PplWare Mobile

Windows 10 também vai ter suporte para pagamentos via NFC


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. João says:

    O Windows anda sempre a reboque dos outros. Incrível!

    • JJ says:

      Mais um que não sabe o que diz…

      Mas como os artigos são apresentados também não ajuda.

      • Dumitru says:

        JJ não vale a pena falar com fanboys lol, este sistema já existe há muito tempo e ohh espera foi a Apple que inovou ne!? claro claro…

      • gdfgd says:

        A segunda frase diz muito 🙂

      • João says:

        É mentira? Explica lá então.

        • JJ says:

          O aceitar pagamentos via NFC não é nova para a Microsoft:
          http://www.microsoft.com/pt-pt/moveis/apoio/faq/?action=singleTopic&topic=FA141432#

          O que vai acontecer é fazer uma abordagem diferente a este tipo de serviço. Fazendo parcerias de peso!

          Alem disso, temos de olhar para o local onde a conferencia esta a ser realizada. A China e os países a sua volta são os principais utilizadores deste tipo de tecnologia.

          O que a Microsoft pretende ao fazer este tipo de referencia, é chamar atenção que também tem este tipo de serviço no seu SO.

          O Windows sempre foi um SO aberto onde é possível fazer qualquer tipo de operação informática. Praticamente sempre suportou todo o tipo de tecnologia que vai surgindo. Por isso estranho seria um novo Windows sem este tipo de funcionalidades.

          Mas actualmente, devido a diversas empresas, é preciso fazer este tipo de anúncios, para as pessoas (mais desatentas) não pensarem que só umas determinadas empresas é que tem determinadas tecnologias.

          Ou seja, a Microsoft faz este anúncios porque os outras também os fazem. Porque independentemente disso, estes tipo de funcionalidades já estariam integradas no sistema, como estavam anteriormente!

          • Nunes says:

            Estás a confundir o suporte para NFC que havia para se poder criar aplicações para pagamentos, com o sistema operativo ter um sistema de pagamentos já integrado

          • JJ says:

            Eu não estou a confundir.

            Por isso disse, que os pagamentos via NFC já são possíveis algum tempo no WP, mas agora a Microsoft vai fazer uma abordagem diferente neste campo.

            Não foi preciso outras empresas dizerem que se consegue fazer pagamentos por NFC, para a Microsoft suportar tal situação. Já o era possível fazer, mesmo que fosse necessário ferramentas de terceiros para o fazer.

          • Nunes says:

            Essa abordagem diferente [ou o que lhe queiras chamar] é uma mudança enorme em termos de funcionalidade para o utilizador. É o que torna os pagamentos por telemóvel realmente viáveis para a maioria das pessoas, pela forma de interacção mais simples e segura!
            Por isso o anúncio não é a Microsoft a relembrar as pessoas de algo que já tinha, mas a informar as pessoas de que vai ter adoptar a funcionalidade que outros já introduziram.

          • JJ says:

            “vai ter adoptar a funcionalidade que outros já introduziram”

            Logico que já introduziram, já lançaram novas versões dos seus SOs…

            A Microsoft só este ano é que vai lançar uma nova versão do seu SO, logo só agora é que vai introduzir estas mudanças. Mas isso não quer dizer, que o seu actual SO não suporte este tipo de funcionalidade, independentemente de abordagem ser ou não mais fácil para o utilizador.

          • Nunes says:

            “A Microsoft só este ano é que vai lançar uma nova versão do seu SO”
            A Microsoft lançou outra versão no ano passado poucos meses antes da Apple e já tendo telemóveis com NFC há alguns anos. Se não introduziu mudanças nesse período de tempo é porque não tinha ideia para desenvolver alternativas de jeito.

            ” Mas isso não quer dizer, que o seu actual SO não suporte ”
            continuas a tentar confundir o suporte para NFC com a integração de pagamentos no sistema

            “independentemente de abordagem ser ou não mais fácil para o utilizador”
            Se o utilizador não vai usar é quase como não existir.

    • Nuno says:

      Mais um comentario sem nexo. O meu Nokia Lumia 735 já tem NFC e dá para fazer coisas sem ser pagamentos. E até diz nas definiçoes que dá para fazer pagamentos “para esta açao funcionar, terá de ter um SIM de pagamento” mas admito que não sei o que isso é.

  2. zezito says:

    bem… o meu velhinho Nokia Lumia 620, já com 3 anos tem NFC, por isso esta noticia peca por falta de informação cuidada. O NCF já existe há muito tempo no windows Phone, os sistemas de pagamentos esses é que começaram agora a ser utilizados. A apple no campo do NFC foi a ultima a entrar com essa tecnologia.

    • João says:

      A última a entrar, mas a 1º a dar-lhe uso útil. Antes da Apple o uso era inútil. Neste momento nos EUA, já podes fazer pagamentos por NFC via iPhone, graças à Apple. A Samsung e a Microsoft acordaram depois… como sempre…

      • gFan says:

        Inútil? Inútil é teres um equipamento preparado com NFC e apenas poderes fazer pagamentos.

        Caso não saibas o NCF nos androids não serve só para fazer pagamentos, vai-te informar.

        • PSL says:

          O NFC nos Androids não serve nem para pagamentos, nem para coisa nenhuma… visto que ninguém usa isso…

          Parece que interessa muito ter NFC, só para dizer que se tem… já que o Bluetooth Low Energy faz o mesmo efeito, e ainda mais…

          • zezito says:

            não é verdade o que disses, NFC tem inúmeros campos onde pode ser utilizado. Obviamente que não serão em APPS para qualquer tipo de utilizador , mas no mundo empresarial como por exemplo em empresas de segurança e manutenção o NFC é bastante utilizado.

      • ptpedropt says:

        sim, claro, pois foi.. parabens

      • zezito says:

        Meu caro João NFC não é so para pagamentos, já desenvolvi vários projectos em que o NFC é utilizado para marcar por exemplos locais e equipamentos em edifícios, isto por exemplo para guarda nocturnos fazerem rondas e via telemóvel fazem a leitura das tags NFC o que faz prova de que realmente fizeram a ronda que deviam de fazer.

        O exemplo que dou é apenas um deles, existem muitas outras áreas onde o NFC é já utilizado, isto que seja em android quer seja em Windows Phone, já a Apple ainda não tem o sdk do NFC aberto a programadores, é o sistema de pagamentos e mais nada, por issó nesse aspecto ainda está atras daquilo que tanto o android e Windows phone mermitem fazer.

    • João says:

      Uma coisa é ter lá o chip NFC, outra coisa é ter suporte para chegares a um terminal e fazeres o pagamento via NFC.

  3. Dumitru says:

    A falta de informação por parte da pplware e por parte deste post é imenso mas pronto. o NFC já existe no WP há muito tempo mas não tinha parceiras e muito menos utilizado tinha que vir a Apple e dizer que fizemos uma grande inovação e pronto o pessoal começou a abrir os olhos e usar, coisa que Microsoft e Samsung deveriam fazer uns tempos atras quando implementaram mas pronto…

  4. catalisador says:

    Continuem com estas “modernices” e dps digam que a culpa é das finanças k n perdoa uma dividazinha…

    Abre o olho povo… será que n entendem que isto é tudo “areia no olho” ?? e não, n é do rabioske….

    Continuem a colocar informação nos iphone, smartphone, ou qq dispositivo movel e vão ver…. e dps n me “xateiem” k n os avisei….

    a vossa vida está na mão da tecnologia…. larguem isso e vão passear com a mulher antes que ela arranje outro…

  5. JJ says:

    O que eu começo a ver é que a os “fanboys Apple”, a ficarem com medo que a Microsoft passe a frente neste tipo de serviço, que eles PENSAM que é único deles ou o deles é o melhor.

    A questão é que com as parcerias Visa, MasterCard e Amex, bem com o facto que as caixas de multibanco usam Windows, a implementação deste tipo de funcionalidades, pode passar para patamares bem mais difícil para Apple.

    • Nunes says:

      lol, agora por haver caixas multibanco com Windows vai ser uma vantagem nos telemóveis!? Isso é hilariante! Não é o Windows que dá ou permite os serviços bancários das caixas. Se por ventura as caixas multibanco passarem a suportar telemóveis por NFC será pelo software e hardware desenvolvido por entidades bancárias e será idêntico para qualquer telemóvel que suporte os protocolos usados por essas entidades – não tem nada a ver com a Microsoft!

      Quanto às parcerias com Visa, MasterCard e Amex, achas que isso é algo novo? Foi exactamente com essas empresas que a Apple iniciou o ApplePay e é por causa dessa parceria que rapidamente conseguiu o suporte de centenas de bancos nos Estados Unidos. Aliás foi com a Apple que essas entidades introduziram novos métodos mais seguros para processamento de cartões.

      • JJ says:

        Logicamente que se as caixas multibanco suportarem NFC não vão ficar dependentes de equipamentos com Windows.

        A questão é que esse hardware e software, como dizes, ser desenvolvido por entidades bancarias, certamente será com o apoio da Microsoft, visto já estar no meio.

        • Nunes says:

          ” certamente será com o apoio da Microsoft, visto já estar no meio.”
          Independentemente de qualquer suporte que a Microsoft possa dar aos seus clientes, os serviços e hardware continuam a ser desenvolvidos por entidades bancárias. E as caixas multibanco são apenas os terminais de acesso aos serviços, com um backend que muito provavelmente não corre produtos da Microsoft!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.