Sunswift Violet: Carro solar bate recorde ao conseguir percorrer 4100 km
Além dos veículos a combustíveis fósseis e com sistemas de propulsão elétricos, existem também veículos que são movidos a energia solar, que na prática usam esta fonte de energia para alimentar motores elétricos. Deste último caso, ainda não existe nenhum exemplar no mercado, até porque ainda se está numa fase muito académica para avaliar a sua viabilidade no mundo real.
Nas competições académicas, houve recentemente um carro movido a energia solar que conseguiu alcançar os 4100 km.
Chama-se Sunswift Violet e é um carro movido a energia solar que foi construído por uma equipa de engenharia da Universidade de New South Wales, na Austrália. Esta equipa tem vindo a investigar e a testar o uso de energia solar para alimentar os motores elétricos.
A equipa conseguiu que o seu veículo percorresse 4.100 km entre Perth e Sydney, dois dias antes do previsto (a viagem durou 6 dias).
O consumo médio de energia foi de 3,25 kWh por 100 km, bem abaixo dos 5,5 kWh/100 km necessários para estabelecer o novo recorde.
A equipa tinha também como objetivo realizar toda a viagem com um custo inferior de um único depósito. No final o custo total da viagem rondou os US $ 50.
Sobre o Violet
De acordo com a informação, este carro consegue atingir os 140 km/h e os painéis solares conseguem garantir uma autonomia de 800 km, recorrendo à energia que vai sendo acumulada nas baterias. Este é o sexto carro solar projetado e fabricado pela equipa Sunswift, e o primeiro veículo familiar de quatro lugares.
O veículo tem um comprimento de 5 metros, largura de 2,2 metros e tem 1,2 metros de altura. O seu peso são 360 kg, graças a uma parte do chassis que é construído em fibra de carbono.
O painel solar do carro consiste em 318 células de silício monocristalino SunPower com uma eficiência de conversão de aproximadamente 22%. Os motores elétricos geram apenas 7 kW de potência.
O Sunswift Violet vai participar no Bridgestone World Solar Challenge já no próximo ano.
Este artigo tem mais de um ano
Gostei desta parte ” sistemas de propulsão elétricos, existem também veículos que são movidos a energia solar.” Os sistemas com painéis de energia solar também têm propulsão elétrica os painéis fotovoltaicos apenas convertem a radiação eletromagnética em energia elétrica. Talvez exista aqui em pequeno trocadilho…
Sim tens razão. Deixa refazer a frase
se um grupo de universitários consegue fazer 1 carro movido a energia solar, imaginem marcas de dimensão mundial..
mas é claro que não vai acontecer.. todos temos de lhes dar mama com os supercarregamentos e trocas de baterias.
Poderia até acontecer mas teria que custar uns bons milhares de € por ser autosuficiente.
Ora aqui está um projeto bastante interessante e que há muito me interrogo porque não apostar nesta via em Portugal através das universidades e algumas bem posicinadas nesta área. Um boa oportunidade para o capital de risco e empreendedores.
Isto não é básicamente um EV normal ? Como um Tesla por exemplo? A única diferença é a fonte de electricidade, se carregar o Tesla com energía de fonte solar o efeito é o mesmo e faz a viagem en 2 dias em vez de 6..e de onde sai o Custo de 50 dólares se este carro so usa energía do sol gerada pelos paineis do proprio carro?!
No final o custo total da viagem rondou os US $ 50… em quê? tiveram que parar numa “bomba solar”?
Também fiquei curioso mas o artigo original menciona que foi feita uma estimativa de custo de $0.50, com base na distância percorrida e energia gasta… Na prática não gastaram nada.
Provavelmente o carro não é auto-suficiente. Deve existir uma bateria de menor porte que é recarregada parcialmente com os painéis, mas ligeiramente abaixo do que os motores estão consumindo.
Já existe um carro alemão que vai entrar em breve em produção que se chama sono sion que utiliza painéis solares entre outras novidades.