Já não é possível remover aplicações nativas do Windows 10
A Microsoft, como é normal, dotou o Windows 10 com um conjunto de ferramentas que entende serem essenciais para o podermos usar. São adições óbvias e que precisamos de ter sempre connosco.
Nas primeiras versões do Creators Update, a próxima grande actualização do Windows, tinha surgido a possibilidade destas aplicações serem removidas, mas aparentemente a Microsoft removeu essa opção na mais recente build lançada.
Foi com extremo agrado que os utilizadores do programa Insider do Windows 10 receberam, em Outubro do ano passado, a novidade de poderem remover as aplicações nativas do Windows. Uma vez que nem todos as usam, tornou-se assim simples retirar do sistema as aplicações de que não necessitam.
Mas a mais recente build a chegar ao programa Insiders, a 15014, trouxe más notícias para os utilizadores, pelo menos para alguns. A opção de remover as aplicações nativas, deixou de estar disponível, ficando agora o botão de desinstalação a cinzento e inacessível, como acontecia antes.
Microsoft silently removed the ability to uninstall their pre-loaded apps from the Creators Update! from Windows10
A queixa desta situação surgiu inicialmente no Reddit, onde o utilizador jantari relatou que, após instalar a nova build, essa opção teria deixado de funcionar. Apesar de haver outros utilizadores que confirmam esta situação, a ausência de botão de desinstalação não parece ser global, uma vez que vários utilizadores relatam que ainda a vêem disponível.
Esta opção de remoção das aplicações nativas está nas Definições, na zona dedicada às aplicações instaladas, onde estas podem ser geridas.
Como alguns comentários revelaram, a remoção destas aplicações ainda pode ser feita com recurso à PowerShell, mas não é a forma mais simples e intuitiva de o fazer.
A Microsoft ainda está a testar algumas das novidades que o Creators Update vai trazer e o mais provável é que algumas não cheguem à versão final. Esta poderá bem ser uma das que vai ficar pelo caminho.
Este artigo tem mais de um ano
Crapware ao estilo dos smatphones?
Podes crer. Cada vez mais o Windows 10 parece um smartphone barato cheio de adware, spyware e bloatware.
Também é possível remover bloatware na versão actual do windows (1607) com o Ccleaner.
Todas essas apps aparecem listadas no menu de desinstalação do programa, e podem ser removidas com um simples click, sem recurso a powershell. A microsoft devia envergonhar-se por usar estas praticas anti consumidor… Ainda bem que no pc é mais simples de remover lixo indesejado do que nos smartphones
Mas mesmo depois de as desinstalarmos, não voltam essas aplicações a ser re-instaladas após uma qualquer pequena actualização ao sistema…? Creio ter lido isso algures num artigo ou comentário.
Boas.
Adquiri recentemente um tablet chuwi, dual boot.
Gostaria de saber se é possível aumentar o espaço disponivel em “disco” no windows 10. Alguma pasta que dê para eliminar.
Obrigado.
Tens opção para colocar um microsd? Se sim podes criar um virtual disk com ele e usá-lo como memória interna para aplicações (mesmo as da store), documentos,…
Disk cleanup (próprio windows) + ccleaner. Se ainda quiseres mais só apagando a partição de restauro do Windows (2.5-8 GB normalmente) mas depois se quiseres restaurar só mesmo descarregando (oficialmente) a imagem geral do Windows 10 (e não a instalada com todos os controladores)
não existe maneira de aumentares o espaço disponível, o pouco que poderias recuperar era mandando a recovery ao ar (o que não aconselho), se houver hipótese compra um cartão SD para meter tralha, infelizmente é assim aprender a gerir espaço e ter apenas o necessário instalado no tablet…
quanto ao assunto do topico, nem vale apena comentar, mais uma da Microsoft a juntar a muitas outras…
Não percebo tanto alarido. É possível remover o Facetime, o Safari, ou o Mail do macOS?
Há filhos e enteados. A Microsoft teve na Europa problemas por causa do IE nas no entanto a Apple nunca teve problemas por incorporar o Safari de série ; -)
Para o tratamento a filhos e o tratamento a enteados, acho que se inspiraram diretamente na criatividade existente neste nosso jardim-à-beira-mar-plantado.
Mas a MS tinha + de 90% do mercado.
Talvez seja essa a razão não?
Não é o facto de se ter 1% ou 100% que deveria fazer com que algo seja errado. Ou é ou não é.
Nop. Não é essa a razão.
Porque a Apple faz os aparelhos e a Microsoft só faz o sistema operativo.
Em ambos os casos o equipamento é propriedade do utilizador.
tens razão,o equipamento ‘e do utilizador. Mas pagaste uma licença de utilização do SO por isso nunca ‘e nosso. A M$ , eles fazem o querem….O SO e’ deles .Nao queres MS ,vira-te para IOS ou Linux.
Se não gostas do aparelho, compras outro.
Já os fabricantes de hardware não têm alternativa o Windows. Por isso é que é monopólio.
O que está em causa nessas situações não é a posse do uilizador mas a função de cada fabricante de Hard e Software nas máquinas que se vendem.
Mas Apple sera sempre o melhor, podem matar, esfolar, roubar, queimar, seja o que for, sera sempre a melhor aos olhos de muitos tapados.
Não é bem assim… se dormirem à sombra da bananeira… verás o que faz a concorrência. Alias, há provas disso.
Lá está, é sempre malta como tu é que vem com essas conversas.
A que propósito vem isso?
Se só usasses iOs nunca poderias falar mal dele 🙂
Já tive…. pior OS que já usei
Pior a ementa que o soneto.
Correção: “…que o cimento.”
Calma, em breve irá alguém a dar uma explicação plausível o porque dessas diferenças e que sao coisas completamente diferentes.
O alarido é pela possibilidade da MS retirar uma funcionalidade que diferenciava positivamente este OS dos concorrentes.
David. Sim é. basta arrastar para o lixo e autenticar.
não dá, a partir da versão OS X El Capitan 10.11, já nao é possível desinstalar esse tipo de applicacoes.
É sim possível.
Como? A mim dá-me a mensagem “Não é possível modificar nem apagar “FaceTime” porque é necessário ao bom funcionamento OS X”. Isto no OSX 10.10.5
O FaceTime é uma função integrada, representada por uma App. Seria o mesmo que desinstalares a função telefonar do telefone. Os outros dois , Mail e Safari são apps e dão para desinstalar.
Nenhuma dá! Estou a falar od macOS e não do iOS!!
É possível no iOS e no macOS.
Epa! Se sim, digam como!!! Só dizer que sim não serve! Puro e simplesmente não dá!! A Apple neste aspecto não é melhor que as outras!
Ora aí está uma boa pergunta?
O mesmo se aplica aos telemóveis (também conhecidos por smartphones): é possível desinstalar as aplicações nativas sem ser com root ou jailbrake?
Não apenas com root ou custom firmware.
Não apenas com root ou custom firmware.
Calado, eras poeta, sim podes remover a App de Mail e FaceTime do iOS.
Nunca usou iOS, mas fala mal… típico…
Por acaso podes. E ainda que não desse, esquece a Apple. Estamos a falar do 10. E este 10 vem mesmo com demasiada tralha.
Mais uma nãoticia….. E o OSX? Dá para remover metade do lixo que vem instalado? Claro que não, mas como é a Microsoft toca de falar mal…
Se falasse do que soubesse…… Sim, dá para remover o que bem entender em MacOS. Tem é de ter permissões de administrador (autenticar).
eh pá, aqui usas o powershell (ao que parece…) e removes….
continuas a conseguir (supostamente…) remover
Dava nas ultimas versoes já nao é possivel. Deixou de ser permitido a partir da versão 10.11, dizem que é devido ao System Integrity protection
Segundo a Apple:
“System Integrity protection restricts the root user account and limits the actions that the root user can perform on protected parts of the Mac operating system.
Before System Integrity Protection, the root user had no permission restrictions, so it could access any system folder or app on your Mac.
System Integrity Protection includes protection for these parts of the system:
Apps that are pre-installed with OS X”
Tal como no Windows e o artigo refere isso.
Não da, o artigo refere o contrário
Mas porquê comparar sempre com macOS e iOS?! Sempre a viver na terra da fantasia e de escárnio alheio. A Microsoft tem de se preocupar com o seu sistema e os utilizadores a mesma coisa. Deixem a galinha da vizinha.
Vai chegar o dia que só irão poder usar o que a MS deixar e se assim o entender bloquear a maquina para sempre
Pensei que isso fosse exclusivo da Apple, mas como a M$ está sempre a copiar a Apple não duvido.
ao contrário também acontece 😉
é a vida!
A Apple só usas o que ela deixa?
Essa é nova..
Toni da Adega, sou apreciador dos teus comentários animados e sarcásticos . Mas essa foi ao lado.
e obrigatorio
eu vou e remover o windows 10 assim não tenho mais problemas
Pessoas que nunca usaram o macOS ou iOS a mandar bocas ignorantes…
Típico dos invejosos, isso é que é adoração!
Se a Microsoft obrigasse a sacrificaria primeiro filho, eles inventariam uma desculpa tipo “na Apple é pior”.
Deixa-me adivinhar, falaram mal da tua amada Apple e agora ficaste triste 😀
Não, tu e outros é que falaram mal da vossa amada Microsoft no artigo e ficaram tristes.
A julgar pelos teus comentários infantis, diria que ainda andavas a saltar de bola em bola e eu já usava produtos da Apple e Microsoft.
A apple é tão inovadora que foi buscar um nome de um SO já existente (Cisco) para pôr nos seus gadgets!
Mais do mesmo, ou seja, aquilo que o W10 é: LIXO! PURO LIXO!!!
Nunca teci comentários sobre este windows 10, porque so usei meia dúzia de minutos em computadores alheios.
Após ter instalado em dois pessoais, bastou-me uma semana para perceber que o windows está em transição para o touch e o meio termo em que se encontra o painel de controlo e as definições, tornou a meu ver o sistema horrível.
Não tem haver com adaptação, porque sempre me habituei a qualquer windows ( ate mesmo o 8.1), simplesmente não está intuitivo e amigo do utilizador.
Outro aspecto, que pude constatar no meu 2º computador, é que é um windows impróprio para computadores mais antigos, ao contrário do que tenho lido sobre a leveza tão falada sobre este windows.
Concluindo, colocarem software obrigatório é cereja no topo de um bolo estragado.