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Desengata o carro para poupar combusível? Não está certo…

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Rui says:

    Conheço um Fiat que numa descida o consumo instantâneo nessa situação diz sempre 2.0, alias o carro nunca desce dos 2.0 como minimo

    Pensei que o gajo condutor estava a gozar com a minha cara mas ele deixou-me guiar e eu pude ver que ele falava verdade

    Diz que ja foi a varios mecanicos e até a própria fiat e ninguem lhe soube dizer o problema e só gastou dinheiro

  2. Viriatus says:

    Nada como a Renault 4L que o meu pai tinha, nas descidas ponha em ponto morto e desligava o motor. E os travões funcionavam na mesma. Nos carros modernos já não dá para fazer isso.

  3. André Silva says:

    Vamos lá ver pela lógica, então um carro que está funcionando e com a mudança engatada consome mais que um somente a funcionar sem que esteja a mudança engrenada?
    Não sei quem foi o engenheiro ou a petrolifera que lançou este post!
    Peço desculpa mas com o meu BMW, bem como outros que já tive, KADJAR, MÉGANE SCÉNIC, FIAT UNO afirmo que o que está aqui exposto não é correcto.
    Agora se formos falar em termos da segurança e da legalidade é óbvio que é ilegal e certamente inseguro e inprudente fazer isto.
    Cheguei a fazer isto abastecendo na espanha e posso afirmar que poupei muita gasolina com este procedimento, porêm requer alguma audácia pois temos de estar muito atentos ressalvo muito atentos, quer no trânsito que circula na mesma via e mesmo sentido seja de frente ou seja atrás da viatura, bem como as manobras que possam surgir de algum condutor.
    Por norma só o fiz sem tráfego e aproveitando o embalamento do carro nas descidas.

  4. Pedro says:

    Não costumo comentar, mas hoje teve de ser.

    O meu carro, que é manual e de injeção indireta, quando vai a lanço e com uma mudança engrenada marca consumo instantâneo de 2L/100km. Experimentei várias vezes o mesmo, mas desta vez em ponto morto, e marca consumo instantâneo de 0.9L/100km, o referido consumo residual de manter o motor a trabalhar ao ralenti.

    Já testei o mesmo com um carro de injeção direta, e sim mostra o indicado pela publicação.

    Por outro lado, testei também com um carro automático, também de injeção direta, e em modo Eco, o próprio coloca-se em ponto morto numa descida, engrenando uma mudança só quando se começa a travar.

    Por fim, ressalvo que existem diferentes marcas, centralinas e tipos de injeção de combustível, pelo que acredito que isso tenha algum SE na hora de deixarmos o carro ir a lanço ou não numa descida.

  5. Francisco says:

    Bom dia, é verdade sim o que acontece ao mostrador do consumo instantâneo, mas também é verdade que se o carro for engatado, alcançará menos distancia percorrida com um consumo ínfimo, resta agora quantificar o que mais compensa, estou certo que o desengatado, pois não tendo o motor a prender o movimento é livre, mas é apenas intuição da minha experiência.
    Quanto á segurança sim, é preferível circular com um carro engatado, principalmente em curva, pois poderemos acelerar instantaneamente recuperando trajectória e colocando o carro onde o queremos.
    Mas nos dias de hoje com os eléctricos e automáticos, o mesmo acontece em modo ECO nos combustão, roda livre, nos eléctricos sem modo brake/recuperação de energia cinética activado, o carro vai solto.
    Só nos travões podemos mesmo confiar, isso é sempre certo e irrefutável.
    Obrigado por me aturarem.

  6. XBUZZY says:

    Nao deve ser tao binaria esta questao, pois ha carros de cx auto, que em modo ECO basicamente mete o carro em N quando apanha uma descida e que nao seja grande velocidade, logo se nao existe qualquer poupanca entao os eng sao malucos e aqui e so experts.

  7. João says:

    Tenho um Renault Laguna de 2004 e quando numa descida, e com mudança engrenada, levanto totalmente o pé do acelarador, o consumo instantâneo é 0.0.
    No entanto, se desengrenar a mudança e deixar o carro em ponto morto, confirmo que o consumo instantâneo é 2.0.
    Por isso, e para além da segurança, e Código da Estrada, nunca coloquem o carro em ponto-morto nas descidas…ah, a vossa carteira também agradece.

    • Isto says:

      O que ninguém refere aqui ou noutras conversas sobre este tema, é que com a mudança engrenada e sem o pé no acelerador o motor está a contrariar o movimento do carro, e por tanto a abrandar… Experimente numa descida com pouca inclinação tirar o pé do acelerador e veja a velocidade a decrescer…. depois experimente acelerar o suficiente para conseguir manter a velocidade… depois coloque em ponto morto… diga-me depois em qual das abordagens é que a carteira agradece mais.

  8. Grunho says:

    É mesmo assim, os sistemas de injecção estão programados para cortar a injecção de combustível em desaceleração – com mudança engrenada – enquanto que com o ralenti em ponto morto gastam sempre algum para manter o motor a funcionar. Agora, a desacelerar o carro perde sempre velocidade e acaba por parar, se não for uma descida muito abtrupta. Portanto, conduzir em plano ou numa descida suave com mudança engrenada sem dar gás não é uma opção.

  9. Nirelle says:

    Eu nas descidas ponho sempre a 4ª ( ou a 3ª) e o pé no travão sendo que chego a poupar 2 a 3 litros com isto.

  10. Sergio says:

    Não é bem assim, depende do carro, no opel astra de 2010 o consumo instantâneo vai para zero quando o carro colocado em ponto morto

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