Microsoft está a preparar uma versão ARM do Windows 10?
Com o Windows 10 a Microsoft quis criar um sistema transversal a todas as suas plataformas e a todos os seus mercados. Esse propósito está parcialmente conseguido e as novas versões vão amadurecê-lo.
Mas o que muitos gostavam de ver voltar era o Windows RT, a versão dedicada a processadores ARM. Mas parece que esse é um trabalho que está em curso, ainda com um grande grau de secretismo.
De acordo com a documentação da própria Microsoft, poderá estar para surgir uma versão do Windows 10 dedicada a estes processadores, trazendo de volta toda a filosofia que o primeiro Surface trouxe.
As referências a este novo Windows são ainda muito escassas e foram encontradas apenas numa página de documentação de uma função do Windows, o Audio Engine Core Test.
Nela é possível ver referências a versões ARM do Windows 10, nomeadamente as Home, Pro, Enterprise e Education: "Windows 10 for desktop editions (Home, Pro, Enterprise, and Education) ARM"
Curiosamente nessa mesma página surgem outras informações que revelam outras versões "estranhas" do Windows 10. Em particular podemos encontrar uma versão x86 do Windows 10 Mobile, o que pode revelar que a Microsoft se poderá estar a preparar para lançar uma versão deste sistema para smartphones com processador Intel.
Esta versão ARM do Windows 10 poderá ser a resposta que tantos utilizadores do Surface original esperam. Pode também ser a concretização da ideia iniciada em 2012 quando saiu o Windows RT. É apenas necessário que consigam fazer de forma transparente a união com o universo x86 e assim dar as mesmas aplicações a todos os utilizadores.
Esta versão desktop do Windows sempre teve algumas grandes lacunas que a Microsoft não conseguiu resolver. A maior delas era provavelmente a incapacidade de correr aplicações nativas do Windows, o que acabou por afastar os utilizadores desta plataforma.
Depois de ter criado vários "conversores" de aplicações móveis para o Windows 10 Mobile e as Apps Universais, é bem provável que a Microsoft opte por este caminho.
Este artigo tem mais de um ano
o Windows 10 para os smartphones e que nem ver ele
Ja o tenho e é muito porreiro.
O teu iphoni não tem corretor ortográfico?!
Tenho estado a testar o Windows Mobile 10 e ainda possui alguns bugs, é normal que oficialmente ainda não tenha sido lançado. A nível das operadoras terá que ser sempre testado para se verificar a compatibilidade com os serviços da operadora.
Tirando o Português mal escrito. Ainda hoje li um artigo que dizia que já lançaram, hoje mesmo, o update.
Off-topic
Quero reinstalar o Windows 10 (clean install) no meu portátil porque está a ficar lento. Se fizer um backup e depois de fazer o clean install eu restaurar, o pc vai ficar “como antes” (ou seja, lento; não considerando o desgaste das peças)? Ou apenas os ficheiros “que me interessam” (ex, documentos do office, aplicações, configurações) vão ser restaurados?
Já existe uma versão ARM e está até disponível a quem tenha dreamspark…
Era o ideal para o meu tablet nokia 2520. Uma segunda vida para ele.
Parece que já saiu para um modelo Lumia
Isso não era o Windows RT? Que ninguém gostou?
Precisamente. Second Round.
ja tenho o windows 10 no meu smartphone ha quase 2 meses
O RaspBerry Pi não tem um processador ARM? Se a M$ não colocar o Ruim nesses dispositivos outros já o fazem à anos, pelo que poderiam acordar tarde demais. Se os ARM continuarem a subir o desenvolvimento para o hardware “maior” a Intel e AMD que se cuidem.
Há uma versão do Windows 10 para o Raspberry.
A versão que existe é a IoT
o que existe é um terminal. lol
Windows IoT
Esperemos bem que a Microsoft avance com esta solução, vai aumentar a confiança dos consumidores em relação aos produtos da Microsoft. O meu surface RT está em casa a um canto parado à espera de um milagre, trabalha relativamente bem, mas, sempre que quero algo mais .. adeus …. Foi uma grande desilusão o Windows RT …
A ideia não é só falta por em pratica. Vai tirar muitas funcoes de PC de um Tablet. Sobretudo de Tablet media gama.
Já está disponivel aplicação na store para verificar se o telemovel suporta o windows 10 mobile e quando estará dispovivel a actualização.
UpdateAdvisor
Já está disponivel aplicação na store para verificar se o telemovel suporta o windows 10 mobile e quando estará dispovivel a actualização.
UpdateAdvisor
Já está disponivel aplicação na store para verificar se o telemovel suporta o windows 10 mobile e quando estará dispovivel a actualização.
UpdateAdvisor
Atenções à compra de equipamento da Microsoft, as condições de garantia não estão de acordo com a legislação nacional.
Alínea C) do ponto 5 das condições de garantia da Microsoft: “Após reparação ou substituição, o Seu Hardware Microsoft ou Acessório será abrangido por esta garantia durante o remanescente do Seu Período de Garantia original ou 90 dias após a Microsoft ou o retalhista ou revendedor enviar para Si.”
N.º 5 do Decreto-Lei n.º 67/2003, de 8 de abril, alterado pelo Decreto-Lei n.º84/2008, de 21 de maio, refere que: “Havendo substituição do bem, o bem sucedâneo goza de um prazo de garantia de dois ou de cinco anos a contar da data da sua entrega, conforme se trate, respectivamente, de bem móvel ou imóvel”.
Em todos os produtos: a garantia começa desde a emissão da factura até 2 anos (pelo menos). Se o produto falhar 6 meses antes da garantia acabar e substituírem uma peça ou produto a garantia mantém-se 6 meses (mínimo 90 dias). Se já não tiver garantia e for reparado, a garantia são 90 dias. Também há peças como as baterias em que gozam de garantia “limitada” em que várias empresas dão apenas 6 meses por ser uma peça de “desgaste”.
Errado, quando o produto é substituído passa a ter a mesma garantia de um produto novo. O n.º 5 do Decreto-Lei n.º 67/2003 é bem claro, é só ler.
Ressalvo que o n.º 5 e foi alterado pelo Decreto-Lei n.º 84/2008, de 21 de maio.
Substituição dum produto por outro novo implica nova garantia de 2 anos.
Substituição de peças implica uma garantia de 2 anos para a peça se for nova.
Corretíssimo.
Então se eu mandar um lumia (com garantia) para arranjar, segundo a lei, se eles substituírem, por exemplo, o écran, só e somente o écran tem direito a mais dois anos, sendo que o resto do produto fica com a “original”, certo?
artur,
apenas a peça nova é que fica com 2 anos de garantia contra defeitos de fabrico (mas convém ter comprovativo do serviço que foi feito e bem discriminado), não altera a garantia do produto todo, embora o período de garantia fique suspenso enquanto a pessoa não receber o aparelho de volta.
Fica ainda a questão do arranjo (dentro da garantia) do problema em si, para além da peça nova. No mínimo deve durar até ao final da garantia do produto, mas se a pessoa demonstrar que o arranjo não foi bem feito a coisa já não é assim tão simples.
Baterias recarrgáveis não têm garantia limtada e não são classficadas em Portugal como consumíveis (“peças de dsgaste”). Têm direito a 1 garantia de 2 anos.
E uma bateria recarrgável não tem garantia limtada e não é classficadas em Portugal como consumível (“peças de dsgaste”). Tem 1 garantia de 2 anos.
isso é a parte da garantia adicional do fabricante, que diz logo no início
Esta Garantia é distinta de quaisquer outras garantias estatutárias do produto devidas pelos retalhistas e/ou fabricantes de acordo com qualquer lei nacional aplicável a Si
Isto é, o que diz nessa garantia não está a pôr em causa a garantia segundo a lei nacional.
O problema é se o serviço de reparação quiser ignorar a lei nacional, ou até a própria garantia do fabricante.
Pois esse é o problema, é a própria Microsoft não está a aplicar a lei nacional. Não reconhece a garantia de 2 anos em equipamentos substitutos, aplica a alínea c) do n.º 5 das suas condições de garantia.
Na pagina da Microsoft do serviços moveis, por exemplo, diz:
“ATENÇÃO! Esta Garantia Limitada não afecta os seus direitos legais (de carácter imperativo) tal como estabelecidos na legislação nacional do seu país relativa à venda de bens de consumo.”
https://www.microsoft.com/pt-pt/moveis/apoio/garantija-europos-ribose/
então tambem não podes comprar produtos apple.
http://www.apple.com/legal/warranty/products/portugal-universal-warranty.html
… Para as compras feitas pelos consumidores em Portugal, o período para reclamação por defeitos de não conformidade relacionados com o contrato de venda é de 2 anos a contar da data de entrega, nos termos do Decreto-Lei n.º 67/2003 de 8 de abril (em versão alterada). …
Ui…. a ser verdade pode dar no raspberry pi
😀 😀
\o/ \o/ \o/ \o/ \o/
Para o raspberry já existe uma versão Windows 10 IoT Core
Procura neste site https://dev.windows.com/en-us/iot 🙂
http://techcrunch.com/2015/04/30/how-to-install-windows-10-iot-on-your-raspberry-pi-2/#.wgl8q7m:7GyX
Tenho ali o meu surface rt, seria fantastico se desse windows 10 para ele, e diminuissem um pouco as funcionalidades.