Conduzir de chinelos ou em tronco nu será que dá multa?
É verdade, já estamos no verão, mas nem parece face às condições meteorológicas. Com o calor, é normal que os condutores gostem de andar à vontade e conduzem de chinelos e até em tronco nu! Será que dá multa?
É proibido conduzir de chinelos ou em tronco nu?
Não, não é proibido conduzir de chinelos ou em tronco nu. Estes são mitos urbanos que todos os verões são ouvidos e repetidos. Aliás, para os desmistificar, a GNR criou até, no verão de 2020, uma campanha na sua página de Facebook que esclarecia estas questões. Pode ver as publicações aqui aqui .
Não existe nenhuma indicação no Código da Estrada sobre não se poder conduzir de chinelos ou em tronco nu. Porém, importa que o calçado e o vestuário usados (ou a sua falta) não sejam um entrave para uma condução segura.
Relativamente a este assunto, aquilo que é referido no Código da Estrada, no nº2 do artigo 11º é que...
- Todo o veículo ou animal que circule na via pública deve ter um condutor, salvo as exceções previstas neste Código.
- Os condutores devem, durante a condução, abster-se da prática de quaisquer atos que sejam suscetíveis de prejudicar o exercício da condução com segurança.
- O condutor de um veículo não pode pôr em perigo os utilizadores vulneráveis.
- Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300.
Agora que já sabe que conduzir de chinelos ou em tronco nu não dá multa, é preciso que tenha em consideração a sua segurança. Certos chinelos possuem solas grossas e demasiado largas que podem retirar capacidade para atuar convenientemente nos pedais do veículo, levando, por exemplo, ao pisar simultâneo de dois pedais. Às vezes, é o próprio calçado que fica preso no acelerador, não permitindo que o condutor trave. Quando estas situações acontecem, a segurança rodoviária fica em risco.
Se conduzir em tronco nu, não se esqueça de algo muito importante: o cinto de segurança — caso não o faça pode, efetivamente, ser multado independentemente de estar ou não completamente vestido. Porém, caso esteja a conduzir em tronco e tenha de fazer uma travagem mais repentina ou mesmo em caso de acidente, o risco de lesão é maior, dado que o cinto pode ferir o tronco, uma vez que está em contacto direto com a pele.
É por isso aconselhado que o calçado seja confortável e adequado à condução, quer se trate de sapatos, botas ou chinelos.
Tronco nú pode levar a atentado ao pudor dependendo da pessoa.
Não nao pode, a nossa lei não funciona assim
Pode ser crime de importunação sexual (é assim que se chama agora o atentado ao pudor) se a queixosa for, por exemplo, a madre superior de um convento. Artigo 170.º do Código Penal “Quem importunar outra pessoa, praticando perante ela atos de carácter exibicionista, formulando propostas de teor sexual ou constrangendo-a a contacto de natureza sexual, é punido com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 120 dias, se pena mais grave lhe não couber por força de outra disposição legal”. Não sendo esse o caso, o pior que pode acontecer é o polícia mandar parar para ver mais de perto.
Mas era só o que faltava, agora vinha alguém de outra religião e dizia que uma mulher devia andar de cara tapada porque é atentado ao pudor.
o atentado ao pudor tem tudo a ver com o local, o que é feito e como é feito. Até pode existir relações sexuais na rua que pode não ser considerado atentado ao pudor.
Pode sim senhor, se quem estiver a ver estiverem todos de acordo. Agora, basta uma beata, catequista, madres superiora ou outra moralista para ir tudo parar ao ajube.
ele diz se for uma mulher..
Sim está previsto na lei o crime de atentado ao pudor, está previsto na lei que andar em tronco nu é punível com coima e pena de prisão. Se a lei actualmente é ridícula até pode ser mas que está activa e um agente de autoridade pode basear na mesma para multar pode é não existe nada de ilegal nisso.
A mim faz-me confusão usar chinelos para conduzir. Prefiro usar umas sapatilhas…
gostava de saber o que umas sapatilhas, na minha terra isso só existia para fazer ginastica no ensino basico
Na minha terra se se chama ténis, ou é o desporto ou é o calçado desse mesmo desporto. Ninguém joga ténis de Air Force
Eu ajudo-te: https://dicionario.priberam.org/sapatilhas
Com multa ou sem multa, se uma chinela sai do pé e vai parar debaixo dos pedais – gera-se um grande sarilho. Falo por experiência própria.
Por causa desses acontecimentos perigosos “chinela sai do pé” conduzo descalçado.
Eu, agora, quando venho da praia tenho “chainatas” no carro – sapatos velhos ou de pano, fáceis de calçar, mas que não saem do pé 🙂
Apanhei um susto do carago até conseguir travar e encostar o carro para tirar a chinela de debaixo do travão!
Quem conduz de chinelos merece umas boas chineladas como antigamente se fazia. Eu já falei com a minha mulher e ela alinha nisso.
Pior deve ser conduzir de saltos altos.
Não… Mas conduzir de chinelos pode ser perigoso
Acho arriscado conduzir carro, mota ou até bicicleta de chinelos. Mas já conduzi carro descalço e até achei que era mais fácil do que calçado.
Conduzir mota descalço deve ser interessante para meter velocidades – só para masoquistas
De bicicleta, se forem pedais metálicos serrilhados não dá para andar de chinelas. Se forem pedais lisos, OK, sem nada contra para a segurança, porque os travões estão nas mãos.
Acho que as agentes da autoridade deviam ter uma farda como a das japonesas (a com mini-saia)
porra não confundam o código da estrada com o código civil a lei já é suficientemente complicada não inventem por favor.