Última versão do Windows 10 é a 10240? Sabe porquê?
No passado dia 15 de Julho a Microsoft disponibilizou a última versão de testes do Windows 10, a 10240. Esta foi a versão escolhida para ser a RTM (Release To Manufacturing) e destaca-se por trazer algumas novidades como o Groove em vez do Windows Media Player e também a possibilidade de ter já o sistema em português de Portugal.
Mas porque é que a Microsoft escolheu o número 10240 para a última versão de testes?
Foram muitas as versões de teste do Windows 10 disponibilizadas pela Microsoft ao longo destes últimos meses. A Microsoft decidiu escolher o número 10240 para a última versão de testes mas esse número tem um significado. De acordo com as informações do site “The Verge”, o número 10240 faz referência ao mundo da informática antigo… o tempo das disquetes.
A Microsoft sempre atribuiu “números especiais e com algum significado às suas versões do Windows. O Windows 95 tem atribuída a versão 4.00.950, o Windows 98 a 4.10.1998, o Windows Vista a 6.0.6000 e o Windows XP 5.1.2600. Para última versão de testes do Windows 10 a Microsoft escolheu o 10240. Considerando que este número é em Kilobytes, o mesmo representa "10" (Megabytes).
Como informamos ontem, o Windows 10 terá suporte “mainstream” até 13 de Outubro de 2020, sendo o suporte estendido até 14 de outubro de 2025. Isto quer dizer que, durante a primeira fase, até 2020, haverão actualizações com novas funcionalidades, correcção de bugs e também correção de falhas de segurança. Na segunda fase apenas haverão actualizações para correcção de bugs e falhas de segurança.
Este artigo tem mais de um ano
porem os Insideres continuam recebendo novas versões …..
SIM, Nós caboclos do Linux usamos esta técnica há anos usando o : sudo update-manager 🙂
microsoft aprendeu com os erros do passado.
https://pplware.sapo.pt/linux/tianhe-2-a-maquina-mais-poderosa-do-mundo-tem-gnulinux/
O linux agora é tão pesado que até necessita de um super computador para correr.
Essa teve piada @kekes! Espero que esteja a ironizar 😉
Tenho portátil com Fedora e desktop com Windows
@kekes LOOLLLLLLLLLLL
o que o kekes diz nao e nada de mentira. embora nao concordo com a do supercomputador (penso que tb foi em tom jocoso), mas a questão aquii e que o Linux nao e a pena leve e sem esforço que era há uns anos. dou um exemplo pratico. tinha ali numa mini tower simples com 1 gb RAM, e Celeron a 900 mhz para fazer um PC multimedia. queria meter lixnux com XMBC na altura, experimentei o ubuntu 11 e… nao se arrastava!!! era penoso dar um clique!! por curiosidade instalei o windows 8, pra testar e… muito melhor! também tinha um quanto lag, mas nada que se comparasse ao Ubuntu.
conclusão após testar ainda um linux lite qq, que ate era bonzinho,acabei por meter… XP… xD! e agora ate já encostou porque não era propriamente uma caixa muito silenciosa.
mas isto tudo para dizer, por experiência própria que o linux, ja nao e a bandeira que era, e que embora se consiga fazer algo a condizer com a bandeira do leve e seguro, requer versões especiais ou muita configuração.
Achei que o numero me era conhecido,mas o PPLware reavivou. Gosto muito destes tipos de referências…Minhas reverências : )
É verdade…dizem eles que é o tempo das “disquetes”. Hoje falam-se em números redondos mas na altura não era bem assim 🙂
Mas qual é o significado dos 10 Megabytes ?
Apenas “10”…Windows 10
E não seria 10KB?
E so uma chalaca geek
Boas Pedro. Gostei da curiosidade.
Já tenho essa versão do win10 (que é na prática a final) em Enterprise, x64, pt-PT, ativada. Consome aprox. 800MB de RAM e o mais curioso é que foi ativada por recurso a um servidor de KMS chinês. LoL.
Tá muito nice o Win10… uma transição suave mas sólida do win8.1. Bom FDS.
Por favor amigo. A onde posso encontrar Win 10 Enterprise x64 PT-PT , para fazer uma cópia.
Obrigado pela atenção.
Mas o windows 10 ocupa muito mais que 10mb, a microsoft anda trolaroca
Está errado!
10240 é o número de bytes em 10 kilobytes.
10 x 1024 é sempre = a 10240
Portanto, dada uma quantidade 10 de uma qualquer grandeza (KB, MB. GB, etc), isso é sempre equivalente a 10240 da grandeza imediatamente inferior. Exemplos:
10 KB = 10240 Bytes
10 MB = 10240 KB
10 GB = 10240 MB
…
Mas o upgrade vale a pena ou não?
Depende.
Se tem o Windows 7 e está farto de um ambiente produtivo e com design profissional, então mais vale estar quieto.
Mas se quer ficar a saber como é um sistema operativo orientado à procrastinação e gostava de passar a ter um design baseado nos coloridos sites dos anos 90, ou num brinquedo da Lego, então está na hora de mudar.
No entanto, se gosta de seguir tendências, mesmo que não saiba bem porquê, se gosta de pagar mais por menos e se gosta de não ter o controlo da sua máquina, então está na hora de mudar para MacOS.
Por fim, se gosta usar uma consola de comandos de texto a preto e branco, passar horas à procura da maneira certa de pôr algo a funcionar e a acha que a compatibilidade com jogos é coisa para crianças, então o Linux é a escolha certa para si.
Ou então, pode sempre deixar o PC de lado, passando a usar apenas um smartphone com Android. Tudo o que faz, onde vai, o que lhe interessa, com quem fala, vai passar a estar num servidor da Google no melhor dos casos, ou nas mãos de um desconhecido que o obriga a dar todas e mais algumas permissões para instalar aquela App popular que toda a gente tem…
J.K. 😉
Só falta inúmeras correções, como perguntar nome do computador na instalação, criar a pasta do usuário com o seu nome ao invés dos 5 primeiros caracteres do inicio do e-mail, remover o feedback do Internet Explorer dentre outros!
Já está disponivel na net…
Só por si são 10k! Não sei porquê usar Kilobytes para dar 10 mega!!!
ola boas tardes onde posso sacar o windows …..
BT****
Ainda não saiu a versão final do Windows 10.
Podes testar a versão “insider” aqui: é gratuito……
https://insider.windows.com/
Faltam 10 dias para sair a “final” publicamente…. eu não perdia tempo a fazer de cobaia.
Depois podes ter direito ao upgrade gratuito, dependendo da versão de windows original que tens, ou compras 🙂
Embora talvez muitos digam que não, esta é a versão final. Instalei versão x64 PRO no meu pc, fiz a ativação, e funciona perfeitamente, sem qualquer limitação como aquelas referidas num comentário acima.
Tivessem lido o artigo todo do The Verge ou os comentários e teriam percebido que o número não tem nada a ver com “informática antigo… o tempo das disquetes”.
1 GByte = 1024 MBytes
1 MByte = 1024 KBytes
Isto é assim e será sempre assim enquanto se usar um sistema de numeração binária em informática porque 2 elevado a 10 é 1024.
😉 bastava leres o nosso artigo, olha o que diz:
A Microsoft sempre atribuiu “números especiais e com algum significado às suas versões do Windows. O Windows 95 tem atribuída a versão 4.00.950, o Windows 98 a 4.10.1998, o Windows Vista a 6.0.6000 e o Windows XP 5.1.2600. Para última versão de testes do Windows 10 a Microsoft escolheu o 10240. Considerando que este número é em Kilobytes, o mesmo representa “10″ (Megabytes).
A sua resposta não tem nada a ver com o meu comentário. Estava a indicar o que estava erro que está no artigo. 10240 não tem nada a ver com “informática antigo… o tempo das disquetes”. As disquetes tinham 1.44Mb.
Anónimo
Sim, isso mantém-se obviamente. Mas não percebeste a mensagem do artigo. Hoje os números são arredondados. O “tempo das disquetes” foi só para nos situamos no tempo.
Essa nova versão todo mundo vai ser “obrigado ” a usar ou atualiza só quem quer ?
e claro que toda a gente a vai usar porque e a final oficial para venda. as versões anteriores de teste mais tarde ou mais cedo deixam de funcionar.
Estou usando a Build 10240 e eu ainda estou em duvida se é realmente a final ou não, porque muitos sites dizem que sim e outros não, na minha opinião essa é a penultima build do win10, a ultima vai ser no dia 29/07 mesmo.
Buiild 10240 do insiders é versão final ou é necessario a instalação da iso
Buiild 10240 do insiders é versão final ou é necessario a instalação da iso