Todos os anos, aquando do CES, conhecemos novidades surpreendentes – não fosse este um dos maiores eventos tecnológicos do mundo. Ontem, a Amazon partilhou que a Alexa vai ficar ainda mais completa para os condutores de carros elétricos.
Afinal, em breve, a assistente virtual vai ajudá-los a encontrar pontos de carga.
Uma das maiores “dores” dos condutores de carros elétricos é a procura pelas estações de carregamento. Aliás, além de ser uma dor, é também um senão, na altura de pesar as vantagens e desvantagens de adquirir um modelo a bateria.
A experiência de carregamento dos veículos elétricos é muito mais dispersa do que para os clientes de combustíveis, que podem praticamente parar em qualquer local.
Disse Anes Hodžić, vice-presidente do grupo Smart Vehicles da Amazon, acrescentando que, contrariamente aos condutores de modelos convencionais, os de elétricos precisam de considerar a velocidade de carregamento, o tipo de ligação que vai estar disponível e as opções de pagamento que terão à disposição.
Assim sendo, a Amazon decidiu que a sua assistente virtual ativada por voz irá, em breve, ajudar os condutores a encontrar pontos de carga enquanto circulam pelas estradas. A novidade, que é fruto de uma nova colaboração com a EVGo, uma das maiores redes de carregamento dos Estados Unidos da América, foi revelada durante o CES 2023.
De acordo com a CNBC, a Alexa utilizará os dados da comunidade PlugShare da EVGo para orientar os condutores de elétricos até aos pontos de carga mais próximos. Caso o condutor escolha uma estação EVGo, uma vez lá, a Alexa efetuará o pagamento através dos comandos de voz.
Queremos que a Alexa seja útil para os clientes na sua vida quotidiana.
Garantiu Hodžić, explicando que “a recarga de veículos elétricos é um grande exemplo de uma tarefa que pode ser simplificada e tornada mais conveniente através do poder da IA”.
Leia também: