Tiny11: Esta é a versão do Windows 11 que muitos utilizadores da Microsoft procuravam
Ao longo dos anos o sistema operativo da Microsoft tem crescido e ganho muito lastro, culminando com o Windows 11. Há muitas funcionalidades que se entende serem úteis e que na verdade estão a apenas a ocupar espaço no disco, sem querem qualquer utilidade.
Sem uma resposta efetiva da Microsoft, uma equipa de interessados colocou mãos à obra e criou o Tiny11. Esta é uma versão despida de código e funcionalidades desnecessárias e que se foca apenas no essencial. É provavelmente indicada para a maioria dos PCs e corre com o mínimo de recursos.
Como seria esperado, o Windows 11 traz um lote de novidades interessantes para alguns utilizadores. Este aumento de oferta traduz-se de forma natural num maior ocupar de espaço em disco, o que nem sempre é desejado em máquinas mais antigas.
Há ainda a somar um lote de funcionalidades que nem todos querem ter presente. A Microsoft tem sido eximia neste campo, ao adicionar telemetria para ter dados de utilização e que, segundo informa, serve apenas para dar aos utilizadores uma melhor experiência de utilização.
It's finally here!
— NTDEV @ntdev@mastodon.social (@NTDEV_) February 2, 2023
Based off of Windows 11 Pro 22H2, tiny11 has everything you need for a comfortable computing experience without the bloat and clutter of a standard Windows installation.
https://t.co/yM1Ip2ljjB pic.twitter.com/Tg5PWUZU1Q
Não contentes com o que está a ser apresentado, surgiu o Tiny11 de uma equipa que se dedica a estudar a forma de melhorar o Windows 11. Esta versão minimalista do sistema da Microsoft está finalmente disponível e pronta para ser usada.
É uma versão plenamente funcional e que pode ser usada por todos, mas que depressa se percebe que está reduzida ao mínimo essencial e necessário. Muitos dos extras que nunca são usados ou servem apenas para a Microsoft foram removidos e não estão presentes para serem usados.
A forma mais visível é mesmo o espaço em disco ocupado pelo Tiny 11. São apenas 8GB, face aos 20GB da versão original. Há ainda a particularidade de correr com apenas 2GB de RAM e dispensar os conhecidos Trusted Platform Module ou Secure Boot. Ainda mais curioso é que permite fazer a atualização do Windows 10 para o Tiny11.
Como não poderia deixar de ser, o Tiny 11 requer uma licença funcional do sistema da Microsoft. Quem quiser testar esta versão pode descarregá-la do Internet Archive. Além disso, e se o Windows 11 não for sua escolha, pode usar o Tiny10, que aplica o mesmo tratamento ao Windows 10.
Este artigo tem mais de um ano
Boa noite e muito obrigado por toda a informação.
A pergunta que eu coloco é: Tem a hipotese de escolher em Português ou só está em Inglês?
Olha,faz como o primeiro tipo que lá comentou no site e usa o Rufus e escolhe a linguagem.Penso que é assim.—»(How I installed it?
I used Rufus v3.21 to create a bootable USB for standard Windows installation, including local account, skip TPM checks and auto-decline privacy permissions. I proceeded with a clean installation on an older ThinkPad which wouldn’t usually qualify for Windows 11. It was a smooth process after I selected English (UK) language from the list and I didn’t need a Microsoft account, as promised. I still did have to manually decline the permissions.)
O Tiny dispensa o tpm e secure bot, não precisa fazer com Rufus.
a instalação é em ingles mas depois vais a settings ( definições), depois Date and language, depois language and region, depois add language, escolhes o Português. vai fazer o download do pacote da lingua portuguesa e instalar, quando acabar vai pedir para reiniciar para assumir o português.
testei numa maquina virtual e foi assim que coloquei em PT
Não dá, apenas me aparece o Português do Brasil… 🙁
Fizeste mal…clica em adicionar + e escolher o Português de portugal, a mim apareceu. Mas atenção que só activa se tiveres conta Microsoft para a versão Enterprise. Home e Pro não activa.
Onde é que está o raio da licença que eu não a encontro no site em lado algum ?? 😐
A licença será a sua ou seja do seu Windows 10 ou 11.. De lembrar que as licenças estão associadas a sua conta Microsoft, para tal basta inserir o seu email Microsoft e password que usa passando assim o Windows a assumir a dita licença
ATENÇÃO: ESTA É A VERSÃO W11 ENTERPRISE. A CONTA MICROSOFT SÓ PARA QUEM TIVER LICENÇA PARA ESTA VERSÃO. EU USO A HOME E NÃO ACTIVOU!
e não volta tudo ao normal depois das atualizações “obrigatórias” do windows?
Mas este Windows não tem actualizações de segurança, certo?? E ao que li, não parece poder ter a linguagem em PT! E será que é mais rápido que um Windows 10 num Core 2 duo de 13 anos?? :):):)
E em termos de segurança ? É fiável ? Alguém já o verificou ? Bootlware, assinaturas,… ?
+1!! Cobaias precisam-se!!
Bruxo…agora tenho que comprar uma licença para o W11 ENTERPRISE que é a versão que está disponível.
Windows X Lite
Melhor desconheço!
E pra k keres um XP em 2023?
ESTE W11 TINY SÓ ACTIVA PARA QUEM TEM LICENÇA W11 ENTERPRISE!!!!
Sr Pedro Simões faltou dizer que é o W11 Enterprise para quem tem o Home ou o Pro de nada serve não estando ativo
Depois não se admirem dos vossos dados serem roubados.
Usem apenas a versão oficial.
+1
Podes sempre criar a tua versão Tiny baseado no ISO oficial
https://www.tomshardware.com/how-to/make-lightweight-windows-11-image-tiny11-builder
instalei recentemente o tiny 11 pro, só que nao consigo configurar o idioma para portugues e ja tentei baixar o service pack de idiomas . alguém me consgue dar uma ajudinha?