Tutorial Elastix IV – A sua central telefónica digital
Hoje vamos aprender a configurar a funcionalidade follow me
O momento é de crise e as palavras de ordem são “redução de custos”! Nesse sentido, as tecnologias actualmente disponíveis podem ajudar a poupar uns trocos e a tecnologia VoIP (Voz sobre IP também designada de Voz sobre Internet) é sem dúvida uma boa aposta.
Depois de termos apresentado aqui as novidades do Elastix 2.3.0, o processo de instalação aqui, e de termos ensinado a criar extensões aqui, hoje vamos ver como configurar dois softphones para comunicarem entre eles, recorrendo ao elastix.
Tal como referido, o objectivo deste tutorial ÍV é apresentar e ensinar como funciona a funcionalidade follow me. Na prática, esta funcionalidade permite que o utilizador esteja sempre contactável, mesmo não estando perto da sua extensão.
Com o funcionalidade follow me, é possível associa outras extensões à nossa extensão ou então reencaminhar as chamadas para números fixos e móveis externos (ex. telemóveis).
Como configurar a funcionalidade follow me?
Há várias formas de configurar a funcionalidade follow me. Para este tutorial, vamos recorrer às opções do menu lateral esquerdo e escolher a opção Follow Me
Em seguida escolhemos uma extensão já criada, para “activar” a funcionalidade follow me nessa extensão
Dentro da interface de configuração da funcionalidade follow me existem algumas opções. Segue uma pequena explicação das funcionalidades mais importantes:
- Initial Ring Time – Nº de segundos definido para que apenas a primeira extensão toque antes de passar para as outras extensões/números da Follow-Me List definida mais abaixo. Se definirmos o valor “0” esta opção é desactivada.
- Ring Strategy – Neste parâmetro podemos definir qual a estratégia de toque, ou seja, todos todas as extensões definidas ao mesmo tempo, tocam por ordem (toca a primeira, depois passa para a segunda…). Segue a apresentação das duas estratégias de toque principais:
- Ringallv2 – Toque a primeira extensão de durante o Initial Ring Time definido e depois tocam as restantes extensões, até que alguém atenda
- Ringall – Tocam todos os números até que alguém atenda
- Ring Time – Tempo máximo, em segundo, que os telefones estão a tocar. caso ninguém atenda, será assumida a acção definida no campo Destination if no answer(mais abaixo)
- Follow-Me List – Lista de extensões e número externos. De referir que nos números de telemóvel e fixos é necessário colocar um ‘#’ no final
- Extension Quick Pick – Permite facilmente juntar extensões à nossa Follow-Me List
Depois de expirado o tempo definido no campo Ring Time (ou seja, ninguém atendeu a chamada), vamos indicar ao sistema que deverá terminar a chamada, escolhendo para isso a opção Terminate Call (existem outras opções disponíveis que iremos analisar em próximos tutoriais)
Muito importante
No final de realizar as configurações, deverá aplicar as mesmas carregando em Apply Configuration Changes Here
E está feito. Experimente agora criar uma nova extensão (ex. 1003) e ligar para o 1002 para ver se o 1001 também toca de acordo com a estratégia de toque definida. De referir que neste momento, ainda não é possível efectuar chamadas para o exterior pois não temos ainda definida nenhuma Outbound Route (em próximos tutoriais).
Este artigo tem mais de um ano
Muito obrigado mesmo!
Sempre as ordens 🙂 A ver se o pessoal se entusiasma.
Thanks PP!!
Gostei 🙂
Ficarei à espera da configuração para efectuar chamadas para o exterior 🙂
Grande trabalho
Não sei se interessa a outros utilizadores, mas penso que seria interessante um pequeno tutorial sobre a instalação do codec 729 pago… Pelo menos a mim interessava-me bastante… 🙂
Pelo pouco que sei, é um codec que gasta poucos dados e tem uma qualidade interessante, apesar de não ser gratuito…
Obrigado mais uma vez pela partilha de conhecimento do elastix!
Segua passos:
1. Copie o arquivo do codec para o
arquivo /usr/lib/asterisk/modules/
2. Edite o
arquivo /etc/asterisk/molules.conf e
adicione a seguinte linha:
load => nome do arquivo do seu
codec.so
salva com 😡
3. executa /etc/init.d/asterisk restart
4. entra no CLI com asterisk -r e digita
show traslation
Note que ha uma linha e uma coluna
com todos os codecs, tem que aparecer
algum numero na linha ulaw coluna
g729.
Se aparecer, pode usar!
Obs.:Este codec é pago, ou seja, é preciso comprar a licença para poder usá-lo.
Dúvidas é só enviar um e-mail: marcio.compras@hotmail.com!
Ólha a ondaaaaaa!!!! (é entusiasmo suficiente para continuarem?)
Boas, tenho seguido estes tutorias sobre o elastix e tenho gostado bastante, e finalmente leio isto “hoje vamos ver como configurar dois softphones para comunicarem entre eles, recorrendo ao elastix.” mas ainda nao consigo fazer chamadas entre dois smartphones, sabem porque?? nao sei configurar os smartphones… nao sei se serei so eu mas gostaria bastante de saber fazer isso. Obrigado e continuação deste grande trabalho
Boas Paulo
Disseste smarthphones por engano ? n querias dizer softphones ?
se é softphones isso não funciona porque as configuraçoes estao certamente mal feitas, o tutorial é bastante claro em como os campos devem ser prennchidos… sem ver as tuas configuraçoes ou sem dizeres se ouves alguma mensagem ou vez algum numero de erro é dificil dizer o que se passa, reve as confs das extensoes no elastix e nos softphones e coloca aqui o output da CLI do Asterisk durante o inicio de uma chamada
Pois, onde diz “softfones” eu li smartphones 😀
Peço desculpa 😀
O que eu queria mesmo era saber configurar o meu smartphone com os dados do meu servidor elastix.
Acho que era boa ideia para o próximo tutorial.
Peço desculpa mais uma vez 😀
para isso terá de ter um softphone instalado no seu smartphone e ter tb uma ligação a internet no telemovel como wifi por exemplo
mas para isot tudo funcionar teria de ter um servidor ligado a internet com um ip publico ao qual o seu softphone se pudesse autenticar…
Boas, estou a adorar os tutoriais da Elastix , mas estou com um problema estou sem som nas extensões e já esteve a funcionar bem, nao sei o que fazer, se poderem ajudar agradeço
Luiz,
Veja qual o tipo de codec que habilitou para os ramais no servidor e qual codec está habilitado no ATA, Softphone ou Telefone IP para o ramal. Tem que ser o mesmo nos dois lugares!
Bom dia Marcio tenho os seguintes codec habilitados, gsm,alaw,ulaw,g722 e continha a não dar som. até ja retirei os codec e deixei apenas o gsm para forcar apenas esse e nada. continuao a não ter audio
Luis,
Então faça o seguinte, nas configurações do ramal, no servidor no campo disallow deixe esse campo em branco e em allow coloque all, ou seja, permita todos os codecs para testar. Mas tenho algumas perguntas pra você, já testou em outro computador? O drive de áudio desse computador onde está o softphone está do certo funcionando? Acredito que vc esteja usando softphone. Se isso que pedi não resolver, coloque mais detalhes, como qual o softphone que está usando etc.
Ótimo tutorial!
Mal posso esperar pelo pelo próximo com a configuração da Outbound Route
Pois parece que a malta daqui já fez uns tantos tutoriais mas dp parece q n sabem a parte da configuração dos trunks e da outbound routes não sabem
e esta é a parte principal pois é a q liga o pbx ao mundo exterior
Ahahahahaha!
Optimo Tuturial!
Conseguimos confirar na empresa um sistema de central com recurso a Cisco IP Phones 794x a funcionar em pleno e equipamentos moveis com a plataforma Android e csimplesip!
Obrigado pela informação partilhada!
[Jun 10 12:46:18] NOTICE[3585] chan_sip.c: — Registration for ‘+351****@voip.sapo.pt’ timed out, trying again (Attempt #11380)[Jun 10 12:46:18] NOTICE[3585] chan_sip.c: — Registration for ‘+351****@voip.sapo.pt’ timed out, trying again (Attempt #11380)
<- Quem é que tá com problemas com voip da sapo?
De facto a partir de há algum tempo para cá tenho tido problemas com o trunk da Telepac, estive a falar com o suport e disseram-me para colocar as duas portas 5060 e 5070 nas configurações do Trunk, contudo a verdade é uma, consigo receber chamadas, mas fazer chamadas pelo trunk da Telepac não!
Parabens otima explanação do assunto.
Sempre bons tuturiais. Mas tambem era bom terem um como ligar a linha analogica ao servidor. Pois ainda nao percebi essa parte 🙁 ou a linha analogica liga a uma placa de modem? Obrigado
Ainda vão fazer mais tutoriais?
1. Ao receber uma chamada externa , o numero não está sendo binado, é nos mostrado a informação Call ID, como eu faço para alterar esse parâmetro?
2. Configuração do Follow-me> Preciso de uma luz, tentei fazer sozinho sem sucesso> minha ideia é de configurar um numero de celular , caso esse cara não atenda em Destination if no answer gostaria de colocar a opção de voicemail
3. A voz do voicemail está em inglês, gostaria de deixar em português, como eu posso fazer para alterar a configuração?
4. Quando realizo uma chamada DDD, tenho que colocar o numero da operadora , gostaria de ocultar esse numero e que a central assume essa função e deixasse automática para o usuário, assim ele coloca 0+DDD+Telefone , a central nos permite essa possibilidade
Bom dia,
Estou com uma duvida no elastix. é o seguinte:
Configurei o serviço de e mail, criei domínio, contas de utilizador, remote smtp, só que o meu problema é como é que acedo a partir de outro computador à conta de webmail que criei no servidor?
Se enviar e mail de uma conta para a outra a partir do servidor elastix (webmail) funciona. agora o problema é como aceder ao webmail a partir de outro computador da mesma rede, isto porque só quero configurar o serviço de e mail internamente.
Obrigado,
Cumprimentos.
Boas! Alguém me podia dizer se dá pra configurar o VOIP da meo no Elastix em vês de o configurar no router da meo?
Boa noite amigo, muito bom esse tutorial meu Follow ficou show de bola :D. olha tenho uma duvida pois tenho 4 linhas na minha placa FXO, eu configurei a entrada o ramal 22, só que quando esse ramais esta ocupado todas as outras linhas ficam ocupadas.
Alguem sabe as configurações para vodafone fibra?