USB Security Utilities – Proteja a sua Pen USB de Vírus
As PENs USB e outros equipamentos do mesmo tipo, são muita das vezes veículos de transporte “gratuito” de bicharada, como vírus, spyware, etc. Como andam de PC em PC, as vezes é normal a bicharada apanhar boleia nos nossos dispositivos.
Nos últimos tempos tem sido bastante comum pedirem-me para verificar o que se passa com as pens USB. Ora bem, o problema é quase sempre o mesmo. Vírus e mais vírus que chateiam e… desesperammmmmmmmmmmmmmmmm! Para proteger os nossos dispositivos USB desta praga, hoje apresento-vos o USB Security Utilities.
USB Security Utilities é uma aplicação gratuita que permite manter os nossos dispositivos USB livre de vírus. A aplicação é "portable, sendo possível levar em qualquer dispositivo e executar sem ser necessário qualquer instalação.
O USB Security Utilities inclui um potente motor de análise que permite analisar a memória dos nossos dispositivos UB, em busca de malware.
Algumas funcionalidades
- Aplicação extremamente pequena e portable
- Segura e adware-free
- Simples de usar e interface amigável
- permite visualizar a informação do dispositivo, como espaço total e usado, etc
- Análise de malware em 3 modos: Standard (baseado nas assinaturas de vírus disponiveis), Genérico e e New Techology (que permite analisar os ficheiros executáveis e um conjunto de atributos)
- Criação de um ficheiro de log
- Updates automáticos
- Permite neutralizar pastas e ficheiros para malware comum, tais como: RECYCLER, MsoCache e ice, e também o sensível Autorun.inf.
O USB Security Utilities está disponível nos idiomas Espanhol e Inglês e é sem duvida uma ferramenta que deve fazer parte da nossa Pen USB. A prevenção é sempre um factor essencial na protecção da informação.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows Vista/7
Download: USB Security Utilities [8,57 MB]
Homepage: Alvarsoft
Este artigo tem mais de um ano
Acredito que o programa seja bom, mas o que tem vindo a acontecer ao longo dos tempos é que as pen drives têm vindo a perder um “switch” ou interruptor de impedir a escrita na pen drive.
É verdade que tanto de ligar e desligar esses tais botões acabam por avariar ou partir.
Eu creio que exista um programa qualquer na net que programa a pen para não se ter acesso de escrita á mesma. Se alguem se lembrar que avise 🙂
jpng81
Vê lá se isso te serve?
https://pplware.sapo.pt/software/protegpen-101/#more-21728
Cumps
(Isto era aqui…)
“USB Write Protect – Nada apagará a minha PenUSB“?
Concordo com o José Gaspar!
Também uso o protegpen…
Não gostei desse(USB write protect)….
Mas cada um é que sabe…
Há uma forma simples, pelo menos em mim funcionou e nunca mais tive virus na pen. Consiste em proteger a raiz da escrita, nas “propriedades”. E, tendo anteriormente criado uma pasta dentro desta, habilitas a escrita apenas na pasta. Bingo, os virus vao atacar a raiz da pen, mas nao conseguem e os dados, no interior da pasta, ficam salvaguardados.
Esse método também é o que eu utilizo. Porém nem toda a gente o sabe fazer e terá que ser vir socorrer destas ferramentas.
Eu também uso e digo, é a melhor coisa que pode existir para proteger pens…
Bastou tirar as “Permissões” de escrita na raiz da pen, e já testei em dezenas de pc’s com virus e nunca apanhei nenhum!
A unica parte negativa é não poder usar o tradicional “botão direito do rato -> Enviar para -> Pen”, mas é o melhor que se pode fazer 😀
como fazes isso?
“USB Write Protect – Nada apagará a minha PenUSB“?
Quanto ao software, parece daquelas ferramentas a guardar! Nunca se sabe quando vai ser útil…
Bom trabalho “PPP”! 😉
Isto não impede os vírus de se instalarem, apenas de se executarem automaticamente.
http://research.pandasecurity.com/panda-usb-vaccine-version-1-0-1-4/
Quanto aos vírus, espero que tenham um antivírus conceituado capaz de detectar a maioria deles pelo menos 😛
As primeiras pens que apareceram tinham uma patilha lock/unlock que protegiam os dados de seres modificados. Eram como umas disquetes. A brincadeira de as fazer mais pequenas deu fraco resultado. Todas as vez que inserimos a pen num computador contaminado estamos sujeitos agora de apanhar vírus. Quando chegamos a casa o antivírus vai dar-nos alerta, o problema é se não temos os ficheiros que estavam na pen num backup no nosso disco rigido ou dvds. O antivírus vai eliminar os ficheiros contaminamos caso não seja possível de os limpar. E como agora as pens cada vez tem mais GBs imaginem os estragos que um simples vírus pode causar.