Windows: Proteja qualquer pasta sem usar software de terceiros

Por Diogo Gaspar para Pplware.com

Destaques PPLWARE

66 Respostas

  1. Qim says:

    Funciona mas é completamente inseguro!

      • minime says:

        funciona tão bem como um post-it colado no ecran

        • Não vais deixar o script ali bem à vista, se o fizeres arriscas-te e muito. Damos o script é a forma de fazer, agora cada um trata de o colocar onde se sente mais seguro. Ensinamos a pescar, agora cada um decide que peixe quer apanhar.

      • Hogrpg says:

        Então não funciona, se é inseguro, então qual é objectivo disto?

        • Funciona na medida que não tens as pastas que queres esconder e proteger de olhares alheios à vista de qualquer um. Para te roubarem os dados não anda a passear no sistema e a ver o que tens, vão logo ao que tiveres à vista.

      • Miguel Arrebita says:

        Mas o titulo era proteja e não alternativa que funciona mas não protege!

        • Diogo Gaspar says:

          Miguel,

          Se pretende uma solução de protecção que lhe confira alta segurança, obviamente esta não é a indicada. É claramente perceptível.

          Julgo constar no artigo um pequeno parágrafo que faz referência ao facto de esta solução estar longe de proporcionar um nível de segurança mais avançado, no entanto, pode proteger a um nível mais baixo, cabendo ao utilizador escolher a indicada para o efeito.

          Um abraço. 😉

          • eB says:

            Caro Diogo,
            O script apresentado não protege os dados apenas os esconde ao olho comum. Como por certo é do seu conhecimento a protecção de dados implica encriptação o que não acontece no caso do script apresentado ao invés dos softwares referidos na primeira frase.

          • Miguel Arrebita says:

            Não ponho em causa o artigo que é interessante, apenas o titulo é enganador e que neste blog é algo recorrente usar click bait.

            Um abraço e venham mais artigos destes.

          • Não é o caso. Tu escondes as setas e proteges os teus dados. Qualquer um que chegue à procura de informação acaba por não a encontrar pq o tempo que tem é curto e não tem tempo para estar a passear no sistema ou arrisca-se a ser apanhado.

      • ZeDasDicas_NOT says:

        Estamos a brincar, só pode. Alguma vez ter uma pasta com as atributos de sistema e escondida dá alguma segurança? Parece uma dica para DOS 5 com uns 25 anos.

        Quem tiver no explorer a ver as pastas escondidas apanha logo esta, e vê tudo o que quer.
        Script copiado de n sítios com vários anos alguns até com esta bat para win7.

  2. Qu4dC0r3 says:

    esta solução é um pouco marreta… é que a password está visível no ficheiro.
    agora é só arranjar outro programa para esconder este ficheiro.

  3. Pedro says:

    Agora é começar a publicar artigos que construam em cima deste.
    “Funciona mas é completamente inseguro!” – Como é que o fazemos mais seguro?
    #Usabilidade – como é que melhoramos a usabilidade? GUI?
    Etc.

    Bom artigo! Já ando há algum tempo a tentar explorar Windows scripting mas sem tempo é complicado.

  4. eB says:

    Bom dia,
    Sinceramente este artigo deixa muito a desejar especialmente quando comparado com o que já nos habituaram. Tal como diz o leitor Quim isto é completamente inseguro. Depois tentarem comparar (nem que seja “ao de lwve”) este script com os softwares da primeira frase chega a ser cómico. Penso que a maioria dos vossos leitores tem um nível mínimo de conhecimentos de informática para descartarem este post assim que analisam o script. Tenho que o dizer: noutro contexto, como por exemplo ensinar scripting seria válido, agora nestes termos, e pela primeira vez desde que acompanho o pplware, é a minha opinião que deviam remover ou alterar profundamente este post.
    De resto continuem a fazer o vosso, usual, bom trabalho.

    • KW says:

      Inseguro é relativo, tudo depende do uso que lhe dê, não acha? Se tem conhecimentos, mais uma razão. Acho piada ao facto de querer a remoção do artigo. Se formos a ver, as redes sociais também são inseguras e perigosas, tudo depende do uso que o utilizador lhe dê, da mesma forma que este método pode ser utilizado para situações básicas, muito básicas. Ainda que não seja utilizado, o saber não ocupa lugar.

      • eB says:

        Caro KW,
        Analise o título e a primeira frase: onde é que este script protege uma pasta ou bloqueia o acesso à mesma? Apenas a esconde e de uma forma bastante rudimentar.
        Quanto ao que referi: “deviam remover ou alterar profundamente este post” e ” noutro contexto, como por exemplo ensinar scripting seria válido” vai de encontro ao que disse em “o saber não ocupa lugar” ou estarei errado?
        Sinceramente o que me levou a opinar anteriormente foi a questão do conteúdo apresentado não ter nada a ver com o aparente objetivo do post, ou pelo menos com a ideia que quiseram passar inicialmente.
        Se a intenção era colocar uma pasta escondida diziam isso mesmo. Quanto à protecção dos dados é preciso ter muito cuidado e atenção, especialmente neste momento em que já saiu o novo regulamento de protecção de dados e que irá entrar em vigor no próximo ano. Tal como noutros comentários também eu sugiro à equipa do pplware que elaborem mais artigos sobre proteção de dados, encriptação e criptografia.
        Cumprimentos a todos.

        • FNP.PT says:

          Claro que também é preciso um pouco de imaginação! Criei uma pasta, renomeei-a com uma extensão nova, alterei o “icon” e foi parar a uma directoria com mais de 1 milhão de ficheiros e pastas. O “bat” ficou numa pen e agora vou ver quanto tempo leva um amigo meu engenheiro net e programador a descobri-la.

  5. Miguel says:

    Se o script fica na directoria da pasta, basta abrir o script com o bloco de notas para ter acesso à password.

  6. Diogo says:

    Seria bom um topico sobre ferramentas de encriptaçao. Por exemplo a encriptaçao pgp (open pgp). Encriptaçoes de codigo aberto, seguras, privadas e de confiança. Nao sao encriptaçoes da apple, microsoft, google e outras empresas, essas nao prestam onde nao sao seguras, privadas e muito menos de confiança. Aos programadores peço novas encriptaçoes e codificaçoes cada vez mais fortes.

  7. Antunes says:

    Usem mas é o Veracrypt e deixem-se de coisas

  8. Audigy says:

    Recomendo o Cryptomator: https://cryptomator.org/

    Para além de multiplataforma em desktop, também existe para Android e iOS. Suporta cloud e local vaults.

  9. António says:

    Além da pasta privada também cria esta : HTG Locker , sem qualquer protecção .

  10. Hugo Gomes says:

    Epa a malta aqui se quer protecção compre um alarme, um cao, uma bomba para que tocar no pc fica sempre segura a informaçao

    • KW says:

      Ahaha, era o que ia dizer. Francamente, dá ideia que não sabem distinguir uma solução caseira de um software muito mais robusto. Então se é esse o caminho, não é mentira dizer que nada é 100% seguro, será? Não me digam que guardam os dados debaixo do colchão…

      Comparações inúteis aqui se lêem nos comentários. Se sabeis tanto sobre TI, sabeis também que este método não deve ser usado, por exemplo, profissionalmente. Não me diga que é um IT admin, que leu este artigo e pensou que esta é uma dica para utilizar para proteger os dados de uma empresa (exemplo).

  11. NoQI says:

    Seria mais fácil compactar com senha, pelo menos se tivesse os dados sequestrados, esta pasta não poderia ser utilizada facilmente. Já o script é apenas uma maneira difícil de renomear a pasta, ocultar e tornar uma pasta de sistema (facilmente contornado quando vai em qualquer janela do explorer “exibir, opções de pastas”).
    Se tivesse colocado como título: “Windows: Proteja qualquer pasta sem usar software de terceiros, só que não”, faria mais sentido, poderia dizer que tem mais a finalidade de automatizar um processo do que oferecer segurança.

  12. Sharp Random says:

    Às vezes também tenho obsessão por não usar soft de 3ºs para questões domésticas

  13. Armando Ferreira says:

    Isto é um bocado ridículo, e só se critica quem faz alguma coisa. É preso por ter cão e não ter! Quem quer ter mais segurança faça por isso, mas não critique ou mostre melhor que…

  14. NS says:

    Ter um script à mão de semear que oculta pastas mas que permite com facilidade alterar a pass com um simples edit, é tão seguro como teres um post-it com as passwords debaixo do teclado.

    Existem 3rd party tools gratuitas no mercado para fazer isso, para quê arriscar. Mostrar o método, explicar como funciona tudo bem, mas apenas numa perspetiva didática…

  15. fixmyPC says:

    Soluçāo: Utilizem Linux, encriptam o que querem e quando cim a maior das facilidades, e é open source

  16. miguel says:

    O que mais me deixa lixado são os comentários da treta do pessoal.
    Bom trabalho Pplware!

    • NoQI says:

      Creio que a discussão é muito válida, e comento que tem a opção de comentar kkkkkkk.
      Minha maior preocupação, como usuário que já acompanha este blog desde 2007, é que uma pessoa desavisada, sem o nosso conhecimento para avaliar os riscos, pode ter uma grande perda material ou até mesmo ter informações sigilosas sequestradas ou publicadas, pois muitos dão credito ao que é publicado aqui, neste contexto acho que deveria sim, ter um aviso dizendo que a senha não é para a pasta e sim para que um bloco do script seja executado, e que o rWindows oculta pastas com apenas alguns cliques e, que mesmo ocultas, são facilmente acessíveis digitando o endereço completo na barra do explorer e ou listados com o comando “dir /a”.
      Creio que quem lê este blog é porque que mais conhecimento e não quer correr riscos desnecessários.

      • KW says:

        “Verdade será dizer que este está um pouco longe de ser o método mais seguro, no entanto, não deixa de poder ter a sua utilidade.”

        Isto não lhe diz que o método não é seguro/encriptado whatever?! E não pode ser útil porquê? O utilizador deve ser capaz de medir se pretende os dados fechados a 7 chaves e encriptados, ou se apenas pretende PROTEGER UMA PASTA DE OLHARES ALHEIOS.

        Pelos vistos não é preocupante um leigo ler tudo isto (incluindo comentários) para perceber que utilidade pode dar a este método, preocupante é os Srs. entendidos na matéria pensarem que isto é para usar ao nível de um VeraCrypt.

  17. Paulo says:

    click com botao direito em cima do ficheiro.bat e escolher a opção Editar e logo se descobre a senha …. simples simples simples

  18. censo says:

    Nunca se agrada a gregos nem a troianos. Irra. Vão para a praia e deixem o Pplware trabalhar à vontade construindo artigos interessantes como este. Gostei.

  19. Quim says:

    Eu por acaso nem me dei a ler o artigo até ao fim para perceber o que se tratava. Não se pode considerar segurança a este tipo de coisas, o ficheiro *.bat permanece na pasta e pode ser editado, logo podem bem fazer o que querem aos ficheiros “supostamente seguros”, nao me venham dizer que isto serve , só se for para manter algo escondido dos avós, agora de resto, é sempre bom dar conhecimento de como se “faz” e como se “desfaz” como é o caso.

    • KW says:

      “Eu por acaso nem me dei a ler o artigo até ao fim…” O Quim e quase toda a gente, mas depois vêm para aqui mandar postas de pescada.
      Acho impressionante tanta ignorância ao ponto de pensarem que o .bat fica ali à mercê de qualquer utilizador.
      Leia melhor e diga lá onde é que é referido ser mais seguro que um software que permite encriptar os dados…nem esses são seguros veja bem.

      Só sábios nestes comentários, mas não suficientemente inteligentes para perceber que podem usar isto para esconder pastas de olhares alheios, a não ser que deixem toda e qualquer pessoa andar na sua conta de user…SEGURANÇA hein?!

      Esconder pastas não é um método de proteção ainda que básico ou pouco seguro?| Ah não, espera, é melhor deixar ali à vista. Sinceramente, alguns comentários só revelam não saber medir o nível das situações. Desliguem-se da Internet, o computador and stay safe! 😉

  20. André says:

    Já li muita coisa inútil na internet, mas esta está no top…
    Não quero criticar só porque sim, mas onde é que esconder e proteger são a mesma coisa? Quem não souber, lê e acredita que está seguro… só que não! Esta solução é como esconder o ouro dentro de uma gaveta, aberta, e tapar com um lençol… pode ser que ninguém vá procurar!
    E ainda estou para entender a treta do script e da password, para que serve pedir a password se a mesma está visível no script? Quem puder executar o script, também pode ver a password!! Vamos brincar ao faz de conta.
    Bastavam duas linhas com os comandos attrib e chegavam ao mesmo resultado. A segurança, essa continua a ser 0.

    • KW says:

      Pura inteligência André, congrats.
      Mais um que deve deixar guardar as passwords debaixo da cama, ia jurar, ao avaliar por “Quem puder executar o script, também pode ver a password!!” Não me diga que também pensou em deixar o script ali à vista? Muito bom.

    • eB says:

      André e restantes leitores,
      O que acho é que muitos dos leitores deste artigo ainda não se aperceberam é que, para a finalidade que todos apontam, a password, e o próprio script, de pouco ou nada serve sendo apenas necessária a execução do comando attrib. Quanto à password analisem o script e vêm que a linha que a verifca apenas serve para fazer um goto (e assim não executar o referido comando attrib) caso a pessoa não coloque a correta.
      Agora numa situação em que alguém ande à procura da referida pasta ou do seu conteúdo: nunca iria necessitar deste script: a pasta está no file system e apenas se encontra escondida. Tal como disseram basta ir à opções do Windows, ativar o mostrar pastas e ficheiros escondidos e desativar o ocultar pastas e ficheiros do sistema. Depois é só procurar (manualmente ou através da opção procura). Pode demorar mais ou menos tempo mas estando apenas escondida é certo que a irão encontrar.
      Mais uma vez digo. É engraçado o script para uma questão de ensino mas na prática de pouco ou nada serve.
      Fiquem bem.

      • eB says:

        Eu novamente 🙂 ,
        Ainda quanto aos comentários no geral acho que não é preciso nos exaltarmos tanto. O script que o Diogo Gaspar aqui deixou vale o que vale, e quanto a mim, vale muito no que diz respeito ao ensinar um pouco de Windows Scripting (tal como ele o diz numa resposta a um dos comentários). Ainda assim vou brincar um pouco convosco deixando aqui o mesmo script um pouco alterado. Por favor não levem a mal pois só quero tentar transmitir a ideia, a alguns de vós, que a nível de proteção de dados este script não vos irá ajudar.
        O script (se assim o entenderem copiem o conteúdo para um ficheiro de texto e alterem a extensão para .bat):
        REM ———INICIO DO SCRIPT————————————————————–
        cls
        @ECHO OFF
        title @PPLWARE – Esconde/Mostra Pasta
        if EXIST “Pasta Escondida” goto UNLOCK
        if NOT EXIST Pasta-Privada goto MDLOCKER
        :CONFIRM
        echo Deseja esconder a pasta? (S/N)
        set/p “cho=>”
        if %cho%==S goto LOCK
        if %cho%==s goto LOCK
        if %cho%==N goto END
        if %cho%==n goto END
        echo Erro. Insira (S/N) para esconder a pasta, ou (N/n) para terminar.
        goto CONFIRM
        :LOCK
        ren Pasta-Privada “Pasta Escondida”
        attrib +h +s “Pasta Escondida”
        echo Pasta Escondida.
        ping 127.0.0.1 -n 3 > nul
        echo Ainda assim vamos apresentar o seu conteudo sem utilizar nenhuma password
        ping 127.0.0.1 -n 3 > nul
        dir /a “Pasta Escondida”
        echo A fechar esta janela em 10 segundos
        ping 127.0.0.1 -n 13 > nul
        goto End
        :UNLOCK
        echo Insira a password para mostrar a pasta.
        set/p “pass=>”
        if NOT %pass%== PPLWARE echo Errou a password mas nao faz mal!! A pasta ficara visivel na mesma em 3 segundos.
        if %pass%== PPLWARE echo Password correta… mas nao era preciso. Mesmo sem acertar a password a pasta ficaria visivel. Tente correr o script novamente e teste.
        ping 127.0.0.1 -n 5 > nul
        attrib -h -s “Pasta Escondida”
        ren “Pasta Escondida” Pasta-Privada
        echo Pasta visivel.
        ping 127.0.0.1 -n 5 > nul
        goto End
        :FAIL
        REM Este Target não é utilizado neste script
        echo Password inválida.
        goto end
        :MDLOCKER
        md Pasta-Privada
        echo Pasta privada criada com sucesso.
        echo Sugestao: coloque alguns ficheiros antes de correr novamente o script
        echo A fechar esta janela em 5 segundos
        ping 127.0.0.1 -n 8 > nul
        goto End
        :End
        REM ———FINAL DO SCRIPT————————————————————–

        Analisem ou executem se quiserem. Mais uma vez isto é num espírito de brincadeira e ensino.
        Cumprimentos a todos

        • figueira says:

          “hey Script Guy” 🙂
          apena uma pequeno apontamento na linha: “echo Erro. Insira (S/N) para esconder a pasta, ou (N/n) para terminar.” deverá ser “insira (S/s)”

  21. anonimo says:

    É asqueroso como algumas pessoas tão negativas, não conseguem enxergar nada de bom em nada que os outros façam. Parabenizo o autor do post pela iniciativa e digo que deve ignorar os infelizes que tentam envolver os outros na sua própria obscuridão.

    • NS says:

      Mais um comentário de um especialista especializado em especialidades! Não está em causa destruir o post nem desacreditar o autor. Como referi anteriormente, o autor deveria ter pensado na apresentação deste script de uma forma mais didática (o objectivo, como esta construído, etc) do que sugerir o mesmo como o solução de segurança. Este script é claramente inútil do ponto de vista de segurança, por muito que venham afirmar que se tiverem o mesmo numa diretoria diferente da pasta e mais não se o quê!

      Se o auto quer falar sobre Windows Scripting, esqueça scripts da velha guarda como este (sim, só dinossauros é que ainda usam .bat) e opte por exemplo por PowerShell. Irá certamente ficar surpreendido com as capacidades do mesmo.

    • Ramicnarf says:

      CARAMBA!!!
      Show de bola!!! Pura verdade!!!

  22. Luis says:

    Bom Dia, Obrigado pelo Artigo, eu infelizmente não sou um ‘iluminado’ como outros que perdem tempo a comentar e a destruir o que aqui é dito, para mim e certamente para muitos outros este artigo é ÚTIL, PRÁTICO e de GRANDE INTERESSE, e como não sou ‘iluminado’ não conheço e não sei onde procurar algo melhor como por aqui afirmam, mas até agora todas as sugestões que me interessaram e têm sido aqui colocadas serviram na perfeição para o propósito assim peço que continuem a divulgar estas dicas pois muitos como eu vêm (ou têm) nelas grande interesse.
    Obrigado e continuem o bom trabalho.

  23. K_P says:

    Serve perfeitamente para ocultar os vídeos porno dos olhares alheios…

  24. Charles says:

    Fantástico!
    Tiro o chapéu a este tutorial.
    Seguro ou inseguro, depende de cada um…
    Mas é fantástico e nostálgico ver estes scripts!

  25. NoQI says:

    Se tivesse colocado no título “Esconda qualquer pasta…” eu nem teria comentado, os primeiros dois softwares citados, realmente protegem, já o terceiro, o “Wise Folder Hider” nao protege, apenas esconde. A questão aqui é que “Esconder” e “Proteger”, em Informática, são duas coisas absurdamente diferentes. Ao usar este método, sua pasta estará “escondida”, mas jamais estará “protegida”. Aos que não gostaram dos comentários dos amigos mais experientes, lembre-se que todo comentário aqui passa por um moderador antes de ser publicado, se você está lendo isto, é porque a equipe pplware respeita a opinião. ; )

  26. Bruno M. Dias says:

    Parabéns pelo tutorial. O conceito está lá, mas basta fazer “editar” ao ficheiro bat para visualizar a password.

  27. Janito says:

    Isto é tipo um cofre feito de papel, ele está lá mas é de papel
    Mas está uma ideia gira!

  28. figueira says:

    Agora que li este role de comentários… Parabéns PPLWARE este tópico é um fartote de rir pelos comentários.
    Quanto ao tópico em si está mais que explicado que não é segurança a 100% nem 50% mas do lado de scripting “bat” tá giro, e acho que fazem poucos deste tipo (powershell da proxima vez sff :p).
    Quanto a alternativas que não sejam de terceiros, tenho de falar do Bitlocker que isso sim é cifra como deve de ser para quem tiver windows 7/8/8.1/10 versão professional ou superior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.