PplWare Mobile

Windows 10 remove aplicações sem autorização


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Filipe Mocho says:

    Por muito bom que o Windows 10 seja, a falta de controlo nos updates (podermos decidir quando e quais instalar); a actualização forçada de drivers em sistemas que funcionam sem problemas com a desculpa de serem mais recentes; a desinstalação de programas alegadamente por questões de instabilidade…

    O Windows 10 é um sistema onde o utilizador não tem total controlo da máquina. Eu, como certamente muitos utilizadores, não quero e não posso ter um sistema operativo que não me inspira confiança.

    Hoje ligo o portátil para ver um filme, funciona. Amanhã ligo-o para escrever um documento de office e deixei de ter o LibreOffice instalado. No dia seguinte já não consigo ver uma série porque o driver mais recente tem uma incompatibilidade com o player de video…

    Neste momento não troco o meu Windows 7 por essa razão: garantia que quando ligo o sistema a máquina está a funcionar correctamente, e não vou ter de perder tempo a resolver eventuais problemas criados pelos updates da Microsoft.

    • Eric Mac Fadden says:

      Concordo plenamente.

      Por isso que continuo no 8.1 e no 7…..

    • Tiago E says:

      Só o meu windows 10 é que dá para desligar as atualizações automáticas?

      • Alucard says:

        Se tiveres a versão Pro, sim. A maioria dos utilizadores tem a Home e portanto estão vedados ao controlo das actualizações. Uma decisão incompreensível da Microsoft.

        • Ricardo Ganza says:

          Alucard, a versão Enterprise também possui essa possibilidade de desactivar as actualizações.

          Experimentei as versões Pro e Enterprise num portátil que utilizo apenas para experimentar sistemas operativos e essas duas versões possuem muitas semelhanças.

          Essa é uma delas.

      • k says:

        Se tiveres o Pro. Se tiveres o Home, como a maioria dos portáteis caseiros que aí andam (a maioria dos existentes que fizeram o upgrade são assim), não tens escolha. O melhor que dá, penso eu, é definir uma hora para actualizar, mas não dá para desligar.

    • tiago says:

      Mai nada… e o mais engraçado é que existe muito pessoal que diz que o windows 10 é o melhor até agora… é só rir… lol

    • PJO says:

      Se desativarem o “anti”-“virus” Defender após as diversas actualizações, vão ver que não desinstala nada.
      O mal está em cada actualização, a MS activar este maldito software que apenas vai verificar as apps e software que consideram “perigoso”.

  2. Alex M. says:

    No meu caso não me removeu nada em 3 PC e um deles tem uma gráfica AMD mas nos casos que remove o utilizador deveria ser informado antes da remoção e escolher se quer continuar com a instalação ou não isto assim fica mal a Microsoft

  3. Milton Sá says:

    Posso acrescentar que o Asus Smart Gesture, no meu caso, também foi retirado sem aviso nem autorização. Aliás, o executável desapareceu, mas a aplicação permaneceu registada no sistema. Foi preciso usar o CCleaner (o REVEO não detectava a app) para o remover correctamente para poder voltar a instalar novamente.

    • Fox says:

      Nem desinstalar uma aplicação correctamente consegue fazer…
      Pensei que o pessoal já estava habituado a “acumular tralha” no windows…

    • Marco says:

      Por acaso já reparei que o meu Windows 8.1 de vez em quando atrofia com o smart gesture… Basta suspender o portátil em vez de o encerrar. Ou por vezes deixa simplesmente de funcionar… Na volta foi algum update que mexeu com a aplicação… Não fosse pelos jogos, mudava para linux… Enfim. Já é de esperar da Micro$oft…

    • pedro says:

      o mesmo se passou comigo, mas eu fiz uma reparação ao software instalado…

  4. Francisco says:

    E mais grave do que isso é lançarem uma actualização que apaga os driver da placa wireless de um produto exclusivamente deles, Surface pro 2.

  5. JR says:

    É verdade, a mim removeu-me o Ccleaner, bom ou mau, concorde ou não a Microsoft com a sua utilização, é da responsabilidade do utilizador aquilo que instala no PC, não deveria remover as apps instaladas, além disso sem notificação alguma.

    • JF says:

      Idem. Também fiquei sem o CCleaner. A continuar assim mudo para Linux, ao menos lá sou eu que controlo a máquina.

    • fnp.pt says:

      Continuo a ter o CCleaner instalado. A atualização nada removeu, no meu caso.

    • Victor says:

      Porque é um programa que é muitas vezes, instalado sem querer juntamente com outros programas. Obviamente, foi esse o motivo de terem tirado. Mas se precisar de novo é so instalar de novo.

      • Hélder says:

        Mas não faz sentido Victor. Antes disso acontecer o utilizador deveria ser notificado coisa que não aconteceu, como por exemplo, no meu caso.

      • Hugo says:

        Nunca deveria desinstalar nada sem o consentimento do utilizador… e ponto final…
        Por acaso tem desinstalado estes tipos de software… e se calhar de desinstalar algum programa utilizado em ambiente profissional apenas porque não o reconhece?!
        O quê que a empresa vai fazer?? Vai pagar assistencia para voltar a instalar e configurar o software… Quem é que vai assumir despois estes custos?!

    • Setnom says:

      É muito estranho, porque o Ccleaner ficou no meu, não foi apagado aquando do update de novembro.

  6. Miguel2 says:

    lol começou o ataque que já a muito se falava.

    Volta windows 7 estas perdoado!

  7. Bruno Leitão says:

    No meu caso aconteceu uma coisa curiosa, o software do meu multifunções HP Laserjet 3055 não funcionava, depois destas últimas actualizações (1511) tentei novamente instalar com compatibilidade Windows vista e para meu espanto, tudo funciona perfeitamente.

  8. Nuno Silva says:

    Que grande tiro no pé. A tudo isto acrescente-se que este Windows 10 é altamente intromissivo na privacidade dos utilizadores e já há relatos de bloqueio de programas P2P nomeadamente os torrents. Por essas e por outras é que: Os meus PCs mais velhinhos continuam a rodar XP, por uma questão de optimização dos recursos existentes e compatibilidade de hardware drivers mais antigos. Nos PCs mais recentes parou no Windows 7. Esta politica de correr desenfreadamente atrás da concorrência, faz disto. Um dos segredos da microsoft era a total estabilidade e longevidade dos seus S.O. Agora querem novidades todos os anos? Então tomem lá as novidades. Convém acrescentar, para quem percebe minimamente de informática e S.O. microsoft que uma atualização por cima do sistema instalado (Windowns 7 para Windows 10) é um erro. Mesmo dentro da mesma versão, uma instalação deve ser feita de raís, fresquinha como uma alface, quanto mais versões diferentes. A actualização de W7 para W10 tinha água no bico. Era a pressa de impingir aquilo que ainda está pouco testado e estável. Sou fã da microsoft e não dispenso o windows nas minhas máquinas, mas é preciso conhecer-lhes as manhas. Sou muitos anos “a virar frangos”.!!!!

    • Alvaro Costa says:

      O XP só durou tanto tempo por causa do falhanço do Vista (este sim, um real tiro no pé a par com o Windows ME!) porque mais nenhum dourou assim tanto! Nem os NT no mercado empresarial! O próprio Windows Server 2003 tem os dias bem contados e a maioria das empresas já migrou para o 2008/2012.
      Se à coisa que me mete confusão é dizer que o XP é seguro! O suporte oficial já terminou e não há atualização aos drivers dos principais fabricantes de hardware! Aquele que era o SO mais usado no mundo passou a ser o SO mais usado do mundo sem suporte (seja oficial ou não!)…
      A MS avisou que esta versão traria muitas mudanças, entre as quais as constantes atualizações. Quem, no mundo do Linux não conhece as rolling realeases (https://en.wikipedia.org/wiki/Rolling_release), ArchLinux por exemplo? O Windows vai pelo mesmo caminho. A melhor forma da máquina estar protegida é estar atualizada.
      Que está errado desinstalarem aplicações numa atualização do SO está! Se bem que na minha não aconteceu nada de estranho 🙂

  9. Eduardo says:

    Mais uma vergonhosa violação da privacidade dos utilizadores. Isto não é um “bug” mas intenção criminosa de manipular o direito à escolha de aplicações. Por este caminho os utilizadores vão acabar por utilizar apenas o que a Microsoft quer, criando um monopólio e violando a liberdade individual. UMA VERGONHA…

  10. Fox says:

    Como se o computador fosse nosso….
    Ao instalar o windows 10, acabamos de o dar à Microsoft posse do mesmo. A Microsoft sabe o que é melhor para os utilizadores.

    • Mário Silva says:

      Que mentira! Lol não foi a Microsoft que o comprou, não digas asneiras.. o computador é teu, se eu quiser me livrar do Microsoft Windows 10 eu livro-me lol mas qual é a tua, comentário sem nexo algum lol

  11. Ifone rei says:

    Pior do que isso, desintalou me o office 2013 pirata. Mudem para o 7…o 10 é terrivel

    • Fox says:

      Tens software pirata?
      Sabes que o Office e o Windows… não são de borla certo?

      • daiquiri says:

        n mordas o isco.

      • João Luz says:

        O quê? Isto paga-se? o0 Sempre tive office e windows de borla.
        Pago porque? É só ir a net e descarregar, nunca ninguém me pediu dinheiro.

        Até mesmo programas e jogos, o meu sobrinho deixou-me la no computador um site onde consigo tirar tudo. Agora não me lembro do nome qualquer coisa bai, tem uma barcaça no meio do ecran. Se conseguirem encontrar usem, que é uma maravilha e ninguém vos pede dinheiro, nem números de cartão de credito nem nada.

        • João Luz says:

          Epa, andei a ler.. tenho de ter cuidado, afinal isto custa 150 euros. Parece que nos estados unidos destroem a vida a uma pessoa por partilhar 70 musicas, se bem que não sei muito bem como funciona isso de partilhar.

          Mas se fazem isto por meia dúzia de musicas nem quero saber o que me podem fazer por ter um sistema operativo que não paguei. Não quero que me dêem cabo da vida.

          Mas se calhar cá em PT não é bem assim, parece que se paga uma taxa qualquer cada vez que se compra alguma coisa com memoria, por causa das copias. Assim por cá não deveria haver problema.

      • gsilva says:

        Sim até porque ia dar um dinheirão por um software ainda beta. sure!!

      • APereira says:

        Office e windows sao deborla?

  12. DB says:

    Muda lá para o Linux

  13. joao pedro says:

    A malta mesmo assim continua a gostar deste windows…claro só porque está na moda.
    Este windows 10 é uma verdadeira maravilha…

  14. Hélder says:

    No meu caso foi os drivers da minha placa gráfica. Uma Nvidia. Foi desinstalado o centro de soluções da Nvidia e os respetivos drivers sem qualquer tipo de aviso ou menção. Só dei falta deles quando notei que o monitor do meu PC estava com um pouco de lag. Quando fui ver. Drivers desaparecerem.

  15. Pension Higienico says:

    Nos meus nao removeu senao o software da impressora Samsung. Mas deixou o Ccleaner, que uso ha anos.

  16. Demonoid says:

    Tudo a funcionar aqui sem qualquer problema.

  17. Blue Screen of Death says:

    Eh pá! Fónix – que esta conversa dos GRAVES PROBLEMAS do W10 já cansa!!!! A sério… já não há pachorra…
    Está por todo o lado na Internet!
    Só não vê quem não quer ou quem tem limitações cognitivas!
    De uma vez por todas metam nessas cabecinhas que o W10 é LIXO!!!! LIXO TÓXICO!!!!
    Não interessa nem ao Pai Natal!

    Se querem um Windows decente e moderno, voltem para o W7 ou W8.1 – PONTO!!!!

    • Paulo says:

      Concordo plenamente. Voltei ao 7 e o pc parece outro, decido quando faco updates, o que instalo e desinstalo. Curiosamente ganhei 1 hora de bateria, n estava a espera.

    • Ifone rei says:

      O 7 foi claramente o melhor windows, o resto da vontade de comprar um mac

      • Blue Screen of Death says:

        Sem dúvida!

        Windows 7 Ultimate SP1 64 Bits – the Ultimate Windows OS

      • Alvaro Costa says:

        Antes era o XP agora é o 7?
        Quando sair o Windows 11 (ou lá como se chamará a versão “RedStone”) o melhor será o Windows 8 ou 8.1…..
        Deixa-te andar que a Apple tem andado a fazer um bom trabalho com o El Crapitan e o iOS mais recentes (updates a seguir a updates em dias consecutivos)….

    • lo says:

      É a tua opinião, não a trates como um facto.

    • DB says:

      Errado. Windows 10 é melhor que o Windows 7 e 8 juntos.
      Tenho dezenas de máquinas com Windows 10 instalados em clientes, e nenhum dá problemas.
      Não comentem, nem tenham ideias formadas erradamente apenas pelo que leem em fóruns, blogs e facebook. Trabalhem com o Windows 10, explorem o Windows 10, testem tudo, incluindo OneDrive, sincronização ao Windows 10 Mobile com a tecnologia continuum.
      Após isso, verão que afinal o Windows 10, é um SO muito bom.
      A questão aqui são os fabricantes que não acompanharam a evolução tão depressa como a Microsoft. Dai os problemas de compatibilidade que na maioria dos casos são falhas externas ao Windows 10.
      Atualizem -se, testem as coisas antes de fazer comentários sem base prática.

      • Blue Screen of Death says:

        “Não comentem, nem tenham ideias formadas erradamente apenas pelo que leem em fóruns, blogs e facebook. Trabalhem com o Windows 10, explorem o Windows 10, testem tudo, incluindo OneDrive, sincronização ao Windows 10 Mobile com a tecnologia continuum.
        Após isso, verão que afinal o Windows 10, é um SO muito bom.
        A questão aqui são os fabricantes que não acompanharam a evolução tão depressa como a Microsoft. Dai os problemas de compatibilidade que na maioria dos casos são falhas externas ao Windows 10.
        Atualizem -se, testem as coisas antes de fazer comentários sem base prática.”

        Claramente, NÃO SABES O QUE DIZES!!!!

  18. censo says:

    Voltaram os dramas. Não percebo. Ou sou um gajo sortudo, ou sou especial. Comigo, 3 máquinas em permanecia, cada uma de sua idade, sendo uma muito antiga e outra muito recente, corte tudo normal. Aplicações instaladas, drivers sem problemas, tudo bem. Enfim, não percebo mesmo!

    • Rodrigo says:

      Pois claro que não percebes. Se TU não tens problema nenhum com o Windows 10, poque que razão outras pessoas haveriam de os ter, não é verdade? É óbvio que tudo isto não passa de uma mega-conspiração contra o Windows 10. Apesar de o sistema ter sido distribuído gratuitamente, está toda a gente contra ele e a inventar defeitos que na realidade não existem, certo? Certo.

    • Rodrigo says:

      Pois claro que não percebes. Se TU não tens problema nenhum com o Windows 10, poque que razão outras pessoas haveriam de os ter, não é verdade? É óbvio que tudo isto não passa de uma mega-conspiração contra o Windows 10. Apesar de o sistema ter sido distribuído gratuitamente, está toda a gente contra ele e a inventar defeitos que na realidade não existem, certo? Certo.

  19. Diogo Jesus says:

    A mim não removeu nada. Muito pelo contrário.
    Tenho uma AMD e queria fazer downgrade aos updates e ele não deixava.
    Quando desinstalava a gráfica e o catalyst center, reiniciava o pc e lá voltavam eles. E para instalar a versão 15.7 só deu à segunda.
    Entretanto instalei a versão Crimson e correu tudo às 1000 maravilhas.

  20. Joaquim says:

    Por acaso, eu tenho um PC com placa AMD Radeon e que dispunha do AMD Catalyst para gestão de drivers e… A atualização de Novembro não desinstalou o tal AMD Catalyst…. Esta aplicação só foi desinstalada ontem quando atualizei o gestor de drivers para o AMD Crimson….

  21. sniperpt says:

    Agora entendo algumas coisas…
    Por isso é que os drivers voltavam a ser instalados os antigos, entre outras coisas
    Assim não dá, desde de quanto é que o sistema decide por si o que que podemos ter ou não instalado?
    Bug? não me parece. Parece-me é uma vontade de controlar o máximo.
    Enfim.

  22. Nuno Amaral says:

    Acho engraçado muitos dizerem mal do Windows quando têm versões piratas. Não pagam licença e ainda dizem mal… lol…

  23. pentestbox says:

    Esse sistema cada vez mais escravizando o usuário, não se tem mais controle do sistema, e sim o contrário, quem quiser ter liberdade tem que usar linux, isso que é sistema operacional, pois mesmo se fosse pago valeria a pena, ja não da pra dizer o mesmo do windows.

    • Alvaro Costa says:

      Cada vez mais tenho a certeza que a maioria dos problemas está entre a cadeira e o teclado (ou ecrã para o caso de ser tátil).
      Estou no mundo da informática, profissionalmente (porque para mim a informática começou com o Spectrun 48k uns 10 anos antes), desde 1999 (grande bug o do milénio! LOL) e vi o Linux a crescer, a aparecer e a desaparecer como o ultimo SO da humanidade e… nada!

  24. Simão says:

    No meu caso até o Software Intel Matrix Storage Manager removeu. quando dei por mim tinha os meus 2 HDD´s identificados como dispositivos USB. Curiosamente visitei o site oficial da Intel e fiz o download da aplicação…espantem-se…”Erro não é compatível com esta plataforma”…..Só resolvi o problema instalando os drivers originais (windows 7) que estavam no site oficial na minha MotherBoard Asus. Curioso…os drivers para o 7 funcionam no windows 10 e os ditos drivers para o 10 não funcionam nesta plataforma.
    É por isto que adoro o windows…é dos poucos SO que me fazem ganhar dinheiro…eheheheh.
    Abraços

  25. Simão says:

    ops…..esqueci…o painel de controlo da NVidia da minha velhilha 9800gt tb foi de grilo…..

  26. LordOfKings says:

    Estranho! Isso a mim nunca aconteceu, e uso, se não todos, grande parte dos programas referidos. Estranho, muito estranho, isso só acontecer a uma minoria de utilizadores. Vai-se lá saber o porquê…

  27. Miguel Ribeiro says:

    O meu CPU-Z continua lá.

  28. Simão says:

    Bonito, bonito…será o dia em que a MS lançará uma actualização em que fará desaparecer o PC onde for instalada…..eheheheh

  29. Carlos says:

    A mim me removeu alguns ccontroladores da placa grafica NVIDIA, tive que voltar a installar o drive!

  30. Paulo Pinto says:

    A mim numa das máquinas removeu o Speccy, mas avisou-me previamente que o iria fazer por motivos de compatibilidade. Portanto não me posso queixar, pois fui avisado. Por acaso ainda não instalei o Speccy desde então, não sei se funciona bem ou não, mas também agora já pode estar noutra versão que tenha resolvido algum tipo de compatibilidade.

  31. Paulo Pinto says:

    A mim numa das máquinas removeu o Speccy, mas avisou-me previamente que o iria fazer por motivos de compatibilidade. Portanto não me posso queixar, pois fui avisado. Por acaso ainda não instalei o Speccy desde então, não sei se funciona bem ou não, mas também agora já pode estar noutra versão que tenha resolvido algum tipo de compatibilidade.

  32. Neto Carlos says:

    Tive esse problema esta semana, mas com o Windows 8.1

    O mesmo removeu o FastStone Capture, EndNote X7.1 e Notepad++

    Mas já estou a migrar para Ubuntu Mate ou OpenSuse 42.1 (estou em dúvida qual). Aproveitando, faço uma sugestão ao PPLWARE para que a equipa de vocês elabore uma review comparativa entre Ubuntu e OpenSuse, com prós e contras de cada distro. Ambas as distros estão na mídia, mas o OpenSuse 42.1 tem dado o que falar nas redes sociais. Uma review comparativa poderia ajudar usuários iniciantes em Linux, tal como eu.

    Cumps.

  33. Luis Leal says:

    No meu caso, foi removido o Bit Defender Total Security 2015, que estava devidamente licenciada.
    Acabei por remover o Win 10 e voltar para o Win 7

    • LordOfKings says:

      Se não for compatível com o Windows 10, é normal. Mas o Bitdefender Total Security 2016, já é compatível.

      • Luis Leal says:

        Pois essa seria uma boa teoria, no entanto após a actualização tentei instalar o BitDefender 2015, e não é que funcionou perfeitamente!

        • LordOfKings says:

          Passou a ser compatível por magia, o Bitdefender Total Security 2015, estou a ver.

          • Luis Leal says:

            Se consultar o Site oficial do BitDefender, irá verificar que não foi magia.
            Por vezes a ânsia de comentar por tudo e por nada, atraiçoa-nos a mente e acabamos por perder grandes oportunidades de estar calado, evitando assim o disparate!

  34. Fox says:

    Espero que todos os que tenham instalado o windows 10 tenham lido o “Microsoft Services Agreement”:
    https://goo.gl/hW70hT
    No ponto: 7b:
    “Sometimes you’ll need software updates to keep using the Services. We may automatically check your version of the software and download software updates or configuration changes, including those that prevent you from accessing the Services, playing counterfeit games, or using unauthorized hardware peripheral devices”.
    Portanto, sem surpresas. Eles podem fazer isto.

    • sniperpt says:

      Quer dizer que no meu portátil asus, a gráfica é um “unauthorized hardware peripheral devices”? Peço desculpa mas já la vinha quando o comprei. Será qué a ASUS me enganou?

      O steam que deixo de correr o jogos por causo dos gráficos é um caso “counterfeit games”?

      Nos casos do Cleaner, e outros não são gratis? então como é pirata?

      O problema do antivírus relatado é um “that prevent you from accessing the Services”? se se for para usar Antivirus da MS…

      Por eu teimar usar o Firefox em vez do edge? isso também está no MSA?
      etc…

      Vamos é pensar bem no assunto.

      Ok isto não acontece em todas as maquinas, mas acontece.

      Antes do w10, alguém falava destas situação?

      Não estou a dizer que o 10 é mau, está é dar maus sinais para o futuro…

      Mas eu até tenho medo de criticar seja o que for neste site, lá vem com a historia “es um fanboy de alguma coisa”. Deve ser um fanboy que muda consoante o dia da semana, deve ser…

    • Paulo says:

      Poderem claro que podem, so atualiza quem é nabo. Eu instalei apenas para ter a licensa genuina, e voltei ao 7. Esteticamente n e tao bonito nem tem apps (tenho um ipad para isso bem melhor) mas dá um banho em performance e simplicidade. Se alguma vez for obrigado a ir para o 10 compro um mac. (Ate diria linux mas n da para o meu dia a dia)

  35. Under says:

    Mas o que a MICROSOFT faz é isto e bem-querem mudança e inovação e sem duvida sou a favor, mas estas politicas que eles implementam matam muitos dos utilizadores atuais das quais tem este SO Windows 10. São muitas restrições e acredito muito bem que é um sistema muito otimizado, mas isso não chega, a MICROSOFT não esta a respeitar minimamente a privacidade dos mesmos e assim perde credibilidade. Credibilidade essa para o Windows 10, por isso alguns pelo feedback terão de ser forçados em voltar a sistemas operacionais anteriores das quais eu apelo a muitos. A MICROSOFT esta a esticar a corda demasiado. Mas se isto se confirmar verdade é bom que alguns utilizadores aprendam a esperar e não correr atrás das novidades das quais são um pau de dois bicos, a que saber esperar qual o truque que eles têm na manga antes de avançar para uma instalação do SO.

  36. Paulo says:

    porque nerds usam linux?

  37. censo says:

    Continuo a achar que fazem muito drama com estas coisas. E tenho a certeza que só muito poucos dos que aqui andam a comentar é percebem do assunto.

  38. W10 says:

    Eu adoro o windows 10. É lindo e desinstala somente o que é mau para o meu computador. Todos deviam usar porque é mesmo bom e bem melhor que esse tal “linux” que muitos falam.

  39. Ferro says:

    Paleio que é bom está para aqui muito, mas e soluções, alguém tem? Que não impliquem outra instalação…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.