A Rússia intensificou a sua investida na tentativa de controlar o Aeroporto de Hostomel, a noroeste de Kiev. Dessa resultou um ataque que destruiu o maior avião comercial do mundo, o Antonov AN-225 Mriya.
Além deste que é o maior do mundo, o ataque russo destruiu outros aviões baseados no aeroporto ucraniano.
De acordo com o ministro dos negócios estrangeiros da Ucrânia Dmytro Kuleba, o maior avião comercial do mundo Antonov AN-225 Mriya foi destruído durante um ataque russo. O anúncio foi feito a partir do Twitter, onde garante que, apesar de a Rússia ter destruído o Mriya (que significa ‘sonho’, em ucraniano), nunca poderão destruir o sonho de um “Estado europeu forte, livre e democrático”.
This was the world’s largest aircraft, AN-225 ‘Mriya’ (‘Dream’ in Ukrainian). Russia may have destroyed our ‘Mriya’. But they will never be able to destroy our dream of a strong, free and democratic European state. We shall prevail! pic.twitter.com/TdnBFlj3N8
— Dmytro Kuleba (@DmytroKuleba) February 27, 2022
Conforme adiantado pelo The Herald, o avião estava baseado no Aeroporto do Antonov, também conhecido como Aeroporto de Hostomel, quando este foi atingido por mísseis que antecederam um ataque russo. O repórter do Kyiv Independent, Illia Ponomarenko, disse, este domingo, que o avião estava arruinado.
#Ukraine 🇺🇦: massive Russian helicopter assault ongoing on Hostomel and its vital airbase, just 15 km NW of #Kyiv pic.twitter.com/CCBy6yTQqt
— Thomas van Linge (@ThomasVLinge) February 24, 2022
No entanto, a fabricante que desenvolveu o maior avião comercial do mundo, Antonov, ainda não tem informações relativamente ao seu estado, tendo revelado que os seus técnicos ainda precisam de avaliar o avião e determinar os estragos.
Update on the information of #AN225 “Mriya” aircraft: Currently, until the AN-225 has been inspected by experts, we cannot report on the technical condition of the aircraft.
Stay tuned for further official announcement.#StopRussia #StopRussiaAggression #Ukraine pic.twitter.com/EHyHVFJJXc
— ANTONOV Company 🇺🇦 (@AntonovCompany) February 27, 2022
Além do Antonov AN-225 Mriya, também o Antonov An-124, An-26, An-74 e An-28 foram destruídos pelo ataque russo contra o Aeroporto de Hostomel.
O Antonov An-225 Mriya era o maior avião comercial do mundo, e era uma peça muito importante no transporte aéreo, por realizar voos com grandes e pesadas cargas que, de outra forma, não poderiam ser transportadas. Mais do que isso, foi um apoio essencial no combate à pandemia, pois agilizava, frequentemente, o transporte de enormes quantidades de material hospitalar entre a Ásia e a Europa.
Recuperá-lo custará mais de três mil milhões de dólares e levará muito tempo.
Leia também: