Windows 10 vai receber um clipboard virtual e muitas mais novidades
Como já mostrámos várias vezes, os desenvolvimentos do Windows 10 são constantes. As novas builds saem a um ritmo constante e sempre com novidades criando assim as futuras versões do Windows 10.
A mais recente build do programa Insider trouxe agora várias novidades, focadas na utilização do Windows 10 e na forma como pode ser melhorado.
A próxima grande atualização do Windows 10 está já a ser criada e testada. A Redstone 5 ainda não tem data de lançamento, mas as suas novidades não param de chegar, mostrando o trabalho que a Microsoft está a desenvolver.
Um clipboard virtual alojado na cloud
O clipboard do Windows, e também de outros sistemas operativos, é limitado. Apenas permite guardar um registo de cada vez, não guardando qualquer histórico ou registo. A Microsoft quer mudar isso e deu já os primeiros passos.
Com a nova build (17666) surge um novo clipboard, mais preparado para as necessidade e para o que seria esperado. É o fim de muitas apps que eram usadas para complementar este serviço.
Com esta nova versão passa a poderem ser guardados várias capturas no clipboard, tendo assim um histórico e acesso a todo o que copiaram.
Para além destas novas capacidades locais, o Windows 10 vai fazer crescer este clipboard ainda mais e integrá-lo na cloud, para sincronismo entre várias máquinas.
Tudo vai poder ser controlado nas definições, de forma centralizada e rápida. Com um simples clique muda a sincronização de elementos, quer automática ou manual, e até a utilização ou não do novo clipboard.
A maior mudança, para além da novidade, é a forma de vermos este novo clipboard. Com a sequência de teclas Win + v temos acesso ao histórico e a tudo o que já copiámos.
O Explorador de ficheiros também tem um tema negro
Outra das novidades que a build 17666 traz está no Explorador de ficheiros. Este passa a contar com um tema negro, mais agradável de utilizar em condições de baixa luminosidade.
Esta era uma das mais pedidas alterações no Windows 10 e a Microsoft tratou de a criar, dando assim atenção aos pedidos dos utilizadores.
Todas estas novidades, e mais algumas, que a build 17666 da Redstone 5 apresenta agora vão ser testadas e amadurecidas ao longo dos próximos meses, preparando a sua chegada para o final do ano.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Que maravilha! 🙂
Estou a ficar impressionado com todas estas melhorias que a Microsoft anda a introduzir no seu software.
Algum link para sacar esta build?
mais outra inutilidade consertar os bugs desta ultima atualizacao nem uma so palavra o acto
consertar as me… que fizeram na ultima atualizacao esta quieto
Tema negro? “Dark theme” trazu-se para isso?
n é mais “tons de preto” ou “tema escuro”?
Clipboard na cloud. Mais uma forma de recolher informação, mas pode ser útil. Parece opcional, espero que na versão publica o seja.
Depois da actualizações, fiquei com quebras FPS no csgo. Encrava quase sempre a iniciar o Windows, quando ligo o PC pela manhã.. Uma bosta.. Volta XP
E actualizar os drivers da placa gráfica?
Tbm fiquei assim
Clipboard virtual huh. Era hardware antes?
Se for a mesma maravilha desta última actualização 1083 de anteontem, dispenso completamente! No dia 30 de Abril, recebi a primeira actualização, sem probloemas, anteontem e sem dar por isso, recebi outra actualização – confirmada pelos serviços técnicos da Microsoft -, e crashou-me a máquina. Ou seja, fiquei sem máquina, porque nem arranque, nem recuperação, nem restauro. Obrigado Microsoft pela trampa que fizeste, sem teres em linha de conta que existem muitos utilizadores que TRABALHAM diariamente com o SO e programas de várias áreas. Estou a tentar reinstalar o SO com a MediaCreativeTools1083 que a M$ me enviou, mas também está difícil. Assim não…!!!
Actualização ao meu post de 10 de Maio de 2018 às 20:30
Hoje, voltei a contactar os serviços técnicos da M$, depois de 4 contactos entre o dia 9 e ontem, sem qualquer resultado. Em questão de atendimento ao cliente, hoje estive das 11;00 às 11:22 horas a ouvir música fúnebre e por fim desliguei; nova ligação às 11:32 até às 11:47 horas sem que atendessem. Pensei que tinham ido de fim-de-semana mas não foi o caso porque depois de almoço e por sorte, encontrei o primeiro operador que me atendeu e que conhecia o problema. Ou seja, há 3 dias que estou sem máquina devido à ÚLTIMA ACTUALIZAÇÃO MERDOSA de 9 de Maio 1083, porque a de 30 de Abril estava a funcionar na perfeição. Mesmo através da MediaCreationTools1083 que me enviaram por e-mail e que instalei numa pen, não deu porque a informação foi de que o Win não podia ser instalado. Perdi todos os programas que tinha instalados de áudio, vídeo, imagem e outros, TODOS registados e com chaves que, vou ter de solicitar às softwarehouses a sua reactivação (se eles assim o entenderem). Além de ter de reprogramar todas as passwords de acesso a blogues, sites, fóruns, etc., etc., etc.. Para estar a escrever este post, instalei o Win 8 que aqui tinha e estou agora a começar a instalar e configurar preogramas. Quem paga estes TRÊS DIAS de inactividade já que utilizo a máquina para trabalhar e não para tempos lúdicos? Tiveram ainda o descaramento de me dizerem que a culpa não era da M$ mas do hardware… Ok, estou a preparar uma queixa no Livro de Reclamações Electrónico contra a Microsoft, assim como uma queixa ao Provedor de Justiça e outra ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa porque esta situação deve-se unicamente à microsoft e não a qualquer outro factor alheio, hardware, drivers, etc.. Até pode ser que não dê em nada, mas ficam as queixas e reclamações e só tenho pena de o mercado não possuir um outro Bill com outro SO que fizesse concorrência ao Windows. Passei maus bocados com as várias versões deste SO – quem não se lembra dos blue death? -, mas sempre as ultrapassei, esta foi uma espécie de bomba nuclear que destruiu um sistema.