PplWare Mobile

AutoEstrada: Costuma circular na via do meio? É melhor não…

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Max says:

    Ia tudo muito bem até ao penúltimo parágrafo.
    “De referir ainda que, dentro de uma localidade, não é considerada infração o facto de circular pela esquerda, isto porque os condutores devem escolher a melhor via mais adequada ao seu destino.”
    Diz a PSP na sua página no Facebook:
    “Sempre que [nas localidades ou fora das localidades], no mesmo sentido, existam duas ou mais vias de trânsito, este deve fazer-se pela via mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direção.”
    Ou seja o que diz no post, de seguir pela via da esquerda é – se se vai virar à esquerda, assinalando com o pisca, ou se em frente houver uma bifurcação e se escolhe a via da esquerda por ser a mais adequada ao destino.
    Quanto a circular kms e kms pelas vias à esquerda com a da direita livre, devia haver ações de fiscalização com direito a transmissão na televisão – e uma noite de choça obrigatória.

  2. Jamaral says:

    Se as coimas fossem efetivamente aplicadas pagávamos a divida externa.

  3. rui says:

    muito giro, mas basta andar pela A1 após Santarem de manha em direção a Lisboa em que queiras is a 120km/h e boa sorte em sair da faixa do meio para a direita, até o podes fazer, mas passado 30 segundos queres voltar ao meio e já estás bloqueado por alguém a fazer 122km/h…

    • AJ says:

      a sério? alguém a fazer 122km/h? Próximo da velocidade máxima permitida num autoestrada.
      Deve ser aqueles condutores que acha que os 120 km é a velocidade mínima permitida.

      • rui says:

        vais dizer que nunca ficas preso na faixa da direita trás de um camião porque tens alguem a ultrapassar na do meio a um velocidade muito pouco superior a tua?

  4. PordoDoPunjab says:

    Cada vez que vejo um pastel na faixa do meio só me apetece meter-me à frente dele e travar a fundo até ele se espetar na bagageira.
    Só não faço isso porque tenho estima pelo meu carro.

    Porque é que travei? apareceu um cão.
    Onde? Já fugiu…

  5. portgu says:

    “De referir ainda que, dentro de uma localidade, não é considerada infração o facto de circular pela esquerda, isto porque os condutores devem escolher a melhor via mais adequada ao seu destino”
    Dentro das localidades circular à esquerda também pode ser considerado uma infração, tudo depende da via e do contexto.

  6. 1 palmo na testa says:

    só vim aqui ver se há alguém a defender as vaquinhas que pastam nas faixas do neio/esquerda, é que não há desculpas, mas há sempre aqueles queimados da cabeça que defendem

  7. Zé Fonseca A. says:

    É uma lei que faz pouco sentido, em muitos países não se aplica essa lei e flui muito melhor, a meu ver essa lei só faz sentido para pesados, é absurdo quem vai tranquilamente na sua faixa se ter de preocupar em olhar pelo espelho a ver se alguém vem mais depressa, deve ser quem quer ultrapassar que deve ter a preocupação de mudar de faixa, seja à direita ou à esquerda sem perturbar o restante trânsito, e eu faço 300 kms seguidos na faixa da esquerda em Portugal.

  8. JMarston says:

    São os Francious.

  9. Mike Yeadon says:

    Nos últimos anos temos melhorado muito no que à condução nas vias da esquerda diz respeito. É a minha perceção.
    Em relação a piscas, distâncias de segurança e estacionamento selvagem, nem por isso.
    Em relação aos radares fixos, se a velocidade máxima da via é os 90, a generalidade reduz para 60, o que atrofia o trânsito todo.
    Em relação à atuação das polícias, ficam-se pela caça fácil às multas com radares móveis. De resto pouco ou nada atuam.

  10. Alfredo says:

    A espécie que viaja no meio, mesmo que não exista qualquer trânsito, deveria ser punida exemplarmente. É graças a esta espécie, que obrigam a efetuar manobras perigosas e causadores de acidentes. Para toda essa gente com o QI abaixo da média, desejo-vos o pior.

  11. Carlos Balcão says:

    Quem circula pela faixa do meio nas Auto estradas, 99 por cento ,vão agarrados ao telemóvel.

  12. TiGaSPT says:

    a malta que anda na 25 de abril por volta da 1-2 da manha era ali uma multa bem pesada, é tudo na faixa do meio, tudo porque devem ter medo das grelhas no chão que podem estragar as rodinhas aos meninos, às vezes até eu ir pela faixa da direita acaba por ser melhor e mais rápido porque tá toda a gente na do meio a pisar ovos

    • Zé Fonseca A. says:

      Muitas pessoas simplesmente nao gostam do barulho, outras nao sentem confiança na travagem, essa é daquelas que dou de barato, vão na faixa que bem entenderem na 25 de abril

    • Blackbit says:

      Mas ai estás a ultrapassar pela direito o pessoal que vai no meio, isso é perigoso e proibido.

      • Zé Fonseca A. says:

        Na 25 de abril? Se há sítio em PT onde podes escolher a faixa por onde ultrapassar é na 25, é como se a regra de circular à direita não se aplicasse, e curiosamente funciona bem

    • Realista says:

      Neste caso específico, um pouco mais de compreensão precisa-se.
      Geralmente na 25 de Abril vou na faixa do meio e, se possível, no limite da velocidade (70km).
      Porquê? Porque por muito que me chateie, tenho vertigens. Mesmo que não olhe para o rio, volta e meia tenho aquela sensação de vertigens, tornando mais arriscada a condução nessa faixa.
      Infelizmente, como eu, há outras pessoas a padecer do mesmo mal…

  13. PJA says:

    Não consigo compreender porque é que isto incomoda tantas pessoas. Eu faço assim, pisca da esquerda, passo o individuo/a pela esquerda e vou à minha vida. Sem rancores e sem ódios. Experimentem lá.

  14. Flávio says:

    Há tanta gente a conduzir na via do meio como gente a escrever faixa do meio, algo que não existe.

  15. Miguel Ângelo Figueiredo Oliveira says:

    É isso e as centenas de carros que circulam com os piscas avariados…

  16. Casper says:

    Sempre conduzi na faixa da esquerda e nunca fui multado.
    Se querem que a malta conduza sempre á direita, fechem as auto estradas.

  17. AlexS says:

    Tanta gente irritada por aqui… ir no meio é a forma mais segura se existirem poucos carros e deixa a esquerda para ultrapassar.

  18. Yamahia says:

    Toda a gente sabe que a lei existe o ninguém quer saber, sobretudo os gajos do elektros:
    https://1drv.ms/v/c/dcb6174b5a250bfc/EfwLJVpLF7YggNwqPgsAAAAB8deEgWwNCCSj5pwqh9Bk9w

  19. Dork says:

    A polícia não faz nada, aliás, não existe policiamento suficiente

  20. Manuel Cruz says:

    Em AE, em condições normais de circulação, não se puder “passar” pela direita veículos mais lentos, quando já nos encontramos a circular à direita dos mesmos é daquelas coisas que fazia todo o sentido no tempo em que os veículos só tinham espelho do lado esquerdo, existindo um espelho do lado direito e tendo o condutor ao mudar de via, de assinalar a manobra e certificar-se que o pode fazer em segurança, não faz sentido. Se ainda assim o problema forem os ângulos mortos, habituem-se a olhar por cima do ombro para o vidro da porta traseira ao mudar de via.
    Pior que os gajos a pisar ovos na via do meio são os artistas que se lembram de ir na via da esquerda a passear a 100 km/h ou a ultrapassar gajos que circulam a 119 km/h, sem passar dos 120 km/h, em zonas só com duas vias.

  21. Carlos Dantas says:

    Circular pela via da direita na autoestrada com 3 faixas de rodagem é a lei mais estúpida alguma vez implementada desde que há autoestradas em Portugal e só serve para os Srs. Ministros e outra malta do governo , afins e GNR transportarem orgãos a 300kms hora em Nissan GTR ou similares, pondo em risco a vida das pessoas quando esses mesmos orgãos podem ser transportados por helicóptero do INEM que para além de ser mais rápido é mais seguro, tudo isso para poderem ter as vias do meio e da esquerda livres para poderem andar acima dos 200kms e 300 kms hora sem terem que dar nas vistas com o “pirilampo” ligado ainda para mais agora as autoridades estão recheadas de altos carros como Porsches, Ferraris e outros similares. Quando eu tirei a carta a faixa da direita era para os lentos (camiões), a do meio para circular até 120kms hora e a da esquerda para ultrapassagens e durante dezenas e dezenas de anos eram essas as regras para se conduzir nas autoestradas em Portugal tal e qual como por essaEuropa fora, até que apareceu um iluminado a dizer que não é bem assim. Ora vejamos; Ao circular pela direita numa via de 3 faixas está-se a circular numa zona com o piso todo degradado devido ao desgaste provocado pelos pesados, está-se a circular muitas das vezes junto aos rails o que a mais pequena distração ou mesmo avaria mecanica ou um leve fechar de olhos pode provocar um despiste ao embater nos rails, está-se a circular na zona suja da autoestrada onde normalmente se acumula lixo, areia, gasóleo dos pesados e nalguns locais musgo e geada no inverno principalmente em zonas do interior e mais montanhosas, ao circular na via mais à direita em algumas autoestradas essas vias vão cheias de pesados o que o obriga a mais ultrapassagens, ora uma ultrapassagem é considerada uma manobra perigosa que se não forem respeitadas as regras, podem ser causadoras de mais acidentes, etc, etc Já tive oportunidade de discutir esta minha teoria com um agente da autoridade que me deu razão. Só mesmo em Portugal é que existem iluminados para fazer este tipo de leis. Porque é que se lembram de inventar. A faixa da direita é para os lentos, a do meio para circular à velocidade permitida por lei e da esquerda para ultrapassagens, porque raio tem que ficar duas faixas para ultrapassagem, provavelmente na cabeça desses iluminados uma será para quem tem necessidade de ultrapassar os lentos que circulam pela direita e a outra faixa mais à esquerda para as motas, politicos e GNR poderem circular acima dos 200Kms hora, enfim…

    • Max says:

      Só tretas. Quando tiraste a carta a regra que obriga a circular na via da direita quando está livre era a mesma.
      Tanto palavreado (ai o piso …, ai se me despisto …) para dizer que achas que se fores a 120 na via do meio os outros carros ainda têm a da esquerda para te ultrapassar. O que obriga a quem te quiser ultrapassar e for, corretamente, na via da direita, a percorrer duas faixas para a esquerda e depois de te ultrapassar, voltar a fazer o mesmo.
      Isto não te faz impressão obrigar os outros condutores a fazer isso? Nem mesmo quando te ultrapassa um pela esquerda e outro pela direita ao mesmo tempo? Achas que se fores a 120 ninguém de pode ultrapassar e vai tudo em procissão na via do meio?
      Não se te mete na cabeça que a via do meio é para ultrapassar os que vão na via da direita, mas que o trânsito esteja de tal maneira que não se pode voltar imediatamente para a via da direita? E que enquanto se ultrapassa usando a via do meio se pode ser ultrapassado pela via da esquerda? Ou seja, que a via do meio e a da esquerda são para ultrapassagens?
      A circulação rodoviária é dinâmica, o que parecia uma passeio de barco em alto mar, sem outros à vista, facilmente se converte na maior confusão e insegurança se a regra da condução pela via da direita se estiver livre não for cumprida.
      Devia haver mais fiscalização, com transmissão em direto na televisão e pelo menos uma noite de choça.

  22. Nuno Quintelas says:

    Se ao menos as autoridades fizessem cumprir esta e outras leis do código da estrada em vez de SÓ se preocuparem com o mais fácil: radares de velocidade, talvez fosse mais seguro andar na estrada

  23. NRocha says:

    Se as faixas mais à direita não estivessem quase sempre num estado vergonhoso de conservação, tal não acontecia. Da minha parte vou continuar a circular na faixa que esteja em melhor estado, porque o carro é meu e conta da oficina sou eu que pago. Em caso de multa, conversamos em tribunal. E quem vem por trás, se eu for a 120 na faixa da esquerda, só tem que gramar atrás de mim e mais nada, não tem sequer superioridade moral para criticar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.