Microsoft acaba de lançar o Windows 10 para Internet das Coisas
Os planos da Microsoft para o Windows 10 é trazê-lo para o máximo de plataformas possíveis, desde o desktop até ao smartphone, passando por várias outros locais.
A ideia de conseguir ter o Windows 10 a correr num Raspberry Pi era conhecida e a Microsoft acaba de lançar a versão final do Windows 10 IoT, preparada para os pequenos computadores.
Esta é a primeira versão do Windows criada para estes pequenos computadores, preparada para ser usada para todos desenvolverem as suas aplicações e os seus programas para esta plataforma.
A maturidade desta nova versão é grande, o que levou a Microsoft a apresentá-la na sua forma final e pronta para ser usada, tanto no Raspberry Pi como no MinnowBoard Max.
Depois de ter sido apresentado na última conferência Build, a Microsoft continuou a desenvolver esta versão, preparando-a para ser usada e também com algumas das funcionalidades essenciais que ainda lhe faltavam.
Esta versão agora apresentada traz finalmente o suporte para Wifi e para Bluetooth, elementos essenciais para poder ser usada em produção e para o desenvolvimento de aplicações.
Para além destas duas novidades existem muitas mais que esta versão trouxe. A lista completa pode ser encontrada aqui e destacamos as seguintes:
- Suporte melhorado para Python e Node.js, incluindo um novo template de projecto Express Node.js
- A performance do GPIO no Raspberry Pi 2 foi melhorada de 8X para 10X
- Conversor "Analog-to-digital converter" (ADC) e "pulse-width modulation" (PWM) são agora suportado via breakout boards e ICs
- Novas API Universal Windows Platform (UWP) dão controlo facilitado a funcionalidades o sistema de gestão, como a definição de timezone e ligações de rede
Esta nova versão pode ser já usada por todos os que tenham um Raspberry Pi ou uma MinnowBoard Max, podendo ser obtida no site da Microsoft dedicada ao Windows 1o IOT.
A base para a criação de novas aplicações, dedicadas à Internet das Coisas está disponível e mostra que a Microsoft está mesmo a preparar-se para chegar à quase totalidade das plataformas que existem.
Não é uma versão total do Windows 10, com ambiente gráfico e aplicações, mas é uma base de trabalho excelente para que possam ser desenvolvidas aplicações que depois se podem integrar com todos os novos locais onde a Internet está a chegar.
Este artigo tem mais de um ano
Alguém me sabe dizer porquê que me aparece rectangulos com um x dentro espalhado por todo o texto aqui ppw quando abro no chrome e já não me aparece no edge?
Estás a ver imagens? Normalmente esses X’s são de falta de imagens.
não me parece estão espalhados por todo o texto.
Provavelmente o teu browser tem spyware. Esse sintoma indica tudo para isso pk esses spywares injectao banners nas paginas.
Pedro, muito boas noticias! Esta release é apenas para PI2, ou funciona nos modelos anteriores?? Obrigado!
Só funciona na 2. No anterior não.
o que a MS quer é roubar utilizadores do android e ios e isso é nojento o que essa empresa anda a fazer é a roubar protótipos de projectos dos outros. Intel e MS podem se instinguir de vez
Oi? Estamos a falar de micro PCs,que sao usados em projectos de robótica, servers, etc… Lonje deo Android… E iOS nem velo nestas placas… Tu tas no artigo errado!
A roubar protótipos? Do que é que estás a falar?
A palavra “instinguir” não aparece nos dicionários de português.
Tirando o resto que não percebi do que estas a falar, não é normal uma marca querer roubar clientes aos concorrentes? Não vejo o que tem de nojento.
Conversa de Fanboy, quando o google têm praticamente tudo ao redor…loool
Microsoft não está a fazer nada de errado, antes pelo contrario está a renascer…
Nao percebi o raciocinio..
Não roda no raspberry pi B pois nao?
Daquilo que percebi sim 🙂
https://dev.windows.com/en-us/iot
É so linha de comandos? Não tem nenhum ambiente grafico?