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Começam a ser testados radares para apanhar “espertalhões”

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pplware


  1. David Guerreiro says:

    Deviam era ter radares para apanhar a malta que anda por aí a fazer ruído acima do permitido.

    • Amilcar Alho says:

      E para os energúmenos que conduzem com os faróis de nevoeiro ligados quando não há necessidade!!
      E então aqueles que ligam os mínimos e os de nevoeiro…
      E já agora para os que conduzem sempre na faixa do meio…

    • Oh Artista says:

      Mais uma vitima…
      Se forem concertos até às 03h no meio do povo não existe problema certo?

      O mais interessante é que muitos desses carros ruidosos tem mais segurança do que os que andam ai de fininho, mas isso ninguém vê.

      • Oh Azeite says:

        O nível de ruido está ligado ao nível de segurança do automóvel? Fogo nunca mais ando em carros elétricos, até deviam era ser proibidos!…

      • JL says:

        Então prove lá que são mais seguros, já que diz que ninguém vê.

      • Francisco says:

        O azeite traz segurança onde?

      • Ciclista says:

        Todos os veículos fazem barulho… 80% do barulho são dos pneumáticos eheheheh

        • Yamahia says:

          Sem dúvida, tirando os q andam de escape livre, essa é uma grande verdade.

          • JL says:

            A partir de que velocidade ?

          • Yamahia says:

            Se não puxar pelas rotações, diria que até às 1500rpm num diesel e 2000rpm num gasosas, o som de deslocamento/pneus é sp superior ao do motor, excepto se o carro estiver parado ao ralenti.

          • JL says:

            A que velocidade ? Loool

          • Yamahia says:

            Para o barulho é mais impactante a rotação do motor do q a velocidade do carro.
            Até 90 /h/110 dependente do modelo, VC anda fácil na faixa das 1500 a essas velocidades o elektro equivalente é mais barulhento devido ao peso.
            A velocidades superiores até às 6 2000/2500 o barulho do motor não consegue sobrepor-se ao barulho de rolamento/deslocação de ar e o elektro continua a ser mais barulhento nestas condições exactamente pq é um gadocha.
            Tem duvidas?

          • JL says:

            Então e se eu usar uns pneus silenciosos ? próprios para EV ? Ainda vai dizer o disparate que faz mais barulho quando o peso até pode ser o mesmo, basta você levar 4 pessoas e bagagem e eu sozinho.

            Continua a ser porque você diz ?`

            Curioso porque a maioria dos VE têm todos um CD menor, logo menos barulho.

            Não invente só porque lhe dá jeito.

          • Yamahia says:

            Oiça deixe-me de evasivas. Pesa mais logo faz mais barulho. Se leva gente ou vai vazio ou se usa pneus especiais de corrida , isso são variáveis que podem ser comuns aos 2.
            Uma coisa que é seguramente diferente , é que um elektro pesa sempre mais 500kgs a comparar com o seu semelhante a condução com a agravante do elektro estar limitado a 1/3 do alcance. Um dia que queiram aproximar autonomias, o elektro terá que pesar mais 1500 KGS. Vai precisar carta de pesados!
            Vocês da ME é que vieram com a tanga que os elektros são mais silenciosos q os motores dos combustão fazem muito barulho e coiso e tal e raios e coriscos.
            Metam nessa cabecinha:

            “Há demasiado barulho provocado pelo tráfego rodoviário que tem pouco a ver com o motor dos carros porque a principal fonte é o rolamento dos pneus”
            https://pt.euronews.com/next/2015/02/23/soluces-contra-o-ruido-do-trafego-rodoviario

          • JL says:

            Mas nem sempre pesa mais, um i3 pesa menos que um carro idêntico a diesel.

            Além disso usam pneus mais silenciosos. Não porque não há esses pneus para os a combustão. Até os pode meter, mas não foram desenvolvidos para eles.

            Não lhe convém não é?

            Sempre mais 500 kgs? Desde quando ? Daqui a pouco para ficar com a razão ja são 1000 kgs. Looool

            Não é 1/3 mas sim metade. E não vai ter a mesma autonomia nem precisam. As baterias aumentam de densidade, não tarda muito os a combustão até pesam mais, como acontece já em alguns.

            Não se esqueça que é a principal fonte, que não quantificam, mas existe outra, não disseram que é a única.

          • Yamahia says:

            Já não há carros a gasóleo do segmento do i3. Essa casca de noz.
            Tem vários a gasolina do segmento do i3 abaixo dos 1000kgs.

            Pneus + silenciosos SP sempre houveram desde q me lembro. Não pense que é exclusivo de elektros.
            No entanto fazem barulho na mesma. Em 100db, o barulho baixa 2ou 3.

            O ruído de rolamento é a causa do barulho excessivo provocado pelo tráfego rodoviário, não comece a enrolar a questão. Você só sabe enrolar, nem com uma assunção de especialistas da UE chega lá. Enrola, enrola ..faz lembrar a música do mar q enrola na areia. Fdx. Loooloolool

          • JL says:

            Há sim, porque o i3 não saiu há 2 dias, mas sim há mais de 10 anos.

            Não são exclusivos mas são aconselhados para maior conforto porque senão ouve-se muito o rolamento do carro, portanto são majs silenciosos e nem precisam de os usar.

            Eu não enrolo, desminto aquilo que você inventa.

          • Yamahia says:

            Retirado do seu artigo super científico
            “COMPETT Project (Skov and Iversen, 2015)”
            ICE 54 , 57 , 60 , 64 , 66 decibéis
            EV 50 , 54, 58 , 62, 65 decibéis
            Respectivamente para velocidades de 0, 10, 20, 30, 40 e 50 kms/h
            Fácil perceber que à medida que a velocidade aumenta, as diferenças entre os 2 esbatem-se. Para velocidades superiores, acredite que o peso do EV vai torná-lo mais barulhento que o ICE. Estou a pensar nas vias de cintura internas e externas das cidades onde as velocidades podem ir até 80 kms/h e nalguns casos até 100 kms/h.

            Um bocadinho diferente de virem práqui armados em virgens ofendidas contra os carros a combustão que fazem muito barulho.
            Afinal é só mais uma prova de que a montanha pariu um rato.

            A única forma de conter o ruído resultante do tráfego automóvel nas cidades é deixar o carro em casa. Seja ele elektro ou a combustão!

          • JL says:

            Não acredito porque estes usam pneus mais silenciosos como disse antes, e nessas áreas usam-se bloqueadores de ruido.

            Nas cidades é andar de transporte publico, bicicleta ou ve, porque como se vê são bem mais silenciosos.

    • Realista says:

      +1 ISSO É QUE ERA!!!

    • Nome * says:

      Normalmente já existe..

    • João Silva says:

      Motas e automóveis.

    • PoPeY says:

      O meu carro faz imenso barulho. (In)felizmente é assim de fabrica. Se as vezes gostava de ser mais discreto?? Sim, gostava. Porem a lei nao me permite colocar uma panela com valvula para reduzir o barulho. 🙁

    • GrayFox says:

      Ruido ou barulho

    • Fernando says:

      Concordo plenamente. Aqui no Borel,o barulho é ensurdecedor .

  2. Xico says:

    O socialismo sempre preocupado com a nossa segurança. Obrigado

  3. Anung says:

    “O objetivo é baixar os números da sinistralidade”

    AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!!!!!!!!!!

  4. Eu says:

    Amanhã, vamos poder descobrir que afinal estas aquisições fazem parte de um modelo de interesse propositado onde produtores e fabricantes inventaram uma necessidade para encher os bolsos de mais alguns.
    À custa de uma emergencia, um governo procura sempre formas de iludir as leis criando artificios que aos olhos comuns passem despercebidos como que uma Matrix.

  5. Joao M says:

    os espertalhões vão começar a andar com sacos de agua quente no carro 😀
    A venda de bonecas insuflaveis vão aumentar

  6. zezinho says:

    Qualquer medida que seja para apanhar quem não obedece á lei, por mim tá optimo

    • Victor says:

      Estranhamente isso não se aplica a nenhum membro do PS cujas medidas de roubar (Ainda mais) o povo tanto apoias…

      • Mário says:

        Ahahah, por isso é que vai tudo chuchar nos apoios do vale eficiencia, nos vales para os elétricos, etc,etc.
        Mas depois o PS é que é mau.
        Esperem até chegar o liberalismo… tens dinheiro vives, não tens é dispensável.
        Excepto as empresas dos liberais, cuja função do Estado será ajudá-las quando estiverem na Bancarrota pelos seus devaneios (exemplo… Bancos).

  7. Shynkendo says:

    Procurem antes quem dá por apto a conduzir nos exames de condução

    • David Guerreiro says:

      Presume então que quem anda por aí a fazer tropelias na estrada não aprendeu o código? Eles sabem exatamente o que estão a fazer, e que está errado. Tal como quem conduz a 150km/h dentro de uma localidade, ou quem conduz depois de beber uns quantos whiskys. Mas fazem-no porque o risco compensa, as multas não são elevadas, e mesmo que lhes tirem a carta, continuam a conduzir sem carta.

      • Figueiredo says:

        «…ou quem conduz depois de beber uns quantos whiskys…»

        O consumo de bebidas alcoólicas não interfere com o condutor nem com a própria condução, é impossível provar que a ingestão de bebidas alcoólicas provocam acidentes rodoviários porque as mesmas não afectam a condição do Ser-Humano (ao contrário das drogas), isso é pseudo-ciência e pseudo-medicina.

        A maioria dos acidentes rodoviários são provocados por condutores sóbrios, drogados, ou que não sabem conduzir, conforme comprovam os estudos e estatísticas.

        O seu argumento é infundado e infantil, seguindo o seu raciocínio, um condutor tomou uma bebida alcoólica e teve um acidente, deve ser logo condenado e imposta a proibição, um condutor sóbrio ou drogado tem o mesmo acidente e embora culpado e devidamente provada a sua culpa – ao contrário do primeiro – já tem desculpa, acontece.

  8. lol says:

    E radares para apanhar os políticos espertalhões. A pois não há…

  9. Valdemar Santos says:

    Mais urgente é um radar para quem não sinaliza a marcha (dá pisca).

    • Vitolas says:

      Isso é que era, bastava meter um em cada rotunda e já nem era preciso nem radares de velocidade e o IUC era de borla para todos tal não era a receita diária das multas.

  10. Eu says:

    Tanta gente por aqui com sonhos humidos de poder conhecer os créditos sociais da China.
    Os chicos espertos talvez sejam criados por existirem leis abusivas e onde eu puder, tambem me posiciono.

    • NP says:

      Eu fico surpreso com a capacidade de auto resignacao da populacao. O que importa e’ seguir a lei cegamente. O PCC aqui nao teria certamente oposicao com tanto apoio que vejo a leis semelhantes que eles implementam.

  11. Vitor says:

    Segurança rodoviária? Expansão orçamental!
    Os radares da VCI são uma treta, agora na A1 depois da saída 19 também decidiram colocar lá um, nunca vi lá acidentes, e passo lá todos os dias, reduziram a velocidade para 60 enquanto se faz perfeitamente a 90…comunismo socialista.

  12. says:

    Não entendi nada do que o radar faz. Conta o número de pessoas e se não for superior a 1 passa uma multa? Então se for um autocarro vazio, só com o motorista, leva uma multa?
    Que radar desnecessário. Há tantas outras coisas mais graves que acontecem.

    • piratadosbits says:

      As faixas, que falam, é para carros que vão em pool (car pool), normalmente o que chamamos “boleia partilhada”. Estas faixas apenas podem circular carros com mais de um número especifico de passageiros (3 ou mais). Sujeitam-se a multa carros que apenas levam o condutor e os outros lugares vazios!

    • Lulu says:

      Ganda parvoíce! Isso é só mais uma razão para apanhar os distraídos e pagarem mais multas.
      Multarem quem passa óbvios sinais vermelhos, controlar mais o álcool, distâncias se segurança, mete-se à frente sem olhar ao espelho, isso não interessa.

  13. Awake says:

    “Ministério da Transição Ecológica”

    – Algo me diz que estes radares vão servir outros propositos…

  14. Danyyel says:

    Se fosse um radar detetor de corruptos…
    Mas esse nunca os nossos políticos o impunham

  15. VivaOGov says:

    Aí está! Vocês gostam é disto. Daqui a dias têm o governo a dizer quantas vezes podem lavar os dentes e vão continuar a dizer “sim senhor”.

  16. Fusion says:

    Resumidamente 2024 a nivel mundial será:

    – Vaping proibido, mas o consumo de álcool segue sem restrições.
    – Proibido comprar erva, enquanto o álcool permanece totalmente aceitável.
    – Proibição de fumar tabaco, mas o álcool continua sem problemas.
    – Críticas ao sistema ou a pessoas rapidamente etiquetadas como racismo, xenofobia, entre outros.
    – Discutir imigração? Rotulado imediatamente como de extrema-direita.
    – Humor e comédia são permitidos, desde que não ofendam ninguém ou os alvos estejam de acordo com a piada.
    – Optar por veículos não elétricos ou usar carros a combustão é visto como negacionista do ambiente.
    – Expressar opiniões contrárias às tendências pode levar a ser socialmente ostracizado.
    – Preferir trabalhar presencialmente em vez de remotamente pode ser visto como antiquado ou resistente à mudança.
    – Escolher não adotar dietas baseadas em plantas pode ser considerado insensível aos direitos dos animais ou irresponsável ecologicamente.

    O mundo está a caminhar para um lugar belo <3

    • Joao M says:

      O mundo está é polarizado e a caminhar rapidamente para um autoritarismo mais global – o autoritarismo imposto pela sociedade em si e naõ por uma pessoa no poder. Como diz provavelmente uma das poucas boas linhas de diálogo no filme de Star Wars – Revenge of the Sith — “e assim termina a democracia, com uma grande aplauso”.

  17. Yamahia says:

    Espertalhões são aqueles implantam radares onde não há perigo nenhum, com a desculpa que são para salvar vidas. Entretanto o nr de mortos e feridos graves aumentaram, apesar dos radares. Esses é q são os grandes espertalhões.

    • JL says:

      E aumentaram onde colocaram os radares ? duvido muito, fico a aguardar essa informação…

      • há cada gajo says:

        Faz algum sentido a tua pergunta ? Ora pensa lá bem antes de ser espertalhão. Mas pensa mesmo.

      • PoPeY says:

        JL Não aumentaram porque nunca houve. Porque se formos analisar a colocação de radares não coincide com os “pontos negros” das estradas.

      • Yamahia says:

        Repito uma analise que fiz e veja lá se não é uma autentica obra de um verdadeiro espertalhão;
        -Estive a ver o percurso até ao radar de que todos se queixam. FOROS DE ALMADA e contrariado uma vez mais o slogan das autoridade que “OS RADARES SALVAM VIDAS” o que estamos a assistir aqui é mais um exemplo perfeito de que os radares são para caçar.
        De facto depois de uma eternidade a atravessar a localidade, chegamos finalmente a uma zona de ninguém, sem casario ou barracos:
        https://maps.app.goo.gl/VLQpqAxXXoRuivEHA

        100 metros à frente o sinal de “fim da proibição de ultrapassar” o continuo passa a descontinuo e uma descida a convidar à retoma da velocidade de EN;
        https://maps.app.goo.gl/6tRwtETRDrW2n6qj6

        Pouco depois, o radar e 10 metros à frente a placa de fim de localidade onde já pode andar a 90.
        A pergunta que se coloca é:
        – Que VIDAS PENSAM SALVAR COM ESTE RADAR?:
        https://maps.app.goo.gl/oYsfcb2V6bTns4du9

        Só para lembrar a hipocrisia do assunto:
        http://www.ansr.pt/Noticias/Pages/Os-Radares-Salvam-Vidas.aspx#!

        Cuidadinho com estas habilidades!
        Coisas de espertalhão pouco preocupado em salvar vidas (aliás os nrs estão á vista e podem ser consultados por todos) .
        O intuido do espertalhão é encher os cofres do estado. Única e exclusivamente. Porque se efectivamento o intuido fosse salvar vidas havia muitos lugares naquela localidade onde o radar seria realmente útil e iria contribuir para SALVAR VIDAS. No sitio onde está apenas procura sacar o máximo de uns quantos incautos que mordam a isca bem engodada.

        • JL says:

          Isso é uma análise ? Sem números? Isso parece uma análise de quem foi multado e está chateado.

          Apresente números do antes e do depois e fica a analise feita

          PS: também fui multado recentemente em 120 euros na Av Lusíada.

          • Yamahia says:

            Quer nrs do ante e depois?
            Sinta-se à vontade:
            “Acidentes e mortos nas estradas aumentaram no primeiro semestre
            O relatório mostra que se verificaram aumentos em todos os principais indicadores em relação ao mesmo período de 2022, registando-se mais 1358 acidentes (+9%), mais 24 vítimas mortais (11,5%), mais 53 feridos graves (+5%) e mais 1533 feridos ligeiros (+8,7%).”

            https ://www.publico.pt/2023/09/28/sociedade/noticia/acidentes-mortos-estradas-aumentaram-semestre-2064926

            Mesmo a comparar com 2019, ano da loucura, que serve para desculpar todos os maus resultados,o antes dos “RADARES QUE SALVAM VIDAS” fica a ganhar.

            Que mais provas quer de que “RADARES QUE SALVAM VIDAS” era uma utopia, e q as verdadeiras intenções das autoridades ao implanta-los não eram essas? Coisa que só não viu de início quem é muito tapado. As receitas extraordinárias provam as verdadeiras intenções. Infelizmente obtidas á custa de mais mortes q poderiam ser evitadas em boa parte caso fossem sérios e colocassem os radares onde realmente faziam falta.

          • JL says:

            Compara com os números de 2022 ? onde o transito foi muito menor ? estranho, até porque isso é referido no relatório da ANSR.

            Por acaso não fica, porque o aumento é menor.

            Não preciso de provas nenhumas, até porque existem muitas por esse mundo fora, e Portugal não é exemplo para nada, se tivessemos tantos radares como existem lá fora, ai Jesus, passavam o tempo a reclamar ainda mais.

            Se quisessem ter mais receitas aumentavam as fiscalizações e o numero de radares, equipa que ganha não se mexe…..

          • Yamahia says:

            Sinta-se à vontade para comparar com 2019. Está lá tb e com ainda menos radares. Mais mortes e feridos graves em 2023 a comparar com o mesmo período de 2019. Que mais provas precisa?
            Continua a acreditar que a localização dos radares como o de Foros de Almada é que vai contribuir para atenuar os índices de sinistralidade?
            Só mentecaptos mesmo para acreditar nisso.

          • JL says:

            Estranho, eu leio uma coisa diferente:

            “Assim, e face a 2019, nos sete primeiros meses de 2023 registaram-se, menos 9 vítimas mortais (-3,0%) e menos
            781 feridos leves (-3,1%). Contudo, apuraram-se mais 23 acidentes (+0,1%) e mais 129 feridos graves (+9,3%)”

            As provas que preciso é dos locais onde não tinha e agora tem.

            http://www.ansr.pt/Estatisticas/RelatoriosDeSinistralidade/Documents/2023/RelatorioSinistralidadeFiscalizacaojulho2023(1).pdf

          • JL says:

            Do mesmo relatório, como justifica que o município de Lisboa, onde tem maior população e radares, tenha o meso numero de vitimas mortais que municípios como Guimarães ?

          • Yamahia says:

            A comparar com 2019. Está no artigo:
            Acidentes e mortos nas estradas aumentaram no primeiro semestre
            No documento, a ANSR faz uma comparação com o ano 2019, uma vez que é o ano de referência para monitorização das metas fixadas pela Comissão Europeia e por Portugal de redução do número de mortos e de feridos graves até 2030, tendo ocorrido menos 246 acidentes (-1,5%) e menos 994 feridos ligeiros (-4,9%), mas registaram-se mais sete mortos (+3,1%) e mais 72 feridos graves (+6,9).
            https://www.publico.pt/2023/09/28/sociedade/noticia/acidentes-mortos-estradas-aumentaram-semestre-2064926

          • JL says:

            Mais 7 mortos não, menos 9.

        • JL says:

          Ah, nessa estrada até é bem fácil de entender porque têm radar, se salva ou não é o que ando a tentar descobrir.

          • Yamahia says:

            Entende para q serve o radar durante 10 metros.?
            Explique lá então. Pq não serve para coisa nenhuma.
            E já agora explique pq não o colocaram no meio da vila onde há imensos restaurantes imensas entradas e saídas, imensas crianças a brincar na berma da estrada, imensas casas com porta próxima da estrada…
            Onde está, o radar se servir, é para salvar a vida de algum coelho que venha a fugir da zona de caça associativa que há ali.

          • JL says:

            Ele não deteta só durante 10 metros, esteja descansado.

            Para que serve ? para saberem que ele está lá, durante toda essa reta vão cumprir…

            Provavelmente porque ai cumprem.

          • Yamahia says:

            Vc tem noção do q está praí a dizer?
            O radar está ali para apanhar os incautos que ultrapassem os 50kms/h nesse espaço de 10m desde o radar até à placa que determina a terminus da localidade. A partir daí o limite são 90kms/h.
            Esse radar em particular já não vai apanhar mais nada.

          • JL says:

            Por isso mesmo está lá para para prevenir, se fosse para apanhar metiam a placa mais a frente e com mais alcance, o que não faltam são situações para multarem e você diz que eles são burros ?

          • GM says:

            Burros, não. Desonestos, sim. E muito.

          • JL says:

            Não os estou a defender, mas se o objetivo é cobrar, porque não cobram mais e melhor ?

          • Yamahia says:

            Já lhe disse mais atrás. Se o objectivo não fosse cobrar e sim SALVAR VIDAS como apregoam, tinham colocado o radar algures a meio da vila. São pelo menos 3kms de recta repleta de perigos vários. Tinham muito por onde escolher e apanhar de facto os inconscientes que colocam em risco a vida ou a propriedade dos outros.
            Pelo contrário, foram colocar o radar onde não há perigo nenhum mas uma expectativa de facturação bem maior por via da sinalética q dá luz verde á ultrapassagem, uma descida que convida á retoma da velocidade normal de EN, sem perigos de QQ espécie e uma visibilidade a perder de vista. Logo o intuído dos radares está bem patente neste exemplo.

          • JL says:

            Mas é na vila que existem mais acidentes ?

          • Yamahia says:

            Pense homem!!! É naqueles 10m que vão haver acidentes?!
            Ainda há pouco foi notícia uma menina que morreu qdo brincava á porta de casa q ficava junto a uma nacional como está.

          • JL says:

            Mas é por eu pensar que vão haver menos acidentes ?

            Quais 10 metros ? Não reparou que o radar está virado para o lado da localidade ?

          • Yamahia says:

            Vc vai buscar cada uma…Chiça!
            O sinal de aproximacao de radar está exactamente após o ultimo ponto critico da vila que é o restaurante Zambujeira.
            Amplie a imagem caso precise.
            82 N119
            https://maps.app.goo.gl/X1uwJt9WNMy7uUJm8

          • JL says:

            E do outro lado também está, vá lá ver, serve para ambos os sentidos, assim matam 2 coelhos com um radar.

          • Yamahia says:

            Sim o outro lado tb está. O radar é daqueles que apanha as 2 faixas. Nc disse o contrário.
            Do outro lado a armadilha era outra (por agora rectificada e bem! Mas só à custa de muita reclamação e muita exposição mediática de evidente má fé!)
            1-Aviso de radar tapado com ramos de árvores! (se fosse muito atento à sinaléctica o condutor seria capaz de o descortinar, se fosse com atenção à condução, que é o que se deseja, provavelmente não o iria ver)
            2-Pouco depois do aviso de radar e um pouco antes do radar que está no sentido inverso, o limite de velocidade da via determinado pela sinaléctica vertical é 70 kms/h.
            3- Não há mais nenhuma referência à velocidade da via a não ser a placa a assinalar a localidade. Condutores mais inocentes poderiam pensar que 70 seria a velocidade a cumprir, pelo menos até aparecer um de 50 kms/h onde seria mais lógico, por exemplo ao “chegar à civilização” propriamente dita (afinal qd entra em Lisboa, com placas a assinalar Lisboa, tb temos sinalética em várias vias a indicar 80 e ng o multa se for a 80 só pq cruza uma placa de localidade a informar que está em Lisboa. Portanto 2 pesos e duas medidas nos critérios das autoridades)
            4-Nesse sentido as autoridades, após muitas reclamações, acabaram agora recentemente por colocar a sinaléctica vertical adequada de 50 kms/h De alguma forma foram obrigados a reconhecer que o que ali estava era uma armadilha muito evidente e já muito criticada com origem em diversos quadrantes.

          • JL says:

            Não entendi o problema, tem um radar e sinais que indicam a que velocidade deve andar, ainda assim está mal ?

            Então mas quer mais o quê? Ecrãs gigantes a dizer que deve abrandar e cumprir os limites ?

          • Yamahia says:

            Se passasse pelo radar à velocidade indicada (70) já comia pela medida grande.
            Para não comer teria que travar a fundo qdo surgisse a placa de localidade dado que o radar está imediatamente na sequência.
            Travagens bruscas são perigosas para o próprio e para os outros, mas disso as autoridades não querem saber, querem é facturar ao máximo.

            Adiante viram-se obrigados a rectificar a situação pela exposição mediática q este radar estava a ter. Mas foi uma eternidade até q constatassem o óbvio. O resto são teorias de quem quer justificar o injustificável.

          • JL says:

            Comia como se até ao sinal tem o limite da estrada ?

          • Yamahia says:

            Exactamente pq iludidos por esse sinal, grande parte das pessoas entendiam que o limite era 70 e se pouco depois passasse a 71 resultava na
            inibição de conduzir durante um período entre um mês a um ano e uma multa que pode ir dos 120 a 600 euros.
            Isto para mim já é comer pela medida grande.
            Não foi á toa que este radar foi o mais rentável em todo o Portugal.
            Agora que foram obrigados a clarificar as coisas com um sinal de 50 deverá passar a ser dos menos rentáveis. O jogo de ilusionismo foi por água abaixo para tristeza dos abutres. 😛

          • JL says:

            Isso é mais uma das suas histórias mirabolantes, está lá o sinal e isso conta mais que o aviso de radar, já que o sinal de radar não limita a velocidade em lado nenhumm

          • Yamahia says:

            O sinal é de 70 e o radar uns metros á frente dispara a 51. Ainda não percebeu? Cabeça dura!

          • JL says:

            No sentido da localidade o radar está antes do sinal, e no sentido oposto, o radar está antes do sinal, portanto não faz sentido.

            Eu percebi, você é que não, os radares conseguem detetar qual o sentido.

          • Yamahia says:

            Porr*, desisto loool
            Pela última vez, o radar está uns metros DEPOIS do sinal de proibição de andar a mais de 70. Concretamente depois de ultrapassar 5 bandas sonoras após o sinal de 70.

            N119
            https://maps.app.goo.gl/PRynWERnvmPkknRdA

          • JL says:

            Então é impossível multarem a mais a 50, isso é invenção sua.

          • Yamahia says:

            Ainda bem que me dá razão. VC teria sido mais um a cair na esparrela.

            Como lhe disse a ANSR já mudou o sinal para 50. No entanto não deixou de ser o radar que mais facturou no país inteiro. Multavam com base na placa de localidade, conforme tb já lhe tinha dito e não vão retirar as multas apesar do erro induzido na mente do condutor.
            https://noticiasdosorraia.sapo.pt/reforcada-a-sinalizacao-junto-ao-radar-de-foros-de-almada-para-alertar-condutores-incautos-que-nao-deverao-ter-multas-perdoadas/

          • JL says:

            Mas como diz essa notícia estava tudo certo, as pessoas é que não sabem o código e ainda assim anularam as multas. Looooool

          • Yamahia says:

            Você caía na esparrela, conforme confessou mais atrás. Não venha dar o dito por não dito.

            Não retiraram as multas. Você está cá? loooloolool

          • JL says:

            Eu admito que fiz alguma confusão,, alguma até demais, mas agora entendo porquê: porque estava à procura de algo errado, onde afinal não existe.

            Você é que deu a entender que anularam, não li a noticia toda.

  18. Zé o segundo says:

    Isso é facil de resolver comprar 3 manequins com resistências intermas e ligar ao isqueiro do carro e o radar é logo eludido…

  19. manuel says:

    Espertalhões são os políticos que fazem de tudo para roubar o povo…

  20. rjSampaio says:

    Câmaras de infravermelhos através dos vidros dos carros?
    Boa sorte com isso…

  21. brunolee says:

    “faixas de circulação reservadas a veículos partilhados”
    Mas, isso existe cá? Eu nunca vi nenhuma e espero nunca ver. Qual é a utilidade?

    “O objetivo é baixar os números da sinistralidade”
    Como é que isso ajuda em alguma coisa?

    Os “espertalhões” querem apanhar quem?
    Qual será a próxima medida, armadilhas para gambozinos?

  22. Grunho says:

    Os radares infalíveis e que controlam tudo o que passa são os de velocidade média. Na realidade não funcionam segundo os princípios do radar, mas sim sistemas de cronometragem entre 2 pontos da estrada.

  23. Aves says:

    Um artigo muito interessante da Wikipedia sobre as “high-occupancy vehicle lane (HOV lane)” nos EUA – em PT seria “via para veículos com alta ocupação, ou via reservada para veículos com ocupação múltipla, via de veículo partilhado, ou “via de losango”. Noutros países usam outros símbolos.
    Olhando para a segunda imagem do post vê-se que a “via de losango – HOV” é possível em autoestradas/vias rápidas com múltiplas vias (no caso cinco, sendo a do HOV a via da esquerda).
    A ideia é fácil de perceber, tendo em conta que para residentes suburbanos que se deslocam para trabalhar no centro de uma cidade – a taxa de condução individual é de 82%. Para se conduzir na HOV o veículo tem que transportar pelo menos duas pessoas. Podem circular também outros veículos, como autocarros de passageiros e táxis.
    As HOV podem funcionar só em horas de ponta. Para as rentabilizar, em caso de fraca utilização há HOV “com portagem”, permitindo aos condutores solitários circular por elas.
    Truques inventados nos EUA para circular nas HOV sem ser multado:
    – Colocação de manequins de lojas, bonecos insufláveis, sacos de kickboxing ou recortes de papelão no banco do passageiro;
    – Suportes de poliestireno expandido com perucas e balões com as faces desenhadas, colocados no apoio de cabeça do banco do passageiro;
    – Aperto do cinto de segurança do lado do passageiro e fingir falar com alguém reclinado naquele assento;
    – Tingir o para-brisa dianteiro e / ou abaixar a viseira do lado do passageiro numa tentativa de obstruir a vista no banco do passageiro;
    – Cobrir um assento infantil vazio com um cobertor e / ou colocar um boneco nele;
    – Amarrar cães, gatos ou outros animais de estimação no banco do passageiro.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Via_para_veículos_com_alta_ocupação

  24. jack says:

    E que tal um radar para medir a ignorância que por vezes roça a estupidez???

  25. Rui says:

    Também deviam apanhar os espertalhões que andam nas faixas da esquerda ou meio enquanto na faixa da direita está fila para sair da estrada e depois à última da hora tentam furar a fila para passar à frente dos que estão à espera. Na A16 (note-se que é uma AUTOESTRADA) para além do pessoal que fica parado para entras na IC19, por vezes vem os fura filas a parar na faixa do meio a ver se os deixam entrar … Espertalhões. Na saída da IC19 para a A16 acontece o mesmo. Se tiverem na fila do supermercado também não devem gostar que furem a fila para passar à frente.

  26. Luís Sousa says:

    Ora aí está um radar Extremamente importante para a segurança rodoviária…..se estão preocupados com isso, obriguem à instalação de dispositivos de bloqueio do telefone durante a condução. Proibam os sistemas de infotainment, instalem radares para sancio ar a condução errática…e por aí adiante. Tudo o mais são falácias com o objectivo único de aumentar (ainda mais do que já está) a cobrança fiscal

  27. Luís Sousa says:

    Vou informar o vaticano, dado a quantidade de papustas que há por aqui, não deve haver dificuldade em encontrar o proximo pápa.
    Se a hipocrisia fosse um espinho na garganta, haveria muita gente por aqui com o fundilho das calcas já rasgado.

    Vocês são assim mesmo gratuitamente ou pagam- vos bem para isso???

  28. Adriano says:

    Gostaria de perguntar porque deixam sair os carros de fábrica a andar mais de 120km ??? Ja que estão tão preocupados com velocidade excessiva??? Vamos comprar Ferrari para andar a 120 km??? Ou querem ganhar nos impostos e nas multas!!!??

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