PplWare Mobile

O Windows seria mais seguro sem permissões de administrador


Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

Destaques PPLWARE

  1. Daniel says:

    Qual é a novidade ? Sem permissões dificilmente as coisas ficam a correr na máquina…
    No PC familiar toda a gente tem permissões padrão para que o risco seja menor.

  2. Benchmark do Surface Book says:

    Mas isso é óbvio. O problema é que o Windows não é e não funciona como um sistema Unix-like, em que pra executar algo com permissão de administrador (ou root) se faz necessária a utilização de uma senha.

    O sistema roda como usuário normal. Quando se precisa de algo com permissões elevadas, chama-se o root, põe a senha e após isso volta para o user normal.

    • Carlos says:

      A última vez que usaste o Windows foi quando, antes do Windows Vista, certo?

      Desde o Windows Vista que o Windows faz isso. Até faz mais, porque mesmo que o utilizador logado seja administrador, há um monte de tarefas que precisam de autorização explicita do utilizador.

    • Nathanael says:

      O windows não trabalha desta forma. Os usuários são desinformados mas com o windows Vc pode habilitar o administrador e tornar sua conta apenas com poder de usuário e quando executar programas ou instalações sempre necessitará da senha de ADm.

  3. ahpoixeh says:

    Não ter permissões de administrador fazia do Windows um sistema fechado e no Windows 10 já existe esse reforço que é irritante por sinal.
    Não concordo que o “excesso de permissões” seja uma porta de entrada, quem tiver um conta de administrador – que é o que acontece praí em 98% dos casos – acaba por dar sempre permissão com privilégios administrativos, aliás é uma tarefa tão repetitiva que as pessoas acabam por ignora-lo.
    O que o Windows devia aprender é com o Linux que tem um sistema a meu ver muito mais bem concebido, que é pedir uma password definida ao inicio que é necessário introduzir para aquela coisas mais complicadas. =)

  4. Miguel says:

    Nunca uso a conta com privilégios de admin.
    Deve ser pelo razao dw nunca usar o root em linux que utilizo essa pratica em windows e ainda bem ):

    • paulo says:

      Ora nem mais. Para uso diário, deve-se usar a conta standard (em QUALQUER sistema operativo). A conta de administrador só deve ser usada para instalar e/ou configurar programas, opções do sistema, etc.

  5. int3 says:

    Mais uma vez digo que andamos cada vez mais a procurar vulnerabilidades. não é o sistema que está a ficar inseguro. Assim como nos últimos 2 anos o mac OS X tem sido alvo da uma pesquisa massiva de brechas.

  6. Luis says:

    Eu cá já não uso conta de administrador há algum tempo.
    Conta normal, quando é preciso ele pergunta pela password do administrador.

    • Luis says:

      Mas acho que o problema está na própria instalação do SO.
      O utilizador configura a conta e ela fica como administrador. Deveria haver um mecanismo para configurar a conta de administrador (nem dava hipótese de colocar o nome da pessoa, era administrador e advertia o utilizador para a particularidade dessa conta) e no final a conta do utilizador.

  7. Joao says:

    Eu cá uso a conta que vem configurada no windows e nunca tive grandes problemas de segurança, até porque a segurança está nos tipos de utilizadores e nao nas contas

  8. Delta says:

    Lol, é o mesmo que dizer que um computador é mais seguro se estiver desligado.

  9. fonseca says:

    Permitam-me ir contra a corrente, mas eu apenas uso a conta de Administrador do Windows e não tenho problema absolutamente nenhum porque sei o que ando a fazer.
    Sim, estou a falar daquela conta que está desactivada por defeito e temos que a activar manualmente via cmd.

    Portanto o problema aqui foi a massificação e o consequente problema que está entre a cadeira e o teclado.

  10. Nii says:

    Até os sites porno já são mais seguros que o Windows…
    e novidades? alguém tem 😛 ????

  11. Diogo says:

    o início do artigo diz tudo… enfim não se esqueçam dos problemas que Macs tem trazido tambem

  12. Rui LUX says:

    Toda a gente sabe (ou devia saber) que para o uso no dia à dia não devem usar contas com privilégios de administração, seja no Windows, seja em Linux, Unix, OSX, .. qualquer sistema operativo! Quando necessário, por exemplo para instalar algo ou fazer updates, devem então usar uma conta de administração.
    Tal como o nome indica “conta de administração” (ou root..) serve para tarefas de administração.. não para surfar na net, jogar jogos, emails, office, trabalhar..
    Quanto menos forem os privilégios da “conta currente”, aquela que se usa no dia à dia, menor é a probabilidade de ser infectado seja lá por que tipo de virose, exploit, ataque ou seja lá o que for.. o risco existe sempre.. mas as consequências serão com certeza menores..
    E assim sendo, mesmo um utilizador (mais inocente) que clica em tudo o que vê à frente.. estará muito mais protegido.
    O problema, penso, é que na maior parte dos casos dos utilizadores caseiros (e muitos têm pouco instrução informática), é que só usam uma conta.. a que é criada por defeito e normalmente essa conta é administrativa.. e zauu.. está a porta aberta 😀
    um bem haja!

  13. Christian Nogueira de Faria says:

    A culpa é sempre do OS.

  14. Filipe Silva says:

    Não se esqueçam também da estupidez dos utilizadores. Eles, na maioria dos casos, são o principal problema de segurança.

    Aliás, se eu fosse um PC metia uma ordem de restrição contra muitos utilizadores!

  15. Andrey Oliveira says:

    O problema é que os “formatadores e entendidos” ainda desativam o UAC, o firewall, Windows Update e todos os recursos de segurança, e ainda se pudessem instalavam em partição FAT32, achando que vai trazer performance pra máquina.

  16. PowerVerde says:

    Estive a fazer um estudo exaustivo, com a ajuda e patrocínio das Universidades de Harvard e de Oxford, e chegámos à conclusão que o Windows será mais seguro se o PC nunca estiver ligado à internet e só se instalar software legítimo.
    Eu sei, nós também ficámos espantados!!!

  17. YaBa says:

    Tem piada, ninguém falou nas permissões do utilizador SYSTEM. Ou das centenas de métodos para escalar privilégios em Windows.

    No Linux acaba por ser mais simples, ou és root ou não és root (excluindo os sudoers e grupos priveligiados), muito mais simples e seguro SE estiver bem configurado 😉

  18. João says:

    E essa do pc na estar ligado á net tambem se deve aplicar aos outros SO ate porque sempre utilizei a windows exaustivamente para jogar, ver filmes ,etc e só tive ecrans azuis quando o pc estava no fim de vida. A segurança de qualquer SO esta no utilizador e em mais sitio nenhum.

  19. Guilherme Cunha says:

    Bom, uma forma simples de evitar esse problema de permissões com administrador é simplesmente habilitando o administrador interno do Windows, fazendo isso você pode criar um novo usuario como padrão e passar a usar esse usuario padrão, o Internet Explorer sempre foi o principal problema do Windows, e eu sempre desinstalava ele, infelizmente a Microsoft teve a péssima ideia de manter o Internet Explorer no Windows 10, ela pode perfeitamente remover esse navegador e ter deixando apenas o EDGE.

    O ideal de habilitar o Administrador Interno do Windows é porque ele é muito limitado, ele não alterar aplicativos e mal faz configurações, ele é um administrador ideal, se um vírus entrar no PC ele precisa ter acesso ao administrador para conseguir fazer alguma coisa, o usuario padrão não tem acesso direto ao sistema, algo semelhante acontece no Linux, você não usa o Admin diretamente, e para fazer alguma alteração no Sistema precisa digitar a senha do Admin, habilitando o Admin interno do windows e criando uma conta padrão algo semelhante começa a acontecer no Windows, o usuario padrão sempre vai pedir a senha do Admin interno para instalar, abrir ou alterar alguma coisa.

    O ideal também é manter um bom antivírus no Sistema, no momento eu só uso o Bitdefender ou o Trend Micro, até o Kaspersky que era bom não presta mais. Por exemplo o Bitdefender, quando você tem um admin e um usuario normal ele não deixa você alterar as configurações do anti vírus, assim bloqueando o programa, assim evitando que vírus que entram pelo usuario padrão façam alterações no antivírus, até porque a coisa mais fácil é desativar um AV, o lado ruim de fazer isso é que se ele deletar alguma coisa você não consegue recuperar essa coisa deleta, a não ser se você fizer login no Admin.

    Mas de uma coisa todos nos sabemos, não tenho números exatos, mas 99% dos vírus que estão no Windows são colocados pelos próprios usuarios.

  20. XXT says:

    O Windows seria uma m**** sem permissões do administrador. Seria uma fonte de problemas como os sistemas Mac, em que TUDO é complicado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.