O Windows 10 também já corre no Raspberry Pi 2
A conferência Build 2015 tem estado centrada, como não poderia deixar de ser, em torno do Windows 10 e de tudo o que está a ser preparado para o seu lançamento.
Para além das novidades mais importantes e mais mediáticas, a Microsoft preparou algumas para os restantes dias. Uma delas chegou agora é de extrema importância para a Internet das Coisas.
Foi anunciada a primeira versão do Windows 10 dedicada ao Raspberry Pi e dispositivos similares. E pode ser instalada e usada já hoje!
A nova versão do Windows 10, dedicada a todos estes dispositivos, é uma primeira abordagem ao que será a versão final deste sistema operativo e por isso requer ainda muito desenvolvimento.
É no entanto uma excelente mostra do caminho que a Microsoft está a tomar e quais os alvos que quer atingir, revelando um sistema completamente transversal e capaz de correr em quase todo o hardware existente.
Com um suporte já bastante alargado, a versão do Windows 10 dedicada à IoT consegue ser usada em qualquer Raspberry Pi 2, Minnowboard Max, da Intel, e até em Arduino.
Este último contará com uma versão própria de hardware, fruto de uma parceria entre as empresas, e que será certificado.
Mas esta versão tem algumas particularidades, que vão contra o que conhecemos habitualmente no Windows. Desenganem-se os que esperam ver um desktop e uma interação completa como um normal computador.
Esta é uma versão dedicada a correr basicamente aplicações remotas, que não vão ser visualizadas no Raspberry, ou para controlar mecanismos.
A primeira versão destina-se a abrir a sua utilização e a preparar todos os que querem começar a desenvolver nesta plataforma para a sua utilização.
O processo de instalação do Windows 10 requer um Raspberry Pi, ou outra board suportada, um Windows 10 e uma conta Microsoft. Todo o processo está explicado numa página da Microsoft dedicada a esta versão do Windows 10.
A ideia de ter o Windows 10 a correr no Raspberry Pi e produtos similares não é nova. Já quando a versão 2 do Raspberry tinha sido lançada, foi anunciada como tendo essa capacidade.
Não deixa de ser um conceito muito interessante e que abre ainda mais a utilização destes pequenos computadores, num ambiente que muitos conhecem bem e que pode agora ser ainda mais explorado.
Quando a Microsoft anunciou que o Windows 10 iria ser um sistema universal muitos pensaram que se iria resumir a desktops e smartphones, mas esta nova versão mostra que existe ainda muito mais espaço para crescer e que de certeza será explorado pela Microsoft.
Este artigo tem mais de um ano
Então básicamente não corre o windows 10 “”Ambiente gráfico”” …. teoricamente é uma versão sem o ambiente gráfico.
Básicamente deve ser apenas uma linha de comandos da tanga.
e que tal fazeres tu 1 melhor???
Quer ambiente gráfico instala o windows 3.11 que é 16bits já que os processadores dos “Pi”s da vida só trabalham a 16bits!
Funciona tambem no B?
Só fazem referência ao 2,
Infelizmente não. Devido ao tipo de processador que o Raspberry Pi B/B+ dispõem.
O Windows 8 tinha limitados os netbooks por causa da sua definição vídeo. Será que o 10 também vai limitar uma definição mínima para instalar ou qualquer uma servirá
Como será o desempenho? Da para correr o Visual Studio à vontade por exemplo? Dá para servir como uma estação de trabalho correndo aplicações de produtividade?
Que tipo de software pode ser instalado e usado neste “Windows 10”?
Aqui dá para ver como fica:
https://www.youtube.com/watch?v=mv0e065-bVU
Nice, pelo que percebi tens uma plataforma para desenvolver e executar as apps remotamente via IP e gestão no browser muito bom. Assim podes ter o Rpi “headless” e desenvolver num pc normal e fazer a gestão com toda a facilidade.
Gostava de saber como se porta o RemoteFX para ver se é um bom thin client para soluções VDI com NVIDIA GRID K1.
Dá para correr o DOS?
Lá vem a micro$ft meter o dedo onde não é chamada….. só para estragar o conceito… o raspberry não é um gate(s)!
Para criar VDIs por exemplo por ser algo interessante.
Não tem a ver com o w10 mas tenho o Kodi no 1b+ e queria saber se vale a pena comprar o 2b para correr o kodi, se vale a pena e se é mais rápido a ver streams e tudo. Ou se chega o 1b+
Olá. Tenho as duas versões do Raspberry Pi (b+ e 2) e, logicamente, o Kodi funciona bem mais rápido no 2. Os dois modelos são 100% funcionais. Tudo o que o 1 faz, o 2 faz também só que em menos tempo, ou seja, vc exige menos do processador!