Pplware

Estes serão os carros elétricos que vão fazer mexer o mercado em 2019

No ano de 2018 vimos as tendências do passado a formar um conceito viável e este ano veremos o conceito materializado. Os carros elétricos que fomos vendo “no estirador” e nos protótipos saudados nos eventos automobilísticos chegam agora ao mercado.

Audi, Tesla, Mercedes, BMW, Porsche, VW e muitos mais vão marcar a forma como conduzimos, como nos deslocamos e como encaramos o futuro do automóvel. Estes serão alguns dos mais conceituados veículos elétricos para 2019.


2019 é ano de comprar carros elétricos? Calma!

Sem dúvida que este ano será aquele das grandes revelações, mas ainda não será o ano dos bons preços e das oportunidades de última hora. Mas será, sem margem para dúvida, o ano onde as grandes marcas vão querer enfrentar a Tesla, que tem levado às costas o segmento dos veículos elétricos.

 

Audi e-tron 2019

Na verdade, este carro da Audi esteve para ser lançado em 2018, foi mesmo apresentado em setembro do passado ano, mas ao mercado ainda se espera que chegue este ano de 2019.

Um dado curioso é que este veículo foi adiado não por questões de hardware, mas, porque o seu software tem dado problemas. Para tentar resolver este problema, a casa mãe Volkswagen deu indicações para que o desenvolvimento do software do Audi e-tron seja coordenado com a equipa do Porsche Taycan, mas ainda hoje o desenvolvimento parece estar a correr mal.

Assim, as primeiras entregas na Europa são esperadas para o primeiro trimestre de 2019 e devem chegar à América do Norte no segundo trimestre de 2019.

Quem teve já acesso ao veículo, fala de uma condução fantástica. Apesar de ter uma grande bateria de 95 kWh, poderá não ter disponíveis os 400 km de autonomia, como anunciado. Os testes parecem indicar que são viáveis as 200 milhas de alcance do veículo. Isto quer dizer que deveremos ter cerca de 320 km de autonomia real.

Pese o facto de ser um resultado dececionante, numa boa condução, com cuidados de eficiência, será o suficiente para grande parte das pessoas, na sua vida diária. Em Portugal, claro, temos de contar com poucos PCRs e, nos poucos que existem, filas para carregar.

Este SUV premium tem um preço que inicia acima dos 70 mil euros e estará disponível este ano para vários mercados.

Este será um dos veículos a passar pelo radar Pplware este ano. Iremos deixar a análise ao mesmo.

Audi e-tron

 

Mercedes-Benz EQC 2019

A máquina da Mercedes esteve na incubadora muito tempo, passou por um processo de marketing, que envolveu vários cenários ao redor de locais interessantes, mas as pessoas querem ver o “sumo” deste trabalho. Onde anda o carro?

O Mercedes-Benz EQC vai ser um concorrente direto ao Audi e-tron, num segmento onde não estão sozinhos. Até porque, ao que parece, o segmento dos SUVs é o escolhido de outras grandes marcas. Grandes carros elétricos… sim, pode ser uma boa aposta.

Não, é verdade que não é nada que a Tesla não tenha já antecipado, o Tesla Model X já ajudou a abrir portas a este segmento, por isso, vamos ver o que a Mercedes consegue fazer.

Contudo, ao contrário do e-tron, ainda não há muitas experiências de utilizadores que tenham tido a oportunidade de o conduzir e deixar o testemunho. Espera-se que em breve este EQC entre em produção e que possamos ter a oportunidade de entrar no SUV para o testar.

Segundo a Mercedes, o EQC permitirá uma autonomia de 450 km, mas a empresa ainda usava o padrão NEDC quando fez o anúncio. Poderá baixar para perto dos 320 km no ciclo WLTP.

A bateria será alimentada por 2 motores assíncronos com uma capacidade total de 300 kW (408 hp). Pode atingir uma velocidade máxima de 180 km/h (111 mph) e uma aceleração de 0 a 100 km/h (62 mph) em 5,1 segundos.

De acordo com a folha de especificações, o EQC é equipado com um carregador interno refrigerado a água com capacidade de 7,4 kW e tem uma capacidade máxima de até 110 kW numa estação de carregamento apropriada.

A empresa alemã ainda não confirmou o preço, mas este deve começar em torno dos 70 mil euros.

Mercedes-Benz EQC

 

MINI Electric 2019

A BMW tem apostado muito alto neste segmento, mas já lá vamos. Sem sair dentro do grupo BMW, temos de dar a conhecer este MINI totalmente elétrico. Sim, será o “próximo” depois de ter deixado no mercado em 2013 o BMW i3. Depois disso, a empresa alemã apenas tem afinado as versões do i3 e lançado uns híbridos.

Na verdade, este veículo ainda não se deu a conhecer no formato “produção”. A marca tem lançado imagens de veículos elétricos como prova de conceito, desde há uns anos para cá, espera-se que a vista abaixo seja a mais próxima do que será produzido.

Não se sabe muito sobre as especificações do MINI Electric 2019.

A BMW tem outros veículos na calha, mas não acreditamos que deixe este modelo para trás, ainda por cima porque em 2018 a marca vendeu bem o seu MINI.

Vamos ver se entre o lançamento da próxima geração de tecnologia EV, que vai estrear no BMW iX3, aparece este veículo. Aponta-se que para este carro elétrico a autonomia seja de 240 km, o que fará dele um veículo urbano.

Preço, data de lançamento e variações na versão… ainda não se sabe quase nada, ou nada mesmo. Mas vamos estar atentos ao que poderá ser lançado neste ano, na MINI.

MINI Electric 2019

 

BMW i3 2019

Esta é uma evolução que vale a pena seguir atentamente. Tivemos já a oportunidade de conhecer e conduzir o BMW i3 e o BMW i3S e ambos são um conceito real de carro elétrico. Urbano, de porte curto e parca autonomia, traz ao utilizador um nova forma de ter um carro.

Assim, o BMW i3 2019 não é um carro elétrico novo, mas a atualização que está a ser preparada poderá ser uma salto fantástico que faça justiça ao preço até agora cobrado pelo carro.

O BMW i3 2019 vai receber novas baterias de 120 Ah, o que resultará num nova bateria de 42 kWh para um alcance de cerca de 250 km, segundo a empresa.

Isso representa um aumento de 30% em relação à versão anterior. Pode ser importante, principalmente em mercados como o nosso, com poucos pontos de carregamento.

Historicamente, a BMW tem sido boa em atualizar as especificações do i3 sem aumentar significativamente o seu preço de mercado.

No momento, o preço do BMW i3 começa em cerca de 38 mil euros.

BMW i3 2019

 

Nissan Leaf 2019

Seguramente, em Portugal, este é o elétrico mais popular e aquele que encontramos mais vezes nos PCRs à espera de vez para abastecer. Bom, barato e tem sido a escolha de centenas e centenas de compradores em Portugal.

Tal como está previsto com o BMW i3, mas em termos de evolução de um certo componente, o Nissan Leaf também está a receber uma atualização significativa o suficiente para merecer uma menção aqui.

A bateria de 60 kWh para o Nissan Leaf é comentada há anos, mas finalmente deve chegar ao mercado este ano.

Assim, esta nova bateria irá permitir uma autonomia a rondar os 320 km e tornar este veículo totalmente elétrico, no mais acessível de longo alcance.

Preços e lançamento deverão em breve ser conhecidos.

Nissan Leaf 2019

 

Porsche Taycan

O Porsche Taycan é indiscutivelmente o mais esperado veículo elétrico de 2019. Isto porque a marca irá introduzir um sistema de 800 volts e a carga de EV mais rápida que vimos até hoje.

Na verdade, este será outro veículo totalmente elétrico que apenas algumas pessoas endinheiradas vão poder pagar, contudo, a tecnologia vai empurrar toda a indústria para um novo nível.

Além do sistema de carregamento, este bólide da Porsche deverá aparecer com várias opções de bateria e autonomia, podendo variar entre uma autonomia de 350 a 500 km.

O Porsche Taycan também deverá ser capaz de manter uma alta velocidade durante um longo período de tempo sem super aquecer.

Num tweet recente da marca, ficámos a conhecer o preço a praticar pelo Taycan nos EUA, onde o mais acessível, o “Taycan”, será proposto por pouco mais de 90.000 dólares, correspondente aos 80.000 euros por cá. O Taycan 4S será comercializado abaixo dos 100.000 dólares e o Taycan Turbo cerca de 130.000 dólares.

Pode parecer uma curiosidade, mas estes preços explicam muita coisa. A Porsche parece estar em linha com os preços praticados pela Tesla para o Model S: 78.000 dólares para o 75D, 96.000 dólares para o 100D e 134.500 dólares para o P100D. Preços para o mercado americano.

Porsche Taycan

 

Kia Niro EV

O Hyundai Kona EV (ou Kauai em Portugal) já chegou ao mercado e o Niro EV é muito semelhante, mas oferece mais uma opção no mercado a partir de 2019.

A empresa diz que na Europa, o Niro EV será equipado com “uma bateria de polímero de lítio de alta capacidade de 64 kWh” capaz de uma taxa de carga de 100 kW e um motor de tração dianteira de 150 kW (204 ps), “produzindo 395 Nm de torque, permitindo que o Niro EV acelere de 0 a 100 km/h em apenas 7,8 segundos. ”

Na Europa, o Niro EV já tem homologação em WLTP, que aponta para 484 km com a bateria maior. Aquela que tem uma capacidade de 64 kWh e que vai ser a única a comercializar em Portugal. Isto significa que, no nosso país, não vai ser oferecida a versão mais acessível, com 39,2 kWh e uma autonomia de 300 km.

O Niro EV alinha pelos melhores no que respeita à autonomia, sendo que o preço previsto para o nosso país deverá rondar os 50.000 euros.

Kia Niro EV

 

E os outros?

Na verdade, este tema é para continuar a ser vigiado, perceber o que fará a Volvo, a Renault, a Opel, a Honda e muitas outras marcas que estão a apostar igualmente num ou mais carros elétricos.

Assim, 2019 será um ano que marcará para sempre o segmento automóvel e, quem sabe, a economia de muitos países, o conceito de combustível fóssil não vai acabar, claro que não, mas leva já a primeira machadada.

Exit mobile version