Dica: Sabe que tipo de licença tem o seu Windows 10 instalada?
Apesar de ser um sistema que dá muita informação ao utilizador, o Windows 10 por vezes tem dados escondidos. Estes podem ser retirados, mas apenas por quem souber o que procurar.
Um exemplo desta situação é a dica que hoje trazemos. É possível ao utilizador saber o tipo de licença instalada no Windows 10 recorrendo a um simples comando. Vejam como o podem fazer.
Existem vários tipos de licenças fornecidas pela Microsoft. Estas variam na sua origem e na sua possibilidade de utilização. Temos assim as licenças de Retalho, as OEM e até as de Volume.
Cada uma delas é obtida de forma diferente. Temos as de Retalho que recebemos quando compramos o Windows 10, quer seja numa loja online ou física. Estas podem ser reutilizadas em novas máquinas do utilizador.
No caso das OEM (Original Equipment Manufacturer), estas vêm com novos equipamentos, normalmente instaladas pelos fabricantes. Estão presas a estas máquina e apenas podem ser usadas nesse hardware. As de Volume estão associadas a organizações e usam uma chave para todos, podendo ser reciclada.
Um simples comando no Windows 10 mostra tudo
O problema muitas vezes é entender que tipo de licença está instala e se pode ser usada noutro equipamento. Para o descobrir precisam apenas de executar um simples comando.
Uma vez que este deverá ser usado no DOS ou na PowerShell, devem chamar um desses terminais. Tenham atenção que este deve ter permissões de administrador. Basta que escrevam o nome na pesquisa do Windows 10.
Assim sabe o tipo de licença do seu computador
Com este novo terminal aberto, devem escrever o comando slmgr /dli. De seguida, e para que seja executado, devem apenas carregar em Enter. Uma nova janela será mostrada.
É aí que vão encontrar a informação que procuram. No final da segunda linha, chamada Descrição, está presente o tipo de licença do Windows 10 que está instalada na máquina.
Da próxima vez que necessitarem de validar a licença do Windows 10 recorram a este método. Sabem de imediato se podem ou não usar essa licença noutro PC, ou se precisam de comprar uma nova.
Este artigo tem mais de um ano
Este artigo vem a matar. Tenho um portátil com o Windows ainda original. Nunca o formatei, mas quero formatar para instalar uma distro Linux, talvez o Manjaro ou MX Linux. Será possível guardar a licença do Windows para usár no futuro neste ou noutro PC? Se sim como fazê-lo?
Só mostra chave parcial
Sim, pois sua licença está vinculada a sua conta macrosoft. Quando reinstalar o Windows, basta logar sua conta macrosoft e o windows vai ser licenciado.
Em princípio se comprou o PC já com o Windows instalado, então é uma licença digital OEM e não é transferível, estando ligada a esse computador. Portanto se a quiser usar no futuro não terá qualquer problema em reutilizá-la nesse computador, mas noutro não irá funcionar. Até porque nem terá chave do produto para inserir.
“Temos as de Retalho que recebemos quando compramos o Windows 10, quer seja numa loja online ou física. Estas podem ser reutilizadas em novas máquinas do utilizador.”
Se a sua licença estiver num “Retail Channel”, pode reutilizar.
No site da NirSoft, entre outras aplicações, tens o Product Key que te dá a informação das chaves do Windows e do Office instalados no sistema.
https://www.nirsoft.net/utils/product_cd_key_viewer.html
Excelente dica muito obrigado, funciona plenamente.
Do Windows 8 em diante, a licença do sistema fica gravada na BIOS/UEFI. Você perderá, apenas se o chip queimar ou se o técnico vacilar. Pois na maioria dos casos, a BIOS apenas corrompe, não chega a queimar. Então, bons técnicos consegue fazer o backup da BIOS, extrair a chave e regravar. Outro detalhe, é saber qual versão do seu Windows… Se é Home Single Language, Home ou Pro etc… Ou usar uma ISO de gravação que contenha todas versões. Isso faz com que, já interface de instalação, a versão reconheça a chave automaticamente.
E mais, você pode ter a licença embarcada de fábrica numa máquina que veio com win7, win8 ou win8.1 pra realizar upgrade p/ o w10. Basta ser mesma versão.
Luís, faz um backup com o “Acronis True Image” , depois é só brincar. Mais tarde restauras 😉
A licensa está guardada nos servidores da M$. Basta instalar de novo que o Win10 vai buscar.
Exactamente,também penso que assim seja.
Deve ter sido usado e estar ativado claro !
No Windows 10 tem OEM_COA_NSLP.
https://www.google.pt/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.howtogeek.com/245445/how-to-use-slmgr-to-change-remove-or-extend-your-windows-license/amp/&ved=2ahUKEwiCltTdteTkAhU9DmMBHd47A9wQFjAAegQIAhAB&usg=AOvVaw0HAUmWVEPzu4l3LBUfTB3Q&cf=1
Este comando no Powershell dá a chave completa:
(Get-WmiObject -query ‘select * from SoftwareLicensingService’).OA3xOriginalProductKey
Não aparece nada.
e depois há o truque do gatherosstate para ativar máquinas piratas a partir do win7… que aínda funciona.
Concerteza pra Pplware Fazer um post desses querem saber quem ten licença da Scdkey, que amigona do peito deles, que Pena que andam mandar leitores comprar licenças ilegais.
What?? Next! 🙂
É só mais uma teoria da conspiração!
Olá, tenho no meu PC atual a licença do tipo RETAIL vinculada a minha conta antiga do hotmail. Mas estou trocando o processador e placa mãe, então tecnicamente será outro PC. Pelo que li a RETAIL pode ser utilizada em maquinas diferentes, só que apenas uma por vez. Devo desativar a licença antes de trocar as peças e formatar, ou é só formatar mesmo, assim que instalar o SO e logar minha conta ele vai detectar que o “outro PC” não está mais usando?