Windows 11: Como tirar screenshots sem instalar nada
O Windows 11 está simplesmente fantástico! A Microsoft conseguir finalmente oferecer um sistema operativo que reúne várias características que são importantes para qualquer utilizador. É um sistema bonito, rápido e bastante estável.
Hoje vamos ensinar como usar a Ferramenta de Recorte no Windows 11.
Tal como outros sistemas, também o Windows 11 inclui várias ferramentas nativas. Uma delas é a Ferramenta de Recorte, que foi tema de conversa no passado, pois corria o rumor que a Microsoft a ia retirar do Windows.
No entanto, o Windows 11 tem essa ferramenta que agora até tem mais funcionalidades e está mais simples de usar.
Como usar a Ferramenta de Recorte no Windows 11?
Para começar basta que procure por Ferramenta de Recorte (ou Snipping Tool) no sistema.
Depois é tão simples como escolher que tipo de screenshot pretende fazer. Pode escolher o modo de retângulo, Modo de janela, Modo de ecrã inteiro ou Modo de forma livre.
Caso pretendem podem também indicar um atraso, para assim fazer screenshots em "modo automático".
Para quem gosta de atalhos, esta Ferramenta de Recorte pode ser iniciada com a combinação de teclas Windows + Shift + S. É verdade que esta ferramenta é ainda bastante limitada face a outras soluções comerciais, no entanto, tem as configurações básicas fundamentais.
Além desta ferramenta pode também usar sempre a tecla PrtSc que permite capturar toda a área visível, devendo depois o utilizador colar a imagem num software de edição de imagem, como, por exemplo, o Paint.
Este artigo tem mais de um ano
Outros 3 atalhos que utilizo muito:
* alt + prt scr: captura a janela ativa para o clipboard
* Win + prt scr : faz um captura total do ecrã e grava automaticamente num ficheiro jpg na pasta imagens\capturas de ecra (\Pictures\Screenshots)
* Nos Tablets Surfaces (touchscreen): Windows Logo + Volume para baixo
O artigo parece insinuar que é uma feature do windows 11.
Quando no Windows 10 tudo funciona da mesma forma aqui descrita!
Não, aliás, se leres o artigo diz assim “Tal como outros sistemas, também o Windows 11 inclui várias ferramentas nativas. Uma delas é a Ferramenta de Recorte, que foi tema de conversa no passado, pois corria o rumor que a Microsoft a ia retirar do Windows.”
Logo, se existiam rumores no passado que a ferramenta poderia desaparecer (porque existia), como é uma ferramenta que apareceu no Windows 11?
Estás a querer olhar para uma parte do artigo!
Se leres o artigo diz assim logo no inicio:
“O Windows 11 está simplesmente fantástico! A Microsoft conseguir finalmente oferecer um sistema operativo que reúne várias características que são importantes para qualquer utilizador. É um sistema bonito, rápido e bastante estável.
Hoje vamos ensinar como usar a Ferramenta de Recorte no Windows 11.”
Só estou a dizer que não estão a ensinar a usar uma função exclusiva do Windows 11, mas sim do Windows 10 e 11! Pode ser preciosismo meu, mas acho que ficaria mais correcto, e quem tenha Windows 10 pode até saltar o artigo quando na prática aplica-se de forma igual, até no atalho tecla Windows + Shift + S
O facto de ensinar no 11 não quer dizer que não existisse no 10.
Parei de ler a matéria aqui: “O Windows 11 está simplesmente fantástico!” onde comecei a rir muito. Mas como aqui é um reduto de W11 lovers, sei que este comentário não será publicado.
Nem uso…o meu sistema é macOS 😀
Há alternativas open source melhores tais como o greenshot ou o shareX. O shareX é fantástico.
Obrigado.
win+shift+S Podemos recortar o que queremos e envia directo para ferramenta de recorte se quisermos e podemos usar CTRL-V para colar onde quisermos.
https://www.minitool.com/news/win-shift-s.html