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Noruega: Mercado de carros elétricos com “problemas infantis”. Tesla no topo das queixas

Da experiência sabemos que os veículos elétricos são um salto na evolução automóvel. Contudo, registamos a crítica que em termos de materiais, alguns deles, estão aquém do valor pago. Nesse sentido, as informações do mercado automóvel da Noruega mostram isso mesmo. As queixas dos consumidores face a problemas nos carros incidem em maioria nos veículos elétricos, metade dos problemas são nos Tesla.

A marca americana é apontada por ter problemas derivados da falta de maturidade no ramo da construção automóvel.


Tesla na mira dos consumidores

Não é anormal os veículos, mesmo novos, apresentarem problemas de fabrico. Seguramente não haverá marca que tenha um recorde de zero reclamações. Contudo, o segmento dos elétricos, conforme notícias da Noruega, está a registar queixas acima do que é o normal. Por outro lado, os problemas são apontados apenas à falta de maturidade na construção.

Segundo os dados de vendas no mercado nórdico, a marca americana está a vender como nunca. A Tesla tem sido importante para as pessoas que querem mudar. A Noruega é hoje um exemplo da adoção de veículos elétricos e a Tesla, depois de chegar ao país em 2012, com o Model S, vende como em poucos países.

Agora, com a chegada do Model 3, ainda existe uma maior procura, dado que o preço é substancialmente mais animador. Desta forma, em março, o novo modelo estabeleceu um recorde no mercado norueguês, com mais de 2215 registos num mês. No final do mês, o número estava a subir para umas sensacionais 5300 entregas.

 

Questões de reclamações

Tendo em conta o tempo de existência da marca nesse mercado, o número de viaturas vendidas e as condições de utilização, as autoridades questionam-se se a Tesla, como uma empresa relativamente nova, tem a capacidade de lidar com estes problemas e resolver em tempo útil os bugs e avarias que vão surgindo.

Estas questões são pertinentes dado que a marca está no topo quando se trata das estatísticas de reclamações feitas ao Conselho de Consumidores. Assim, de um total de 171 disputas relativas a carros novos em 2018, mediadas pelo organismo, a maioria diz respeito a carros elétricos.

E dos carros que precisavam ser mediados, cerca de metade deles – especificamente 86 casos – envolvia a marca de Elon Musk. Tendo em conta a percentagem de carros na estrada, o número de reclamações teve um pico preocupante. Em comparação, a Nissan, que vendeu cerca de 4000 carros a mais que a Tesla em 2018, apenas foi apontada em 28 casos para mediação.

Reclamações da Tesla em relação às outras marcas de carros

VW Tesla 4,2x mais
BMW Tesla 2,0x mais
Audi Tesla 1,9x mais
Toyota Tesla 6,2x mais
média Tesla 3,5x mais

 

Clientes com expectativas muito altas

A opinião do mercado, sobre estes problemas é clara. Não está em causa a qualidade dos carros, o que está em causa são problemas “infantis” e clientes com expectativas muito altas para um carro caro no segmento premium.

Isso impulsiona ainda mais os números de reclamações, explica o advogado Thomas Iversen no Conselho de Consumidores da Dinside e, ao mesmo tempo, confirma que é também o feedback que recebem dos queixosos.

Segundo Iversen, as queixas em maior número prendem-se com problemas elétricos em geral, falhas de carga e outros pontos relacionados.

Conforme podemos perceber nas palavras do advogado, a maior preocupação dos clientes é o pós-venda. O aumento das vendas da marca americana deixa os consumidores apreensivos sobre a capacidade da Tesla em lidar com os pequenos problemas que estão macular a imagem da empresa.

 

O que diz a Tesla sobre as queixas?

O responsável de comunicações da Tesla na Noruega, Even Sandvold Roland, referiu à publicação Bilnytt que a marca deu muitos passos no ano passado para melhorar a experiência do cliente. Além disso, o Barómetro do Cliente norueguês recentemente atribuiu à Tesla quatro de cinco estrelas. Dessa forma, a marca posiciona-se na categoria de clientes muito satisfeitos.

No entanto, a empresa de Musk acabou na parte inferior dessa tabela. De todas as marcas de carros eleitas nesse compêndio, a Tesla passou do 4.º para o 51.º lugar.

Este ano, segundo o Conselho de Consumidores, os carros elétricos têm uma fatia maior. Contudo, a marca americana tem já mais de 40 reclamações, quando ano passado foram feitas 86.

 

Desafio para os carros elétricos

No entanto, não é apenas Tesla apontada nas estatísticas. Os carros elétricos geralmente diferem dos carros a gasolina e diesel. Assim, entre os modelos elétricos económicos, os Renault Zoe também tem problemas. Segundo referem, os clientes reclamam especialmente do ruído de alta frequência durante o carregamento, o que também é um problema “infantil”.

 

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