Combustíveis: preço da gasolina e gasóleo para a próxima semana
Depois de uma forte subida, há umas semanas, o preço dos combustíveis volta a descer, na próxima semana. Apesar de não ser uma descida considerável, pode ter impacto nas carteiras.
Preço do gasóleo e da gasolina descem
Para a próxima semana, a previsão aponta para uma descida de um cêntimo no litro da gasolina e de uma redução de três cêntimos no preço por litro do gasóleo.
Ainda que sejam boas notícias, importa ressalvar que os valores são apenas indicativos. Uma vez a política de preço é livre, cada marca e posto de combustível pode fazer o preço que entender.
Em que posto de combustível os preços são mais baixos?
Por forma a permitir a disponibilização ao público dos preços dos combustíveis praticados nos postos de abastecimento, e que o seu conhecimento possa constituir um fator de ponderação na opção do consumidor e, deste modo, dinamizar também a concorrência, foi criado o Portal Preços dos Combustíveis Online.
E é o gasóleo a ficar ao preço de há 2 semanas. -3 cents a semana passada e -3 cents na próxima.
Já estava a dar muita bronca.
Quem não os conheça que os compre.
Vamos ver o barómetro com ES na semana q vem…
Então o governo baixou os impostos agora ?
Devia era baixar pq aumentou sub-repticiamente ~19 cêntimos em pouco mais de 6 meses!
Já estávamos quase em paridade com ES e agora já se cavou um fosso de tal ordem que os bens essenciais já estão mais caros em PT que em ES.
É só isso! Não precisa agradecer.
Então o governo baixou os impostos agora ?
E quem paga a inflação ? Os que andam de eléctrico?
Era uma ideia.
Ou pelo menos pagarem igual aos combustão. ISV, circulação ou propriedade (o que lhe quiserem chamar) e por kWh usado na estrada. Já aliviava
Agora isto de estarem a sobrecarregar os combustão, incluído os que levam os bens essenciais às prateleiras dos super, para oferecerem aos elektros é que não dá com nada.
Ah sei, os elétricos, como sempre, é que têm a culpa de tudo.
Mas eles já pagam igual.
No que respeita ao kwh até pagam mais taxas que o combustivel.
Não estão a sobrecarregar, até porque os combustíveis têm muitos subsídios.
Os combustíveis para produção de electricidade têm muitos subsídios. Sem dúvida.
Já os combustíveis rodoviários são marteladas com imposto à razão do dobro daquilo que custam em PT antes de impostos.
Têm alguns, mas parece que muito menos.
Martelados ? São como o vinho a martelo ? Só falta dizer que a electricidade não paga impostos.
Recebe mais do que aquilo que paga. Ao contrário dos combustíveis rodoviário que pagam praticamente o dobro daquilo que custam. Excepto o GPL.
Então prove lá que recebe mais do que paga ?
Ah , não esquecer que a electricidade gasta nos carregadores públicos paga mais de 70% em impostos e taxas.
Sério? Não serão os OPC que têm que fazer valer o investimento e mesmo assim estão a perder dinheiro?
Será a TAR aquela miséria de taxa que não paga nem em 100 anos o custo do cabo suportado pelo operador de rede elétrica desde o PD até ao posto? Se um dia vierem a ser pagos já estarão podres.
E andamos assim felizes e contentes a deitar notas para a fogueira como se nada fosse em nome do ideal verdusko da treta.
Não me diga que quando falam dos impostos nos combustíveis não está lá a parte dos distribuidores ?
Não paga ? então ainda bem, foi o Pai Natal que ofereceu, sendo assim podem baixar.
Você anda, já que só serve para queimar, e apenas dura uma única vez.
Claro q está e é essa parte correspondente (TAR , OPC)que vcs não querem pagar e chamam impostos. Querem tudo à borla.
Utilizamos 1x mas ao menos contribuímos para o o ciclo da água ao expelir água em grande percentagem pelo tubo de escape.
Já vcs só utilizam a electricidade que tb só usam 1x e contribuem zero para o ciclo da água que cada vez é mais escassa em resultado da politicas verduskas da treta.
Vocês não querem pagar ? então quem não quer pagar ? eu pago, e nunca reclamei.
A sério que contribui para o ciclo da água ? LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL, as asneiras que se vêm por aqui, vou mudar também para gasolina, assim posso regar as plantas lá em casa.
A eletricidade não se usa, não é um bem material, ela é sempre a mesma, o que pagamos é a criação do seu potencial.
Em relação ao vapor de água que sai do escape dos carros a combustão:
https://pplware.sapo.pt/motores/surpresa-um-em-cada-quatro-tesla-model-3-nao-passa-na-inspecao/comment-page-1/#comment-3606092
A electricidade é sp a mesma? Nem se percebe pq não param de queimar gás e carvão
Isso são números seus, conta alguma coisa, raramente acerta nalgum, é tudo tirado da sua cabeça.
Ah, já agora, vapor de água é um gás efeito estufa.
Os nrs não são meus @JL
“.. Water vapor is, aside from carbon dioxide, the major fossil fuel combustion by-product…
https://www.sae.org/publications/technical-papers/content/2017-01-9281/
O vapor de água até pode ter efeito de estufa e ainda bem pq de contrário já tinhamos morrido congelados.
Mas esteja descansado que esse vapor entra no ciclo da água, rapidamente forma nuvens e consequente chuva necessária à vida.
Acha que temos água a mais?
Claro que sim, antes de haver carros nem se vivia, estava tudo morto.
Óbvio que se não fosse a petrolhada o mundo estava mais frio seco. Loool
Provavelmente haviam mais árvores. Não lhe parece?
Ainda não havia a moda de andar a desmatar para plantar espelhos e eólicas nem meia Amazónia destruída à conta das madeiras leves e resistentes essenciais às pás das eólicas.
É bom que haja algo que compense.
Por outro lado, mineração de cobre e lítio seca tudo à volta (já vimos mas posso lembrar).
Por outro lado apagar incêndios em baterias contamina toda a água usada e é muita e ainda vamos no início.
Claro, só desmataram para isso, e tudo para carros eléctricos, antes disso o mundo era verde. Loooooooool
Mas se é assim porque não desliga a luz em casa e mete um gerador verde a gasóleo ?
O pessoal do gasóleo é o que menos razão de queixa tem. Continuam a usufruir de uma bonificação fiscal de 20 e tal cêntimos em litro à custa dos consumidores de gasolina. Se não fosse isso custava muito mais que a gasolina na bomba.
Não são 20 e tal cêntimos. Uso os 2 e na maioria das x’s nem chega a 10 cents
A gasosa paga mais taxa de carbono. Tenho que me aguentar.
Preocupo-me com o gasóleo pq é o que leva a comida à mesa e o facto da diferença entre PT e ES já permitir que a mesma cadeia de supermercados esteja mais barata na ES que em PT. Incrível , quem diria…
Não estou a falar de preços na bomba, estou a falar de ISP total. A gasolina paga 0,634 euros + IVA sobre o ISP, o gasóleo paga 0,504 euros + IVA por litro, o que já aí dá uma diferença de mais de 16 cêntimos. Se a isso somares que o IVA do gasóleo pode ser deduzido e o da gasolina não, os ganhos ultrapassam largamente os 20 cêntimos litro. Se o gasóleo pagasse o mesmo ISP da gasolina e não pudesse deduzir o IVA custava mais de 20 cêntimos na bomba. E o pão, as batatas e o resto viaja do supermercado para as casas das famílias em carros a gasolina.
Não estou a falar de preços na bomba, estou a falar de ISP total. A gasolina paga 0,634 euros + IVA sobre o ISP, o gasóleo paga 0,504 euros + IVA por litro, o que já aí dá uma diferença de mais de 16 cêntimos. Se a isso somares que o IVA do gasóleo pode ser deduzido e o da gasolina não, os ganhos ultrapassam largamente os 20 cêntimos litro. Se o gasóleo pagasse o mesmo ISP da gasolina e não pudesse deduzir o IVA custava mais de 20 cêntimos na bomba. E o pão, as batatas e o resto viaja do supermercado para as casas das famílias em carros a gasolina.
O ISP é constituído por vários itens. Entre os quais a fantochada da taxa de carbono.
A gasolina emite mais CO2 por km percorrido do que o gasóleo.
Se concordo? NÃO exactamente pq é uma fantochada. Mas tenho que aguentar.
O gasóleo não emite nem mais nem menos CO2 por km percorrido que a gasolina. Não é assim que as coisas se medem.Um litro de gasóleo é que produz sempre mais CO2 que um de gasolina: 2,65 KGS CO2 contra 2,31 KGS, tanto num Smart como num Hummer, e os KMS que esse litro fizer. E os crápulas do PSD sabem isso perfeitamente. Só que juraram favorecer a burguesia exploradora que consome gasóleo à custa da classe média assalariada que consome gasolina.
@Grunho, no entanto 1 lt de gasóleo tem mais energia que 1 litro de gasolina e por isso em carros semelhantes 1 litro de gasóleo faz mais kms que um litro de gasolina.
O litro de gasóleo acaba por emitir menos gCO2 por cada km percorrido.
Mais uma vez não estou a defender nem um nem outro pq como dito, sou capaz de usar mais gasolina que gasóleo.
O que sinto é que ambos são taxados em PT de modo desproporcional face ao rendimento do país.
E isto (isto e a carga de ISV) tem um objetivo que é favorecer a ME para parecer elegante face aos olhos da UE. Países com rendimento similar ou até ligeiramente superior (Malta) têm os combustíveis ~0,50 cents mais baratos. Por outras palavras, com uma carga de impostos~50% inferior.
Faziam, hoje em dia a diferença é mínima, continua a poluir mais.
Em vez de ir ao super com gasóleo, vá a gasolina, assim já é a gasolina que mete a comida na mesa.
Se estivesse preocupado com isso era o que fazia, já que assim deixava mais gasóleo para essa parte, e assim não fazia os desgraçados que só podem consumir gasolina pagar a parte do custo a mais do gasóleo que usa. Lol
Vou muitas x’s gasolina, esteja descansado.
Estava a referir-me aos que levam os bens essenciais às prateleiras dos supermercados.
Qd começar a fazer as compras de supermercado em ES é que provavelmente passarei a usar o diesel em exclusivo. (carrega mais e gasta menos)
Ah ok, isso, assim mete os espanhóis que usam gasolina a pagar aquilo que você não paga.
O Sr. JL grande moralista… a comida dele chega exclusivamente de avião, camião, barco elétrico com renúncia a qualquer outro. Ele é aquele que vai ao continente ou ao pingo doce ralhar com os srs. da logistica por trazerem a comida em camiões poluidores a gasóleo.
Agora a sério… até cai no ridiculo com as suas declarações.
Quando até uma transportadora do Norte já disse que os camiões elétricos nao são opção, pelo menos no curto / médio prazo.
Eu disse isso onde ?
Mas não consegue ter uma conversa de adulto, é só essa de criança mimada ?
Se está tão preocupado com isso, então faça o mesmo, não venha com a desculpa hipócrita de quando usam diesel nos vossos carros e que não pagam tanto impostos como os outros porque o combustivel é usado para transportar comida.
Provavelmente também tenho o direito de me desculpar com o mesmo, afinal sem electricidade também essa comida não chega a lado nenhum, já que se estraga antes.
“…afinal sem electricidade também essa comida não chega a lado nenhum, já que se estraga antes….”
Sério @JL? Então como conserva o peixe (ex.pescada do Chile) apanhada em alto mar em fainas que chegam a durar 1 mês ou mais?
Se calhar julga que apanham no caminho uns carregadores da mobi.E ou da tesla para fazer ligar as câmaras de frio 😛
O mesmo para os camiões de longo curso. Eheh
Ai que caraças, esta maota anda mesmo obcecada.
Com eletricidade.
Como conversa o peixe em casa ? é com gasóleo ? deve saber mal.
Você é que é obcecado, porque faz preconceito de coisas tão banais como essa ? não vê que é sempre você que trás esses temas absurdos.
A mobie já foi de vela, já foi aprovada as novas regras.
Posso ter um gerador a gasóleo e/ou gasolina. Ou é vc que vai proibir?
Não é nenhum absurdo.
Vc não tem como conservar o peixe ou a carne em movimento.com electricidade dos carregadores da mobi E, tesla ou ionity.
Isso são mamarrachos que apenas servem para poluir a paisagem urbanística.
Então porque não tem ? Já devia ter.
Eu proibir ? Eu gosto da liberdade de todos.
Não tem ? Curioso, porque há cada vez mais camiões que usam baterias para aguentar o frio.
São mamarrachos para carregar veículos, tal como são os postos de abastecimento,ou esse também poluem a paisagem ?
Oh JL compra um Porsche taycan destes:
https://www.facebook.com/share/p/1BsASm87SJ/
Ah já sei… Vai dizer que o senhor que fez o post é mentiroso e que empolgou tudo e que não sabe o que está a fazer.
Veículos elétricos não avariam conforme você disse.
Qual é o problema ? Não entendi?
O carro também tem culpa de não haver quem saiba tratar deles ?
Ah já sei, este serve para libertar aqui já o meu preconceito sobre eléctricos.
Você cada vez está pior.
Eu dou lhe um carro à sua escolha para me dizer ONDE DISSE QUE OS ELÉCTRICOS NÃO AVARIAM, numa vez na vida veja se consegue ser um homem ?
Já agora gostava de saber como passou 4 meses desde dia 9 de Novembro de 2024 ?
Ah espere, isso deve ser no planeta do Mário, o ano por lá deve ter 13 meses….
Deixe de ser tretas.
Não tem um camião elektro que faça longo curso e alimente a galera frigorífica. Aliás, não tem sequer camiões elektros que façam longo curso.
@Mario essa do porsche não é defeito, é feitio.
Esses carros não podem carregar acima dos 80% caso contrário podem explodir e incendiar tudo à volta e ele deve ter-se distraído e carregou acima. O carro ao pedir para abarcar num sitio seguro só está a zelar pela pele ao dono .
Alguém falou em camião eléctrico ? Irra que você é mesmo alienado nisso, mas já que fala, há sim, e muitos.
Sobre o Porsche não tem nada a ver com 80%, bastava ler o que o carro já levou.
É tipo os diesel que vão muito bem em autoestrada, devagarinho, entretanto aceleram para fazer uma ultrapassagem e incendeiam ?
Dado que o gasóleo é o resíduo que sobra das transformação da gasolina, explica lá onde é que isso faz sentido???
A gasolina é o combustível mais refinado na transformação do petróleo, gasóleo é o “que sobra”, existirem motores a gasóleo é apenas para que este componente seja consumido em vez de o deitarem fora…
… mas na tua ideia, o “lixo” da refinação deveria ser tão/mais caro que o produto final aka gasolina???
Ganha juizinho, rapaz… não é porque parece caviar, que é caviar…
Man, o gasóleo é tanto resíduo da gasolina como a gasolina é resíduo do gasóleo. Isso não interessa para nada. O que faz o preço dos refinados é a procura.E aí a procura de gasóleo em Portugal é quase 4X mais ok? É lógico, fora os camiões a burguesia que tem os grandes carros a diesel tem pasta para os ter sempre a rolar, a classe média assalariada dos carros pequenos a gasolina não tem. Tanto assim que em Portugal sempre houve grandes excedentes de refinação de gasolina que eram exportados para os USA. Agora, não há engano: o gasóleo sempre saiu e saí da refinaria mais caro que a gasolina.
@Grunho, burguesia exploradora e gasóleo hoje não combina.
Hoje é mais Ferraris, Porsches, Lambos, Astons etc
Na vida real a burguesia exploradora que tem os Ferraris, Lambos e Astons anda de Merc classe S e bimmer serie 7. Os Ferraris ficam o ano inteiro fechados na garagem e só saem para o desfile da alta sociedade.
Então quer dizer que a gasolina é o resíduo que sai da transformação do gás ?
Se é um resíduo porque o custo de produção do gasóleo é superior ?
Se assim fosse o querosene também não tinha um custo ainda maior que o gasóleo.
Na realidade houve um tempo em que o gasóleo era descartado no mar pq não sabiam o que fazer com ele.
Claro que sim, tal como descartam muito petróleo no mar. LOL
Estou a arrependido de ter andado de avião ultimamente… já que o sr. nem isso deve fazer em nome do ambiente.
Pelo menos não ando sempre a falar de ambiente e tentar ser uma Greta como você e depois tenho um diesel.
Oh meu amigo, eu não sou uma greta. Só estou a meter me no seu papel de moralista. Anda a apregoar o ambiente no seu elektro, e depois não se priva de andar de avião, quando uma viagem de avião polui tanto como o meu diesel na vida útil dele.
Mas parece, está sempre a falar do ambiente.
Eu moralisma ? Mas quem veio com esse tema foi você, mas não sabe o que escreve aqui ?
Onde disse que não evito de andar de avião ? Vai continuar a inventar como costuma ? Já que não tem outro tipo de argumentação..
Lá está a Greta novamente.
@JL, já lhe tinha dito mas parece que essa cabeçorra não tem o condão de reter a informação .
Em meados do século passado, o gasóleo que não era utilizado como combustível não tinha tanto valor comercial quanto hoje, porque não havia procura, logo os excedentes eram descartados essencialmente recorrendo aos rios e oceanos, incineração, aterros e contentores tipo os dos resíduos nucleares:
“Land Disposal: Diesel waste was often dumped directly onto the ground or into landfills. This could contaminate the soil and groundwater, leading to long-term pollution.
Water Disposal: Diesel waste was sometimes dumped into rivers, lakes, or oceans. This could harm aquatic life and ecosystems.
Concerns and Threats of Contamination on Aquatic Ecosystems – PMC – PubMed Central
pmc.ncbi.nlm.nih.gov
Incineration: Burning diesel waste was another method of disposal. However, this could release harmful pollutants into the air.
Improper Storage: Diesel waste might be stored in containers that were not properly sealed or maintained, leading to leaks and spills.”
O gasóleo não é só um subproduto da gasolina. Ele é tb um subproduto de centenas de outros produtos essenciais à civilização moderna desde medicamentos, cosméticos, tintas plásticos, vernizes alcatrão, pneus etc etc que se obtêm através do petróleo.
Todos estes métodos de descarte do subproduto gasóleo eram extremamente agressivos para o meio ambiente. A explosão do carro a diesel veio resolver grande parte do problema e contribuir para um planeta mais limpo.
Hoje o gasóleo está bastante valorizado e tlz a narrativa tendente a demoniza-lo tenha a ver com a cobiça que desperta noutros sectores. Digo eu, não sei. É apenas uma hipótese para explicar uma mudança tão repentina na abordagem deste combustível que em pouco tempo passou de bestial a besta.
Ela retém informação, mas não pertence a um rebanho que leva lavagens cerebrais, nem de alucinados que nem sabem o que é um relé.
Então mas se é um subproduto porque custa mais que o produto em si ?
Então onde diz era descartado no mar ? Diz ai que era em campos.
Não se está a referir ao waste ? Que é o resíduo da produção de gasóleo. Ele já é usado desde o aparecimento do motor diesel, locomotivas, navios e muito mais, nunca houve excedente.
Onde diz?
“rivers, lakes, or oceans.”
Diz aqui, ou não sabe o que é um ocean?
O gasóleo em si era o resíduo. O foco principal era a produção de gasolina,outros derivados, como o gasóleo ou diesel, como lhe queira chamar. não tinham aplicações comerciais significativas naquela época.
Esses subprodutos (resíduos que vc é cabeça dura) eram frequentemente descartados de maneira inadequada, incluindo a sua libertação no mar!!!
Com o tempo, foram desenvolvidas novas aplicações para esses
resíduos, como o uso do gasóleo em motores diesel, o que reduziu a prática de descarte e aumentou a eficiência no uso dos recursos petrolíferos.
Hoje como dito, o gasóleo é muito valorizado e tlz esteja a faltar noutros sectores.
Tem imensos produtos que antigamente eram descartados e jogados ao mar por não terem valor comercial em determinadas épocas. Por ex, contam os pescadores da minha vila de fds q o tamboril que vinha na rede, antigamente era descartado pelos pescadores por se um peixe feio e repugnante.por isso ng comprava e era devolvido ao mar por não ter valor. Hoje é um peixe caro para xuxu por ter passado a ser muito apreciado.
Outro:
A Lagosta outrora vista como comida de pobres e usada como adubo. Hoje, é um símbolo de luxo.
Voltando aos combustíveis:
1- gás natural era queimado pois não havia infraestrutura para transportá-lo ou armazená-lo de forma económica. Tal como o gasóleo, era pouco valorizado por não ter uso. Hoje é o que se vê.
2-bagaço de cana-de-açúcar era descartado hoje é usado para biocombustíveis.
3-Óleo de cozinha usado era deitado fora, hoje é usado para biodiesel.
Para mal dos seus pecados, agora são não um resíduo, mas sim 4 residuos que os motores a combustão conseguem usar e com isso contribuir para um planeta mais limpo.
Mais valia ter ficado calado.
Então e os navios, comboios tratores e muitos outros gastavam o quê ? Gasolina ?
Era sim resíduos de refinação, que ainda existem.
Mas isso para justificar o quê? Que hoje quem consome gasolina pode continuar a pagar o gasóleo que você usa ?
Sempre a meter os pés pelas mãos. Os elektros é que andam à conta dos impostos pornograficos sobre o gasóleo e sobre a gasolina.
A Europa ocidental alucinada com 7% das emissões globais não sei o que quer resolver com isto. Os responsáveis pelas restantes 93% estão-se bem a ca%@#4 para o assunto e ainda gozam o prato à conta dos otários. E dentro destes há ainda quem seja mais otário como é o caso de PT pq fica bem e o Timmermans dizia que era uma postura elegante. Entretanto o povo sofre pq vê tudo mais caro que o vizinho que tem um rendimento per capita superior incluindo os bens de 1ª necessidade e aguenta 36horas para atender uma pulseira amarela num hospital e um fundo de pensões sem fundos a curto prazo.
Os eléctricos não precisam dos impostos dos a gasolina, já que esses impostos já haviam antes deles.
Alucinado anda você, já não há tema nenhum que não fale dos eléctricos, até sobre combustíveis, isso já deve ser doença.
Estão a cargar-se ? Curioso, porque o dieselgate começou nos EUA, que coisa estranha…
Ena, até a pulseira amarela tem a ver com os eléctricos, daqui a pouco até a guerra na Ucrânia é culpa dos eléctricos. Que coisa pá.
E pode baixar ainda mais se mais gente fizer como o clube dos rapazes espertos: durante a semana é de bicicleta, ao fim de semana é até Espanha com 2 ou 3 jerricans na mala do carro. A gula pode sair fatal, num país de crápulas ao lado da Espanha, que paga salários 50% mais altos em igualdade de trabalho e horas, e ainda por cima cobra menos 30 e tal cêntimos em litro de gasolina.
Bastou a ANTRAM falar…