O Windows 10 vai alertar quais as aplicações que estão a usar o microfone
Depois de uma atualização desastrosa, a Microsoft não perdeu tempo e continuou a desenvolver o Windows 10, procurando trazer novidades e melhorias ao seu sistema operativo.
O resultado desse trabalho surgiu agora na build 18290, lançada no programa Insiders, onde podemos ver um foco na privacidade e noutras áreas importantes do Windows 10.
Todos reconhecem que a última atualização do Windows 10 correu de forma muito anormal. Os problemas foram graves e constantes, atrasando a sua disponibilização de forma alargada.
Mas depois destes problemas ultrapassados, é hora da Microsoft voltar aos desenvolvimentos, tendo apresentado a build 18290, onde mostra todas as novidades que criou recentemente.
Maior controlo sobre quem usa o microfone no Windows 10
Uma das maiores novidades desta build é mesmo a informação sobre as aplicações que estão a usar o microfone. O objetivo é aumentar os controlos sobre a privacidade neste sistema operativo.
Este alerta irá estar na área de notificações, com um ícone específico e com a indicação das aplicações que estiverem a aceder ao microfone. Ao clicar nessa notificação, a será aberta a área configuração de privacidade do microfone no Windows 10.
Mais novidades para o Windows 10 na build 18290
Esta build tem mais novidades, focadas na imagem e na entrega de novas funcionalidades aos utilizadores. É por isso que temos agora a possibilidade de forçar uma atualização do relógio do Windows diretamente aos servidores de NTP que estiverem definidos.
Temos também a presença de novos ícones no Menu Iniciar, que facilitam a utilização ao oferecerem uma ajuda visual para tarefas como o reiniciar do Windows 10.
Também a Cortana e a Pesquisa do Windows foram melhorados, focando-se na experiência de utilização e na interface que é oferecida neste campo muito importante para os utilizadores deste sistema operativo.
Por fim, e para ajudar visualmente os utilizadores, passa a estar também presente na Área de Notificações um alerta sempre que for necessário reiniciar o Windows.
Todas estas novidades e a build 18290 vão agora entrar em testes no programa Insiders, permitindo que seja avaliada e dissecada para garantir que não tem falhas e que pode passar para todos os utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
só devia sair uma “grande actualização” de 2 em 2 anos depois de devidamente testada e maturada … pois isto de obrigar os utilizadores que têm uma versão que funciona bem, a actualizar para uma que depois lhes traz problemas, é uma péssima politica !!! falo por experiência própria ,…
O Windows 10 devia receber uma grande atualização cada 2 anos, mensalmente segurança e pequenos melhoramentos. Aqui está que a MS muda pequenas coisas mas muito código de fundo, o utilizador como eu pergunta -se que andam a fazer porque tanta diferença não há…
Há programadores da xda, trabalho grátis, que em ROM Android fazem mais mudanças que a MS ou Apple em menos tempo…
só actualizas para a versão seguinte se quiseres, não és obrigado, desactivas as actualizações e só fazes as de segurança manualmente, e quando veres que o update seguinte está estável, então fazes o grande update…
updates de 2 em dois anos, nem nos sistemas operativos concorrentes…
não é preciso, eu na camera tenho a tapada com fita cola, e o micro tenho um tampão, ehehehe
Pegas num marcador e pintas a lente, foi o que eu fiz no portatil. Quanto ao microfone, nem sempre tapar o buraco resolve, pois o micro pode apanhar som vindo de outras ranhuras do chassis.
e se teres os outros sistemas operativos também fazes o mesmo? especialmente no android….
é que quer no android, quer no ios ou macos também têm o mesmo sistema… se é para reclamar, reclamemos com todos os sistemas operativos, não é?
Ainda bem que tirei o microfone do pc
O windows na realidade “muda” muito mas os users não notam e ainda bem.
https://www.intel.com/content/www/us/en/support/articles/000031572/programs/intel-corporation.html
O que lhe falta é estabilidade, não é ter o Explorer sempre a rebentar!