Quantcast
PplWare Mobile

Windows 10: Sabia que pode repor o sistema sem o formatar?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Miguel l. says:

    Grande windows 10

  2. Eduardo says:

    Fiz exactamente isso ontem, adicionalmente cria uma lista com as aplicações que estavam instaladas e que o windows não pode repor.

      • Lumia 640 says:

        Já tinha feito isso a cerca de dois meses pois não tinha gostado de atualizar então queria que ele fica-se limpo mas mante-se os ficheiros e não deu erro e está impecável

      • Toni says:

        Pergunta muito importante: quem fez uma actualização gratuita do Windows 7/8 para o 10, e usar esta funcionalidade para repor o PC, digamos a opção de remover tudo, a licença continua a ser válida?
        Porque a licença só é válida se fizermos uma actualização e a opção de repor é quase como instalar de raiz.

        • Pedro Sousa says:

          Depois de atualizar do Windows 7/8 para o Windows 10 e este ficar com a licença válida e ativa, não terá problemas com nenhuma das operações de recuperação (“manter os meus ficheiros” e “remover tudo”), a licença depois deste processo manter-se-á.

          • Mário Barreto says:

            Elimine os dados para reposição do Windows 7 (fabrica ) e instale o Windows 10! Como posso voltar para o Windows de fabrica ou para o Windows 8.1 ?

      • Marco Faroia says:

        bom dia o meu pc apanhou algum virus
        sigo os passos que aconselha fazer, mas quando escolho a opção de guardar os ficheiros não aceita. a minha pergunta é se eu escolher a 2º opção ele vai apagar tudo o que tenho no directório D: ?
        obrigado

      • Matheus says:

        O meu deu erro e agora fica uma mensagem falando que nao encontra o (sistema operacinal tente desconecta a unidade que n contenha sistema operacional. Pressione ctr+del para reiniciar) o que eu fasso?

  3. DavidOff says:

    Já fiz isto no Win 8.1 mas tenho uma pergunta, agora que atualizei para o Win 10, se fizer esta reposição de sistema e decidir apagar tudo, ele vai reiniciar com o Win 10 na mesma certo?

  4. Realista says:

    Por acaso sabia 🙂
    E melhor é as apps Universais. Ter as mesmas apps no PC e no Smartphone Lumia dá jeito hehehe 🙂

  5. Toni says:

    Sem dúvida uma grande funcionalidade, mas tenho umas questões:
    – quando referem as aplicações, são as aplicações da Loja ou/e as aplicações Destkop?
    – remover tudo é um formatar ou apenas sobre as pastas de sistema, programas, etc do Windows?

    Aqui não será o lugar para isto, mas uma situação chata no meu portátil depois de actualizar para o Windows 10, é o portátil não desligar totalmente em 3 dos 4 modos (encerrar, hibernar, suspender). O portátil continua com energia, parece não desligar a placa mãe. Já estive à procura sobre uma solução para o caso, e até agora, nenhuma funcionou. Especialmente a que teria de actualizar o firmware da máquina, mas quando tento, a actualização falha porque há uma descrepancia demasiado grande entre a versão antiga e a recente (embora sejam as versões correctas). Se alguém tiver umas dicas sobre isto fico muito agradecido.

  6. Isac Dias de Castro says:

    E 2ª opção “remover tudo” presumo que apenas remova tudo no disco onde o Windows esteja instalado, não irá mexer no conteúdo de outros discos que tenha instalado certo?

  7. João terra says:

    desde o início do windows 10 que sei bem disso. Outra forma de o windows ser genuino é formatar o pc é insta o windows 7 mas sem fazer as actualizações. basta ir a net e sacar a ferramenta da microsoft do windows 10, rodar o aplicativo e clicar onde diz actualizar este pc.

  8. Rafael says:

    Nas opções de energia:
    -“Escolher o que faz o botão para ligar/desligar”
    -“Alterar definições que estão atualmente indisponíveis”
    -Desmarcar o “Ativar arranque rápido (recomendado)”

    Vê lá se ajuda…

  9. TrasMontano says:

    O que acontece com os ficheiros do OneDrive no PC? Mantém-se ou são eliminados?

    • Realista says:

      Pergunta pouco lógica. Mesmo que apague, o OneDrive descarrega-os novamente…

      • eu says:

        Talvez tenha a sua lógica. O que acontece se apagares um ficheiro da pasta onedrive no pc? o onedrive volta a descarregar? ou apaga na “nuvem”?

        • Zaark says:

          Continua sem lógica. Quando o PC é recuperado, é feito ANTES do arranque – como queres que o OneDrive sincronize quando nem o Windows foi arrancado? E após a recuperação, é necessário configurar de novo o OneDrive, pelo que ele faz o download caso os documentos não tenham sido mantidos.

          • eu says:

            Para ti continua sem lógica que sabes como funciona, será que o transmontano sabe? Não sabemos tudo.

            Se tivessem dado logo a tua resposta…

      • TrasMontano says:

        A minha pergunta até pode parecer um pouco disparatada mas não é, pelo menos na minha opinião, isto porque antes de usar o OneDrive tinha experimentado outros serviços de sincronização e uma vez apaguei, propositadamente, a pastar principal onde o programa de sincronização os guardava no pc. Quando dei conta, a maior parte dos ficheiros tinham sido eliminados na cloud.
        Se a memória não me falha, creio que foi com o Meo Cloud.
        O que me valeu é ter sempre backups antes de iniciar estas operações.

  10. PHRF says:

    Não existe “formatar o sistema” nem “formatar o pc” como muita gente lhe chama. Existe formatar o disco (magnético) e já lá vai o tempo que isso acontecia no tempo do DOS. Actualmente também acontece, mas já é um processo integrado. Hoje em dia chama-se repor o Sistema Operativo, ou reinstalar o S.O. =)

  11. Vlad says:

    Eu acho que esta opção já existia desde o Windows 8.

  12. ultras says:

    Só digo uma coisa, SYSPREP – Já vem do tempo da Maria Cachucha, windows NT4.0

  13. TB says:

    O Windows 8 e creio que mesmo o 7 Pro já tinham algo semelhante, a questão era que nas versões anteriores não alterava nada em termos de registos de instalações, ou seja, se já tivéssemos um programa instalado (ou mais) os registos dessa instalação mantinham-se. Muita gente fazia isso pq utilizavam programas piratas, creio que esse era o principal motivo. Mas com as subscrições que hoje existem cada vez menos “o crime” compensa, especialmente em termos de uso profissional.
    Nesta isso tb acontece ou vai mesmo tudo à vida? Se assim for é mesmo uma boa ferramenta, que o OSX ja tinha, por acaso, nisso ainda continua a ser muito mais “friendly” que o WIN 10. Mas este 10 é um salto enorme na qualidade, a microsoft está de facto de parabéns!

  14. silva says:

    Uma pergunta, apesar de estar inscrito na microsoft para receber as actualizacoes betas, e estar tudo configurado no windows 10 para tal, ainda tenho a compilacao 10240.
    Nao há em PT-PT, sera por isso?
    https://www.microsoft.com/en-us/software-download/windowsinsiderpreviewiso

  15. Asfast09 says:

    O mac os x também tem alguma funcionalidade como esta?

  16. Asfast09 says:

    O mac os x também tem alguma funcionalidade como esta?

    • Mikes says:

      Sim. Agora de cor não sei o caminho, mas sim, podes fazer a reposição limpa do sistema. O processo e o resultado é idêntico, apaga tudo o que tenhas e faz um clean install do OSx.

  17. miibrito92 says:

    Esta opção de reposição permite então fazer uma instalação limpa, correcto? A pasta do windows.old e outra série de ficheiros que ficam “perdidos” é um “pain in

    • Zaark says:

      Não exactamente. Um refresh não é uma instalação limpa propriamente dita. Limpa será instalando tudo do zero. Um reset total ao Windows aproxima-se bastante da instalação limpa, mas continuamos a não poder chamar de “limpa” 😉

    • Zaark says:

      Um exemplo de uma instalação limpa: Colocar o Windows 10 numa PEN usando a Media Creation Tool, entrar numa distro Linux Live via PEN ou CD e ir ao GParted, formatar a partição do Windows, sair e entrar no Setup do Windows (com a PEN criada previamente) e instalar. Formatar usando o GParted é um gosto pessoal, o próprio setup do Windows pode fazer isso.

  18. miibrito92 says:

    Esta opção de reposição permite então fazer uma instalação limpa, correcto? A pasta do windows.old e outra série de ficheiros que ficam “perdidos” é uma dor de cabeça e isto seria uma forma prática de contornar

  19. jedi says:

    isto ja nao é novidade porque esta opção ja existia no windows 8/8.1 😉

  20. sakura says:

    hay não é preferivel analisar a maquina?

    control panel — Security and Maintenance.
    “Maintenance” View reliability history.
    muitas vezes é so uma app a cusar porblemas.

  21. Pedro Duarte says:

    Tendo o Office 365 no sistema ele também remove ou mantém? No caso de remover, visto que tenho o Office grátis (versão estudante), dará para reinstalar com a mesma conta de estudante?

  22. goncalo soares santos says:

    Já tive de fazer o refesh ao sistema no início quando foi lançado fez crash e tive de novamente fazer o upgrade para Windows 10.

  23. miguel says:

    Coloquei repor tudo no windows 10 e durante processo deu um erro e agora aparece esta menssagem
    An operating system wasn t found try disconnecting any drivres that don t contain an operating system
    Press ctrl +alt+del to restart
    Mas nao sai daí

  24. Alice says:

    A minha Webcam do meu hp não funciona. Tenho o Windows 10 e dizem que pode ser disso. se reverter para o Windows 8 que veio de origem com o portatil para testar se a câmara funciona com este sistema posso voltar a actualizar para o Windows 10? Ajudem-me por favor. obrigada

    • Luís says:

      pode… uma vez feita a actualização e activada, ao voltar para o 8 e depois fazer instalação limpa do 10 já fica logo activo
      a questão da webcam à partida terá a ver com os drivers da máquina, é uma questão de verificar se existem os drivers na net

  25. Ricardo says:

    Eu tentei fazer isso no meu porque o meu windows update nao atualiza, diz que nao ha atualizaçoes disponiveis mas eu sei que em novembro sairam algumas. Eu acho que isto está a acontecer porque desliguei sem querer o pc a meio de uma atualizaçao. Entao quando carrego em começar e manter os meus ficheiros aparece um erro que diz “Ocorreu um problema ao repor o ser PC. Nao foram efectuadas alteraçoes”
    Alguem sabe porque nao está a dar?

  26. Jorge Moscão says:

    Eu hoje ao tentar repor o meu W10 na opção de manter os ficheiros o mesmo depois de iniciado ficou com a tela a preto e já não saiu dali,não sei mais o que fazer visto que tinha ficheiros importantes no mesmo,não sei se será possivel voltar a reinstalar o windows e recuperar os meus ficheiros,agradecia a vossa ajuda

    • Manuel says:

      Estou exatamente na mesma situação que o Jorge, tenho o PC neste estado à mais de duas horas e não sai da tela preta, ouço o disco (ou pelo menos o ventilador) e a seta do rato é visível, ao deslocar o rato ela move-se. É assim só me resta esperar, ou algo está errado

  27. rita says:

    Olá Boa Noite,

    Precisava da vossa ajuda, tenho o windows 10, que actualizou SOZINHO para o windows 10 home e o pc ficou lento e uma serie de “problemas”, e eu queria repor os valores de origem e ele não me deixa, diz:
    “NÃO FOI POSSÍVEL ENCONTRAR O AMBIENTE DE RECUPERAÇÃO”
    “Introduza o suporte de dados de instalação ou para recuperação do windows e reinicie o pc com ele.”

    Não percebo nada disto, preciso mesmo de ajuda… Quero ter o meu pc com os valores de origem pleeeeeeseee

  28. David says:

    boa noite.
    Eu ja tentei repor o windows mas quando vou nas definições-> repor este pc. o meu computador nao mostra as opçoes de formatação e nao abre… eu quero formatar mas nao aparece nada.. alguem ajude pff

  29. Paulo says:

    boa noite

    o que dizem por remover aplicações e definições é o mesmo que remover todos os programas que foram instalados certo?

  30. Elio says:

    Mas a reposição só afecta a partição onde está o windows a outra mantem-se sem perder os dados. Verdade?

  31. Filipa says:

    Ola

    tou com um problema grave no meu computador e não sei ccomo resolver.

    Eu ante-ontem ao ligar o pc a tela de ìnicio só rodava e nao saia desse ponto.
    Ao voltar a ligar o pc eu tive que o repor denovo, mas voltei a instalar o windows de novo e deu, mas quando o pc inicia ao por a paassword de usuario o login entra, mas depois a tela fica preta , e tento usar o metodo de ir ao Gerenciador de Tarefas e pesquisar “explorer.exe” e nao apareceu nada.

    Hoje aconteceu a mesma coisa , repus o pc 2 vezes , eliminando os ficheiros que tinha.
    O pc recomecou a instalar o windows de novo e deu tudo bem, mas o problema que quando ta na tela “Estamos a atualizar o seu pc” volta a parte ” Ola Vamos Remover algumas pastas”.

    Por Favor
    Agradeco resposta.

  32. Mysterking says:

    o meu parou nessa tela de scanning and repairing drive tem quase 254h e nao sai mais dos 15% lol
    eu fiz isso porque ele estava travano de mais mas agora nao sei se arrisco a desligar tudo e ligar novamente ou se espero mais lol

  33. carlos porfirio says:

    queria deixar o windows 10 e voltar ao 7 como fazer?

  34. cultooculto says:

    tenho um disco num pc antigo toshiba com windows 10 devidamente licenciado. Acontece que esse pc esta a dar as ultimas. Tenho um outro, parado, que tinha ubuntu, um HP. se um colocar o disco do antigo, que ainda está bom e com a instalação windows, e depois escolher repor, instala os drivers de novo e fica a funcionar? alguém ja experimentou? Obrigado pela ajuda!

  35. AJF says:

    Tenho um problema com o meu Windows 10. Em “Ativar ou Desativar funcionalidades do Windows” aparece vazio e o meu Windows Update não recebe nenhum update para o Windows 10 desde Dezembro, tenho ainda a OS Build 10586.17. Repor o sistema poderá ajudar? E para o fazer preciso de CD de instalação do Windows?

  36. João says:

    Antes de fazer isto ao pc quando clickava no capslock ou no NumLock aparecia um aviso no ecra do meu pc e agora não
    O meu pc é um Acer Aspire V15 Nitro

  37. Malamen says:

    Optei pela opção remover tudo, mas já está há 3 hora nos 10%! É normal? ^^

  38. Marcos says:

    Galera,alguém pode me dizer se ao usar essa opção, eu limpo só a conta que está sendo usada ou eu limpo todo o pc e apago todas as contas ?

  39. DC says:

    Bom, estou a precisar de fazer isto mas o que acontece com os outros programas instalados (Office, etc.etc.)?

  40. Davis says:

    Em média quanto tempo demora a reposição de origem? Ou depende das especificações do computador?

  41. Victor says:

    quando vou resetar aparece que o computador nao pode achar a `midia de recuperacao` e nao da continuidade.

  42. António P. Ferreira says:

    Isso já fiz diversas vezes, reinicia até cerca de 50% e descreve erro e volta ao mesmo.

  43. Cátia Barradas says:

    Dá para fazer o mesmo nos telemóveis. Ou seja queria repor os dados de origem no meu lumia 535 (acho que está com um conflito com uma app q uso muito) e gostava de saber se ao fazer isso volto para o windows 8 ou se consigo manter-me no 10 e se voltar para o 8 se posso actualizar para o 10 gratuitamente.

  44. MANOEL FREITAS DE SOUZA says:

    Observem o que todos dizem sugerindo ISSO! Cuidado pois as aplicações instaladas que não são da LOJA Windows Store serão perdidas, como exemplos: CORELDRAW, pacotes ADOBE, se usa certificado digital (aquela merda de JAVA, drivers de token/cartão, certificados autorizadores), e um montão de outros que instalou fora da loja, configurações de aplicativos que perdeu um tempão para ficarem do seu jeito, pensem, vai ter que fazer de novo, e vezes não ficam como eram. PÉSSIMA SAÍDA. Se tem folego OK vai nessa!

  45. João Bibe says:

    Eu fiz todos os passos aqui descritos mas no final da reposição há um erro que me impossibilita de prosseguir com a mesma. O erro é: “não foi possível repor este pc”.
    Já tentei de tudo para resolver este erro pois o meu computador necessita urgentemente de uma reposição e não posso formatar o pc pois ele não tem suporte de cd.
    Há alguma forma de resolver esse erro?

  46. Tu says:

    o que acontece a minha licença do office 2016 depois de fazer a reosiçao. é só iniciar a aplicaçao e colocar a minha conta?

  47. filipe alves says:

    o meu windows 10, ultimamente crasha quando estou a jogar e foi desde que atualizei as drives com o driver booster.
    essa reposicão também se efectua a nivel to registry e das drivers?

  48. Ramon says:

    Muitto obrigado! Vou tentar fazer isso no meu computador, estou a anos sem formatar ou restaurar, começou a ficar bem lento!

  49. Nuno Carvalho says:

    Gostei do artigo. Mas com isto não elimino a minha conta como administrador?

  50. Lolita says:

    Obrigada! Valeu

  51. Alexandre Aguiar says:

    Boa tarde,

    Tenho o Windows 10 Pro e, sistematicamente pela 3ª vez pede:
    – Actualização do Windows (aparece “a sua licença do Windows vai expirar em breve”);
    – Publicidade não autorizada na parte inferior do ecrã;
    – O rato, sem autorização, anda sempre perdido, em cima e em baixo, não para;

    Que fazer sem perder tempo nem a ciência da paciência?

    Pago uma bebida, sem compromisso, a ver o mar

  52. Alexandre Aguiar says:

    Boa tarde,

    Tenho o Windows 10 Pro e, sistematicamente pela 3ª vez pede:
    – Actualização do Windows (aparece “a sua licença do Windows vai expirar em breve”);
    – Publicidade não autorizada na parte inferior do ecrã;
    – O rato, sem autorização, anda sempre perdido, em cima e em baixo, não para;

    Que fazer sem perder tempo nem a ciência da paciência?

    Pago uma bebida, sem compromisso, a ver o mar

  53. Alexandre Aguiar says:

    Boa tarde,

    Tenho o Windows 10 Pro e, sistematicamente pela 3ª vez pede:
    – Actualização do Windows (aparece “a sua licença do Windows vai expirar em breve”);
    – Publicidade não autorizada na parte inferior do ecrã;
    – O rato, sem autorização, anda sempre perdido, em cima e em baixo, não para;

    Que fazer sem perder tempo nem a ciência da paciência?

    Pago uma bebida, sem compromisso, a ver o mar

  54. JOANA ISABEL CRUZ says:

    Ola peço desculpa mas gostaria de pedir ajuda nao sei como o meu marido fez mas eu tenho um computador asus mas antes desse tinha um toshiba e com o toshiba veio uma pen para eu poder repor as definicoes de fabrica no computador o meu marido foi por a pen no asus e agora tenho o sistema do toshiba no asus com windows 8 como posso voltar a ter o windows 10 com as definicoes do asus? Obrigada pf respondam por email porque eu e raro vir a esta pagina obrigada

  55. Mendes says:

    Boa noite,

    Tive um erro de atualização suponho e quando voltei a entrar no pc ja noa era a mesma passe que tinha era a passe de a mais de 3 meses atras isto e estranho e por outro lado perdi os driveres da placa de Internet realtek ethernet controller driver e fiquei sem ligacao alguma depois de muitas tentativas estou a fazer a reposicao do pc para 2 semanas atras nao sei como isto vai acabar terá alguma opinião para me ajudar fico muito agradecido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.