Sabia que há uma nova forma de terminar apps no Windows 10?
Gerir um Windows 10 implica muitas vezes controlar de forma muito próxima quais as aplicações que estão a ser executadas e quais os recursos que estas estão a consumir. Muitas vezes precisam de ser terminadas para evitar problemas.
Todos sabem como estas podem se terminadas, recorrendo aos normais processos do Windows. Mas a Microsoft escondeu uma opção que pode ser usada, muitas vezes com maior sucesso que as formas tradicionais.
Qualquer utilizador do Windows sabe que pode controlar as aplicações abertas recorrendo ao Gestor de Tarefas. Este componente é muitas vezes o destino de quem tem problemas e precisa de terminar as aplicações de forma imediata.
A Microsoft, no seu processo de melhoria do Windows 10, colocou uma nova opção para este controlo na zona de gestão de aplicações. Não está visível, mas pode ser usada sempre que tiver dúvidas sobre qual a app a ser terminada.
A nova forma de terminar aplicações no Windows 10
Em primeiro lugar devem aceder às Definições do Windows 10. É aqui dentro que vão encontrar esta opção escondida e que podem usar sempre que precisarem.
A opção que procuram, e que vos levará à gestão de aplicações, é Aplicações. Aí dentro devem encontrar o separador Aplicações e funcionalidades.
Escolher a app que querem terminar
Dentro desse separador devem ter a lista de todas as aplicações que têm instaladas no Windows 10. Só precisam de escolher a aplicação que vos está a dar problemas e que querem parar.
Ao escolherem a aplicação vão ver a presença de 2 botões: Mover e Desinstalar. O que procuram é um link que vos levará às Opções avançadas.
Terminar aplicações no Windows 10
Dentro desta nova área vão ver surgir várias novas opções. A que querem usar é Terminar. Ao escolhê-la vão de imediato terminar o processo dessa app e a mesma deixará de estar ativa.
Se este for um problema recorrente, que esteja a surgir várias vezes sem uma causa aparente, podem sempre optar pela opção Repor. Esta opção irá levar à reinstalação da aplicação, sem eliminar qualquer um dos vossos ficheiros.
Esta pode ser a mais correta alternativa ao Gestor de Tarefas, que muitas vezes não nos consegue mostrar ao certo que aplicação estamos a terminar, o que pode gerar alguma confusão. Usem este novo método para terem um controlo preciso sobre cada uma das apps e qual estão realmente a terminar, sempre que precisam.
Este artigo tem mais de um ano
Mas onde moram as “opções avançadas” ?
Está mesmo na terceira imagem… Por baixo da aplicação
Pela imagem, é visivel que está a usar a versão 17692, versão de testes que saiu à dois dias atrás.
Por falar em versões… Eu tenho a versão 1803 (compilação do SO 17134.112)
Á partida está atualizado mas não tenho os Set’s… (eu segui tutorial aqui do pplware).
alguém pode ajudar?
Para ter os sets e as outras novidades mais recentes tens de aderir ao programa Windows Insider, assim sempre que a MS adiciona novidades ao Windows vais receber logo, mas essas versões costumam ser acompanhadas de imensos bugs e servem apenas para a comunidade dar feedback. Se não quiseres arriscar espera até o Outono que será quando a próxima atualização sairá para todos (para a forçares vais ter de ir às definições e clicar em procurar atualizações).
Porquê tanta complicação se dá para ir ao gestor de tarefas e fechar?
Estas melhorias são só para insiders.
Os utilizadores comuns terão de esperar até setembro ou outubro por elas .
Cump’s
Não conseguem arranjar maneira de dar ainda mais cliques para terminar uma app? 🙂 pplware não é convosco o comentário, aliás, é sempre bom explorar novas funcionalidades do sistema, mas sim uma crítica à microsoft.
“Qualquer utilizador do Windows sabe que pode controlar as aplicações abertas recorrendo ao Gestor de Tarefas”
Alguma fonte para esta informação? Uma grande parte das pessoas que conheço nem sabe que o gestor de tarefas existe, quanto mais saber o que fazer que ele…
ÓH!!!!
Não te espantes Vitor. Ainda por estes dias vi um utilizador indignado num Forum da Microsoft a reclamar que o mandaram executar o command prompt com privilégios de administrador e que não lhe tinham explicado como fazer.
Se uma coisa tão simples como essa não é conhecida para alguns utilizadores, não me espanta nada que muitos não saibam o que é o Task Manager……
Tudo isso é em vão, inclusive já usei programas pra forçar o fechamento de certos aplicativos e o windows vai contra o programa e faz o programa ficar aberto novamente em segundo plano.
Não adianta ir contra. No Windows voce não tem controlo algum sobre nada, o sistema é que tem controle sobre voce.