PplWare Mobile

O Spotify também já chegou à loja de aplicações do Windows

Spotify Music

Homepage: Spotify Music
Preço: Gratuito

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. eachtime says:

    É curioso que as únicas apps minimamente interessantes, úteis e funcionais na Windows Store são do projecto Centennial

    • José Rodrigues says:

      Lógico, não tens desenvolvimento adicional, as restantes vão ter de esperar.

      Já agora pplware, existe um motivo bom para se passar para a app da store, updates centralizados.

      • Eu says:

        No meu ver, faz mais sentido continuar a usar a versão fora da loja.
        A versão da loja eu só usaria mesmo com o Windows 10 S porque seria obrigado (algo que nunca irei instalar).

        A versão fora da loja irá receber “sempre” as actualizações mais rápido do que a versão da loja.

        Outra questão é que a versão da loja poderá ter ou vir a ter limitações de funcionalidades (plugins não autorizados, etc …), que o Spotify faz uso intensivo, ou seja, poderás não ter a mesma qualidade de som por exemplo.

        • alb says:

          O que é que te faz pensar que a versão fora da loja vai receber as atualizações mais depressa? Eu antes prefiro a da loja, quantas vezes eu não abro o spotify e depois tenho que ficar à espera que a app atualize e mais quanto mais sucesso tiverem as aplicações na loja mais developers vão se virar para lá o que a meu ver sejam apps através do projeto centinnal ou UWA é uma mais valia

          • Eu says:

            Eu explico: Uma atualização fora da loja é tão simples como colocar o update no servidor deles (Spotify).
            A aplicação instalada na tua máquina faz a verificação da atualização ao abrir, descarrega e instala (que no caso do Spotify não é mais do que sobrepor os ficheiros).

            Dentro da loja, é necessário passar pelo processo de converter através do centennial que é tudo menos prático e rápido e depois disso fazer a submissão para a loja que tem de passar pelo processo de aprovação que pode demorar dias.

            É só uma diferença de estalar os dedos e estar disponível versus dias.

            A atualização pela loja também obriga ao processo de atualização. Não é uma varinha mágica.

    • Eu says:

      Na minha perspectiva existe um conjunto de factores determinantes para justificar esse cenário:
      – Ao contrário da loja de aplicações desktop da Apple que a mesma App que corre no sistema pode ser recondicionada para correr na loja (desde que não dependa de plugins externos e seja certificada com os certificados da Apple), desenvolver para a loja Windows, significa usar uma framework específica, ou seja, se faço para a loja é só para a loja e não posso ser independente da mesma;
      – Certificar uma aplicação Windows é uma enorme dor de cabeça. É incrível a diferença da Apple para a Microsoft, o que é estranho pois a MS foi capaz de no passado desenvolver o melhor IDE que com o tempo será ultrapassada até nisso;
      – Só vai funcionar nas versões Windows que suportem a loja, ou seja, fica de fora o Windows 7 e XP que há data representa mais de 50% do marketshare desktop, o que é mais do que justificação;
      – Já existe um enorme legado de anos de desenvolvimento das melhores aplicações do mercado que a loja obriga a refazer, logo os que se aventuram, mostram um novo produto inferior.

      O que o Spotify aqui fez foi perceber que com o Windows 10 S, corria o risco de perder uma fatia de mercado e recondicionou com a atual versão com o centenial, caso o Windows 10 S venha a ter algum sucesso (se tiver sucesso e é um enorme “se” pois no passado a MS tentou com o Windows RT e foi um fracasso mas parece que gosta de repetir os erros).

      Não ter pensado nas aplicações legado foi um tremendo erro (a prova está à vista) e ter complicado tanto o processo com o projeto centenial foi outro erro, a prova está que as empresas nem se dão ao trabalho.

  2. Morgana says:

    Nao funciona . Nao percebo porque as apps do w10 sao tao mas. A meo go aparece me a dizer memória insuficiente e tenho 16gb ram no ipad nunca mas nunca tive problemas. Como e que uma empresa como a microsoft permite apps tao mas na sua store tira me do serio

  3. Papa Joe says:

    Boa noticia!!

  4. P says:

    Tem a certeza que é uma UWP? O projecto centennial não permite converter apps tradicionais em UWP, pelo que me lembro de ler.

    • Diogo Pereira says:

      Uma app convertida com Centennial é uma app UWP (Universal Windows Platform), ou seja, pertece à store. No entanto, com alguma programação poderá tornar-se uma UWA (Universal Windows Application) que poderá correr no desktop, tablets, phones, hololens, etc..

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.