Windows 10 mais afinado? Desligue apps em segundo plano
Por omissão, há um conjunto de aplicações universais que estão em execução em segundo plano no sistema e obviamente a consumir recursos. No entanto há aplicações que nem sequer usamos e como tal podem ser desligadas.
Hoje vamos aprender como podem facilmente desligar apps em segundo plano no Windows 10.
Sabia que há um conjunto de aplicações que correm em segundo plano no Windows 10? Estas aplicações mantêm um conjunto de informação actualizada mas para isso fazem uso do CPU/RAM. Para quê ter a app universal da Xbox se não tem uma Xbox? E a app do OneNote, usa? E o Sway…usa ou sabe o que é?
Como desligar as apps em segundo plano?
Uma das muitas coisas boas do Windows 10 é o facto do sistema permitir as mais diversas personalizações. Quem pretender desligar as apps em segundo plano, tal como já tínhamos mostrado aqui, basta que vá a Definições…
Depois Privacidade…
Depois, no menu lateral, devem escolher a opção “Aplicações em segundo plano”. Desligue as apps que podem receber informações, enviar notificações, etc. Tal como a Microsoft refere, desligar as aplicações em segundo plano ajuda a poupar energia (…e claro, outros recursos da máquina).
Como ver o Histórico das Aplicações?
Para quem quiser a quantidade de informação, tempo de CPU, tempo de placa de rede usado por essas apps basta que use o atalho “Ctrl + Shift + Esc” e aceda ao separador Histórico de Aplicações.
Desligue as apps em segundo plano é uma tarefa muito simples no Windows 10. Não se esqueçam que o desligar uma app não significa que a mesma deixe de funcionar, deixa sim é de tratar, em tempo real, de um conjunto de informação.
Não esperem também que o sistema fique muito mais rápido, mas ao desligar algumas apps há recurso que são libertados e que podem ser usados por outras tarefas.
Que outras personalizações fazem no Windows 10?
Este artigo tem mais de um ano
Desligo a câmara, microfone e localização de apps que não utilizo.
como se isso mudasse alguma coisa, nem se nota nada desligado ou ligado.
Sempre que instalo uso o uwt (ultimate Windows tweaker) um exe portable que além da privacidade melhor ativa por exemplo o coprocessador das placas de rede 😉
à custa de programas como esse, o meu windows ficava sempre lixado, varias vezes queria rodar certos programas mais “avançados” e não conseguia…
se fosse só os recursos…
eu por acaso jogo league of legends, jogo online, gratuito.
no windows 10 eu tava a jogar com a ram a 80%, com os meus 4 gigazitos de ram… no 8.1 jogo com 75-80% tbm, não é muita diferença assim (não estou a falar do jogo, mas sim do consumo das apps, toquei no jogo porque é mais facil, já que costumo ter sempre o task manager ligado para o caso do PC começar a encravar xd)
a diferença de desempenho está é mesmo no proprio windows 10… pegando outra vez no league of legends, com o jogo ao MINIMO o computador dava 150FPS, e só lá chegou 1 vez. ao MAXIMO já chegou aos 120, muito raramente, o normal é 90-100.
à cerca de 3 dias regredi para o windows 8.1: copia segurança da chave eletronica, wipe do HDD, reinstalei o windows 8.1, o original do meu PC. agora o meu PC é outro: com o jogo ao minimo dá 250-300FPS, com o jogo ao máximo dá 130-150 (estes intervalos são o normal, pois depdende do sitio do jogo, por exemplo na base o meu PC dá 150 certinhos, mas quando existe movimento o jogo quebra para os 140 por exemplo). Isto para provar que o windows 10 não rouba só recursos como ram e CPU, mas sim também de GPU.
tenho uma amiga minha que também diz que teve quebra de desempenho quando atualizou para o windows 10.
a verdade a meu ver é que essas apps consomem recursos, sim, mas tipo, se do 10 para o 8.1, no mesmo jogo, o consumo de ram é de apenas 5%, isso quer dizer que as apps em background comsomem quanto? 300MB? para alguns até pode ser bastante, mas hoje em dia 4GB ram já não é nada, 8GB já começa a não ser nada, já existem jogos que precisam de 6GB ram como o Watch dogs, programas como o AutoCad tbm já precisam de 6GB… daqui a 1/2 anos talvez até 8GB já seja pouco e já seja necessário 12GB… agora o normal são 8GB… 300MB é absolutamente nada para uma placa de 8GB, mas para PC’s modestos até pode fazer bastante diferença.
+1
Desligo as notificações, transparência, animações, algumas tarefas agendadas e desativo o arranque automático de serviços e apps pouco utilizados.
eu tenho o meu pc bastante afinado porquê não tenho Windows!!
Nas definições do Windows Defender adicionar exceção drive c: ou então desativar através do Gpedit nas versões Pro, o sistema fica mais leve.
Que raio de sistema em que o utilizador tem de estar sempre a meter carvão para funcionar.
Não tem de, pode se quiser, entendes a diferença?
Foi por causa disse que meu windows 10 não atualizava pois desliguei tudo.
Não é falar mal, por falar. Mas se o Win 10 é realmente tão bom como afirmam alguns. Então porque não o acabam de vez, e deixar de ser tão inconstante. Para mim, basta. Lá para o ano que vem, quando de novo haver as atualizações grandes que dizem vão acontecer, então logo se verá. Por agora o Win 7 é fabuloso. A impressão que me deixa é que a Microsoft, não tem engenheiros informáticos, à altura do novo Win 10.
Concordo. Passei para o WIN 10 desde a 1ª hora, mas já estou a ficar cheio de tantas actualizações, alterações etc. Será que isto não poderia funcionar ao contrário, quem quisesse activava, não seria melhor assim? É claro que a informática (tudo) tem que ser dinâmico, mas já estou a ficar farto de tanto conserto e remendo. Parecia e é um SO tão leve tão fluido, mas afinal estou a chegar à conclusão que é um SO muito frágil e sem estabilidade à vista (o mesmo se aplica ao EDGE). Já estou cansado de tanta confusão. Afinal é um BETA SO, e eu que gosto de ter o meu PC limpinho, nunca mais consigo deixar de varrer o lixo.
Tantas atualizações?
3 ou 4.
w7 (que gosto muito) perdi a conta lol.
Spybot Anti-Beacon! acho que a sugestão até foi do pplware 😉
Não desligo nada, a máquina aguenta. Só altero a localização das pastas do utilizador, torno visível todos os icons da task bar e mais nada.
… ultimamente tenho reparado em comentários menos abonatórios em relação ao Windows 10, principalmente após a actualização do aniversário.
No inicio, tive um ecrã azul, coisa que há anos não tinha. Entretanto actualizei um drive “manhoso” e a partir daí tudo às mil maravilhas.
O motherboard é um velhinho ASUS com 9 anitos, i7 860 a 2.8, 16GB RAM e GeForce 660 Ti.
Começo com o msconfig, gpedit.msc e por fim o AutoRuns (https://technet.microsoft.com/en-us/sysinternals/bb963902.aspx)
Já tive windows 10, 8 e 8.1 instalados. Cheguei à conclusão que por enquanto o melhor é mesmo ficar como estava… ou seja no windows 7.
Sim também penso o mesmo.
E quanto ao browser Edge e as limitações na exportação dos favoritos também não me convence…
Pá…tenho mesmo de comentar… Não compreendo, tanta malta atrapalhada com o seu computador Windows 10? E estão todos aqui neste artigo a comentar? Que coincidência. Parecem as velhotas do centro de saúde a queixarem-se que têm uma dor maior que a velhota do lado. O meu Windows 10 funciona bem. Não tenho problemas. Deveria ter? A minha máquina tem 8GB de RAM e faço tudo o que preciso. É um portátil Asus com 4 anos. Tive um blue screen há 1 ou 2 anos sei lá. Who cares? Aquilo voltou a funcionar na boa. Se querem jogar jogos pesados devem faze-lo em máquinas desenhadas para isso. Não é pegar numa máquina com poucos specs, tipo como se fosse um mini, e por aquilo a correr uma corrida para Ferraris. Isso é mesmo estar a pedir problemas e muito aguenta o W10. O Windows tem problemas? Todos os Sistemas Operativos têm. So what? Façam um vocês mesmos… O Windows 10, o iOS, o Android e outros são muito complexos já por natureza… Ainda bem que há empresas e programadores que ajudam a facilitar a nossa vida. Agradeço a todos eles. Houve um blue Screen? O iOS fez atualizações que não consegues reverter e agora o iphone ficou lento e… percebeste logo que foste entalado pela Apple? O Android tem lixo informático no meio das outras boas? Paciência! Já beneficiei tanto de todos que agradeço a todos eles. Não é um blue Screen ou um vírus no android que me atrapalha…. éeeee pá…. pronto… desculpem… foi só um desabafo. É mesmo a minha opinião apenas. Curtam as vossas máquinas e usem-nas bem. Saudações geeks para todos.
Não sei se ainda haverá tantas velhotas a ir ao centro de saúde com as taxas de consulta que existem hoje, qualquer das formas eu sou livre de instalar o que eu bem entender na minha máquina e fazer a minha própria avaliação. O que é bom para mim poderá não sê-lo para outra pessoa. Tão simples quanto isso.
Há uma necessidade enorme em falar mal e não dizer nada construtivo. Sou do tempo de um portal chamado cdrwxp, existia também um canal de Irc onde todos CONVERSÁVAMOS e partilhávamos ideias, dicas e ajudávamos outros users. Não me lembro de ofensas nem picardias parvas. Não íamos simplesmente para lá dizer mal dos programas ou ofender alguém, Íamos para la falar do que gostamos, tecnologia, e aprender com o próximo.
Não imaginam as saudades que tenho desse tempo.
Só mais um exemplo, nesse tempo também joga Counter-Strike 1.5, na altura ainda era necessário ter um jogo chamado Half- Life, porque o CS era um Mod desse jogo. Era divertido, riamo-nos quando fazíamos asneira e das situações caricatas. Ha uns dias eu e um amigo desse tempo decidimos ir matar saudades, como é normal a skill esta muito diferente, fomos completamente ofendidos por miúdos por andarmos ali um bocado aos papeis.
A internet e a tecnologia deixou de ser uma paixão. Neste momento é um local onde o objectivo é onde muita gente se tenta afirmar. Tenho pena que esta geração não se divirta como eu me diverti na internet.
Tantas queixas não sei como é que o meu pc trabalha com 1GB de Ram e é um toshiba NB100 intel Atom de 1.6Ghz de processador. Com Win10. Já agora alguém me oferece um pc melhor? LOL