Microsoft também já protege as ligações do Chrome e Firefox no Windows 10
A procura da segurança e da proteção dos dados dos utilizadores no Windows 10 tem levado a Microsoft a procurar novas áreas. Para além do próprio sistema operativo, quer também ajuda as apps que por norma estão instaladas.
Com o Windows Defender Application Guard foi ainda mais longe e agora alargou-o ainda mais. Esta proteção do Windows chegou também ao Chrome e ao Firefox. É uma proteção adicional e que salvaguarda os utilizadores.
O Windows Defender Application Guard é uma criação recente da Microsoft para o Windows 10. Esta proteção garante uma segurança ao Chrome.
Para o fazer o browser da Microsoft passa a ser executado num ambiente virtual sempre que é necessário. Desta forma, e para um conjunto de endereços não reconhecidos, a sessão é colocada em pausa e um browser é lançado dentro de uma máquina virtual.
Depois de ter esta capacidade no Edge, a Microsoft resolveu alargá-la ao resto dos browsers e criou uma versão para o Chrome e para o Firefox. Basta a instalação de uma simples extensão e toda a segurança volta a estar ativa.
Nestes 2 browsers, a Microsoft resolveu seguir a mesma linha de acção para garantir a segurança. Caso algum URL mais estranho seja detetado, este é transferido para uma nova instância do Edge, que irá correr dentro de uma VM. Aqui estará protegido e controlado para aumentar a segurança.
Claro que existe uma forma da Microsoft fazer a cola entre estes 2 sistemas e browsers. Para tal tem uma app que deve ser instalada em simultâneo com as duas novas extensões. Esta pode ser obtida aqui e não terá qualquer impacto no Windows 10.
Pode parecer estranha a posição da Microsoft com esta novidade. O Edge prepara-se para mudar e por isso vai ter de ser adaptado. Este poderá ser apenas um teste para preparar este browser para os tempos que ai vêm e que vão ser importantes para o Edge da Microsoft.
Este artigo tem mais de um ano
Bom dia falta referir que é so no Windows 10 Pro e Enterprise ,fatando dizer que é preciso também ativar o mesmo mais informações;
https://www.askvg.com/windows-10-tip-how-to-use-windows-defender-application-guard-wdag-in-microsoft-edge/
Obrigado. Essa informação faz toda a diferença. Pensava qualquer versão Home teria isso.
Done, instalado e ativado aqui , Windows 10 Pro
E falta referir também que para já só está disponível nas Builds do Programa Windows Insider. Para prod (1803+) será dentro de semanas.
Quem instalou e activou, seria interessante se partilhassem opiniões, nomeadamente se fica mais lenta a navegação ou pc, maior consumo de ram, etc!!
sei la acho mais valido um antivirus de terceiros da confianca do usuario visto que o MSE nao é considerado um Advanced+ se quer pelos sites que fazem essas analises exemplo o AV Test
Mais detalhes aqui: https://docs.microsoft.com/pt-pt/windows/security/threat-protection/windows-defender-application-guard/install-wd-app-guard#install-application-guard
lol