PplWare Mobile

ALERTA: Multas por carta de condução caducada atingem recorde

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Ifm says:

    Eu sou novo, ainda não tenho de me preocupar com isso.

    Mas não faz qualquer sentido, alguém ter de repetir o exame só porque deixou passar 2 anos.

    Haa aí tanta gente que nem devia ter carta de condução, ou porque já não tem capacidades físicas para tal é mesmo assim alguém passa o papel que está apto para conduzir, ou casos de pessoas que não tem já o mínimo de noção do código, é só fazem trapalhada. Mas esses aí já está tudo bem.

    A pessoa que olha para a carta de condução, que tem a data a espirar daqui a 5 anos, mas que a lei mudou e já passou 2 anos, tem de ir a exame está certo.

    Quando é para pagar 2€ ao estado sabem mandar cartas etc, quando é para avisar que é preciso renovar é a preocupação com o meio ambiente e não enviam carta, safa te

  2. Joao Ptt says:

    É vergonhoso que a ANSR não envie cartas a avisar que a carta de condução precisa de ser renovada caso a pessoa deseje manter a mesma.
    Mas lá está, se não está na lei que tem de ser feito, não o fazem. As pessoas que acompanhem as mudanças da lei a cada dia que passa e que estejam sempre atentas a tudo, e se lembrem de tudo.

    • Vilna says:

      Se está na lei não fazem.
      Se não está na lei também não fazem.
      Exacto.

    • Figueiredo says:

      O João, sabe que tem de consultar a legislação todos os anos, porque todos os anos, sai legislação nova, se não tem hipóteses de consultar o diário da república, pode sempre ligar para o IMT, que eles fornecem via pdf para o seu mail ou aplicação de telemóvel, agora não venha com a conversa de que não tem telemóvel nem net, lol, ou somos daqueles que tirámos a carta nos 90´s do século passado e nunca mais se informou sobre as alterações ao código da estrada e por conseguinte continuamos a andar na faixa das esquerda a bombar rotundas completas pela direita e a achar que as bicicletas e os veículos movidos a animais, não tem prioridades nem direitos lol?

      • Jose says:

        Anda muito confundido, ou então está a falar por si! Tirei a carta nos anos 80, e sempre respeitei as regras! As alterações, poucas, foram anunciadas de forma a que estejamos instruídos no sentido das as adoptar. Quanto às leis, neste país nem os advogados conseguem acompanhar o ritmo tal é a “produção” de leis em Portugal, sobretudo, as extravagantes ou então tem equipas a investigar tudo o que é produzido! Os organismos deviam ser obrigados a colocar as datas correctas, pois têm essa informação. Neste país, por vezes, somos levados a pensar que o Estado age de má-fé, pois busca a todo custo o dinheiro que obtém por via das multas, algumas realmente estúpidas.

  3. JS says:

    Isto é tudo uma questão de nos virem ao bolso
    Pois quando tirei pela 1ª vez a minha só a tinha de renovar em 2027.
    Pois já renovei 3 vezes e a data de 2027 que eu a renovaria a 2 vez nessa mesma data será a 4ª
    As renovações ja estão mais caras do que a propria carta quando a tirei
    Isto é como as renovações do Cartão de Cidadão
    Sempre a virem a carteira
    Leis da treta

    • Vilna says:

      Com isso concordo. Existem renovações desnecessárias.
      Existem melhores e mais rápidas formas de fazer dinheiro. Basta estar na estrada e multar todos os que não fazem pisca para mudar de direção. Simples e os milhões entravam diariamente.

      As pessoas aprendiam a fazer pisca e reduziam-se taxas desnecessárias e burocracias que nada acrescentam.

    • Jose says:

      As leis no nosso país não servem as necessidade da sociedade, mas as do Estado. Já cheguei a pensar que muitas são feitas “à la carte”. Só não concluo isso porque ainda tenho uma certa reserva mental ou de esperança que será para bem de todos nós.

  4. Infinity says:

    E quem está a espera que a carta chegue a casa apos pedir a renovação da carta?

    • Paulo says:

      A sério que está a fazer uma pergunta dessas , vai portal do imt e tira uma declaração provisória até chegar a carta casa , as pessoas por vezes são preguiçosos a pensar, hoje em dia a informação está na ponta dos dedos e acessível a todos.

  5. Yamahia says:

    Não sei o que é pior. Se isto ou o conto do vigário.

  6. SANDOKAN 1513 says:

    “Quem tiver mais de dois anos de atraso tem de ir a exame.” 2 anos ?? Esta é boa.Conheço alguns com a carta caducada há mais de 10 ou 15 anos e andam por aí a conduzir.O azar deles é que um dia são apanhados e ainda vão presos.A sorte de andar por aí na maior e ninguém das autoridades dar por eles há-de acabar-se,vocês vão ver.

  7. Paulo says:

    O típico roubo do estado sobre as pessoas. Que ve as pessoas como clientes…
    Porque multas por vencimento? A atualização da carta permite ver se a pessoa esta em condições de conduzir?
    Não apenas uma formalidade para evitar multas e gerar mais burocracia.
    A atualização deveria ser automática sem requerer a caducidade. Uma visita medica chegaria para atualizar e um aviso de apresentação no medico no caso de ser apanhado com esta carta vencida.
    depois digam que estão ao serviço da população civil….

  8. Miguel says:

    Alterar contratos sem consentimento é ilegítimo e considerado nulo.
    Multar e ameaçar por isso é crime, isto pelo próprio código penal.

    Faz lembrar um que conheço, o qual fez queixa crime de furto de propriedade privada à Emel…. E não é que a Emel é que está em apuros e ele pôde levar o carro sem pagar nada?

  9. Mario Inocêncio says:

    Isto simplesmente vergonhoso, este dec. lei se fosse para beneficiar o cidadão não era transposta, mas como é receita para o estado foi adotada de imediato. Na altura foi no tempo do Sócrates esta alteração!

  10. Tiago Rosa says:

    Boas, tenho a carta caducada hà menos de 2 anos, possivelmente menos devido ao covid, houve certas mudanças de prazo segundo o que consegui ver. A questão é…se pedir a renovação da carta pago só a renovação ou pago sempre uma multa mesmo que não tenha sido parado pela polícia?

    Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.