Windows 10 poderá ser mais barato na Índia graças a ransomware
O Windows tem sido fustigado, nos últimos tempos, com ataques constantes de ransomware e com tentativas de roubo de dados dos utilizadores. Isto tem causado desagrado nas suas vítimas e poderá agora ser a razão de uma mudança na Microsoft.
A Índia está a exigir que a Microsoft torne o Windows 10 mais barato e a razão apresentada é a sua vulnerabilidade aos recentes ataques que tem sido vítima.
A intenção da Índia é muito lógica e quer garantir que casos recentes, como o WannaCry e o Petya não se voltem a repetir. Para isso exige que a Microsoft reduza o preço do Windows 10, garantindo que todos o podem comprar para atualizar os seus computadores.
Esta pretensão surgiu depois do país ter sido vítima do ataque WannaCry, em maio, tendo sido revelada a verdadeira fragilidade dos milhares de computadores que estão em funcionamento. Desde essa altura que o governo Indiano e a Microsoft estão a negociar o desconto e o novo preço.
Apesar de ainda não existir uma resposta final por parte da Microsoft, os agentes governamentais indianos apontam para que a empresa vá aceitar este desconto.
A ideia que está por base desta vontade pretende garantir que os mais de 57 milhões de computadores que existe na Índia possam ser atualizados para o Windows 10, ficando assim protegidos.
A grande maioria destas máquinas tem instaladas versões muito antigas do Windows ou versões que foram pirateadas e que por isso estão ainda mais expostas. Esta seria a solução mais simples para garantir as necessárias atualizações.
Será curioso ver como outros países vão reagira esta, suposta, alteração de preços. Vários vão poder pedir o mesmo desconto, usado as mesmas alegações usadas pela Índia. A Microsoft tem assim uma possibilidade de fazer crescer o Windows 10 e tornar a sua presença ainda maior.
Este artigo tem mais de um ano
Deviam de exigir todos como se diz se ha para uns desconto porque não para todos. Os indies sao diferentes do resto do mundo de utilizadores que tem windows
Acho que é porque a Índia é um país de terceiro mundo e a população tem um poder aquisitivo menor. Por isto a pirataria é muito forte, eles não “acham justo” comprar software original por conta do preço, e não entendem a importância de fazê-lo. Com o desconto mais pessoas podem mudar suas mentes e utilizar o sistema sem activadores e afins.
Atitude muito comum. Spotify é um exemplo de serviço que muda o preço entre países de acordo com a situação financeira do público. Convertendo, uma assinatura na Suíça custa quase €12. No Brasil não chega a custar €4.5.
O problema do Windows 10 é o excesso de apps nativas que roubam desempenho, ficando impossível de ser utilizado em computador com processador antigo ou menor que Core2 Quad ou i3. Até o antivírus Defender não pode ser desabilitado e roda junto com outro que for instalado pelo usuário. Os indianos como todo o planeta tem Windows 10 a disposição e após instalar, percebem que fica horrível o desempenho e voltam rápido para o Windows 7 ou XP. Então o problema deles é atualizar hardware primeiro e depois o Windows.
Como há imensos Support desks da Microsoft na índia,
É bem provável que a Microsoft acate com este pedido por parte do governo Indiano… 😀