Microsoft desaconselha uso do CCleaner no Windows
São várias as aplicações “milagrosas” que prometem ajudar os utilizadores a ter um sistema sempre limpo e com a melhor performance possível. Uma dessas ferramentas é o CCleaner que é considerada uma das melhores na limpeza do registo do Windows e também na remoção de “lixo” do sistema.
Mas, segundo a Microsoft, esta app até pode causar erros no sistema.
Durante uma sessão para resolução de problemas transmitida no Channel9, Gov Maharaj um dos engenheiros de software mais importantes da Microsoft teve uma reacção inesperada quando encontra o CCleaner instalado numa máquina.
CCleaner is… how do I put it mildly… Don’t… let’s just move on!
Bem, de acordo com a Microsoft este tipo de software pode proceder a modificações no registo resultando em erros graves do sistema. Por isso a Microsoft desaconselha o uso do CCleaner no Windows e outros softwares similares.
Deveria a Microsoft ter uma ferramenta nativa com as mesmas funcionalidades do ccleaner?
Via Softpedia
Este artigo tem mais de um ano
Isto já não é de agora, apesar de limpar, é como a MS diz, limpa ficheiros do sistema e dá barraca, já me aconteceu algumas vezes após limpar com o ccleaner aparecer um BSOD e ter de reparar o windows…
A mim também…tenho de confessar!
Olá. No entanto, existe algum programa da windows que faça uma boa limpeza?
Procure por “Limpeza de Disco”
É normal, estes programas “automáticos” e que prometem optimizações muitas vezes prejudicam.
Eu sou utilizador de CCleaner, mas não para limpar o registo.
Sim, eu também sou utilizador à anos e não uso para limpar (já usei, mas não uso), apenas uso para coisas mais rápidas como alterar aplicações no arranque.
lol, tens o task manager para alguma coisa.. nao jha nada melhor do que sermos nos proprios a ter cuidado a instalar programas e tretas, e na hora de desinstalar ir apagar os ficheiros que la ficam.. nunca usei o cclearner nem nada do genero… é tudo porcaria… so os patos é que utilizam isso porque nao percebem nada de informatica e muito menos do funcionamento do windows
Percebes muito e dizes que não presta porque nunca usaste! Boa!!
Uso há muito anos, e já vão centenas de máquinas 🙂
Nunca tive problemas com os ficheiros temporários, e máquinas mais sensíveis, faço backup do registo antes da limpeza. Só tive 1 ou 2 casos raros, que tive de restaurar entradas no registo.
O problema não costuma estar nos temporários, mas sim no registo. Se bem que quando foi a actualização para o win10, o cleaner insistia em querer apagar temps que não convinha.
Eu também faço sempre o backup.
Eu tento sempre ver que ficheiros e que entradas do registo CCleaner quer limpar. Já mais que uma vez que fui verificar se era boa ideia limpar certas entrada do Registry e em mais que uma vez poupei trabalho, porque tinha entradas que não podiam ser eliminadas.
CCleaner é muito útil, eu uso bastante, mas não é 100% de fiar.
Desde que não o uses para limpar o registo não dá problemas nenhuns. Eu uso (no Win 7) e nunca tive problemas (agora só uso para limpar ficheiros temporários e afins).
O Avast comprou a Piriform, desenvolvedora do Ccleaner em Junho de 2017
Aos anos que utilizo o CCleaner e até agora só digo maravilhas: limpa histórico, corrige erros de registo, procura ficheiros duplicados, elimina pontos de restauro que sejam desnecessários e afins…
Muitas funcionalidades, nenhuma queixa 😉
P.S.: Aos anos que o CCleaner existe e só agora existe esta reacção vinda da Micro?
Se vem de um prigramador da microsoft devias ter cuidado, ele sabe mais do que qualquer um 😉
Os programadores da microsoft também podem mentir?
Até pode ser verdade, mas qual a verdadeira agenda (interesses) dele – ou da Microsoft? Qual é a mensagem que se pretende passar e porquê?
Informação há muita, mas também há muita desinformação.
Não há nenhum programador que eu conheça que não ache que os seu programa é perfeito. portanto, sendo o Windows perfeito na visão de quem o programa, obviamente o ccleaner não serve para nada.
+ 1
Existem vários itens que ele não gostaria que o usuário visse no Ccleaner e um deles, por exemplo, é o fato dele te dar acesso a locais e funções de maneira muito mais rápida que o próprio Windows. Meu acesso a lista de programas instalados e desinstalação é muito mais rápido através dele.
No Windows 10 vc pode desinstalar aplicativos através dele.
E etc…
+1
E eu quero lá saber o que ele diz. Nunca tive um único problema depois de usar o ccleaner
Nem comigo, tenho várias máquinas e uso-o há muitos anos.
Eu tb o uso há anos em vários computadores e nunca tive problemas…
Ficheiros duplicados por vezes dá buraco, porque há ficheiros de software duplicados em pastas diferentes que fazem falta.
Já tive de formatar o pc com o Windows 7 apagou me os ficheiros de registo estalei com o Windows 10 mas depois desinstalei 3 dias depois lembrei me o que de passou .
pois.. tem a ver com o grau de aderência ao produto, hoje muito popular… se falassem num software qualquer dizendo que n servia, para mim seria “como o outro”
a questao é a interaçao com o windows 10.O meu conselho é nao usar nenhum destes programas para já.
Utilizo BASTANTE… Até mesmo quando ‘andem’ os adwares que ficam sempre na pasta appdata… Abro o PC em “modo de segurança”, CCleaner para os queixos e até hoje não tive qualquer tipo de problema.
É uma ferramenta indispensável a Microsoft que tente fazer ou que compre como fez com os ‘powertoys’ e outras ferramentas.
Eu uso o ccleaner no windows 10 e ainda não tive problemas
Eu quando encontro um computador pessoal com o microsoft windows instalado…digo… just dont.
Outro “iluminado”.
Ou não encontras muitos PC’s ou então andas em negação todo o dia.
Então o que preferes ver instalado num computador?
Ele prefere um iMacas que te força a fazer as coisas mais simples da forma que eles querem.
Deve preferir Linux
Sem dúvida uma excelente ferramenta para quem sabe utilizar!
Piriform desaconselha uso do Windows no CCleaner.
Então, o CCleaner ficava sem clientes?
Também já li um post de um dos devs da piriform e confirmo que até os próprios desaconselham o seu uso em Windows por causa da barraca que pode dar no ficheiro de registo.
Desde 2009 que uso o CCleaner e nunca deu problemas no Windows XP, Vista e 7. Muito pelo contrário: foi uma mais-valia!
Por nao ter dado problemas não quer dizer que seja o melhor do mundo.. Além do mais “ainda” não deu um unico problema. Reza para que nao tenhas que reinstalar o windows por causa do ccleaner..
Deixei de o usar precisamente pelos problemas que dá ao “reparar” entradas de registo!!
Isso não é novidade! Eu sempre desaconçelhei o ccleaner! Recomendava sim o glary utilities!
Ainda pior.
esse ai quem usar não liga seguir o pc uma vez formatei o pc por causa de 1 erro gravo que esse glary fez
O glary utilities não tem utilidade nenhuma e nem apaga o registo 😀
o problema é mesmo o windows nao é o CCleaner.
O problema são os utilizadores, como tu com esse comentário à fanboy.
+1
…Olha que não, olha que não …..
Subscrevo: …Olha que não, olha que não …..
+1
MSCONFIG
Uso a anos (muitos) nunca tive problemas. Problemas tenho em actualizar para o win 10 em 3 portáteis com o win originais 2 win 7 e 1 8.1. Tenho sempre erros.
Também eu. Já experimentei tudo e não consigo instalar o win10 numa das máquinas.
Não mexam no registo e pronto, o glary tb a mesma coisa e o bleachbit no linux é igual não mexam no sistema ou deep scan e voilá… e se conduzir não bebam etc!!
Toda a vida utilizei o ccleaner, nunca tive qualquer tipo de problema. Só tenho a falar bem. O que não invalida que outras pessoas possam ter problemas.
o problema é mesmo do windows e não do CCleaner!!! uso o CCleaner há anos, e por precaução sempre para limpar o lixo e não o registry!!! este eng. da Microsoft em vez de dizer mal do software devia era estar a apresentar uma solução da Microsoft para resolver o crescente lixo que se vai acumulando com a utilização do Windows …..
O Windows tem uma ferramenta nativa por anos, procure por “Limpeza de Disco”
Usem “%temp%” , e chega perfeitamente.
A mim arrebenta com a activação pirata do Office se activar com o MTK, é só por isso.
Contudo isto, no mínimo a reacção é estranha, estranha por dois factos, estranha porque para isso é que foi criado os backups de registo.. recuperar dos erros que possam eventualmente serem criados durante uma limpeza do ccleaner e estranho por não ter uma reação ao saber da quantidade de spywares que vêm no Windows!
No mínimo.. nem dizia nada…Microsoft está cada vez mais a descer na minha consideração.
C C Cleaner… Será o CCleaner???
Quase toda a gente diz cc cleaner lol é verdade 🙂
format c:, bem melhor
diskpart
sel disk 0
clean
+1 Glary Utilities
É mais que lógico que se trata de uma jogada de marketing pois o Cleaner é um programa gratuito e a Microsoft já deve andar com ideias de introduzir um programa do género que quase de certeza é pago e obriga aos clientes a puxar da bolsa.Eu sempre usei o Cleaner durante anos e como muita gente e não tenho rigorosamente nada a apontar a não ser o meu profundo agradecimento por se tratar de um simples e excelente programa e por ser gratuito.
Com o ccleaner nunca tive problemas e é dos poucos que apresenta resultados notórios. Agora quando se instala o CCleaner Enhancer e não se tem cuidado com o que se remove, podem ocorrer BSOD
Eu desanconselho o uso de Windows
Eu desaconselho conselhos como o teu.
+1
Sinceramente, não me tenho dado mal com o CCleaner. No entanto, quando e se tiver um problema após a sua utilização, já sei onde procurar a razão. Obrigado, comentadores do Pplware.
Uso o CCleaner desde a versão 3 em winxp, vista, 7, 8 e 10 e android. Nunca tive o menor problema. mas uso sempre os settings default. nunca alterei nada.
Também uso o ccleaner há muitos anos sem problemas e nunca alterei nada, fica sempre settings default. Mas não sei se tem alguma coisa a ver, pode até ser só coincidência.
Ou seja, para remoção de temporários, logs, etc, será bom. Agora para registry cleaning não. Por vezes já tenho reparado que vai apagar coisas importantes do registry.
É só uma questão de saber configurar o software adequadamente.
Utilizo o Ccleaner a bastante tempo e nunca tive problemas.
Utilizo há muito tempo o ccleaner no Windows e até agora não tive problemas.
É preciso saber usa-lo!! Nunca mas nunca nenhum software que me passe pelas mãos eu não tenha o domínio dele estranho e vai fora imediatamente.
Nada de usar as configurações standard… É a pior coisa que se pode fazer é usar configurações que não são apropriadas para a nossa maquina.
😉
Sou um nabo nestas coisas. Tnho o windows e o ccleaner. Podem-me dizer o que isso do registo? Que caixa devo desactivar?
O programa é multilíngua. Muda para PT e verás que esta lá tudo descrito para que serve cada função/caixa
Está em pt, mas como sou nabo não sei que caixa devo desactivar.
não sabes, não mexes. É melhor.
Pois… boa, má, resposta. Será desactivro regedit?
Aqui está um pequeno desenho que fiz para ti:
http://i.imgur.com/jxHLVfw.png
uso o ccleaner há anos com 0 problems. antigamente ainda fazia backup do registo. deixei de o fazer. limpo tudo e mais alguma coisa com ele.
é óbvio que um programa que altera o register dum SO..quem trabalhar para o SO claro que vai dizer para não o meter. a questão é…se a bosta do Windows fizesse correctamente o uninstall das apps e gerisse melhor os ficheiros temporarios, não havia necessidade deste tipo de software. como é obvio antes de apagar tudo vejo o que vai apagar e confirmo que nao e’ nada de importante. quem nao souber..nao mexa…
Sempre que usei o ccleaner no meu pc com w7, que tive que o formatar, pois começou a dar erros desse momento em diante. nunca mais usei
contudo, uso no xp e sem problemas
Uso o AwdCleaner e já me resolveu vários problemas graves sem que, aparentemente, tivesse efeitos secundários.
Também já resolveu problemas… Mas como limpa Adwares/Spywares/Malwares/etc… não deve “estragar” o Windows.
Tenho o Windows e o ccleaner, mas não percebo nada disto. Podem-me dizer o que é isso do registo? Que caixa devo desactivar? Será a RegEdit?
eu acho que deve optar por não mexer no que não domina na totalidade (nomeadamente na parte de fazer uma cópia de segurança do registo é algo que lhe intriga). o registo (de uma forma simplificada) é uma parte operativo que tem várias “instruções” para o funcionamento normal da máquina. Algumas vezes o sistema pode ser optimizado ao se mexer em alguns aspectos específicos do mesmo, mas se mexer mal poderá haver problemas. O CCleaner permite (entre outras coisas) realizar algumas destas operações com alguns cliques. Muito útil para limpar entradas de programas “indesejados” e outros lixos no processo de limpeza do pc do incauto utilizador.
Quem actualizar para o W10 e correr o CCleaner limpando ficheiros temporários não poderá retornar para o SO anterior, pois a informação será apagada, e o sistema não conseguirá reunir os dados necessários. Uso o CCleaner desde os tempos que era chamado Crap Cleaner, e tive problema uma vez ao limpar o registo. Mas o backup do próprio CCleaner devolveu as chaves apagadas. Aconteceu com o W98SE, e de lá para cá nunca tive qualquer problema. Problema é que o Windows guarda ad eternum as chaves do registo de softwares desinstalados, e muitas dessas chaves são lidas no boot. Uma opção arriscada é apagar as chaves à mão pelo regedit, mas isso vai de cada um. E nem sempre adianta fazer backup de todo o registo, pois nem sempre volta tudo no lugar.
Uso bastante e há muitos anos e nunca tive um unico problema com o ccleaner !
Compreendo,ninguém gosta de software que dê barraca. la para o ano 2000 eu tinha um software que só dava barraca e ecrãs azuis, um tal de janelas. Mudei para o mandrake na altura, passei pelo redhat, slackware, freeBSD,sourcemage e Ubuntu e raspbian. Nunca mais vi um ecrã azul. Os jogos que correm, correm mais rápido. Consigo controlar tudo à distância e ter servidores disto e daquilo que fazem boa parte do trabalho por mim. Por isso compreendo.
Ena…que trabalheira! Eu uso Windows desde 1999 e faço o mesmo. Ecrãs azuis tive um uma vez em todos estes anos: foi quando a motherboard de um Toshiba que eu tive pifou… legítimo.
Tenho o uso do Egde em segundo plano desativado nas definições do Windows, e uso apenas o Chrome e o Firefox.
Se tentar limpar ficheiros temporários com o CCleaner aparece o aviso que será necessário fechá-lo (e confirmo que está lá um processo)… Será que a MS tem uma resposta para isso?
É verdade o CCleaner limpa um ficheiro do windows 10 que não permite depois a reconstituição (isso aconteceu-me com a versão de upgrade no windows 10 tester para o final que acabou por ser instalado …clean). CCleaner nunca mais!
mais perigoso para o windows que o ccleaner… é a microsoft. cada update que eles lançam é um risco de breaking sem precedentes.
Quanto ao CCleaner não sei q não uso, mas a última vez que fiz a “Limpeza do disco”, tive de formatar q este nem arrancava, nem dava para restaurar, reparar ou recuperar porra nenhuma!
A Microsoft deveria era acabar com essa poiquera de registro.
Estão 10 anos atrasados para dizer o que quer que seja
Na minha opinião é a ferramenta mais eficiente que já tive até ao momento e nunca tive problemas. Mas contudo também existe alguns do género como o exemplo do Wise cleaner, Wise Registry Cleaner…
Sugiro ao PPLWARE um tópico sobre esta matéria, para obtermos uma informação mais exaustiva.
A primeira vez que liguei para o apoio da Microsoft, porque o Silverlight tinha ficado corrompido (e impossibilitado de actualizar), deram-me instruções para instalar o CCleaner para tentar desinstalar a versão corrompida…
Melhor software que alguma vez usei para limpar ficheiros temporários, registo, lixo…
“Só uso” desde que apareceu algures em 2008 para corrigir o verdadeiro mau software chamado Vista… desde então já devo ter utilizado em quase 1000 maquinas (sem estar a exagerar) com todos os sistemas operativos da Microsoft e só tenho uma coisa a dizer até hoje:
O MELHOR!
Uso o ccleaner há anos e anos, nunca deu problemas. Mas com o Windows 10 já tive uns problemas, como apagar os mapeamento, um ou outro programa deixar de funcionar! Últimamente só uso mesmo para apagar os temporários.
Slim Cleaner ftw 😉
WISE CARE 365 O MELHOR NO MERCADO, bate de longe glary utilities, ccleaner, slim cleaner e o system mechanic e todos os outros softwares existentes no mercado 😀
iobit nao presta, pinacle mais ou menos 😀
Melhor que o WISE CARE 365 NAO HÁ.
Não sei se percebeste a ideia mas o que aquele engenheiro da Microsoft quis dizer, no fundo, é que não aconselha o uso de nenhum programa de limpeza do Windows. E isto não é novidade nenhuma porque é só o reflexo de uma controvérsia bem antiga entre as vantagens e as desvantagens de se usar tais ferramentas de limpeza, tanto no Windows, como no Android, etc.
Eu não tenho dúvidas nenhumas sobre a qualidade do CCleaner.
Já sobre a qualidade do Windows tenho bastantes dúvidas.
A mtos anos que uso e nunca tive qualquer problema além de dar para gravar uma copia das alterações feitas e reverter o processo… 5 estrelas ate hoje
Agora embirraram com o CCleaner..!!! Amanhã até são capazes de embirrar com o próprio Windows..!! É para onde lhes dá..!! São alguns anos e algumas versões do Windows sem ter algum problema com este programa nem com outros da Piriform…
Tem piada, tenho pc desde os tempos do doom e nunca usei esta bosta de aplicacao.
Ou sou muito bom ou tenho muita sorte lol
Que saudades do load “” “enter”
Qualquer coisa que mexa no registry é perigoso .
utilizo o ccleaner há anos , em vários pcs e nunca , nunca tive um problema
O ccleaner, é a melhor limpeza que conheço, só limpa o que esta assinalado para que seja limpo, mas se o usuário, mencionar tudo e não respeitar os avisos do próprio programa, estão pode-lhe suceder uma catástrofe como todos os milhares de ficheiros que estão no disco serem apagados. A limpeza feita pelo windows 10 é muito negativa, porque em 100% de lixo só limpara 10% que com o passar dos dias o computador torna-se cada vez mais lento, ao ponto de por os nervos de uma pessoa no máximo. Eu uso sempre no iniciar para restos de lixo que ficou da sessão anterior e quando estou para encerrar assim o meu PC é sempre muito rápido.
Daqui a pouco vão dizer para usar o Windows Defender ao inves de um Kaspersky, ou BitDefender né… Me poupe filhão…
Crie uma que remova seus registros inválidos então MS, ou faça isso a cada inicialização. Mostra para que o Windows 10 veio… Pois até o momento so vi as migrações 7 virou 8 que virou 8.1 que virou 10.
O Windows 10 é bom sim. Mais é preciso inovar no sentido de mudar por completo o conceito de SO.
Já me deu problemas com o driver do Bluetooth. Falha muitas vezes as transferências, só depois de várias tentativas, entre ligar e desligar o Bluetooth é que consigo.
A microsoft quer tudo dela, também dizem que a Microsoft não quer nada pirateado no windows mas existe milhoes de copias piratas de windows e jogos etc..
Ora bem…
Eu uso CCleaner à que tempos. Zero problemas.
Modifica o registo? Não façam as coisas às três pancadas. Escolham o que querem remover. se não sabem o que cada coisa é, provavelmente nem deveriam andar a mexer em registo. Logo, culpa do utilizador…
Aquilo ainda por cima dá a chance de guardar um backup das alterações num “reg”, se der raia, dois cliques e tá reparado e tudo reposto.
Tudo o resto que limpa são ficheiros temporários, atalhos sem “parent”, caches, etc.. Ou seja, nada de mal.
Secalhar os meninos da Micro$oft deviam experimentar antes de falarem. Aquilo para eles, fala-se em mexer no registo e é um fim-do-mundo em cuecas..
Uso o CCleaner desde o inicio, versão 0.1 e o utilizo para tudo menus para limpeza automática Hehehehee
Ele tem muitas outras funções como por exemplo limpar a inicialização do OS muito mais fácil. Já o windwos 10 tem esta função….
😀
Ccleaner é inútil para quem sabe ir à pasta temp e apagar tudo. Quanto a essas opiniões de que o Windows vai criando lixo ao ser usado, eu deixo a minha opinião: Quem deixa lixo é o utilizador ao utilizar, e pronto. A limpeza de disco do próprio Windows faz um trabalho razoável, o msconfig é bastante bom a mostrar o que está a arrancar, e os pontos de restauro não são desnecessários. Quando não conseguirem resolver os vossos problemas com as ferramentas básicas do Windows, o ccleaner também não deverá ajudar se não souberem muito bem o que fazem, e nesse caso há soluções muito melhores!
Isto do pessoal que ainda USA o windows… faz lembrar aquela piada do gajo que estava amarrado numa cadeira com 5 “muçus” a recitarem-lhe versículos do corãoção enquanto lhe papavam a irmã e a mãe e ele gritava cada vez mais alto “WELCOME REFUGIEEEES”
Boas a todos,
Já o utilizo a muito tempo e nunca houve problemas é so tomar cuidado com o que vai apagar. Sempre salve um Backup para possivel restauração.
Uso o Ccleaner a tempos e nunca tive problema. Porém sempre no win 7. Esse 8 e 10 eu to fora, usei por um tempo e tudo da problema neles, não é atoa que desaconselham o uso do programa.
Eu, como um simples utilizador do Windows, sempre usei o ccleaner sem qualquer tipo de problema. Por outro lado, penso que deveria ser a Microsoft a disponibilizar esse tipo de ferramentas. E já agora, que tal o RegClean? Este é dos melhores que conheço!
Usei ele no w7 nunca tive problemas, nunca usei no w8 ,8.1 e no w10
Eu Acho o cleaner bom sempre achei agora com o W10 eu limpando o registro ele começo a dar problemas de desempenho
Uso o CCleaner há anos, tanto em desktops como em servidores. Marco todas as opções, exceto o registro de eventos para consultar erros logados. Nunca tive problemas.
A pensar: para a Microsft, colaboradora da NSA americana, interessa que os registro gravados sejam apagados?!
Sempre usei e uso no W10 sem problemas (até agora) mas no 10 de minha espôsa parou de funcionar dizendo que “não pode ser executado nesta versão do Windows”…!?
Trabalho com manutenção de PCs há mais de 20 anos. Uso o CCleaner desde que existe e nunca, absolutamente nunca tive problemas com este programa.