Windows 11: Microsoft fecha falha que deixava ativar o seu sistema sem pagar
A Microsoft tem lutado para manter o Windows 11 imune aos hackers e a todas as formas de alterar o sistema. Os resultados têm sido positivos e protegido o sistema. A mais recente ação eliminou uma conhecida forma de ativar o Windows 11. O KMS38 do MASSGRAVE deixa de funcionar e pode trazer problemas a muitos utilizadores do sistema da Microsoft.
Microsoft fecha falha do Windows 11
Recentemente a Microsoft deu dois grandes passos no Windows. Em primeiro lugar, a empresa confirmou que o Windows 11 está a tornar-se um sistema operativo com agentes, o que gerou uma enorme reação negativa. A empresa terminou também o suporte para a versão 23H2 do Windows 11 e acrescentou que todos os sistemas receberão em breve a atualização de funcionalidades 25H2, com a condição: que serem suportadas.
A gigante tecnológica também fez outra mudança bastante importante que não foi documentada nas notas de lançamento oficiais da empresa. Isto porque a empresa removeu um popular hack offline para o Windows 11 e 10 que era utilizado para ativar sistemas ilegalmente. O método era designado por KMS38 e era fornecido pelo MASSGRAVE.
Caso não conheça, o MASSGRAVE é um projeto que oferece vários serviços não oficiais de ativação do Windows e do Office. O KMS38 era um método de ativação offline que funcionava enganando o ficheiro executável GatherOSstate para prolongar o período de ativação até 19 de janeiro de 2038, às 03:14:07 UTC, em vez dos habituais 180 dias. Para quem estiver curioso, o superbug do ano 2038 impediu que isto fosse mais além.
KMS38 do MASSGRAVE deixava ativar sem pagar
O GatherOSstate ajudava essencialmente a determinar se um sistema operativo, no seu estado atual, era elegível para uma atualização. O autor do MASSGRAVE confirmou que este método já não funciona com a atualização de segurança de novembro de 2025 (KB5068861, KB5067112).
MAS 3.8 - R.I.P. KMS38
Beginning with build 26100.7019, Microsoft fully deprecated clip-based KMS license migration functionality. As a result, KMS38 has stopped working.
Full changelog https://t.co/hog764ysJG pic.twitter.com/YwRuCWuUPh
— MAS (@massgravel) November 12, 2025
Isto já estava provavelmente previsto, uma vez que o MASSGRAVE acrescenta que, na versão 26040 do Windows (lançada em janeiro de 2024), o gatherosstate.exe foi removido dos suportes de instalação. Isto significa que as atualizações in-place e as atualizações de recursos reinicializam o período de tolerância para zero, exigindo uma nova ligação a um servidor KMS.
Com a atualização opcional do Windows 11 do mês passado (KB5067036), a Microsoft descontinuou por completo a funcionalidade GatherOSstate, tornando o KMS38 inutilizável. Assim, com o mais recente script MAS, versão 3.8, o KMS38 foi totalmente removido. A MASSGRAVE recomenda que os utilizadores migrem para os métodos de ativação por HWID (ID de Hardware) ou TSforge, ambos ainda funcionais.





















share do windows vai começar a descer com esta atitude da microsoft
O que a Microsoft faz de lucro em licenças perpetuais para uso pessoal é insignificante. O modelo de negócio para consumidores residenciais já mudou há muito. A MS tem o monopólio empresarial e é aí que eles se esforçam para garantir que não perdem mercado.
pelo contrário, aí ganham mercado.. mas não não têm nenhum monopolio, nem nunca teve..
Cai porquê? Quem é que usa KMS38 para ativar o Windows hoje em dia quando o HWID funciona e resiste até a reinstalação do Windows? E no Office além do TSForge ainda há o Ohook.
“”Os resultados têm sido positivos”” …..
A Microsoft sempre esteve a lixar-se para o que os utilizadores querem. Esta empresa ganha com as licenças e com a venda de dados dos utilizadores.
Há sempre maneira de não se pagar. Nunca paguei e não era agora que o ia fazer. Só irei começar a pagar quando eles fizerem as coisas em condições. Nomeadamnete:
– corrigir strings porque há coisas fora do contexto…
– colocar a linha de comandos em Português… se bem me lembro, desde que saiu o Windows 8 deixou de ter a linha de comandos em Português e passou a estar toda am Inglês e algumas ferramnntas estão em PT-PT. Eu lido bem com o Inglês …
– adicionarem Português de Portugal ao Terminal como lhes foi pedido há mais de 2 anos… é a mania de pensarem que a mixórdia falada no brasil é mesma falada cá…
– corrigir o idioma nas Dev Tools do Edge se é que já não está… não posso confirmar porque o Edge está banido por ser tão chato com merdinhas..
– parar de ser insistentente com coisas…
– implementarem de vez o modo Escuro nas caixas Win32 do sistema em vez de demorarem 8 anos a fazê-lo quando a Apple demorou apenas 2/3 anos… começaram com pequenas coisas e o modo Escuro já estava completamente a tomar conta de cada caixa no macOS… já a Microsoft.. tentaram começar a implementar isso no Windows 11 às caixas Win32 e arrependeram-se… daí as caixas de verificação escuras em caixas de diálogo brancas como é possível ver na Limpeza de disco.. Já está a ser implementado o modo Escuro nas Win32 na build 26220 finalmente.. e até alguns apps como o PowerISO, o WinRAR, o Rufus… mas se repararem bem.. não está bem feito.. até refilei uma vez com o gajo do Rufus e ele disse-me que nunca iria meter modo Escuro no Rufus mas acabou por fazê-lo….
Ou então para de te queixar e muda para outro sistema operativo…
“Ah e tal, isto é uma m****, mas vou usar mesmo assim e nem pago!”
a usares ferramentas de há duas decadas atrás não admira que estejas ressabiado
Acho a comunidade hacker muito mais unida e legal. Até o post de despedida ainda foi feito com carinho de forma envolvente com luto e sentimentos. Ou seja, após esse post eu tive ate mais respeito pelo pessoal da MassGrave pelo pessoal alternativo que o respeito que tenho pela propria Microsoft. Um dia eu fui tentar comprar o Windows pelo site oficial da microsoft e vi que eles tava vendendo a 1500 reais. Ou seja, inviavel, voltei para o pirata mesmo. Nem quis saber de chaves alternativas ou sites paralelos porque eu nao sabia naquele momento qual era confiavel. Eles sao loucos fazer isso. Nao estou sentindo falta mais do windows para o uso basico. A primeira semana foi horrivel usar o linux, o som era horrivel sem qualidade, o monitor nao dava resolucao correta, travamentos congelantes ocorriam toda hora por falta de memoria ram tendo que resetar 2 vezes por dia. Isso nao acontecia no windows, pois dava tempo de interromper o processo. Nao é a mesma coisa que o windows, mas dá para usar mesmo assim para o basico elementar. Nao é para jogos e programas mais especificos infelizmente
Há outras maneiras de o fazer.