Portugal, quanto às restantes portagens, ainda ontem o André Ventura do chega, disse que também quer acabar com as restantes portagens, e hoje se falarem noutro tipo qualquer de imposto ou taxa ele também vai querer acabar com ele, tens de estar mais atento 🙂
        Tenta ver as declarações dele no parlamento no final da votação, ele fala no fim de todas as portagens.

      • rui says:

        A A1 neste momento está a 6 centimos por km, é muito elevado, diria que as zonas com 3 faixas o troço podia ser a 3 centimos e o resto a 2 centimos e era mais que justo, isto para ligeiros, pessados duplicava e motas para metade. isto aplicavel a A1 e outras verdadeiras AE…
        nas scut 1 centimo devia ser o maximo.

    • há+cada+gajo says:

      Sim, quando vier o pai natal.

  13. Dofino says:

    Primeiro sinal de “sismo”?

  14. David Guerreiro says:

    Agora deixam de pagar alguns, para passarmos a pagar todos, mesmo quem não usa.

    • AM says:

      Concordo consigo.
      Mas então vamos colocar tudo no mesmo nível: vender de imediato a Carris, metro (dos vários tipos e nas várias cidades que têm), Transtejo, SMTCP, SMTUC e todos os serviços públicos de transportes colectivos.
      Assim, sem receberem do OE, só pagam os que usam às empresas que vendem o serviço.
      Concorda?

      • Joao Ptt says:

        Se tiver veículo próprio, provavelmente ele concordará que seja tudo privatizado.
        Quando as estradas estiverem com ainda mais gente a conduzir nelas é que talvez não fique tão feliz com o facto de os impostos não irem mais para transportes públicos.

        O Estado se não meter o dinheiro em transportes públicos, auto-estradas, etc., mete em outra coisa qualquer, por exemplo nas forças militares, é muito fácil gastarem dezenas de milhares de milhões na área militar… só um caça F35 custa +/- 80 milhões de euros ou mais cada aeronave… basta comprarem 50 unidades e já aí estão 4 mil milhões. Acrescente-se mais submarinos, barcos, tanques, drones, helicópteros de combate, sistemas de defesa antiaérea, etc. e pode imaginar-se que o Estado não terá qualquer problema em gastar o seu dinheiro dos impostos em coisas que talvez nunca vá ter utilidade directa ou indirectamente para si.

      • rui says:

        Mas a Carries e Metro não são geridos pelo Orçamento local? O que a CML quer fazer com o seu orçamento é com eles, se o estado da apoio extraodinario é igualmente aceite, pois faz o mesmo noutros pontos, a CM de onde vivo tambem passou a ter os mini autocarros gratis, mete mais pressão nas contas da CM mas se acham que é importante é lá com eles, os municipes dos concelhos ao lado nada têm a dizer.

    • J0p says:

      Ja as pagamos no governo do Guterres com dinheiros de impostos nacionais e europeus. Por alguma razao tem o nome SCUTS

  15. Sara Paixão says:

    Nào sei se já se aperceberam mas vamos todos pagar de qualquer forma. O desgoverno deste país minúsculo é especialista nisso.

  16. MegaMan says:

    Estiveram lá 8 anos e não implementaram medida que era ruinosa para o orçamento de estado (todos nós). Agora são oposição e obrigam os novos a fazer ginástica orçamental? Não me parece nada bem…

    • há+cada+gajo says:

      A liderança era outra e não tinha a mesma opinião da atual liderança. É tão simples quanto isto.

      • Carlos Correia says:

        Exacto.
        O projeto-lei contou com os votos a favor do Bloco de Esquerda, PCP, Livre, PAN, PS e Chega (142 votos) e os votos contra do PSD e do CDS-PP (80 votos). A Iniciativa Liberal absteve-se.

    • B@rão Vermelho says:

      @MegaMan, o governo PS, já tinha reduzido o valor das portagens nas antigas Scut em 60%, tens de estar mais atento.

      • Carlos Silva says:

        E o PS queria reduzir ainda mais no OE de 2024, mas em troca iria subir bastante o IUC sobre os carros mais antigos, com matrícula anterior a Julho/2007… grande parte do povinho já se esqueceu disto.
        Convém estar mais atento as artimanhas do PS… sempre com a mira apontada em iludir o povinho para lhe caçar as poupanças e o voto!!

  17. Hacker Alhinho says:

    E por falar em “contas” pagas pelos nossos impostos: “https://expresso.pt/economia/sistema-financeiro/2024-05-02-novo-banco-ve-lucro-crescer-22-para-181-milhoes-no-primeiro-trimestre-ainda-a-boleia-dos-juros-5899e958”, será que vão devolver o que todos nós, com os nossos impostos, lá “enterramos”?!

  18. Moina says:

    O PM que deixasse de ser ovelha e acertasse um acordo com o Chega, afim de garantir estabilidade. Quis ser um teimoso, agora é entalado.
    Bem, o que vale é que este ano ainda temos novas eleições para PM.

    • Basku says:

      Governar com o Chega!
      Isto está tudo doido ou quê?

      Parece que ninguém aprendeu nada com o que se passou no Estado Novo e querem agora um novo Salazar!
      Estamos a fazer 50 anos de Democracia e querem voltar ao Fascismo, arre!

      • freakonleash says:

        O Chega é fascista? Pensei que a constituição portuguesa proibisse partidos de índole fascista. Já os partidos de índole comunista do bem é sede bem vindos!

      • papagaio says:

        mas qual democracia?a do credito?

      • Moina says:

        Pois, diz-me qual a melhor solução.
        Eu acertava acordo com o chega, estabilizava a coisa e depois provocava o chega para ir a eleições e assim teria maioria absoluta.
        PS = Bancarrota

      • Realista says:

        O mesmo aplica-se aos partidos de cariz comunista. E no entanto aí andam eles.
        O Chega só é fascista porque alguém decidiu que dava jeito chamá-los de fascistas. Provas disso, zero. Mas pronto, só é assim porque sim. Para muita gente basta isso como prova.

  19. Basku says:

    O PS só sabe (des)governar quando são outros os governantes!
    Enquanto estiveram no Governo não tomaram medidas populistas que sabem que vão pesar nas contas.

    Agora, nesta Oposição Governante, em que se a maioria estiver de acordo governa mais que o Governo eleito, e colocando-o em cheque ao obrigar o Governo a fazer contas inesperadas para tentar responder às necessidades orçamentais impostas por medidas da Oposição!

    • PoPeY says:

      Basicamente está ali um triangulo amoroso muito giro.

      O PS pretende, Agrada ao chega é feito.
      A AD pretende, Não agrada ao PS nem ao chega então nada feito.
      A AD pretende, Agrada ao PS ou ao Chega então é feito.

    • Carlos Silva says:

      Em 8 anos que estiveram no governo, com os últimos 2 anos com maioria absoluta… só fizeram trapalhadas. Preparavam-se para reduzir as portagens mas para compensar queria aumentar brutalmente o IUC sobre os carros com matricula anterior a 07/2007… enfim o povo que abra os olhos… o PS só sabe aumentar impostos…

      https ://www.jornaldenegocios.pt/economia/impostos/detalhe/governo-planeia-subir-iuc-para-compensar-reducao-das-portagens

  20. JR56 says:

    Admiração é que ainda haja cidadãos cuja imbecilidade lhes permite pensar que existem “almoços grátis” 🙂 Parece que o tal “Estado” é uma entidade sobrenatural que existe algures e que fabrica dinheiro infinitamente 🙂 Ao fim de tantos séculos estes cidadãos ainda não ficaram cinetes de que o tal “Estado” é todo o conjunto de cidadãos que o habitam e que todos eles produzem o tal “dinheiro” para todos os outros ! Não existem cidadãos que recebem qualquer benefício grátis 🙂 A gratuitidade de qualquer benefício advem do pagamento pelos restantes ou de alguns específicos ! Mas é claro que existe uma certa ideologia que nasceu e continua a viver na filosofia dos almoços grátis e está pouco preocupada em contribuir para o caos 🙂 🙂 🙂

  21. José says:

    Alguém poderia esclarecer de facto quais portagens passarão a ser gratuitas?

    • há+cada+gajo says:

      É só em 2025. Tens tempo de saber.

    • Aves says:

      Quais, estão num comentário mais acima: Estão em causa o fim das portagens na A4 – Transmontana e Túnel do Marão, A13 e A13-1 -Pinhal Interior, A22 – Algarve, A23 – Beira Interior, A24 – Interior Norte, A25 – Beiras Litoral e Alta e A28 – Minho nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.
      São as ex-SCUT do “interior e Algarve”.
      Em todas elas já tinha havido redução do preço das portagens, em julho de 2021 e novembro de 2023 que tinham reduzido o preço das portagens em 65%, face ao preço de anterior a julho de 2021. Agora são eliminados os restantes 35%.
      São todas as SCUT/ex-SCUT? Não encontrei uma resposta. Houve SCUTS em que não foram introduzidas portagens, em todo o percurso ou em parte, como no Grande Porto. Não consegui perceber se há ex-SCUT (com portagens), que não tiveram redução de portagens e, agora, a eliminação do preço remanescente, mas admito que existam.
      O “quando” – uns dizem que é só em 2025, outros que é já em 2024, quando o processo legislativo da lei estiver terminado.

  22. luis nascimento says:

    e agora onde vão buscar o dinheiro para manutenção dessas vias? lá sobe o combustivel ou outra coisa qualquer.

    • Joao Ptt says:

      O dinheiro, podem ir buscá-lo ao mesmo sítio onde querem ir buscá-lo para fazer a linha de alta velocidade e o novo aeroporto… estamos a falar de 16 mil milhões de euros (ou mais!) só para essas duas infra-estruturas!
      Problema não é o dinheiro, mas onde o querem gastar, e quiseram sempre gastá-lo no litoral mas não no interior.

      Ainda me lembro que andaram a falar em fazer uma terceira ponte sobre o Tejo que também ia ser uma alarvidade de gigante que iria ser… ou seja: mais uns milhares de milhões de euros.

      No final do dia: existe dinheiro, e estão para variar um pouco a meter o dinheiro onde antes era só conversa de ajudar o interior a desenvolver-se e a fazer com que as pessoas quisessem ir/ ficar no interior. Pelo menos com as autoestradas sem custos para os utilizadores muito mais pessoas irão começar a ir passear para o interior, e talvez algumas comecem a investir, e talvez algumas até se decidam por mudar, o que numa altura em que só praticamente estrangeiros querem ir para o interior seria uma mudança agradável ver mais portugueses também a ir ocupar zonas mais interiores do território.

    • Carlos Silva says:

      Quando o PS governava, dizia que não era possível acabar com as portagens, queria apenas reduzir o custo das portagens mas para compensar a perda financeira, queria aumentar brutalmente o IUC sobre os carros anteriors a julho/2007.
      Agora na oposição, propõe e aprova uma lei para acabar logo com as portagens… sem haver necessidade de nenhuma medida compensatória… enfim, o PS está, claramente na caça ao voto.

      https ://www.jornaldenegocios.pt/economia/impostos/detalhe/governo-planeia-subir-iuc-para-compensar-reducao-das-portagens

  23. PTO says:

    Lá vão uns pagar para outros parasitas andarem de borla. É a palhaçada do costume deste país. Quero ver quem vai pagar a fatura das indemnizações às concessionárias das ex-SCUTS, bem como a diminuição de receita nos cofres do Estado.

    Ah, já sei, somos nós todos, os contribuintes.

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