WebDroid – Transforme o seu Android num servidor Web
Independentemente de qual o melhor sistema operativo para dispositivos móveis da actualidade, a verdade é que os programadores estão a apostar em força na plataforma Android e a desenvolver aplicações/serviços fantásticos ( infografia – vejam aqui). Depois de termos apresentado o fantástico FTPDroid (um servidor FTP para o Android – ver aqui), hoje vamos conhecer o WebDroid que permite ter um autêntico servidor Web no Android.
Uma das grandes vantagens dos smartphones é a mobilidade que permitem no acesso aos serviços online. Apesar de nos dias de hoje ainda não substituírem totalmente os desktops, a verdade é são muitos os serviços que podem ser implementados num simples smartphone.
O WebDroid é uma aplicação que permite aceder ao nosso dispositivo através de um WebBrowser. Apesar de existirem algumas aplicações que apresentam esta arquitectura de comunicação, o WebDroid vai mais além, disponibilizando suporte para várias tecnologias Web.
Principais características
- Suporte completo para AJAX
- Permite procurar, apagar e fazer upload de vários ficheiros em simultâneo
- Preview de imagens e ficheiros MP3
- Restrição por password.
Como funciona o WebDroid?
O WebDroid funciona no paradigma cliente/servidor. Basicamente é necessário instalar a aplicação servidor do lado do Android (WebDroid) e aceder ao mesmo através de um simples Browser (via PC ou outro smartphone ou Tablet).
Do lado do Android depois de instalado e executado o WebDroid, a aplicação fornece o endereço de ligação (neste caso o http://192.168.1.70:9000). Carregando na tecla de menu do dispositivo, podemos aceder a várias copções de configuração do WebDroid.
Do lado do PC basta abrir um simples browser e inserir o endereço fornecido pelo WebDroid. Nesse momento, é apresentada uma interface muito bem organizada e funcional, que permite aceder ao sistema de ficheiros do Android. A interface é desenvolvida em Ajax o que permitindo uma interacção fantástica.
O WebDroid é mais uma excelente aplicação para dispositivos móveis com Android. Por este andar, quem sabe se no futuro os servidores passarão a ter como base o sistema operativo da Google? Pessoalmente gostei bastante das funcionalidades disponibilizadas e simplicidade de operação. Experimentem!
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom artigo! Obrigado!
Porque é que a Google não mete o Chrome OS na gaveta (não digo abandonar, mas continuar a desenvolver a logo prazo) e faz do Android um OS de Desktop???? O android com acesso à root num PC era uma distro de Linux para revolucionar o mercado e dar um grande abanão em toda a concorrência……
Just my 2 cts…
Daqui a nada sai o TascaDroid, nem posso esperar por ele… Um Android a tirar cafés e cerveja de pressão… 😀
Mais uma distribuição de linux? para quê? não chegam as que já existem?
E ia revolucionar em quê? Dado que o Android é um SO desenvolvido para dispositivos com ecrãs tacteis e num PC tens teclados…
eu gosto do Android mas daí até querer vê-lo num pc….
eu tenho na empresa, ubuntu a correr com monitores touch, e olha que se calhar não era nada mal pensado android em pc…
pois, mas o ubuntu já é direccionado para pc’s e já cá anda há uns belos anos, e o android não.
se calhar não percebes-te o que eu quis dizer, mas basicamente é o seguinte… há pessoal que quer fazer do Android um canivete suiço.
Se já existem bastantes distribuições, para quê ter de forçar esta em PC? Só porque é o SO da moda?
Já agora metiam tambem o iOS em PC’s 🙂
E na tua empresa, achas mesmo que migravam para Android?
É que migrar muitas aplicações de um SO para outro não é tarefa fácil…
Lembrei-me disto quando vi a aplicação Kies Air que veio no meu Samsung Galaxy S II que permite gerir o telemóvel no pc num portal web… tal como configuramos um router.
Já experimentei e é do best 🙂 Inclusive “fala” com o meu NAS na perfeição… Venha a versão 4!
Sinceramente não vejo o “extra” que esta aplicação tem em relação a outras que já existem no market como o websharing que já foi publicado salvo erro aqui no pplware.
Pessoalmente uso o SambaFilesharing
https://market.android.com/details?id=com.funkyfresh.samba&feature=search_result
Não podia ser mais fácil e funcional!
Esta é sem dúvida a minha preferida também! Espero que o pplware esteja atento e experimente o samba filesharing.
Pelo menos um Android antigo dentro duma gaveta sempre dá jeito para alguma coisa! hehe.
Prefiro o Remote Web Desktop. Faz o mesmo que este o muito mais. Para além de permitir ao acesso à memória do cartão também permite o acesso à memória do telemóvel. Sem falar de todas as outras funcionalidades.
Bom dia,
Gostaria de saber, se o webd droide tem o pacote Apache, MySQL e PHP, como eu trabalho em divulgação de sites em casa de clientes, alguns sites, necessitam destes requisitos…