Consumo de combustíveis aumentou 31,1% em junho
De acordo com o Boletim do Mercado de Combustíveis e GPL publicado recentemente pela ERSE, “o consumo [de combustíveis derivados de petróleo] em junho de 2022 foi 31,1% superior (+82,48 kton) ao período homólogo de 2021”.
O aumento mais significativo verificou-se no consumo de combustível para aeronaves (‘jet fuel’), com uma subida homóloga de 119,9%, seguindo-se a gasolina (+3,3%) e o gasóleo (+1,5%).
Combustíveis: gasóleo e gasolina, em junho, registaram-se subidas de 7,4% e 8,5%
O consumo de combustíveis aumentou 31,1% em junho face a período homólogo. Os dados foram revelados pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), no seu Boletim do Mercado de Combustíveis e GPL disponível aqui.
Como referido, o aumento mais significativo verificou-se no consumo de combustível para aeronaves (‘jet fuel’). Apenas o consumo de gás de petróleo liquefeito (GPL) diminuiu 10,1%, em junho, face ao mesmo mês de 2021.
Comparativamente ao período homólogo de 2019, antes da pandemia de SARS-CoV-2, o consumo verificado em junho deste ano foi inferior, registando-se um decréscimo no GPL e no ‘jet’ (-4,4% em ambos), e no gasóleo (-3,4%) e apenas uma subida no caso da gasolina (+2,7%).
Face a maio, os consumos globais de combustíveis derivados de petróleo diminuíram 65,35 kton, o que representa uma descida de 9,2%.
Relativamente aos preços médios de venda ao público do gasóleo e da gasolina, em junho, registaram-se subidas de 7,4% e 8,5%, respetivamente, face ao mês anterior, para 2,034 e 2,169 euros por litro, respetivamente.
No caso do gasóleo e da gasolina, Braga, Castelo Branco e Santarém registaram os preços mais baixos, em Portugal continental, enquanto Beja, Bragança e Lisboa apresentaram os preços mais altos.
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Quem diria que os preços absurdos têm influência no consumo.
E assim se fazem facilmente falácias de correlação e de dispersão como os governos bem gostam.
“Reduzir consumo de combustíveis é bom. Portanto a situação que levou à redução é boa.” – logo empobrecer o povo é bom;
Válido aqui e para como fizeram durante o fecho dos negócios, em que se consumiu menos e foi apregoado como bom.
Que gera uma falácia de falsa premissa e sustenta outra de generalização ao absurdo: “Se então as empresas fecharem todas, é bom porque acaba-se com a poluição”.
Não foram os combustíveis em geral.que tiveram aumento de cosumo, foi o de aviação. Só que esse é o estertor do moribundo. O transporte aéreo como o conhecemos tem os dias contados. O dono da ryanair já avisou que os voos a 10 euros acabaram, o que significa que as low cost vão custar tanto como as normais e para voar nas normais quase ninguém vai ter dinheiro. Isto numa altura de penúria extrema em que nem os tais 10 euros para o passeio de avião vão sobrar às pessoas. É o que nos espera.