Quantcast
PplWare Mobile

WoL – Acorde o seu PC através da Internet

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. João Caldeira says:

    Bom dia. Desculpem lá mas… este artigo é fantástico! Eu nunca imaginei que uma coisa destas fosse possível. Já tinha visto o teamviewer mas agora isto é, de facto, muito bom.
    Só tenho duas perguntinhas:
    1º- Tenho em conta que o meu desktop lá de casa está ligado a uma extensão com várias “bocas” e que a própria extensão tem um botão on/off que desligo sempre quando deixo de usar o pc, será que é possível acordar na mesma o pc? (parece demasiado óbvio que não…que pergunta estúpida…)
    2º- Não será que com esta estratégia, a vulnerabilidade dos computadores a invasões de hackers aumentou?

    cumprimentos a todos e… desculpem a minha ingenuidade (da 1ª pergunta)

    • Apaxe says:

      1º- Tenho em conta que o meu desktop lá de casa está ligado a uma extensão com várias “bocas” e que a própria extensão tem um botão on/off que desligo sempre quando deixo de usar o pc, será que é possível acordar na mesma o pc? (parece demasiado óbvio que não…que pergunta estúpida…)

      Não me leves a mal, mas essa pergunta é estúpida demais!!!

      Já encontrei placas de rede “off-board” que se desligar-mos o cabo de alimentação da fonte do PC, o WOL só volta a ficar activo depois de ligar/desligar novamente o PC, ou seja, depois de desligar-mos o PC não devemos desligar o cabo de alimentação da fonte do PC.

      • Chico says:

        Essa historia do porto esta muito mal explicada. Voces mencionam que o porto de destino e o 7 ou 9. Ora o computador de destino esta desligado!!! Nao ha TCP/IP nao ha porto para ninguem!

        E enviado um pacote especial a nivel the ehternet, layer 2, e a placa do computador “limita-se” a receber esse pacote e verifica que deve ligar o computador. Nao ha mais nada envolvido.

        Quanto a Wireless, nao sei qual e status quo, mas um bom motivo para nao existir WoL, pelo menos desta forma, e que qualquer vizinho poderia acordar o nosso computador. “O ar e de todos”…

      • ZéBoné says:

        “tenho o pc arrumado em caixas, será que funciona?”

        • Luís Miguel says:

          Chico – Para isso é que serve o endereço MAC, o router sabe o seu endereço e é a este que se irá referir mandando o tal pacote “acorda” pelo porto 9, normalmente em broadcast. Será algo como gritar: ó PC da SR. Chico acorda, ao qual responderá o PC se estiver conseguir ouvir a mensagem…

    • pixar says:

      Não respondo à 1ª pergunta porque já responderam…

      “2º- Não será que com esta estratégia, a vulnerabilidade dos computadores a invasões de hackers aumentou?”

      Claro que sim! Quantas mais portas abertas existirem, mais fácil é entrar. Isso é verdade nas casas físicas como também nas redes informáticas.
      No entanto, se houver algum cuidado os riscos são menores.

  2. Ricardo says:

    Para ligar um iMac existe alguma forma?

  3. Bruno Oliveira says:

    Mas neste caso o ISP não bloqueia os broadcast´s ?

  4. Slyder says:

    Gostei, certamente vai me dar imenso jeito.

  5. Dlencastre says:

    gosto disto 🙂

  6. Ruben says:

    E isto funciona com máquinas ligadas por wireless ou tem de ser mesmo com cabo?

  7. David says:

    Há disso para acordar pessoas remotamente? xD

  8. Ruben says:

    Parece-me que sim, funciona com ligações wireless tambem, sendo necessário as configurações neste tutorial. Não testei, só li
    http://www.ehow.com/how_6189551_wake-up-wireless-pc.html

  9. João Paulo Ferreira Brito says:

    Será que podiam fazer um tutorial igual mas para o ZON Hub? É que o ZON Hub não tem a parte do telnet, pelo menos que eu saiba, para efectuar os comandos arpdelete e arpadd.

  10. ZiLOG says:

    Entra directamente no Ambiente de Trabalho ou fica parado a pedir o Username e Passoword (login)?

  11. Rui Peixeiro says:

    Muito bom…

    Já há muito que tinha configurado isto e instalada até uma aplicação no Android para fazer o wake up, mas faltou-me o passo do ARP…
    Só me funcionava durante algumas horas.

    Vou experimentar! Obrigado.

    • DJS says:

      Exactamente o meu problema. Assim posso finalmente desligar o pc que passa 24h por dia ligado

    • Valter Matos says:

      Olá Rui!

      Já segui este tutorial e com o tal passo do ARP ficou a funcionar a 100%, outra coisa que dá muito jeito (e que o artigo refere) é ter um serviço de endereço (dynip, no-ip, etc) para assim enviares o magic packet para lá! Agora consigo ligar o HTPC via iphone de qualquer lado através de 3G ou Wifi.

      Abraço

  12. Sidner says:

    Eu não sei como funciona em Windows, mas em Linux falta aí a configuração do WoL no próprio sistema operativo depois da configuração da BIOS.

    De resto, bom artigo. 🙂

  13. Razor says:

    Se no router MEO defenirmos nas opçoes de DHCP que os PC’s teem prefered IP’s, é preciso alterar a ARP table?

    Por exemplo, na minha rede, o meu Desktop tem sempre o mesmo IP local sempre que o Ligo pois o DHCP aplicalhe sempre o mesmo IP que defeni nos prefered IP na configuraçao do router.

    • Rui Peixeiro says:

      Razor, é preciso alterar a ARP table. Eu experimentei o que dizes, mas não funcionava. Embora o PC tenha sempre o mesmo IP, a tabela ARP é limpa ao fim de x tempo do pc estar desligado e o router deixa de encaminhar o “Magic packet”.

      • Pedro Pinto says:

        pois, a ARP table é “manhosa” 🙂

        • says:

          Salvo erro, o router mantém duas tabelas, uma que usa para manter o histórico dos dispositivos que já teve ligados, o que permite que quando um dispositivo se liga, caso seja “conhecido” receba o mesmo IP. E outra, a ARP table, que usa para encaminhamento de mac adress para IP, ou vice versa. Que faz flush de x em x tempo.

    • Pedro Soares says:

      Pela minha experiência é preciso alterar na mesma a ARP table. Curiosamente andei a fazer estas brincadeiras no fds passado e só alterando a ARP consegui resolver.
      Já agora o username ‘Administrator’ no meu caso não me dava permissões para fazer a alteração e tive que utilizar um outro.

  14. says:

    Parabéns pelo artigo! Já tinha feito esta configuração à “pata” sozinho…até que deixava de funcionar passado um dia, e só aí percebi que tinha de configurar uma entrada estática para a ARP table.

    Quando comecei a ler o artigo, pensei, “Vão esquecer-se da entrada estática” mas não…parece que vos subestimei… 😛 muito bom, parabéns. Para quem procura para mac mini talvez este link ajude:
    https://discussions.apple.com/thread/3735289?start=0&tstart=0

    Já agora para quem pretender fazer o boot pelo iphone, recomendo o RemoteBoot 😉

  15. ZiLOG says:

    Essa alteração ARP é mesmo necessária? Á tempos configurei um WoL, não fiz essa parte porque não sabia que era necessário e funcionou bem?

    Podem explicar com mais detalhe para que essa alteração serve?

    No artigo fala que serve para apagar uma entrada dinâmica e adicionar uma entrada estática, mas para um leigo na matéria fiquei sem perceber.

    Se houver aqui alguém que saiba explicar por outras palavras, sem me mandar ir “googlar”, que é a resposta normal em muitos foruns, agradecia.

    Obrigado,

    ZiLOG

    • Pedro Pinto says:

      Boas ZiLOG
      Essa configuração é importante de realizar pois, o endereço IP atribuído ao equipamento pode mudar por é atribuído dinamicamente.
      Relativamente a “No artigo fala que serve para apagar uma entrada dinâmica e adicionar uma entrada estática, mas para um leigo na matéria fiquei sem perceber.” ok ok, vou ver se traduzimos isto por miúdos 🙂

      • says:

        Não é só por isso. Como disse e bem o Rui Peixeiro, a tabela referida é limpa de x em x tempo. Ou seja, mesmo que no router definas IP estático para uma máquina, e mantenha sempre o mesmo IP para o PC em questão, que normalmente acontece, quando o PC está desligado durante algum tempo, como o que associa o IP ao mac adress é limpo de x em x tempo, essa relação desaparece, e o router quando recebe um pacote direcionado a um mac adress específico (magic packet), não sabe qual é o IP que lhe corresponde e não consegue dar destino ao WoL

      • says:

        Não é só por isso. Como disse e bem o Rui Peixeiro, a tabela referida é limpa de x em x tempo. Ou seja, mesmo que no router definas IP estático para uma máquina, e mantenha sempre o mesmo IP para o PC em questão, que normalmente acontece, quando o PC está desligado durante algum tempo, como o que associa o IP ao mac adress é limpo de x em x tempo, essa relação desaparece, e o router quando recebe um pacote direcionado a um mac adress específico (magic packet), não sabe qual é o IP que lhe corresponde e não consegue dar destino ao WoL.
        Por isto, é sempre necessário a entrada estática

        • Miguel Soares says:

          E no caso de estar definido um ip estático no PC que irá receber o magic packet, será mesmo necessário alterar os valores da ARP Table?

          • Tiago Sousa says:

            Sim Miguel! Já uso este métodos há alguns anos e na altura andei várias semanas a tentar usar o WOL com ip fixo no computador mas desconhecia que se tinha de alterar a entrada ARP e nunca obti sucesso até que alterei a entrada.

          • says:

            Sim. Se definires no PC IP estático, o PC quando se ligar vai sempre pedir ao router o mesmo IP. Mas se o PC estiver desligado o router precisa de ter uma regra estática (que perdure no tempo) que diga ao próprio router para quem é que deverá encaminhar uma mensagem que venha de fora, a pedir que esse PC se ligue.

  16. Apaxe says:

    Em relação ao reencaminhamento de portas explicado neste tutorial, pode-se em alternativa abrir no NAT/Firewall do Router o endereço Broadcast da rede local (exp: 255.255.255.255) na porta UDP 7 ou 9.

  17. Apaxe says:

    “… endereço Broadcast da rede local (exp: 255.255.255.255)…”

    Errata:

    O endereço de Broadcast que queria dizer, como exemplo, era o 192.168.1.255 para uma rede 192.168.1.0/24.

    Na aplicação que vai fazer o WOL a mascara de rede a introduzir é a 255.255.255.255

  18. Miguel Soares says:

    E no caso de ter o IP configurado manualmente no PC que vai receber o magic packet, é necessário configurar à mesma a ARP table?

    Outra questão: já exprimentei fazer WOL no meu PC, mas o PC só está a ligar quando fica em suspensão. Se fizer encerrar, não aceita.

  19. Tiago Sousa says:

    Excelente guia! 😉 Parabéns Pedro ficou muito explicito e de fácil compreensão! Relativamente à dúvida sobre a entrada estática na tabela ARP do router, este passo é fundamental como já foi respondido acima, caso contrário só é possível “acordar” o pc alguns minutos depois de o desligar.

    Cumps

  20. Pedro Levi says:

    Li o artigo na diagonal e pareceu-me mto bem. E nem a proposito esta semana tive a fazer isso no pc de casa (jasus q confusao de bios a da board Z77 Sabertooth) mas realmente nao tinha percebido o porquê de no dia seguinte não funcionar.
    Esclarecidissimo agora. =) obg.

    Deixo aqui a sugestão de complementar este artigo com uma segunda parte de configurar um DNS no router para puder efectuar o WOL via internet e não intranet.

    Cumprimentos.

  21. joao says:

    obrigado

    gosto bastante deste tipo de topico, acessos remotos.. etc..
    é genial poder aceder a maquina de casa a partir de qualquer sitio….

  22. Jfelizardo says:

    Boas… è com grande agrado que vejo este post…

    Fiz os passos todos mas ao colocar em telnet
    arpadd intf=LocalNetwork ip=192.168.1.66 hwaddmr= xx:xx:xx:xx:xx:xx

    surge a seguimte informação: Failed add ARP entry

    Como posso contornar este problema

    • Miguel Soares says:

      Jfelizardo, o tutorial não está a especificar corretamente o processo. Um conselho:
      1 – Antes de iniciares o telnet, desliga o cabo de rede que liga ao pc que vai receber o pacote mágico;
      2 – Executa o telnet como é expecificado a cima.
      3 – O comando arpadd não está bem. O correto é:
      arpadd intf=LocalNetwork ip=192.168.xxx.xxx hwaddr=xx:xx:xx:xx:xx:xx

      4 – Espero ter ajudado..

    • Tiago Sousa says:

      Tal como é referido no artigo, deverás adicionar a entrada ARP apartir de outro computador que não seja o que queres “acordar”, ou se não tiveres outro computador atribui um ip diferente ao computador no momento que colocas a entrada. Por exemplo mete o pc com o ip 192.168.1.105 e cria a entrada para o ip 192.168.1.100. No fim disto altera o ip do computador para o 192.168.1.100 😉
      O erro que te dá acontece porque quando apagas a entrada ARP ele automaticamente cria uma nova entrada dinâmica com esse teu ip, logo ao adicionares dá erro pois essa entrada já existe.

      Cumps

      • Jfelizardo says:

        Eu já consegui, mas apenas com o pc em suspensão e com pc na mesma rede….que podei ter errado?

        • Miguel Soares says:

          Bem, à partida deveria ter funcionado… Algumas sugestões:
          1 – não tens a ARPLIST bem configurada, isto é, não foi definida como STATIC para o PC à qual vais enviar o magic packet;
          2 – confirma se o MAC address está correto.. embora seja um pouco óbvio, mas a todos não se esqueçam de colocar as LETRAS DO MAC ADDRESS COM LETRA GRANDE!!! É fundamental!!

          Agradeço ter ajudado.
          Cumprimentos

          • Jfelizardo says:

            Na ARPLIST surge o ip e causa como static, e o mac adress esta em maisucuals.

            Funciona em rede e so com pc em suspenção. fora da rede com dns configurado atrves do no-ip, nao funciona…

  23. Miguel says:

    Já andava a procura de algo assim à muito, muito tempo. Isto é demasiado bom 😀 obrigado

  24. Sabichao says:

    Olá. O meu PC so tem a placa de rede e a fonte de alimentação. Será que se eu ligar lá uma eletro-valvula, e com o WoL da placa de rede, dá para regar a relva?

    Seria fantastico eu com um Android, carregar num botão e acender luzinhas e por os espichos a regar as couves…

    Ai ai….

  25. Utilizador Zon says:

    Boa noite, acho este tutorial muito bom mas será que alguém consegue fazer o mesmo na Zon Hub (mais alta)?

    Já percorri tudo, tentei várias configurações e todos os tutoriais que existem online (um pouco antigos) e pelo que percebi, a versão actual do firmware da Hub não permite.

    Tenho o WOL (Wake on Lan) funcional mas não consigo o WAN (Wake on Lan), ou seja, acordar, fora desta rede.

    Se conhecerem alguma solução actualizada, agradecia o tutorial.

  26. Rui says:

    Olá, gostava de saber uma informação relativamente á arplist
    Tentei ligar por telnet no cmd como indica o passo mas dá-me comando invalido. Liguei por putty com o user administrador mas n consigo apagar nem adicionar á arplist. Será por causa do utilizador? Alguém me pode dar umas dicas.
    Obrigado.

  27. bismarques says:

    Nem todas as boards tem essa opção!

  28. Eugénio says:

    Boas,

    Eu tenho windows 8 e ao tentar addicionar este comando “arpadd” diz-me assim #command not allowed. O que tenho que fazer para dar certo?

    Obrigado.

  29. Miguel Pinto says:

    Bom post.

    Ao introduzir o comendo: “arpdelete” intf= “localnetwork” ip= “192.168.x.xxx” hwaddr= “xx:xx:xx:xx:xx:xx”
    surgiu a seguinte informação:
    command not allowed

    O que fazer?

  30. José Bernardes says:

    Viva,

    Já utilizei esta tecnologia, mas sempre me interroguei em relação ao consumo energético do PC, será que consome muito? Que hardware fica ligado para receber o sinal de LAN?

    Acho que isto faz ainda mais sentido se utilizado com o telemóvel, para isso recomendo as apps “Fing – Network Tools”, “ezNetScan” no Android, para iOS penso que também há uma versão do Fing.

    Com as aplicações dá realmente muito jeito porque podes ligar o PC de qualquer parte da casa, e não só de outro computador!

  31. Pedro says:

    Boas

    Ontem lá comecei a configurar, mas não terminei de o fazer pois já era tarde, e quando estava a fazer o arpdelete reparei que tinha de ser numa maquina diferente ou num endereço IP diferente, deixei para hoje quando chegar a casa, mas quanto mais lia mais ficava com a duvida.. Mas isto dá para ligar o PC se estiver fora de casa certo? tipo andei a ver se arranjava uma APP para android, encontrei uma chamada WoL – Wake on Lan Wan e estou para a testar. Mas teoricamente dá para aceder ao meu router se inserir o IP da net no programa, ou tenho de estar ligado à rede wireless ou por cabo? é que se for assim é inutil pois eu as vezes precisava de aceder ao meu PC qd estou fora de casa e se ele estiver desligado chapéu…

    • Tiago S. says:

      Sim dá para ligar o computador fora de casa, é essa mesmo a vantagem do WOL. Não é necessário estar ligado à rede de casa, se lesses o artigo na integra não terias essas dúvidas :p

  32. says:

    1) Com o WoL podem ligar um PC que está desligado! Não precisa de estar suspenso… A placa de rede/motherboard tem de permitir esta funcionalidade e esta tem de estar activa na Bios.

    2) O “acordar” do PC tanto pode ser feita dentro da rede NAT do router (ou rede LAN), ou fora dela! Para isso abre-se as portas referidas acima na firewall do router…e acede-se ao IP externo do router, que na maioria dos ISP’s não muda.

    3) O PC tem de estar ligado por cabo ethernet

    Eu consigo ligar o meu PC, que está desligado, a partir do meu telemóvel, por 3G por exemplo. Só preciso da aplicação remoteBoot (ou semelhante) e colocar o IP exterior do ruter, o MAC do PC e da porta que abri no router (9). E depois acedo por teamviewer. Sem ter de pedir a ninguém em casa que mo ligue…

  33. JR says:

    Olá!
    Consigo entrar por telnet no router ver a arplist, mas depois Não consigo passar da primeira linha de comandos em telnet, já experimentei com aspas, sem aspas, mac address com maiusculas e minusculas e nada. Dá-me sempre “command not allowed”
    Será da versão do firmware do meu thomoson, foi actualizada para a versão 10.2.1.D?

  34. Blueparty says:

    Podiam explicar melhor como se faz no ZON HUB? criar IP fixo, etc…

  35. Quaker says:

    Boa noite.

    Antes de mais não queria deixar de enviar os parabéns à equipa do pplware. Têm feito um excelente trabalho relativamente aos artigos disponibilizados.

    Estive a ler o artigo e achei que tinha algumas lacunas que passo a enumerar:

    1-Falam em configurar a motherboard e fazem-no muito bem, mas esqueceram-se de mencionar que também no windows é necessário, por vezes, configurar a gestão de energia da placa de rede (mesmo que seja onboard) (opção pode ser acedida através das propriedades da placa de rede no gestor de dispositivos);

    2-Falam no ip público e no No-Ip e não falam em serviços que acho que já se encontram incluídos no pacote da maioria das pessoas que têm um router da Thomson como por exemplo do Dynip da PT (não procurei mas até acho que já vi um artigo aqui no pplware acerca disso) e que fica automaticamente associado ao router do cliente;

    3- Não vejo a razão porque utilizam a versão 1 do WOL Magic Packet Sender quando existe já a versão 1.5 e até possibilita a distinção de envio de pacote a partir da internet ou dentro duma rede local;

    4- Até acho que vi alguém a se queixar sobre isto nos comentários: no Windows8 (e isto aconteceu comigo) o Wake on lan apenas funciona com o hibernar:
    http://support.microsoft.com/kb/2776718/en-us

  36. PauloACorreia says:

    Viva!
    Este post foi muito util pois tinha tentado configurar o wake on lan em dois pcs da minha rede e não tinha conseguido, maldito “wake on ring” faltava-me só isso, depois de ter configurado correctamente ficou logo a funcionar nos dois pcs, uso o PC MONITOR para acordar os pcs, o pc com o windows 7 funciona a 100€ mas o pc com o windows 8 não, estou com uma situação que não compreendo. Sempre que desligo o pc através do pc monitor ele voltar a ligar pelo pc monitor remotamente, mas sempre que desligo o pc encerrando pelo windows ele já não liga remotamente. Se alguém poder dar uma ajuda. Agradeço desde já.

  37. Jorge. Neves says:

    E se estiver a usar un serviço como dyndns? Também é preciso definir um ip estatico?

  38. JR says:

    Já consegui! Mas só tendo privilégios de RootUser, depois disto foi limpinho.

  39. Jfelizardo says:

    Bem que poderei mais eu fazer? Só na rede e em modo suspensão é que consigo reanimar o bicho….

  40. soneca says:

    É uma grande ferramenta, já a uso à algum tempo e conjugado por exemplo com o teamviewer mesmo estando muito longe podemos mexer no nosso PC como se estivesse-mos ao pé dele.
    É claro temos que ter em conta que a velocidade dos movimentos tanto do rato como do teclado é um pouco limitada, mas é bastante aceitável.

  41. Jfelizardo says:

    Bem, ja so me falta apartir de fora da rede….ja consigo mesmo com o pc desligado, que consiga ligar o pc…

    Tenho configurado o dns dinamico no router da meo, atraves do no-ip, mas nao consigo ligar o pc atraves dele…
    sera que tenho de abrir alguma porta para que este serviço funcione!!???

  42. Jfelizardo says:

    Será que temos de abrir uma porta. Em especifo psara que o dns dinâmico funcione?

  43. vector says:

    Já consegui ligar o PC através da Internet com o zonhub. Perdi a tarde nisso mas já funciona e não foi preciso sessão telnet, nem alterar a arp. Criei regras para 2 ips, mexi numas opções da placa de rede e na bios também activei o power on pci–e. Posso fazer uma espécie de tutorial se ainda houver interessados.

  44. vector says:

    Postei isto no tópico semelhante da App do Android por isso aqui fica também:

    Notas para WoL com Zon Hub:

    Na BIOS (dependendo das boards procurem nas vossas BIOS as opções equivalentes)
    activar Power On By External Modems (RI)
    activar Power On By PCIE Devices (poderá não ser necessário mas para outros poderá ser essencial)

    No ZonHub
    Firewall Standard

    IMPORTANTE:
    No Encaminhamento de Portas »» Nova entrada »» Anfitrião Local »» definido pelo utilizador »» ip 192.168.1.2 » OK

    Protocolo »» definido pelo utilizador »» UDP, Porta de Origem »» Qualquer »» Porta de destino »» Único » 9 » OK

    Encaminhar para porta »» Especificar » 9 OK

    Repetir esta regra igualmente para o ip 192.168.1.3 :: 192.168.1.4 :: 192.168.1.5 ……etc….
    Ponham os que quiserem consoante a vossa rede e ignorem o erro no zonhub de estar atribuída a mesma porta, eu pus só para 2 porque não tenho mais pcs logo o dhcp não distribui mais ips. Este é o passo que penso que resolverá a maior parte dos problemas e assim não precisam violar o zonhub por telnet para alterar a arp. (Ainda em testes pois só amanhã vou tentar do trabalho, com o pc mais horas desligado é que vou ver se este workaround FUNCIONA)
    Na Placa de Rede
    A minha tá em português e é assim:

    Vão onde diz CONFIGURAR
    Na lista procurem por

    Encerrar e esperar reactivação e alterem PARA LIGADO

    Na parte da gestão de energia

    ACTIVEM Permitir que este dispositivo reactive o computador e ACTIVEM Só um pacote mágico pode reactivar o computador.

    Tenho o meu assim para já a funcionar, liguei-o por 3g através do android passado uns bons 20 minutos de ele tar desligado.

    Se tiver informação a mais ou conclusões absurdas peço desde já desculpa mas não sou expert fui apenas curioso e conseguir por isto a funcionar desta forma.

    Tenho fotos das configurações todas que posso alojar e deixar aqui o link para perceberem melhor.

  45. Paulo Vieira says:

    Depois de muitas tentativas falhadas com os comandos acima descritos,eis que consegui colocar o enderesso estatico.

    entrei com
    Utilizador: microuser
    Palavra-Passe: !C0nf16,M30

    depois comando “ip” seguido do comando “aplist”

    depois de ver o ip que queria apagar e colocar estatico digitei os seguintes comandos

    arpdelete intf=LocalNetwork ip=192.168.1.70

    arpadd intf=LocalNetwork ip=192.168.1.70 hwaddr=00:00:06:04:0D:AA

    claro está que devem meter os vossos Ips e Mac adress.

    basei-me neste tutorial para conseguir
    http://beusergroup.co.uk/technotes/index.php?title=Remote_WOL_wake-on-lan_configration

  46. Pedro says:

    Boas, eu consegui mudar de dinamico para estatico. Reinicio o router e o desligo o pc, tento a app e nao da. Voltei a ligar o pc e vejo que ele me alterou para dinamico sozinho.
    Estou a fazer alguma coisa mal ? Porque nao fixa ele em estatico?

    tks
    Pedro

  47. pionez says:

    Acho que podes fazer download, não sabia onde alojar .pdf para leitura imediata, esse site pareceu-me interessante e tem opção para guardar.

  48. Jfelizardo says:

    Desde o inicio que este tema me interessou, consegui colocar o pc a ligar mas apenas quando estou em rede….fora da rede domestica nã0 consigo o efeito desejado..
    Configurei no router o dns dinamico com uma conta do no.ip… fiz as alterações no router e nada-…
    Sera que alguem que tenha meo me possa ajudar!?

  49. Jorge Teixeira says:

    Tenho andado a configurar o WoL no meu portátil mas cada vez que tento limpar a entrada ARP surge me a mensagem ” arp delete entry failed “. Estou a fazer este procedimento com o utilizador sumeo, dai que creio que não é falta de permissão.
    Como eu só tenho um pc, configurei um ip manual e ao executar o comando utilizo o ip que o router normalmente atribui a este computador, é assim correto ? Agradecia que me dessem uma ajuda, isto dava me imenso jeito.

  50. miguel says:

    A minha board não tem a função por wake on LAN, mas tem por PCI se eu meter uma placa de rede já deve dar, certo? ou será que fico sem a função na mesma desponivel?

  51. pedrolug says:

    Bom dia a Todos.
    Este tema de WOL, é um tema que já ando a tentar por a funcionar há já algum tempo, com ajuda das varias opiniões aqui. Aqui fica o procedimento que realizei e está a 100% operacional fora na rede interna (Telemóvel ligado a 3g).

    Diga-se de passagem que não sou nenhum entendido em redes e afins, por isso vou deixar aqui todos os passos para os curiosos como eu. 😀

    Realizar todos os passos até – “Alteração da entrada ARP”

    Ponto 1) – Acesso ao Router
    telnet 192.168.1.254
    Para mim, e para a maior parte dos router meo as pass são :
    – rootuser: microuser password: !C0nf16,M30
    – superuser: sumeo pasword: bfd,10ng

    ip
    arplist

    LocalNetwork – 192.168.1.44 – xx:xx:xx:xx:xx:xx – DYNAMIC
    LocalNetwork – 192.168.1.45 – xx:xx:xx:xx:xx:xx – DYNAMIC
    LocalNetwork – 192.168.1.46 – xx:xx:xx:xx:xx:xx – DYNAMIC (meu PCWOL)
    LocalNetwork – 192.168.1.47 – xx:xx:xx:xx:xx:xx – DYNAMIC
    LocalNetwork – 192.168.1.48 – xx:xx:xx:xx:xx:xx – DYNAMIC

    possivelmente se o PC no qual querem fazer WOL está ligado (vamos chama-lo de “PCWOL”) , deverá aparecer na lista acima.
    assim sendo, deverão desligar o PC da rede (retirar cabo chega, ou desligar mesmo).
    Aguardar um pouco (tipo 15/20min). Este passo serve para que o registo no ARP (associação de IP vs MAC) seja eliminado.

    Ponto 3) – Alteração do Router
    Utilizar outro pc, ou então alterar manualmente o IP do PC para outro.
    Voltar a aceder ao router (ponto 1), e verificar se apos o comando arplist ainda aparece o PCWOL.

    Se ainda aparecer na lista, vamos elimina-lo manualmente (não poderá existir dois registos iguais, alias nem deixa).
    arpdelete
    intf=> LocalNetwork
    ip=> 192.168.1.46
    hwaddr=> xx:xx:xx:xx:xx:xx

    Se já não aparecer na lista, vamos agora adicionar o registo:
    arpadd
    intf=> LocalNetwork
    ip=> 192.168.1.46
    hwaddr=> xx:xx:xx:xx:xx:xx
    saveall (não esquecer este save ! )

    o objectivo é que o a nossa maquina WOLPC apareça na lista “ARPLIST” da seguinte forma (“STATIC”)

    LocalNetwork – 192.168.1.44 – xx:xx:xx:xx:xx:xx – DINAMIC
    LocalNetwork – 192.168.1.45 – xx:xx:xx:xx:xx:xx – DINAMIC
    LocalNetwork – 192.168.1.46 – xx:xx:xx:xx:xx:xx – STATIC (meu PCWOL)
    LocalNetwork – 192.168.1.47 – xx:xx:xx:xx:xx:xx – DINAMIC
    LocalNetwork – 192.168.1.48 – xx:xx:xx:xx:xx:xx – DINAMIC

    Recomendações :
    É conveniente o PCWOL ter ip configurado manualmente na rede, de forma a que o IP não seja alterado.
    Configurar um DNS com o IP exterior do router, é muito mais fácil e hoje em dia por exemplo a meo fornece esse serviço de borla (meo/area cliente – DNS)

    Boa sorte.

  52. BDisp says:

    Boas. Após o desligamento do PC por falta de energia elétrica existe alguma alternativa de efetuar o WOL apos a reativação da energia elétrica?

    []’s
    BDisp

    • BDisp says:

      já descobri. É necessário ativar na BIOS em Power Management que em caso de falha de energia voltar a ligar o PC. Outra alternativa é usar um UPS mas já estou farto de substituir a bateria de vez em quando.

      []’s
      BDisp

  53. Marco Salgado says:

    Boas tenho tentado fazer, mas a única coisa que consigo é ligar quando estou com o telefone na rede domestica, utilizando o 3G nada feito. Quando no router tento definir as portas para o meu pc este acusa um conflito e nao consigo resolver 🙁 alguem pode ajudar?

  54. Paulo Lobao says:

    Olá!
    O meu caso é o seguinte: tenho um router TP Link 3420 ligado a um modem 3G (para ter acesso à internet) e tenho um portátil ligado por cabo ao referido router! Isto porque este sistema está a 200 km de onde vivo e num local remoto!!!
    Como preciso de controlar uma data de aparelhos remotamente o portatil está sempre ligado!
    É possível fazer a mesma coisa neste sistema….ie wol do portátil a partir de um computador aqui de casa?
    Sei que o portátil remoto pode wol pois já o fiz mas…localmente com outro portátil ligado fisicamente ao router! Foi só para ver se estava bem configurado a nivel da placa de rede!

    Seria espetacular conseguir isto 🙂

    Obrigado por toda a ajuda!

  55. André Luz says:

    No meu PC tenho que colocar a password para aceder ao Ambiente de Trabalho. Ao usar este metodo para ligar o PC, e ao chegar a esta fase, existe alguma forma de introduzir a passwaord remotamente?
    O meu SO é o Win 8.1 x64

  56. Ricardo Francisco says:

    Olá a todos,

    no meu caso consegui fazer todos os passos menos o de mudar a entrada na arplist para static dado que o meu router é da vodafone e não tenho privilégio de super user.

    O que acontece é que funciona mas passado um dia já não dá.

    Existe alguma forma de ligar um router em bridge para editar a arplist?

    se sim que router aconselham?

    já estou mesmo desesperado….
    Obrigado a todos

  57. rui says:

    ola
    obrigado pelo tema
    tenho um RouterThomson TG784n da Sapo Fibra
    entro com a pass de administrador mas sempre que tento os comandos
    “arpdelete” intf= “localnetwork” ip= “192.168.x.xxx” hwaddr= “xx:xx:xx:xx:xx:xx”
    ou
    “arpadd” intf= “localnetwork” ip= “192.168.x.xxx” hwaddr= “xx:xx:xx:xx:xx:xx”

    dá um erro de comand not alowed ou Unknow command

    ja tentei com e sem “” maiúsculas e minúsculas e nada…
    alguem pode ajudar?
    obrigado

  58. Daniel says:

    Antes de mais parabéns Pedro Pinto tutorial bastante completo sobre WoL. Mas desde a altura em que foi escrito até hoje existirá algum passo mais a ser feito para conseguir WoL num PC?

    Porque fiz, vi e revi todos os passos e todos eles foram feitos, mas a máquina simplesmente não acorda. Nem na rede externa nem interna.

  59. Diego says:

    Tenho um roteador D-link DSL-2750E, o problema é quando chega na parte da Alteração da Entrada ARP, quando tento acessar via telnet retorna: Não foi possivel abrir conexão com host, na porta 23: conexão falhou. Minha duvida é:
    Realmente não existe a possibilidade de acesso telnet a esse router?
    Se existe, como resolvo?
    Existe outra forma de alterar a entrada ARP nesse router?

  60. Gustavo Arueira says:

    Consegui fazer funcionar +ou- pela Wan, acreditem, pelo Power Box GVT (o famoso modem capado). Não tem “DHCP List & Binding”, “ARP” e etc. óbvio. A única coisa que fiz de diferente foi criar um DMZ para o IP do PC.
    Como nem tudo são flores, pelo programinha Wake On Lan Monitor funciona numa boa. O problema é na hora de acordar o PC, só funciona imediatamente, se passar 10 seg. já era.
    Alguém sebe dizer o Porque?
    Att,

  61. Daniel says:

    Bom Dia,

    Depois de ter tentado ter feito WOL numa máquina em casa há uns tempos atrás e não ter dado, ontem voltei a tentar e resultou, mas não a 100%.

    Segui o tutorial feito pelo Pplware, bem como as ajudas colocadas nos comentários pelos utilizadores, principalmente a do pedrolug.
    Apenas desta vez adicionei ao boot do PC como primeira prioridade a LAN, depois de ter lido num fórum da Asus.

    Depois de tudo concluído, funciona com o PC Hibernado e Suspendido, não Encerrado, mas até aí não tenho problema com isso.

    O problema, é que quando coloco o computador a Hibernar ele não fica, cerca de 1 minuto depois arranca sozinho sem qualquer pacote mágico enviado.

    Alguém me podia dar uma ajuda?
    Cumpts.

    • Daniel says:

      PROBLEMA DE HIBERNAR RESOLVIDO.

      Para quem possa ter o mesmo problema que eu tive, eu fiz o seguinte:

      Na linha de comandos executar o seguinte:

      powercfg -devicequery wake_armed

      Isto responderá com uma lista de dispositivos que estão ativos para retomar o inicio do PC.
      Desativar todos que não seja a placa de rede.

      Agora o problema do WOL não funcionar com o encerrado, é outro barulho, vamos ver o que dá.
      Para já a melhor justificação que encontrei foi esta:

      https://support.microsoft.com/en-us/kb/2776718

      Mas não resultou comigo.

  62. Erick D says:

    Boa Noite, esse método funciona com 2 roteadores? Eis o caso, meu provedor de Internet não permite que eu manuseiebo roteador, a senha da interface de configuração do roteador só eles sabem, mas se eu conectar outro roteador em uma das portas deste, o Magic Packet vai conseguir passar por ele?

  63. Júlio Pires says:

    boa tarde, ja tentei configurar mas no arp o meu ip desaparece

  64. Daniel Cruz says:

    Boas Pessoal.
    Já tive esta situação a funcionar bem quando era da MEO. Agora sou cliente da NOS com o router 4.0 deles.

    Fiz todos os passos menos a entrada ARP, pois não dá. Consigo que funciona na própria lan, mas fora não.

    Alguém me poderia ajudar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.