Da experiência sabemos que os veículos elétricos são um salto na evolução automóvel. Contudo, registamos a crítica que em termos de materiais, alguns deles, estão aquém do valor pago. Nesse sentido, as informações do mercado automóvel da Noruega mostram isso mesmo. As queixas dos consumidores face a problemas nos carros incidem em maioria nos veículos elétricos, metade dos problemas são nos Tesla.
A marca americana é apontada por ter problemas derivados da falta de maturidade no ramo da construção automóvel.
Tesla na mira dos consumidores
Não é anormal os veículos, mesmo novos, apresentarem problemas de fabrico. Seguramente não haverá marca que tenha um recorde de zero reclamações. Contudo, o segmento dos elétricos, conforme notícias da Noruega, está a registar queixas acima do que é o normal. Por outro lado, os problemas são apontados apenas à falta de maturidade na construção.
Segundo os dados de vendas no mercado nórdico, a marca americana está a vender como nunca. A Tesla tem sido importante para as pessoas que querem mudar. A Noruega é hoje um exemplo da adoção de veículos elétricos e a Tesla, depois de chegar ao país em 2012, com o Model S, vende como em poucos países.
Agora, com a chegada do Model 3, ainda existe uma maior procura, dado que o preço é substancialmente mais animador. Desta forma, em março, o novo modelo estabeleceu um recorde no mercado norueguês, com mais de 2215 registos num mês. No final do mês, o número estava a subir para umas sensacionais 5300 entregas.
Questões de reclamações
Tendo em conta o tempo de existência da marca nesse mercado, o número de viaturas vendidas e as condições de utilização, as autoridades questionam-se se a Tesla, como uma empresa relativamente nova, tem a capacidade de lidar com estes problemas e resolver em tempo útil os bugs e avarias que vão surgindo.
Estas questões são pertinentes dado que a marca está no topo quando se trata das estatísticas de reclamações feitas ao Conselho de Consumidores. Assim, de um total de 171 disputas relativas a carros novos em 2018, mediadas pelo organismo, a maioria diz respeito a carros elétricos.
E dos carros que precisavam ser mediados, cerca de metade deles – especificamente 86 casos – envolvia a marca de Elon Musk. Tendo em conta a percentagem de carros na estrada, o número de reclamações teve um pico preocupante. Em comparação, a Nissan, que vendeu cerca de 4000 carros a mais que a Tesla em 2018, apenas foi apontada em 28 casos para mediação.
Reclamações da Tesla em relação às outras marcas de carros
VW | Tesla 4,2x mais |
BMW | Tesla 2,0x mais |
Audi | Tesla 1,9x mais |
Toyota | Tesla 6,2x mais |
média | Tesla 3,5x mais |
Clientes com expectativas muito altas
A opinião do mercado, sobre estes problemas é clara. Não está em causa a qualidade dos carros, o que está em causa são problemas “infantis” e clientes com expectativas muito altas para um carro caro no segmento premium.
Isso impulsiona ainda mais os números de reclamações, explica o advogado Thomas Iversen no Conselho de Consumidores da Dinside e, ao mesmo tempo, confirma que é também o feedback que recebem dos queixosos.
Segundo Iversen, as queixas em maior número prendem-se com problemas elétricos em geral, falhas de carga e outros pontos relacionados.
Conforme podemos perceber nas palavras do advogado, a maior preocupação dos clientes é o pós-venda. O aumento das vendas da marca americana deixa os consumidores apreensivos sobre a capacidade da Tesla em lidar com os pequenos problemas que estão macular a imagem da empresa.
O que diz a Tesla sobre as queixas?
O responsável de comunicações da Tesla na Noruega, Even Sandvold Roland, referiu à publicação Bilnytt que a marca deu muitos passos no ano passado para melhorar a experiência do cliente. Além disso, o Barómetro do Cliente norueguês recentemente atribuiu à Tesla quatro de cinco estrelas. Dessa forma, a marca posiciona-se na categoria de clientes muito satisfeitos.
No entanto, a empresa de Musk acabou na parte inferior dessa tabela. De todas as marcas de carros eleitas nesse compêndio, a Tesla passou do 4.º para o 51.º lugar.
Este ano, segundo o Conselho de Consumidores, os carros elétricos têm uma fatia maior. Contudo, a marca americana tem já mais de 40 reclamações, quando ano passado foram feitas 86.
Desafio para os carros elétricos
No entanto, não é apenas Tesla apontada nas estatísticas. Os carros elétricos geralmente diferem dos carros a gasolina e diesel. Assim, entre os modelos elétricos económicos, os Renault Zoe também tem problemas. Segundo referem, os clientes reclamam especialmente do ruído de alta frequência durante o carregamento, o que também é um problema “infantil”.