12º (e último) artigo da rubrica “O Windows desde… sempre!”.
Chegou a altura de falar da versão do Windows mais esperada de sempre por grande parte dos utilizadores, o Windows Vista, lançado a 30 de Janeiro de 2007.
Por ter sido a mais esperada não significa necessariamente que tenha sido a mais bem sucedida… muito pelo contrário (como se sabe). Foi considerada a mais esperada não só devido a todo o hype da altura em volta do nome de código Longhorn, que prometia grandes novidades, mas também devido a preceder o espaço mais longo entre o lançamento de versões destinadas a desktop, sendo lançado cerca de 5 anos após o lançamento da versão anterior, o Windows XP.
Windows Vista
Todos sabem um pouco acerca das controvérsias inerentes ao lançamento deste SO. Tal como foi possível ver no vídeo acima, o Vista (e mesmo o 7) está bem longe, em termos de design, do que seria esperado no verdadeiro Longhorn, fazendo isso parte dos tais 60% de código postos de lado, a mando de Bill Gates, já que o sistema estava imensamente pesado (assente no kernel do Windows XP) e o tempo estava a escassear cada vez mais. Todos estes detalhes já foram assunto de um artigo aqui no pplware, Os mistérios do Windows… Longhorn.
Foi então refeito todo o código e foi pedido auxílio à equipa de desenvolvimento da consola XBOX para adiantar o processo. Ao todo eram 3 equipas a trabalharem num só projecto. E em que é que deu isso? Coisa boa não poderia ser: milhares de linhas de código redundante, um sistema instável, “verde”, pesado e com uma enorme taxa de incompatibilidade.
Embora pesado, um grande número de novas funcionalidades estava lá e com o passar dos meses a Microsoft continuou a trabalhar para tentar “salvar” o Windows Vista com recurso aos updates e, com isso, acabou por evoluir bastante, principalmente após o lançamento do Service Pack 1 (SP1), lançado a 4 de Fevereiro de 2008 (data coincidente com a RTM do Windows Server 2008).
O SP1 foi também um descalabro para uma elevada percentagem dos utilizadores que o instalaram em primeira mão, provocando reboots contínuos, inutilizando assim o computador. À custa disso, o update automático do SP1 teve de ser suspenso até o problema ser resolvido. O SP2 foi lançado a 28 de Abril de 2009, cerca de 3 meses antes da versão RTM do Windows 7, lançada a 22 de Julho de 2009.
O Windows Vista foi vendido em 6 diferentes edições, estando cada uma direccionada a um sector específico e com diversas restrições de funcionalidades associadas. Foram elas:
- Windows Vista Starter Edition
- Windows Vista Home Basic
- Windows Vista Home Premium
- Windows Vista Business
- Windows Vista Enterprise
- Windows Vista Ultimate.
A quantidade de novas funcionalidades e melhoramentos foi enorme:
- Windows Aero
- Windows Shell
- Instant Search
- Windows Sidebar
- Internet Explorer 7
- Windows Media Player 11
- Centro de backup e restauro
- Windows Mail
- Windows Calendar
- Galeria de fotos
- Windows DVD Maker
- Windows Media Center (nas edições Home Premium e Ultimate)
- Explorador de Jogos
- Centro de mobilidade do Windows
- Windows Meeting Space
- Shadow Copy
- Controlo parental
- Windows SlideShow
- Reconhecimento de voz
- Centro de problemas e soluções
- Ferramenta de avaliação do desempenho
- ReadyBoost
- ReadyDrive
- SuperFetch
- UAC (Controlo de Conta do Utilizador)
- …
Grande parte destas funcionalidades permanecem praticamente inalteradas (visualmente) no Windows 7 mas, desta vez, de uma forma bem mais cuidada e optimizada.
Os requisitos mínimos deste sistema operativo são:
- Processador 800 MHz ou superior
- Memória RAM de 512 MB
- Espaço mínimo em disco de 15 GB
- Placa gráfica compatível com DirectX 9.0
- Memória da placa gráfica de 32 MB
- Teclado e dispositivo apontador
- Drive DVD-ROM
Windows Server 2008
Cerca de um ano após o lançamento do Windows Vista, a 4 de Fevereiro de 2008 é lançado o Windows Server 2008, sucessor do Windows Server 2003 (lançado há 5 anos).
Esta versão, tal com a anterior, é especificamente direccionada a servidores e datacenters. Antes de ser baptizado de “Windows Server 2008” era conhecido também por Longhorn, mais propriamente “Windows Server Codename Longhorn”. Este Windows herdou o código base e interface do Windows Vista, contendo por isso todos os acréscimos de segurança feitos para o Windows Vista.
Foi comercializado em 10 edições diferentes:
- Windows Server 2008 Standard
- Windows Server 2008 Enterprise
- Windows Server 2008 Datacenter
- Windows HPC Server 2008 (curiosidade: nome de código “Socrates”)
- Windows Web Server 2008
- Windows Storage Server 2008
- Windows Small Business Server 2008
- Windows Essencial Business Server 2008
- Windows Server 2008 para sistemas baseados na arquitectura Itanium
- Windows Server 2008 Foundation
Os novidades foram também em larga escala, tornando-se num sistema bastante robusto e estável. Destacam-se:
- Server Core
- Active Directory roles
- Failover Clustering
- Windows PowerShell
- Self-healing NTFS
- Hyper-V
- Windows System Resource Manager
- Server Manager
- …
Dada a elevada estabilidade deste sistema operativo e sendo baseado no Windows Vista, existem por esta internet fora alguns tutorials que explicam como converter um Windows Server 2008 num Windows Vista melhorado e muito mais estável. Um desses encontra-se aqui.
Em termos de Service Packs, este Windows não teve SP1 devido a ser baseado no kernel do Windows Vista SP1. Desta forma, o primeiro SP lançado foi o SP2, a 26 de Maio de 2009. Após isso, tal como aconteceu com o Windows Server 2003, foi feito outro lançamento apelidado de Windows Server 2008 R2, lançado a 22 de Outubro de 2009, coincidindo as suas datas de lançamento RTM e Retail com as mesmas datas do Windows 7.
Os requisitos mínimos destes sistemas operativos são:
E os testes?
Desta vez não preparei nenhum disco virtual com o Windows pré-instalado, principalmente devido ao elevado tamanho que iria ter a imagem. Fica ao critério de cada um pesquisar e fazer o download da instalação e aproveitar o trial para conhecer melhor estes Sistemas Operativos.
== FIM ==
Foi com muito gosto que escrevi estes 12 artigos, tocando em todas as versões do Microsoft Windows, tendo a primeira delas nascido há 25 anos! Fiquei bastante grato pela elevada adesão, em geral, e por todo o interesse demonstrado pelos leitores em aprender algo mais sobre o Windows desde… sempre!
É com este artigo que termino esta “temporada” e, quem sabe, lhe dê continuidade daqui a uns anos 🙂
Artigos relacionados:
- Os mistérios do Windows… Longhorn
- A história do Windows em recursos do sistema!
- O Windows desde… sempre! – Parte #0
- O Windows desde… sempre! – Parte #1 (Windows 1.01)
- O Windows desde… sempre! – Parte #2 (Windows 2.03)
- O Windows desde… sempre! – Parte #3 (Windows 3.0)
- O Windows desde… sempre! – Parte #4 (Windows 3.1x | NT 3.x)
- O Windows desde… sempre! – Parte #5 (Windows 95 | NT 4.0)
- O Windows desde… sempre! – Parte #6 (Windows 98)
- O Windows desde… sempre! – Parte #7 (Windows 2000 ou NT 5.0)
- O Windows desde… sempre! – Parte #8 (Windows Me)
- O Windows desde… sempre! – Parte #9 (Windows XP)
- O Windows desde… sempre! – Parte #10 (Windows Server 2003)