Troque a PowerShell pela Linha de Comandos no Windows 10
O Windows 10 chegou e com ele vieram muitas mudanças para os utilizadores, a maioria delas de forma pacífica e sem grande impacto mas, outras, apesar de menos visíveis, obrigaram a alguma adaptação.
Uma delas é a mudança natural da Linha de Comandos pela PowerShell que a Microsoft implementou. Felizmente é possível alterar esta opção, de forma simples e rápida.
Muitos utilizadores estavam habituados a recorrer às opções que o Menu Iniciar dá sempre que usam a combinação de teclas Win+X, ou ao botão direito do rato, para aceder à Linha de Comandos.
A Microsoft alterou parte das opções desse menu substituiu a Linha de Comandos, com ou sem permissões de Administrador, pela PowerShell, por esta ser mais moderna e ter mais funcionalidades.
A verdade é que muitos não se adaptam a à PowerShell e preferem a Linha de Comandos, por ser mais simples e, principalmente, por estarem mais habituados a esta. É muito simples reverter esta troca e vamos agora explicar como o podem fazer.
Como trocar a PowerShell pelo DOS no Windows 10
Para trocar a PowerShell pelo DOS, devem começar por aceder às Definições do Windows e nessa janela escolham a opção Personalização (Personalization)
De seguida, e na zona de Personalização do Windows 10, devem escolher o separador Barra de tarefas (Taskbar). Nesse mesmo separador devem agora procurar a opção que permite substituir a Linha de Comandos pelo Windows Power Shell. Esta deverá estar ativa, bastando passar a opção a Desligado (Off).
De imediato vão poder ver a diferença. Agora, ao clicarem com o botão direito do rato no Menu Iniciar ou quando usarem o atalho de teclas Win+X, em vez de verem a opção PowerShell vão ver surgir a Linha de Comandos.
É claro que esta mudança leva também a que seja aberta uma janela da Linha de Comandos e não da PowerShell nesta situação.
Esta simples alteração das definições do Windows 10 traz de volta a Linha de Comandos e permite que a PowerShell fique guardada para outras situações que não as de dia-a-dia.
É mais uma prova de que a modularidade de opções do Windows 10 o torna mais simples e mais intuitivo de usar e até de configurar, dando ao utilizador um maior controlo.
Este artigo tem mais de um ano
Não façam isso… há comandos que são apenas de CMD e não funcionam no PoSH sem alguns truques.
Para além disso PoSH é muito mais poderoso, e por isso também mais perigoso!
Verdade no que diz respeito às capacidades do PowerShell, no entanto, poes sempre chamar CMD no PowerShell para teres acesso ao CMD. No final basta escrever EXIT para voltarmos à shell PowerShell
Me ensina esse comando de chamar o CMD no PowerShell antes que a Microsoft mate ele. Porque quando alguém leigo (como eu) tem algum problema, a solução é um comando no CMD e o PowerShell não funciona (você não vê ninguém, por enquanto, ensinando a arrumar erros no Windows através de comandos de PowerShell)
Joao, o powershell já usando à bastante tempo, acredito que é caso de pesquisar no google a resolução do problema
Basta escreveres CMD no powershell e tens acesso ao CMD. Simples.
@Daniel, não terás lido ao contário?
Se querem de volta no menu de contexto “abrir linha de comando aqui” :
Edita o registo, https://mega.nz/#!DsJzxTRB!LADOv__4fyyXZD43vTLOZnseMuBjfkAt7tJOJ2AfL0k
muito obg