Windows 10: Sabia que o sistema tem um estilo de “TeamViewer”?
Certamente já lhe aconteceu ter de prestar assistência informática remota a alguém ou até mesmo solicitar a um amigo ajuda. Neste campo existem várias soluções a que um utilizador pode facilmente aceder remotamente ao computador de outro, sendo que a ferramenta mais popular e simples nesta área é o Team Viewer.
Mas, com o Windows 10, para quem já tem a actualização de aniversário, a Microsoft disponibilizou uma surpresa. Vamos conhecer a ferramenta “Assistência Rápida”.
Tal como o nome indica, “Assistência Rápida” (Quick Assist) é uma funcionalidade que permite aceder remotamente a um PC ou então permitir que acedam à nossa máquina. O estilo de funcionamento é muito idêntico ao TeamViewer! O utilizador executa a app Assistência Rápida e escolhe o que pretende fazer:
- Pedir Assistência
- Prestar Assistência
No caso de escolher “Prestar assistência”, deverá introduzir as credenciais da sua conta Microsoft e em seguida será gerado um código de segurança, que a pessoa que precisa de ajuda deverá usar para permitir o acesso remoto ao seu PC.
Este código pode ser simplesmente copiado e enviado por e-mail para o destinatário.
Depois de introduzir o código solicitado, o utilizador deverá ter acesso remoto à máquina à qual se está a ligar.
No caso de pretender receber assistência remota, então basta que use o código que foi gerado pelo outro utilizador como referimos.
Como viram, esta nova funcionalidade é bastante simples e, até ao momento, é considerada segura. Com a Assistência Rápida os utilizadores do Windows 10 deixam de necessitar de instalar ferramentas de terceiros, o que é sempre bom para o Windows.
Este artigo tem mais de um ano
O w10 parece uma versao para criancas do w7..continuo a achar o macos de longe superior. Nao troco macbook air por nada
Eu percebo porque dizes isso, mas temos que pensar que o Windows, como o sistema operativo mais utilizado no mundo e só pela minha experiência, já o vi ser utilizado por crianças de 3 anos e idosos de 80 anos, tem que ser o mais amigável/Fácil de entender possível. Eu acho o Windows 10 um SO muito bom, mas nem o comparo com o MacOS, porque têm um publico alvo distinto
Eu não troco o meu barco a remos por nada…
Porque? Só porque ele é simples e confortável?
Pronto cá vem o palas no olhos…..
Porquê? Só porque ele é simples e confortável?
Ó Gabe…. não tires as palas dos olhos que não é preciso. O OSX ou Mac OS, como quiserem, é feito para básicos….
@Serato Não entendo porque é que dizes que é feito para básicos.
Quer dizer que os profissionais de investigação que usam MAC nos laboratórios e tem uma responsabilidade sem precedentes na humanidade e no bem estar comum, são afinal básicos!
Obrigado pela gargalhada! 😀
Não porque todos os bancos usam Mac OS porque é seguro e não tem vírus
🙂
kkkkkk. cara que mundo você esta?
Ja viu um caixa eletronico sendo inicializado?
A grande maioria dos bancos mundiais terminaram no final de 2015 a migração de seus sistemas do XP para o W7.
O servidor principal dos bancos ou é Unix ou WServer.
A fatia da Apple dentro de grandes segmentos corporativos é baixa, Apple domina apenas um segmento, a de designer.
Aí está um ponto forte do Windows, ao quereres falar mal acabas por estar a dar aubda mais valor ao Windows, já para não falar qu o Windows 10 é muito mais avançado que MacOS, mas para chegares a uma conclusão dessas tens de saber o minimo sobre o que falas, o que claramente não é o caso.
Entendo que prefiras o MacOS, e cada um tem as suas razões. Eu uso os dois, o Mac para trabalho tem vantagens que acabam por se dissipar com as novas funcionalidades do novo update do Windows 10. Uso-o apenas porque é (ainda) uma politica da empresa, e reconheço que para algumas tarefas acaba por ser melhor, mas num ambito geral, mesmo para trabalho prefiro o Windows, tem muito mais funcionalidades, muito mais suporte para diferentes tecnologias, mais fácil de manter, muito rápido com baixo consumo de recursos, etc.
Para consumo normal, como utilizador, perfiro Windows 10 por todos os motivos e mais alguns, isso nem tem discussão.
Concordo plenamente para mim é win 10 e pronto
essa é a idéia da microsoft desde o início, desde o windows 3.0… fazer com que a interface do S.O. seja a mais amigável possível para o usuário! dããã!
LOL! ponto.
Mr. Gabe, fique com o seu macbook e seja feliz ! cada um sabe as suas utilidades. Sou usuario desses dois sistemas e mais chromebook . Todos tem as suas finalidades. abs
agora, Bosta mesmo são os Fanboys
Usei MacOs durante anos e depois de experimentar W10 digo com toda sinceridade… …tempo desperdiçado para nada! W10 no Surface Pro3 e Ubuntu com W10 no desktop são as melhores coisinhas que podia ter.
Gabe, é fácil resolver o teu problema. Não compras o Windows, continuas com teu Mac.
Boa dica. Ainda não me tinha apercebido desta ferramenta. Sem duvida que vai dar jeito.
deviam lançar para mobile UWP, para dar assistencia atraves do telemovel para desktop e vice-versa.
Exacto enquanto não for multi-plataforma não chega sequer a ser um concorrente mas sim apenas uma alternativa para alguns casos. De qualquer das maneiras penso que será uma questão de tempo.
Já existe!
A app Remote Desktop, que serve para isso. A principal diferença é que não é tão simples de configurar do que esta.
@irlm
já existe a app Microsoft remote desktop e é UWP.
Funciona com todas as plataformas windows, pc, telemovel, Xbox, Hololens e Surface Hub.
Com o modo Continuum podes executar programas win32 no telemovel ligando o remotamente a um pc.
A app Remote Desktop não serve para assistência, serve para acesso remoto. Quando se acede, o utilizador perde o acesso ao ambiente de trabalho. Eu uso essa app em Windows Phone, Android e Windows no meu trabalho
Não tinha conhecimento que se perdia o acesso ao ambiente de trabalho.
Então se me conectar ao telemovel a partir do pc deixo de poder ter acesso a ele?
O utilizador perde o acesso ao ambiente de trabalho!? Não tinha essa ideia.
Já utilizei, mas não me lembro…
É verdade. O computador fica no lockscreen como se a conta pessoal estivesse ligada noutro lado. (de facto acho que até diz mesmo isso, a conta está ligada remotamente)
Também existe o Team Viewer Quick Assist, é melhor que o remote desktop. Só experimentei controlar o mobile pelo PC, mas funcionou muito bem! Ambos em builds insider, n sei se está aberto ao público em geral
O Windows10 está mais simples e sério, focado apenas em oferecer agilidade e produtividade.
Nossa. Parece mesmo qu vocês não entendem de Windows.
Esse recurso já está disponível desde a primeira versão do Windows 2K chamado de Assistência Remota. A MS apenas facilitou seu uso com o passar dos Windows. Não é nenhuma novidade e sim apenas uma interface maia nova e simples para o mesmo recurso.
Assistência remota está disponível que me lembre desde o Windows XP é verdade, mas nunca com esta facilidade e rapidez de acesso…tinha-se que enviar o ficheiro de convite para o outro utilizador etc
Pelo que parece esta app é completamente nova, simplificada, mais rapida e eficaz. Mas sim, tens razão, já existe essa funcionalidade há muito tempo.
Sempre adorei mac, usei desde o os8.1 até ao snow leopard, mas acabei por me render ao windows. Sempre que queria fazer mais alguma coisa especifica, sempre tive de recorrer ao windows. O XP, o 7 e agora o 10 sao fantásticos. O windows out-of-the-box é bem mais fácil que o mac, começando pela organização de ficheiros
Aqui está alguém que sabe ver sem palas e sabe o que diz.
Partilho da mesma opinião.
o mac OS out of the box oferece editor de fotos, video, office de qualidade, 0 problemas de drivers e bateria acima de 10h de uso normal. O Windows out of the box nem o office oferece, pagas 200euros mais, problemas de drivers ate em surfaces e 99% dos pcs com windows n aguenta nem 4h de uso normal em bateria.
O Windows 10 foi grátis durante o ultimo ano… e depois não sei que PCs com Windows utilizas, para dizeres que nem 4h aguenta.
O meu tablet Win10, sem grandes esforço aguenta umas 6 horas e se tiver a poupança de bateria activa, é capaz de chegar as 8/9 horas.
falei em portateis, tablets e para brincar puto. Comprei um asus ux305ua por causa da bateria mas o macbook air dura o dobro logo fiquei com ele. Bateria e windows nao combinam.
Eu falei em tablet Windows, não em tablet Android ou iOS.
Como esse comentário, percebe-se logo que nem sabes do que falas.
portateis, ninguem trabalha em tablets
O post é sobre o Windows e suas formas de assistência remota. A assistência remota no Windows existe desde 1999, no lançamento do Windows 2000, qdo seu Mac não passava de um monitor de tubo colorido que nem editor de texto tinha e usava o mesmo kernel do linux, nem pra isso prestava, ter um núcleo próprio.
Então deixe seu famboysmo de lado aqui e respeite o tema do post.
Meu tablet com w10 aguenta até 6h de trabalho pesado com corel e ps. Então amigo, reveja seus (pré)-conceitos.
Basta um teclado e funciona como um portátil
Meu amigo… um tablet Win10, faz o mesmo que um outro qualquer computador Windows, portátil ou fixo. Tendo apenas limitações de hardware.
Falou em utilização normal, logo uma utilização de trabalho normal, pode muito bem ser feito num tablet Win10.
Qualquer das formas, se um tablet Win10, aguenta umas 6 horas na boa, um portátil minimamente de qualidade tem de durar mais. É algo lógico.
Pagas €200 pelo office, se quiseres, eu tenho grátis.
O código não deveria ser gerado por quem está a pedir assistência?
Também pensei nisso. xD
No TeamViewer é ao contrário e acho que faz mais sentido o método do TeamViewer.
Exato é um bug, já reportei
Acho que não é um bug. Visto que a informação é bem clara e as instruções são mesmo essas. Se fosse um bug, a informação não era nesse sentido.
Sinceramente acho que é indiferente. Mas, se calhar aqui até é mais seguro.
No TeamViewer, normalmente o código é sempre o mesmo, caso não seja desligado o TeamViewer por parte do cliente, e nesse sentido quem dá assistência fica com o código e consegue mais tarde voltar a aceder, com o mesmo código.
Aqui, obriga sempre a intervenção de quem vai receber assistência, não permitindo assim um acesso remoto sem autorização.
Não é bug, é mesmo ao contrário do Team Viewer 🙂
Reportaste um bug que não é bug? Sabes o que e um bug ao menos?
É por essas e por outras que o feedback hub esta cheio de tralha e sugestões/problemas em condições ficam lá para o fundo…
Também existe um assistente remoto no W7 e W8 mas perdemos o controlo da máquina remota quando estamos a executar uma tarefa que necessita de permissões de administrador, por exemplo após aceder aos services.msc ou quando aparece o prompt para permitir ou não a execução da aplicação em modo admin.
Também acontece nesta versão?
Se fores Domain Admin não perdes o acesso 😉
Ou então como já foi dito em outro comentário por GPO, tens de pertencer ao Remote Desktop Users com previlégios de admin, mas óbvio que só funciona dentro de um dominio. Normalmente os utilizadores domésticos não têm restrições na máquina, tem apenas e só o UAC que de facto pode bloquear o acesso por exemplo a serviços que possam comprometer o Windows.
Conhecem o “Assistência Remota do Windows”? 🙂
É diferente.
Podiam fazer um artigo a falar Connect app (Desktop / mobile)
Essa não conheço, vou investigar.
Mas sera que estas “conversas” do Windows vs IOS vs Linux Kernel nao podem parar? Isto ‘e quase SPAM!
O meu ‘e melhor que o teu! Isto nao sera um bocado infantil?
O unico defeito da apple e os portugueses serem pobres, em paises ricos como na Austria onde vivo e raro ver alguem sem macbook. Desculpem os erros mas o portatil e alemao e n tem acentos portugueses
Defeito de portugal e de muitos outros paises porque no UK e a mesma coisa
É espectacular e fácil de usar, só peca por termos de fazer login na Microsoft. Num ambiente empresarial certamente que haverá um domínio próprio, logo não haverá contas Microsoft.
Esta app é para o publico em geral. A Microsoft certamente terá uma versão própria para as empresas.
Escreve msra.exe e tens a ferramenta disponível. Por GPO podes definir quem pode dar assistência. Só precisas do nome ou IP do computador.
Existem duas formas de acesso remoto a partir do Windows 2000. Uma delas é usando o Remote Desktop, que conecta você a sua área de trabalho, bloqueando o acesso a apenas sua área de trabalho no pc hospedeiro. Outros usuários podem ainda utilizar o pc, menos o usuário que está remotamente conectado seja por rede local ou Internet.
Na assistência remota, você tem colaboração de alguém assim como acontece no TeamView, o pc fica disponível pra ambos os usuários. Não testei ainda o app novo, mas pelo que percebi ele faz o papel da Assistência Remota e não do Desktop Remote.
Enfim, eu utilizo muito o Desktop Remote pois deixo meu computador conectado em casa usando todas as funções e programas dele no meu trabalho e ele fica disponível pra outros usuários em casa, com meu usuário bloqueado, em ninguém ver oq estou fazendo m
Finalmente algo simples!
Mas será (sem confirmar) só entre versões de Windows 10?
Se for transversal ao Win7, 8 e 8.1, é um grande acrescento. Se não for, é mais uma ferramenta extinta à nascença.
Um pequeno aparte que falta no texto. A ferramenta não está disponivel no windows 10 Home, só 10 Pro e superiores…
No meu Window 10 Pro não aparece estas qualquer destas opcções
Pedir Assistência
Prestar Assistência
Alguem poderá ajudar?
Atualiza para o ultima versão