Pplware

Dacia está a preparar-se para a queda da procura devido ao sucesso das marcas chinesas

As marcas chinesas estão a saber mexer-se e estão a assustar, verdadeiramente, a concorrência ocidental. A Dacia está consciente desse sucesso e já está se está a preparar para a queda da procura.


A Dacia está a viver um ano de sucesso, tendo registado um aumento de 25% das vendas, no primeiro semestre do ano, com um total de 345 432 unidades vendidas até ao final de junho. O único veículo elétrico do seu catálogo, o Spring, registou um crescimento de 38%.

As fabricantes ocidentais, onde se insere a Dacia, estão conscientes da concorrência que as marcas chinesas representam, principalmente, por não estarem, até agora, a igualar o preço praticado por elas.

O diretor de vendas e marketing da Dacia, Xavier Martinet, confirmou que as chinesas estão a penetrar o mercado europeu com “ofertas muito fortes, especialmente em matéria de veículos elétricos“.

Apesar disso, assegurou que têm “muitas cartas para jogar, incluindo o novo Duster, no próximo ano, que levará a marca a outro nível”.

Acreditamos que podemos sair desta crise económica mais fortes do que as outras marcas.

Revelou Luca de Meo, CEO do Grupo Renault.

Luca de Meo, CEO do Grupo Renault

O executivo partilhou ainda que quer aumentar a margem de lucro de 10% para 15% até 2030.

Caso a procura caia, a Dacia tem preparado um ajuste estratégico da sua capacidade de produção, considerando que as suas fábricas, em Marrocos e na Roménia, estão a funcionar em pleno.

A nossa estratégia tem sido sempre a de construir menos um automóvel do que os clientes pretendem. Se o mercado abrandar, ajustaremos a produção, é tão simples quanto isso.

Apesar do sucesso do seu Spring, a Dacia não planeia lançar mais modelos elétricos até 2027/28, altura em que lançará a quarta geração do Sandero.

Denis Le Vot, diretor-geral da Dacia

Em cima da mesa está a possibilidade de utilizar baterias de sódio, de forma a manter os custos sob controlo. Segundo Denis Le Vot, diretor-geral da Dacia, apesar de haver quem diga que este tipo de bateria não é bom, porque não armazena muita energia e é muito pesado, são baterias baratas.

Exit mobile version