O Spotify também já chegou à loja de aplicações do Windows
Quando apresentou o Windows 10 S, a Microsoft mostrou claramente que o futuro dos seus sistemas operativos passa pela sua loja de aplicações. Dando força a essa sua intenção, chegou agora mais uma novidade à sua loja. O Spotify bateu a concorrência e é já uma app que pode ser instalada a partir da loja de apps do Windows, mas com algumas limitações.
A ideia da Microsoft para a sua loja é criar um espaço onde as aplicações podem ser instaladas nas suas diferentes plataformas, de forma transparente e direta.
Com o Windows 10 S, que está limitado à instalação dessas apps da loja, o paradigma terá de mudar e os programadores vão ter de aderir a essa forma de disponibilização de aplicações.
O Spotify aparentemente deu o mote e está já disponível na loja de aplicações da Microsoft, batendo até a Apple e o iTunes, uma das promessas da Microsoft para breve.
O que tem de especial esta versão do Spotify?
O curioso é que a nova app UWP do Spotify é, na verdade, a mesma que já todos conheciam no Windows 10. Resulta da conversão feita recorrendo ao projeto Centennial, que vai permitir transformar apps Windows em apps Universais.
Há, no entanto, algumas limitações nesta app. Por agora, e sem certeza de datas futuras, a app Universal do Spotify apenas pode ser usada em sistemas x86. Isto deixa de fora as restantes plataformas onde este sistema corre, nomeadamente os smartphones, o HoloLens e até a Xbox One.
A vantagem óbvia de usar esta versão, que não cria uma segunda instalação, é que as atualizações passam a ser feitas de forma automática pela store e todo o processo é mais simples, desde a instalação.
Depois de ter estado várias horas presente na loja do Windows, mas sem poder ser instalada, chegou finalmente para todos e está já disponível aqui.
Instalem esta nova versão, mas lembrem-se que não traz qualquer alteração ou nova funcionalidade. A novidade é mesmo ter sido passada para a loja do Windows, passando a poder ser usada no Windows 10 S e estando acessível a todos, de forma mais rápida e simples no Windows 10.
Leia também
Spotify Music
Este artigo tem mais de um ano
É curioso que as únicas apps minimamente interessantes, úteis e funcionais na Windows Store são do projecto Centennial
Lógico, não tens desenvolvimento adicional, as restantes vão ter de esperar.
Já agora pplware, existe um motivo bom para se passar para a app da store, updates centralizados.
No meu ver, faz mais sentido continuar a usar a versão fora da loja.
A versão da loja eu só usaria mesmo com o Windows 10 S porque seria obrigado (algo que nunca irei instalar).
A versão fora da loja irá receber “sempre” as actualizações mais rápido do que a versão da loja.
Outra questão é que a versão da loja poderá ter ou vir a ter limitações de funcionalidades (plugins não autorizados, etc …), que o Spotify faz uso intensivo, ou seja, poderás não ter a mesma qualidade de som por exemplo.
O que é que te faz pensar que a versão fora da loja vai receber as atualizações mais depressa? Eu antes prefiro a da loja, quantas vezes eu não abro o spotify e depois tenho que ficar à espera que a app atualize e mais quanto mais sucesso tiverem as aplicações na loja mais developers vão se virar para lá o que a meu ver sejam apps através do projeto centinnal ou UWA é uma mais valia
Eu explico: Uma atualização fora da loja é tão simples como colocar o update no servidor deles (Spotify).
A aplicação instalada na tua máquina faz a verificação da atualização ao abrir, descarrega e instala (que no caso do Spotify não é mais do que sobrepor os ficheiros).
Dentro da loja, é necessário passar pelo processo de converter através do centennial que é tudo menos prático e rápido e depois disso fazer a submissão para a loja que tem de passar pelo processo de aprovação que pode demorar dias.
É só uma diferença de estalar os dedos e estar disponível versus dias.
A atualização pela loja também obriga ao processo de atualização. Não é uma varinha mágica.
Na minha perspectiva existe um conjunto de factores determinantes para justificar esse cenário:
– Ao contrário da loja de aplicações desktop da Apple que a mesma App que corre no sistema pode ser recondicionada para correr na loja (desde que não dependa de plugins externos e seja certificada com os certificados da Apple), desenvolver para a loja Windows, significa usar uma framework específica, ou seja, se faço para a loja é só para a loja e não posso ser independente da mesma;
– Certificar uma aplicação Windows é uma enorme dor de cabeça. É incrível a diferença da Apple para a Microsoft, o que é estranho pois a MS foi capaz de no passado desenvolver o melhor IDE que com o tempo será ultrapassada até nisso;
– Só vai funcionar nas versões Windows que suportem a loja, ou seja, fica de fora o Windows 7 e XP que há data representa mais de 50% do marketshare desktop, o que é mais do que justificação;
– Já existe um enorme legado de anos de desenvolvimento das melhores aplicações do mercado que a loja obriga a refazer, logo os que se aventuram, mostram um novo produto inferior.
O que o Spotify aqui fez foi perceber que com o Windows 10 S, corria o risco de perder uma fatia de mercado e recondicionou com a atual versão com o centenial, caso o Windows 10 S venha a ter algum sucesso (se tiver sucesso e é um enorme “se” pois no passado a MS tentou com o Windows RT e foi um fracasso mas parece que gosta de repetir os erros).
Não ter pensado nas aplicações legado foi um tremendo erro (a prova está à vista) e ter complicado tanto o processo com o projeto centenial foi outro erro, a prova está que as empresas nem se dão ao trabalho.
Nao funciona . Nao percebo porque as apps do w10 sao tao mas. A meo go aparece me a dizer memória insuficiente e tenho 16gb ram no ipad nunca mas nunca tive problemas. Como e que uma empresa como a microsoft permite apps tao mas na sua store tira me do serio
Lê o que eu respondi ao eachtime
16gb de RAM no ipad? também quero um desses!
O Morgana esqueceu-se que o português tem pontuação, como por exemplo vírgulas 😉
Quando é para fazer comentários de ódio cheios de mentiras para denegrir uma empresa/marca, nada importa a pontuação.
Boa noticia!!
Tem a certeza que é uma UWP? O projecto centennial não permite converter apps tradicionais em UWP, pelo que me lembro de ler.
Uma app convertida com Centennial é uma app UWP (Universal Windows Platform), ou seja, pertece à store. No entanto, com alguma programação poderá tornar-se uma UWA (Universal Windows Application) que poderá correr no desktop, tablets, phones, hololens, etc..